PLANILHA ELETRÔNICA EXCEL 2003 Disciplina: Informática

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
SESAU - SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE FUNCAB – 2009
Advertisements

PLANILHAS ELETRÔNICAS EXCEL 2003 E CALC
Microsoft Office: Excel Prof. Diogo Souza
PACOTE OFICCE 2003.
Vamos Relembrar o que vimos na última aula!!
FOLHA DE CÁLCULO 1.
Prof. M.Sc. Fábio Francisco da Costa Fontes Junho
Prof. M.Sc. Fábio Francisco da Costa Fontes Outubro
Informática Aplicada.
Informática Aplicada.
Excel - Parte 2 Fórmulas e Funções
Excel Profa. Cristina M. Nunes.
Excel.
Estatística Básica Utilizando o Excel
15 Introdução à Manipulação de Planilhas Eletrônicas Planilhas Eletrônicas são tabelas usadas para comunicar informações de forma clara, precisa e sucinta.
Tutorial de exercícios Estatística Básica Utilizando o Excel Delamaro e Marins 2a. Aula - Estatística Descritiva.
Microsoft Excel noções iniciais
Aula 01 de Excel Profa Jiani Cardoso.
Aula 02 de Excel.
Filtro no Excel PUCRS Profa. Jiani Microinformática
Educandário Nova Grécia Professor: Ronaldo Maio /Junho
PowerPoint 6ª série.
Microsoft Excel Planilha Eletrônica
Folha de Cálculo TIC 10.
Pequena revisão e alguns erros comuns
Curso sobre Planilha Eletrônica Este é o primeiro capítulo do nosso curso sobre a Planilha Eletrônica EXCEL 2010, da Microsoft. As planilhas eletrônicas.
Personalizando Tabelas
Word Professor: Leandro Crescencio
Na barra de mensagens, clique em Habilitar Edição,
Orientações para PowerPoint
Folha de cálculo Conceitos básicos Criação de uma folha de cálculo
Na barra de mensagem, clique em Habilitar Edição,
Microsoft Office Excel
Fundamentos da Informática
Aula – Introdução ao Excel. Nesta aula serão apresentados os conceitos básicos sobre o Microsoft Excel.
Silvane Gonçalves Analista de Sistemas
Colocando botões e ações
VISÃO GERAL DO APLICATIVO.
FOLHA DE CÁLCULO.
Treinamento do Microsoft® Word 2010
BR.OFFICE CALC E MICROSOFT OFFICE EXCEL 2003
EXCEL Professor: Leandro Crescencio Colégio Politécnico1.
Tecnologias da Informação e Comunicação
Sumário: Funções (continuação).
Word Prof. Gláucya Carreiro Boechat
Microsoft Excel Folha de cálculo
Microsoft Office Excel 2010
Microsoft Office Excel 2010
Informática André alencar.
Oficina de Aperfeiçoamento - Manejo de TABWIN e EPI INFO
LIGUE O COMPUTADOR.
Professor: Michel Fabiano
MICROSOFT WORD AULA DO DIA 16/10/2009
FTAD Formação Técnica em Administração
Conceito de planilha eletrônica
Planilha Eletrônica - Excel
Planilha Eletrônica - Excel
Criando uma formatação
7ª: Exibição de Dados Ocultar e reexibir linhas e colunas;
Construindo tabelas NTE-ESTRELA.
Professor Julian Palavro Escolas e Faculdades QI Rio Grande do Sul
CONFIGURANDO O FORMATO GERAL DO SEU JORNAL ESCOLAR
MENU ARQUIVO Comando Imprimir Imprimi o documento atual # Impressora
INFORMÁTICA PARA CONCURSOS
INFORMÁTICA PARA CONCURSOS
Microsoft Excel.
AULA 01 Apresentação do Editor de Texto do Office 2010.
Profª Dalila Borges Justino Lins
Conteúdo Definir o Excel Definir o Excel Apresentar da área de Trabalho Apresentar da área de Trabalho Explorar a Barra de Ferramenta Explorar a Barra.
Folha de cálculo - EXCEL. O que é a folha de cálculo Folha de cálculo integrada: – Funções de base de dados – Possibilidade de criação de gráficos – Ferramentas.
Transcrição da apresentação:

