PRÉ-HISTÓRIA Escultura: ossos, marfim, pedra ou chifre;

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A Pré- história.
Advertisements

História da Arte Arte Pré-histórica: ARTE RUPESTRE Idade Antiga:
ANTIGUIDADE ORIENTAL: EGITO e MESOPOTÂMIA
A MESOPOTÂMIA “ TERRA ENTRE RIOS ”.
Aula de História EGITO ANTIGO Profº Sérgio Augusto.
Projeto De Artes Alunos:Alex nº 01 Janaina nº.: 13
Paleolitico. O Paleolítico (pedra antiga), também conhecido como Idade da Pedra Lascada, refere-se ao período pré- histórico que vai de cerca de 2,5.
Mesopotâmia.
6.Sobre a arte Egípcia, julgue os itens a seguir identifique as alternativas corretas I. A temática da arte egípcia era a vida, pois a arte era feita para.
Pois é o homem quem faz a história e não a história que faz o homem.
Período Paleolítico Nome: João Vitor Goularte.
A Arte no Mundo Ocidental Pré- História
Arte rupestre Do francês rupestre, o termo designa gravação, traçado e pintura sobre suporte rochoso, qualquer que seja a técnica empregada.
PRÉ-HISTÓRIA A Arte do período PALEOLÍTICO SUPERIOR (Pedra Lascada)
O HOMEM DA PRÉ HISTÓRIA.
A arte do antigo Egito Baixo relevo de Hathor e do Faraó Seti I.
ARQUEOLOGIA.
Instituto Gay Lussac Encontros com a Arte Profª Ana Lúcia Rubens.
“ARTE” RUPESTRE “Arte” Rupestre é o nome que se dá ao tipo de “arte” mais antigo da história, baseado principalmente nas pinturas, desenhos ou representações.
TEMA DA AULA.
Por uma escola de vida Pré-História Geral Prof.: Thiago Oliveira.
O HOMEM DA PRÉ HISTÓRIA.
Colégio da Polícia Militar.
A ARTE NA IDADE ANTIGA - MESOPOTÂMIA
Indivíduo, Cultura e Identidade
Pré-História Arte rupestre na Região Centro-Oeste do Brasil
Arte da mesopotâmia Sumérios – Babilônicos - Assírios
A arte pragmática e a arte dos deuses.
O HOMEM DA PRÉ HISTÓRIA.
A arte na Pré-História.
Os povos da Mesopotâmia
Pré-História Supervisora: Maria Helena
A PRÉ-HISTÓRIA Período que vai do aparecimento dos seres humanos à invenção da escrita.
HISTÓRIA PROFESSORA: ROSA MÁRCIA SIMONÁGIO GRANA
Mesopotâmia Antiga. Mesopotâmia Antiga Outra grande civilização da Antiguidade oriental, em que o Estado possui grande poder e controle sobre tudo.
Mesopotâmia.
OC2 – Indivíduo, Cultura e Identidade
UNIDADE II – A ARTE DA PRÉ-HISTÓRIA AO SÉCULO XVIII
A ARTE NA PRÉ-HISTÓRIA CAPÍTULO 1.
História (frente 2) Elisa Pomari
MESOPOTÂMIA.
Prof. Renato Denadai da Silva
Pré-história Período do aparecimento do homem (hominídeos) ao uso da escrita por volta de 4000 a.C.
OS POVOADORES DO ATUAL TERRITÓRIO BRASILEIRO
Um olhar sobre nós (?) mesmos!
A ARTE NA PRÉ-HISTÓRIA.
HISTÓRIA DA ARTE 1º ano do ENSINO MÉDIO Profª MÁRCIA FABIANI AULA 3
Mesopotâmia.
Falando sobre Arte… 1. Arte na Pré-História.
O NEOLÍTICO E A REVOLUÇÃO AGRÍCOLA
Primeiras Comunidades.
Civilizações do Oriente Próximo
EGITO ANTIGO.
Pré - História Profª Patricia.
Arte na Mesopotâmia.
História Prof. Carlos GEO Grupo SEB
Prof. Susan Brodhage Sant ´Anna
Um olhar sobre no passado Edson Roberto – Adaptado por Sibele
Mesopotâmia.
Tema: A arte nos períodos Paleolítico, Neolítico
Arte egipcia gabrielli mercia 6°b n°21.
OC2 – Indivíduo, Cultura e Identidade
PRÉ - HISTÓRIA.
Pré-História: Arte Rupestre
MESOPOTÂMIA Região situada entre o Rio Tigre e Eufrates ( Vale do Crescente Fértil) Berço da Civilização Sumérios, Babilônicos , Assírios e Acádios.
O Crescente Fértil As primeiras comunidades se transformaram em sociedades mais complexas. O cobre e o bronze foram importantes, mas sem os rios seria.
Profª. Ms. Sabrina R. Magalhães.  Chamamos Arte Rupestre as representações artísticas encontradas em abrigos ou cavernas, em suas paredes e tetos rochosos,
Arte egípcia.
Transcrição da apresentação:

PRÉ-HISTÓRIA Escultura: ossos, marfim, pedra ou chifre; Pintura em cavernas( pinturas rupestres): cenas do cotidiano ou “desejos – premonições”; Período Paleolítico: vida em cavernas; nômades; caça; pesca; coleta de frutas; Período Neolítico: fazendeiros, criadores de gado; instrumentos de pedra polida; enxadas; tear; artesanato: cerâmica e tecidos. Idade dos Metais: o ser humano já dominava a produção do fogo e assim, o artista pôde começar a trabalhar o metal para produzir peças muito bem feitas. Esculturas de metal com representações de guerreiros e mulheres, ricas em detalhes, foram encontradas sobretudo na Escandinávia e na Sardenha.

PRÉ-HISTÓRIA

CENA DE CAÇA. PINTURA RUPESTRE, PROXIMIDADES DE GHAT - LÍBIA

LEOPARDO. PINTURA RUPESTRE DE CHAUVET, FRANÇA Aproximadamente entre 30 LEOPARDO. PINTURA RUPESTRE DE CHAUVET, FRANÇA Aproximadamente entre 30.000 e 12.000 anos antes de Cristo

CAVERNA CHAUVET Esta caverna está organizada em quatro câmaras e uma galeria que abriga, no total, mais de quatrocentas figuras de animais, como: cavalos, bisões, mamutes, ursos, pássaros. Algumas figuras são apenas desenhadas, tendo os contornos em preto, ocre, marrom, vermelho. Outras são inteiramente pintadas nesses tons.

LUTA DE CERVOS GIGANTES PINTURA RUPESTRE DE CHAUVET - FRANÇA

CAVALO PINTURA RUPESTRE DE CHAUVET - FRANÇA

PINTURAS RUPESTRES DE ALTAMIRA Altamira se situa no norte da Espanha. Suas pinturas foram criadas entre 14.000 e 9.500 antes de Cristo, aproximadamente, mas só foram descobertas em 1879. As pinturas de Altamira se concentram no teto de um espaço que mede cerca de duzentos metros quadrados e é chamado de sala principal. Mostram basicamente bisões imóveis, presos em armadilhas ou feridos. Vermelho, ocre e preto são as cores favoritas dos pintores de Altamira.

BISÃO PINTURA RUPESTRE DE ALTAMIRA - ESPANHA

PINTURA RUPESTRE DE ALTAMIRA - ESPANHA

PINTURA RUPESTRE DE ALTAMIRA - ESPANHA

PINTURA RUPESTRE DE ALTAMIRA - ESPANHA

CAVERNA DE LASCAUX A caverna de Lascaux situa-se no sudoeste da França. Suas pinturas datam do período compreendido, aproximadamente, entre 14.000 e13.500 antes de Cristo. A caverna possue três partes: um corredor de acesso, uma espécie de antessala e a Sala dos Touros. As pinturas de Lascaux incluem figuras de diferentes animais: touros, bisões, cavalos, mamutes, cabritos monteses, antílopes e cervos. Incluem também algumas figuras humanas. Os artistas que criaram todo esse conjunto trabalharam basicamente com três cores: preto, vermelho e amarelo (carvão, pedras, barro, terra).

TOURO E CAVALO PINTURA RUPESTRE DE LASCAUX - FRANÇA

PÔNEIS PINTURA RUPESTRE DE LASCAUX - FRANÇA

CAVALOS E BOIS PINTURA RUPESTRE DE LASCAUX - FRANÇA

PINTURA RUPESTRE DE LASCAUX - FRANÇA

PINTURA RUPESTRE DE AJJER No planalto de Ajjer, uma série pinturas rupestres foram encontradas em estranhas formações rochosas que se erguem na África, no sudeste da Argélia, em pleno deserto do Saara. As pinturas rupestre de Ajjer foram feitas entre o sexto milênio antes de Cristo e os primeiros séculos da era cristã. Foram descobertas apenas em 1956. Elas mostram algumas atividades da população local, como pastoreio e colheita, que indicam uma grande mudança climática. Essas cenas sugerem que, na época, o Saara abrigava uma vegetaçao exuberante e uma fauna rica.