PLANILHA ELETRÔNICA EXCEL 2003 Disciplina: Informática Facilitador: Alisson Cleiton contato@alissoncleiton.com.br

O que é o Microsoft Excel 2003 Módulo IV – Excel 2003 Excel 2003 O que é o Microsoft Excel 2003 O Microsoft Excel é um programa gerenciador de planilhas eletrônicas de cálculos. Uma planilha é uma tabela que o usuário pode criar fórmulas (por exemplo, uma soma), inserir gráficos e preparar projetos dos mais variados tipos.

Arquivos Excel e Word possuem, respectivamente, as extensões: Módulo IV – Excel 2003 Exercício: Arquivos Excel e Word possuem, respectivamente, as extensões: A) .exl e .doc; B) .exc e .wrd; C) .exc e .wor; D) .excel e .word; E) .xls e .doc.

Excel – Área de Trabalho Módulo IV – Excel 2003 Excel – Área de Trabalho Célula – é a unidade de uma planilha na qual se insere e armazena os dados. A interseção de cada linha e coluna em uma planilha forma uma célula. Pasta de Trabalho - um arquivo que reúne várias planilhas, gráficos, tabelas , etc.. Uma pasta de trabalho pode ter no máximo 255 planilhas. Linha – dentro da janela da planilha as linhas são identificadas por números no canto esquerdo da tela que vai de 1 a 65536. Coluna – as colunas são identificadas com letras de A a Z e combinações de letras até totalizarem 256 colunas.

Excel – Área de Trabalho Módulo IV – Excel 2003 Excel – Área de Trabalho

No aplicativo Excel, a função para excluir uma ou mais linhas é: Módulo IV – Excel 2003 Exercício: No aplicativo Excel, a função para excluir uma ou mais linhas é: A) Limpar conteúdo; B) Excluir; C) Formatar células; D) Ocultar; E) Colar.

Excel – Selecionar Células Módulo IV – Excel 2003 Excel – Selecionar Células Um Intervalo – Com o mouse clicar na célula inicial superior à esquerda e arrastar até a célula inferior à direita, marcando assim uma região mais escura selecionada. Um intervalo não adjacente - Para selecionar células não adjacentes, selecionar a primeira região e com a tecla CTRL pressionada, selecione a região seguinte.

Barra de Ferramenta Padrão Módulo IV – Excel 2003 Excel - Barras Barra de Ferramenta Padrão As diferenças estão a partir do botão de Inserir hiperlink. No Excel temos o botão Autosoma, os botões de classificação de dados em ordem crescente e decrescente e o Assistente de gráfico

Barra de Ferramenta Padrão Módulo IV – Excel 2003 Excel - Barras Barra de Ferramenta Padrão Outra diferença é que na barra do Excel, o botão Colar possui uma seta com outras opções de colagem, como mostra a figura à esquerda.

Módulo IV – Excel 2003 Excel - Barras Colar Especial Depois de selecionar a célula ou o intervalo de células clicar no ícone Copiar , selecionar a célula que vai receber a cópia e no menu Editar escolher Colar Especial .

Barra de Ferramenta Formatação Módulo IV – Excel 2003 Excel - Barras Barra de Ferramenta Formatação A diferença na barra do Excel é a presença dos botões de formatação de valores e do botão “Mesclar e centralizar”:

Módulo IV – Excel 2003 Excel - Importante Além das barras comuns já conhecidas por nós (Padrão, Formatação...), o Excel apresenta ainda: CAIXA DE NOMES e BARRA DE FÓRMULAS A Caixa de Nome exibe a localização da célula ativa, o nome da célula ou objetos selecionados e o tamanho de uma seleção.

Barra de Status Excel - Barras 1 2 3 4 Módulo IV – Excel 2003 Excel - Barras Barra de Status 1 2 3 4 Status - Indica o Status da Planilha – Pronto ou Digite AutoCalculo - Ao selecionar um conjunto de células numéricas, na barra de status será exibido a soma dos valores selecionados. Também estão disponíveis: Média; Máximo; Mínimo; Contagem Números e Contagem Valores. Maiúsculo – Todas maiúsculos estão ativos. Numérico – Teclado numérico esta ativo.

No aplicativo MS EXCEL, o botão serve para: Módulo IV – Excel 2003 Exercício: No aplicativo MS EXCEL, o botão serve para: retornar à função matemática Seno( ); inserir uma nova função através do Assistente de Função. realizar o somatório das células indicadas. formatar célula. fechar a planilha.

Módulo IV – Excel 2003 Excel - Importante A Barra de Fórmulas é usada para inserir ou editar dados em células de planilhas ou em gráficos. Para incluir dados, selecione uma célula, digite os dados e selecione com o mouse a caixa de entrada da barra de fórmula ou pressione ENTER. Para editar dados, selecione a barra de fórmula com o mouse ou pressione F2. Em seguida, digite as alterações e selecione com o mouse a caixa de entrada, ou pressione ENTER.

A) número; B) data e hora; C) fórmula; D) texto; E) fração. Módulo IV – Excel 2003 Exercício: No Excel 2000, o formato básico de tipo de dados que é utilizado para elaboração de cálculo aritmético, sempre apresentando o sinal de “ = ” no início, é conhecido por: A) número; B) data e hora; C) fórmula; D) texto; E) fração.

Módulo IV – Excel 2003 Excel – Cálculos Para fazer cálculos, basta escrever uma equação aritmética com o operador desejado. Verifique a lista dos operadores aritméticos e suas funções:

Módulo IV – Excel 2003 Excel – Referências Além dos cálculos já mostrados, o Excel pode fazer referência a valores já incluídos na planilha. Elas podem ser: Observação: operações de recortar e colar uma célula que contenha uma referência, não produzem resultados de adequação como nas operações de copiar e colar. Ao recortar e colar uma célula com referência, o conteúdo colado será sempre idêntico ao que foi recortado. Referência Relativa Referência Absoluta Referência Mista

Referência Relativa Referência Mista Referência Absoluta Módulo IV – Excel 2003 Excel – Referências Referência Relativa Referência Mista Referência Absoluta

Em outra planilha, mas dentro da mesma pasta Módulo IV – Excel 2003 Excel – Fazendo Referências Na própria planilha =B1 + B2 Em outra planilha, mas dentro da mesma pasta Planilha!Célula =Plan2!C5

Excel – Fazendo Referências Módulo IV – Excel 2003 Excel – Fazendo Referências Em uma outra pasta (arquivo) ‘[Arquivo]Planilha!’Célula =‘[Paulo.xls]Plan1’!D9 =‘Caminho\[Arquivo]Planilha’!Célula Para um arquivo que está em outro diretório =‘C:\Arquivos\Paulo\[Aula.xls]Plan1’!A3

Módulo IV – Excel 2003 Exercício: A fórmula, escrita na célula A8 da planilha Plan1, que faz referência à célula A10 da Plan2, duplicando seu valor, seria escrita como: a) =Plan1!Plan2!A8 b) =2*Plan2!A8 c) =Dobro(A10!Plan1) d) =2*Plan1!A10 e) =2*Plan2!A10

Excel – Alça de Preenchimento Módulo IV – Excel 2003 Excel – Alça de Preenchimento Para facilitar o trabalho de preencher a planilha com dados diversos, podemos usar um recurso do Excel chamado alça de preenchimento. Em alguns casos específicos, a alça traz resultados muito mais “inteligentes” como o preenchimento automático de uma seqüência de valores pré-definidos.