DUAS PESSOAS PINTURA RUPESTRE DE AJJER

PESSOAS E GADO PINTURA RUPESTRE DE AJJER

O DISCO SOLAR PINTURA RUPESTRE DE AJJER

PARQUE NACIONAL SERRA DA CAPIVARA – BRASIL Na década de 1970, estudiosos da equipe da arqueóloga Niède Guidon descobriram no Piauí pinturas que tem entre 6.000 e 12.000 anos de idade. São milhares de imagens muito simples, basicamente de homens e animais em movimento e focalizados de perfil. As figuras humanas são as mais numerosas; elas aparecem isoladas ou em grupo, envolvidas em caçadas, combates, danças, rituais, tarefas do dia a dia. Quanto às figuras de animais, representam emas, seriemas, tatus, onças, jacarés, capivaras, macacos, peixes entre outros componentes da fauna local. Há também diversos motivos geométricos, formados por pontos, círculos, linhas retas, espirais, triângulos. Para pintar tudo isso, nosso artista usou a própria rocha, rica em óxido de ferro, que lhe forneceu um pigmento ocre avermelhado.

ANIMAL CORRENDO PARQUE NACIONAL SERRA DA CAPIVARA – BRASIL

GRUPOS DE PESSOAS PARQUE NACIONAL SERRA DA CAPIVARA – BRASIL

MOTIVO GEOMÉTRICO PARQUE NACIONAL SERRA DA CAPIVARA – BRASIL

AVES PARQUE NACIONAL SERRA DA CAPIVARA – BRASIL

ANIMAIS E PESSOAS PARQUE NACIONAL SERRA DA CAPIVARA – BRASIL

GRAVURA RUPESTRE SÍTIO ARQUEOLÓGICO PEDRA DO INGÁ – PARAÍBA - BRASIL

GRAVURA RUPESTRE SÍTIO ARQUEOLÓGICO PEDRA DO INGÁ – PARAÍBA - BRASIL

ANTIGUIDADE Mesopotâmia: Caracterizou-se pelo exibicionismo e pelo luxo. Construíram templos e palácios, que eram considerados cópias dos existentes nos céus, de tijolos, por ser escassa a pedra na região. Situa-se na região entre os rios Tigres e Eufrates. Muitos povos habitavam a Mesopotâmia: sumérios, acádios, assírios, babilônicos, hebreus, caldeus. Todos foram para Mesopotâmia, pois lá havia terra muito fértil. Estes povos trouxeram seus costumes, religiões, hierarquia social e política ao se estabelecer ali. Da arquitetura restou poucos registros, pois as construções eram feitas em adobe (tijolos feitos com argila crua e secada ao sol). Principal expressão artística: Arquitetura (zigurates) e baixo-relevo; Construções: Babilônia; Jardins Suspensos; Torre de Babel; Palácio de Sargão II (tinha 200 aposentos e jardins, sala do trono, haréns, área de serviço e da guarda – 600 a.C.)

MAPA DA MESOPOTÂMIA

MAPA DA MESOPOTÂMIA

ZIGURATE

ZIGURATE

BAIXO-RELEVO

BAIXO-RELEVO

BAIXO-RELEVO

BAIXO-RELEVO

JARDINS SUSPENSOS DA BABILÔNIA

Palácio de Sargão II

PALÁCIO DE SARGÃO II

TORRE DE BABEL

ANTIGUIDADE Egito: A obsessão da sociedade egípcia era pela imortalidade. A colossal arquitetura e as obras de arte existiam para cercar o espírito do faraó de glória eterna. O essencial para civilização egípcia era a literatura, ciências médicas e alta matemática. As pirâmides, tumbas, hieróglifos, esculturas e a mumificação foram importantes para cultura ecípcia. Na pintura, a Regra da Frontalidade foi criada e desenvolvida com bastante rigor.

Localiza-se na região às margens do rio Nilo Localiza-se na região às margens do rio Nilo. . Foi o povo mais desenvolvido da Antiguidade. Conhecia matemática, astrologia, medicina, arte, etc… Era socialmente organizado em faraós, sacerdotes, escribas, nobres, militares, artesãos, camponeses e escravos. Os egípcios eram extremamente ligados ao rio Nilo e à agricultura que as cheias lhes permitia fazer, vinculando muitos dos seus símbolos míticos a elementos aquáticos e a fenômenos que podiam ser observados no seu próprio "em torno". Isso poderá ser mais bem notado ao longo da nossa narrativa. Eram vaidosos e usavam maquiagem, cuidando do corpo e dos cabelos. Produziam grande variedade de joias. Sua arquitetura era grandiosa. Moravam em palácios luxuosos. Sendo que, tanto para arte como para arquitetura, a motivação era a religião. Assim, construíram templos em homenagem aos seus deuses.

MAPA DO EGITO

MAPA DAS PIRÂMIDES

PIRÂMIDES

PIRÂMIDES

PIRÂMIDES

PINTURAS EGÍPCIAS

PINTURAS EGÍPCIAS

PINTURAS EGÍPCIAS

PINTURAS EGÍPCIAS

PINTURAS EGÍPCIAS

ESTÁTUAS

PINTURA EGÍPCIA

COVA FUNERÁRIA

EGITO

ALFABETO EGÍPCIO