A) preencher, direita, justificar e centro; Módulo IV – Excel 2003 Exercício: Em relação a formatação de células no Excel 2000, no tocante ao alinhamento, aquela que contem as formas disponíveis de alinhamento de texto horizontal: A) preencher, direita, justificar e centro; B) especial, justificar, centro e direita; C) centro, especial, preencher e direita; D) direita, justificar, especial e preencher; E) justificar, centro, preencher e especial.

Excel – Alça de Preenchimento Módulo IV – Excel 2003 Excel – Alça de Preenchimento As seqüências (listas de valores) mais conhecidas no Excel são os nomes dos meses e os nomes dos dias da semana (ambos podem ser abreviados e por extenso, o Excel entende todos). Exemplo: Quando se arrasta pela alça para baixo ou para a direita, os valores das seqüências são incrementados a cada célula (ou seja, Jan vira Fev, que vira Mar, que vira Abr e assim por diante). Porém, quando a alça é arrastada para cima ou para a esquerda, os valores são decrementados (diminuídos) a cada célula, o que significa que Jan vira Dez, que depois vira Nov, e assim sucessivamente.

Com relação ao Microsoft Excel, analise as afirmativas abaixo: Módulo IV – Excel 2003 Exercício: Com relação ao Microsoft Excel, analise as afirmativas abaixo: I. Um arquivo do Excel pode conter várias planilhas. II. É possível relacionar em uma única fórmula células de diferentes arquivos ou planilhas do Excel. III. Se arrastarmos a alça de uma célula do Excel que possua o número 1 (um) para baixo, automaticamente, aparecerá a seqüência de números 2 (dois), 3 (três), 4 (quatro), etc. Está(ão) correta(s) apenas a(s) afirmativa(s): A) I, II e III B) I e II C) II e III D) I e III E) I

=NOME(ARGUMENTO1; ARGUMENTO2) =NOME(ARGUMENTO1:ARGUMENTO2) Módulo IV – Excel 2003 Excel – Funções =NOME(ARGUMENTO1; ARGUMENTO2) =NOME(ARGUMENTO1:ARGUMENTO2) Ex.: =Soma(A1:B2) Ex.: =Média(C1;C9)

A) & ; B) > ; C) = ; D) $ ; E) # . Exercício: Módulo IV – Excel 2003 Exercício: No Excel 2000 existe um símbolo que precede todos os cálculos e fórmulas. Este símbolo é conhecido como: A) & ; B) > ; C) = ; D) $ ; E) # .

Excel – Funções SOMA =SOMA(B2;B3;B4;B5) ou =SOMA(B2:B5) Módulo IV – Excel 2003 Excel – Funções SOMA =SOMA(B2;B3;B4;B5) ou =SOMA(B2:B5) Retorna a soma das células e intervalos apresentados nos argumentos. MÉDIA =MÉDIA(C1;C4) ou =MÉDIA(C1:C4) Retorna a média aritmética das células. MÁXIMO =MÁXIMO(B2;C2;D2;E2) ou =MÁXIMO(B2:E2) Retorna o maior valor numérico que encontrar nas células. MÍNIMO =MÍNIMO(F1;F2;F3) ou =MÍNIMO(F1:F3) Retorna o menor valor numérico que encontrar nas células. MULT =MULT(B1;B3;B6;B9) ou =MULT(B1:B9) Retorna o produto (multiplicação) das células.

Excel – Funções CONT.VALORES Módulo IV – Excel 2003 Excel – Funções CONT.VALORES Esta função retorna quantas células, em um intervalo, não estão vazias. Exemplo: =CONT.VALORES(C2:C9) CONT.NÚM Esta função conta quantas células, em um intervalo, são formadas por Números. Exemplo: =CONT.NÚM(B2:B15) CONT.SE Esta função conta quantas vezes aparece um determinado valor (número ou texto) em um intervalo de células. Exemplo: =CONT.SE(B2:B15;”Teste”)

Excel – Funções Condicionais Módulo IV – Excel 2003 Excel – Funções Condicionais SOMASE Esta função realiza uma soma condicional em que o usuário deverá informar segundo que critério, em outro intervalo paralelo, deve ser encontrado para que se proceda com a soma dos valores em um determinado intervalo. Exemplo: =SOMASE(A3:A10;”Pedro”;B3:B10) Nesse exemplo, o Excel irá procurar, nas células A3 a A10, a palavra “Pedro”. Nas células encontradas, somará os valores contidos na respectiva célula B.

=SE(Condição;Valor Verdadeiro;Valor Falso) Módulo IV – Excel 2003 Excel – Funções Condicionais Funções SE A Função SE permite que o usuário especifique uma condição para que o Excel escolha entre dois valores de resposta possíveis. =SE(Condição;Valor Verdadeiro;Valor Falso) A condição do Excel sempre deve ser uma pergunta SIM/NÃO (ou booleana, como costumamos chamar), portanto, ela exige um operador de comparação entre dois valores.

Módulo IV – Excel 2003 Excel – Funções Condicionais Funções PROCV Procura um valor na primeira coluna a esquerda de uma tabela e retorna um valor na mesma linha de uma coluna especificada. Como padrão, a tabela deve estar classificado em ordem crescente. PROCV(valor_procurado;matriz_tabela;núm_índice_coluna;procurar_intervalo)

Funções Excel – Funções Condicionais Módulo IV – Excel 2003 Excel – Funções Condicionais Funções PROCV (valor_procurado;matriz_tabela;núm_índice_coluna;procurar_intervalo) Valor_procurado: é o valor a ser procurado na primeira coluna da matriz. Matriz_tabela: é a tabela de informações em que os dados são procurados. - Se procurar_intervalo for VERDADEIRO, os valores na primeira coluna de matriz_tabela deverão ser colocados em ordem ascendente: ..., -2, -1, 0, 1, 2, ... , A-Z, FALSO, VERDADEIRO; caso contrário, PROCV pode não retornar o valor correto. Se procurar_intervalo for FALSO, matriz_tabela não precisará ser ordenada. - Os valores na primeira coluna de matriz_tabela podem ser texto, números ou valores lógicos. Procurar_intervalo é um valor lógico que especifica se você quer que PROCV encontre a correspondência exata ou uma correspondência aproximada. Se VERDADEIRO ou omitida, uma correspondência aproximada é retornada; em outras palavras, se uma correspondência exata não for encontrada, o valor maior mais próximo que é menor que o valor_procurado é retornado. Se FALSO, o PROCV encontrará uma correspondência exata. Se nenhuma correspondência for encontrada, o valor de erro #N/D é retornado.

Funções Excel – Funções Condicionais PROCV Módulo IV – Excel 2003 Excel – Funções Condicionais Funções PROCV Vamos ver um exemplo simples onde PROCV, busca na referência, os dados dos funcionários de uma empresa para uma tabela menor onde os dados possam ser mais bem visualizados individualmente.

Excel – Criando um gráfico Módulo IV – Excel 2003 Excel – Criando um gráfico Existem no Excel 14 tipos de gráficos diferentes. Você poderá experimentar cada um deles, bastando para isso, ativar o gráfico, e clicar no botão “tipos de Gráfico” Etapa 1: Escolher o tipo de gráfico. Etapa 2: Escolher o intervalo dos dados.

Notem a diferença entre escolher uma seqüência em linhas ou colunas: Módulo IV – Excel 2003 Excel – Criando um gráfico Notem a diferença entre escolher uma seqüência em linhas ou colunas:

Excel – Criando um gráfico Módulo IV – Excel 2003 Excel – Criando um gráfico Etapa 3: Outras opções, como: legendas, título do gráfico, linhas de grade, etc. Etapa 4: Pronto! Terminou! Agora, é só escolher onde colocar o seu gráfico.

Módulo IV – Excel 2003 Exercício: Sobre o aplicativo Excel, o gráfico mais indicado para demonstrar as comparações dentro de um único conjunto de valores e para indicar como as partes contribuem para o total é o gráfico de: A) Colunas; B) Barras; C) Linhas; D) Pizza; E) Dispersão.

Módulo IV – Excel 2003 Exercício: Dadas as células de uma planilha eletrônica: A1 = 8, B1 = 32 e C1 = 4 O valor resultante na célula D1, que contém a fórmula A1+B1/C1^2, será: (A) 2,5 (B) 10 (C) 72 (D) 100 (E) 256

Módulo IV – Excel 2003 Exercício: Um usuário preenche diversas células de uma planilha inicialmente vazia com valores numéricos e, selecionando a célula F6, digita a fórmula =$B4-D$5, copiando, em seguida, esta célula para a célula D7. É correto afirmar que: a) A célula D7 apresentará o valor 300. b) Não é possível determinar o valor de F6 e, por isso, também não é possível determinar o valor da célula D7. c) Haverá uma referência circular na célula D7. d) D7 apresentará uma mensagem de erro do tipo #REF!. e) A célula D7 apresentará o resultado 0 (zero).

Módulo IV – Excel 2003 Exercício: Considere a planilha Excel 2000 ao lado. A fórmula da célula B8 retornará o valor: a) 2 b) 3 c) 6 d) 22000 e) 9500

Módulo IV – Excel 2003 Exercício: As células B1 e C1 de uma planilha Excel contendo, respectivamente “Jan” e “Abr”, quando arrastadas pela alça de preenchimento para as células D1, E1 e F1, estas últimas ficarão, respectivamente, com os conteúdos: (A) Jan, Abr e Jan. (B) Jan, Abr e Jul. (C) Fev, Mai e Ago. (D) Mar, Jun e Set. (E) Jul, Out e Jan.

Módulo IV – Excel 2003 Exercício: Usando o Microsoft Excel, um usuário preenche as células A1 com o número 10, A2 com 20, A3 com 30 e A4 com 40. Em seguida, preenche a célula B1 com a fórmula =$A1/10 e aplica um clique duplo sobre o pequeno quadradinho localizado no canto direito da célula B1. Para finalizar as operações, o usuário clica na célula B5 e escreve a fórmula =SOMA(B1;B4). É correto afirmar que, ao término destas operações, o resultado existente na célula B5 é: a) 5 b) 1 c) 2 d) 10 e) 4

Módulo IV – Excel 2003 Exercício: A fórmula =$A$11+A12, contida na célula A10, quando movida para a célula B10 será regravada pelo Excel como: (A) =$B$12+B12 (B) =$A$11+B12 (C) =$B$12+A12 (D) =$A$11+A12 (E) =$A$10+A11

Com relação ao Microsoft Excel, analise as afirmativas abaixo: Módulo IV – Excel 2003 Exercício: Com relação ao Microsoft Excel, analise as afirmativas abaixo: I. Um arquivo do Excel pode conter várias planilhas. II. É possível relacionar em uma única fórmula células de diferentes arquivos ou planilhas do Excel. III. Se arrastarmos a alça de uma célula do Excel que possua o número 1 (um) para baixo, automaticamente, aparecerá a seqüência de números 2 (dois), 3 (três), 4 (quatro), etc. Está(ão) correta(s) apenas a(s) afirmativa(s): A) I, II e III B) I e II C) II e III D) I e III E) I

B) visualizar quebra de página; C) configurar impressão; Módulo IV – Excel 2003 Exercício: No Excel 2003, a opção de menu Visualizar impressão oferece algumas funcionalidades, com EXCEÇÃO de: A) alterar margens; B) visualizar quebra de página; C) configurar impressão; D) ampliar a visualização; E) alterar o conteúdo de uma célula.

Módulo V – Redes, Internet e E-mail CADERNO DE QUESTÕES FIM DO MÓDULO IV PRÓXIMO ENCONTRO: Módulo V – Redes, Internet e E-mail