Processo de estudo e aplicação do documento: 2011 – 2013

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Abre continuamente novos horizontes de humanidade e de
Advertisements

Paróquia Coração de Jesus
As Intenções Presentes de Deus A Igreja como uma Janela
JESUS ENCONTRA A SAMARITANA.
Evangelização Espírita Infanto-juvenil
Plano de Liderança de Clube
Assembleia Arquidiocesana de Pastoral
Princípios da Pastoral Vocacional 3º Congresso Vocacional do Brasil
As raízes de uma renovada compreensão da nossa parceria na Missão e, portanto, das suas expressões concretas na nossa ação, encontram-se na.
Província Marista Brasil Centro-Norte
Proposta Pastoral 2006.
O AGIR DO MCC DEFINIÇÃO E PRÁTICA.
Província Marista do Rio Grande do Sul 2006
Que é discipulado cristão
A LIGAÇÃO: REFLEXÕES SOBRE O SEU ESPÍRITO.
Missão Continental.
VIII ASSEMBLEIA DIOCESANA DE PASTORAL
D. Jacinto Bergman - I Congresso ABP
COMISSÃO EPISCOPAL PASTORAL PARA O LAICATO
Desafios e perspectivas
O PERFIL DO ANIMADOR VOCACIONAL
DNJ – Dia Nacional da Juventude
Guia para o estudo do documento Reuniões dos grupos de estudo
UM CAMINHO DE DISCIPULADO E MISSÃO
APONTAMENTOS PARA O PLANO DIOCESANO E PAROQUIAL DE AÇÃO EVANGELIZADORA
Encaminhamento para o AGIR
Juntos Vamos orar pelas crianças
Conselhos Missionários
Marcelino Champagnat, um jovem padre da França, sentiu-se chamado a evangelizar crianças e jovens, fazendo com que se sintam amados por Deus. Fundou o.
A MÍSTICA DO ANIMADOR E DA ANIMADORA VOCACIONAL
Una grande árvore plantada numa terra fértil... a terra de Valdocco... a terra dos leigos... a terra das culturas... a terra de Mornese.
Objetivos da X Assembleia de Diretores 1. Recordar a nossa identidade de Instituição Educacional, Católica, Marista;
A casa de Deus é uma instituição sem fronteiras, formada por homens e mulheres, unidos pela Palavra, motivados por uma esperança, incumbidos de um.
ASSEMBLEIA PASTORAL PAROQUIAL
Linhas de Pastoral Juvenil Vocacional Redentorista
Conselho Missionário Diocesano
RVA – Artigos: e 28 CONFERÊNCIA NACIONAL Encontro - 25
Objetivo dos Congressos Estimular, educar e celebrar o compromisso dos fiéis com a Missão universal da Igreja, como Missão ‘ad gentes’ ou atividade missionária.
Orçamento Participativo Osasco
Reunião 01. Evangelizadores entre os jovens Documento de referência para a Pastoral Juvenil Marista (PJM)
Fórum regional/núcleo de caminheiros e companheiros.
Pastoral da Educação e da Cultura
Antes de tudo... Queremos ouvir... 1 ano após a JMJ, que resultados podemos visualizar em nossa realidade juvenil?
PROJETO DE IMPLANTAÇÃO DAS EQUIPES JOVENS NOS GRUPOS DE ORAÇÃO
CALENDÁRIO SEXY Ele & Ela. CALENDÁRIO SEXY Ele & Ela.
Se dois de vós se unirem na terra para pedirem qualquer coisa, ser-lhes-á concedida por meu Pai que está nos Céus.
1 Workshop de introdução à responsabilidade País, Mês de 20XX A Viagem de Ahmed.
Paróquia Verbo Divino VISITA PASTORAL
JULGAR I! Formação do discípulo para um novo PENTECOSTES
DISCIPULADO – ESTILO DE VIDA Lucas
Rio Verde - Goiás - Brasil
EU, DISCÍPULO MISSIONÁRIO!
Mestre, onde moras? Vinde e vede.
Vivemos um momento especial como FMA. Por isso, sentimo-nos unidos às Irmãs Salesianas que oficialmente iniciaram o Capítulo Geral XXIII no passado dia.
PEDAGOGIA VOCACIONAL.
QUEM TEM OUVIDOS OUÇA! 13 DE JULHO º DOMINGO DO TEMPO COMUM.
DIRETORIAS DAS UNIDADES
Escola Paroquial de Evangelização e Pastoral. Objetivos Proporcionar aos fiéis um conhecimento básico de alguns alicerces de nossa fé: Bíblia, Liturgia,
VIII Assembleia Geral, II parte Haro, 2 – 20 de fevereiro de 2013.
SOCIEDADE DE SÃO VICENTE DE PAULO Sede Nacional- Rua do Riachuelo, 75, Centro Rio de Janeiro- RJ- CEP Fax
11º MUTIRÃO ESCOTEIRO NACIONAL DE AÇÃO COMUNITÁRIA.
Mestre, onde moras.
A CATEQUESE NA MISSÃO DA IGREJA
Semana Vocacional é tempo para... Refletir sobre a vocação nas suas diversas dimensões. De escuta atenta ao chamado de Deus para cada pessoa. Reconhecer.
CONHECENDO O CORAÇÃO DE JESUS
Campanha Nacional de Ofertas para a Missão Vai e Vem
“Permanecei na cidade” (Lc 24,49). O ponto de partida Uma realidade que nos interpela: a cidade e a diocese (v. relação de abertura da Assembléia) “Nosso.
PARÓQUIA, TORNAR-TE O QUE TU ÉS!
“Não fostes vós que me escolhestes; fui eu que vos escolhi” (Jo 15,16)
Após as festas natalícias, iniciamos o Tempo Comum. O Evangelho apresenta o início da vida pública de Jesus e os primeiros encontros com os discípulos.
Transcrição da apresentação:

Evangelizadores entre os jovens Documento de referência para a Pastoral Juvenil Marista (PJM)

Processo de estudo e aplicação do documento: 2011 – 2013 Instituto dos Irmãos Maristas Secretariado da Missão Comissão Internacional da PJM

"Não posso ver uma criança, sem sentir o desejo de ensinar-lhe o catecismo, sem desejar fazer-lhe compreender quanto Jesus Cristo a ama". (Champagnat)

Vamos aos jovens lá onde eles estão Vamos aos jovens lá onde eles estão. Vamos com ousadia aos ambientes, talvez inexplorados, onde a espera de Cristo se revela na pobreza material e espiritual. Em nossos encontros, manifestamos-lhes atenção marcada pela humildade, simplicidade e esquecimento de si. Apresentamos-lhes a pessoa de Cristo, a Verdade que liberta, que chama a cada um pelo nome. Ajudamo-los a descobrir sua própria vocação na Igreja e no mundo. Permanecemos disponíveis ao Espírito Santo que nos interpela através das realidades de suas vidas e que nos impulsiona a ações corajosas. (C. 83)

“Somos conscientes de que a evangelização é obra do Espírito Santo e de que, sem sua ação, tudo é palavra e fogo de artifício. Este documento não quer ser mais do que um humilde instrumento a serviço do Instituto, com a esperança de que contribua para reavivar o fogo da paixão pelo Evangelho, tanto entre os adultos como entre os jovens, chamados a ser atores privilegiados na evangelização de seus companheiros e companheiras.” Ir. Emili Turú – Superior Geral

Somos ativos, apreciamos compartilhar, ajudar, contribuir, estar presentes quando precisam de nós. Temos muita vontade de fazer coisas e de trabalhar naquilo de que gostamos. Queremos partilhar isso com as outras pessoas. Queremos atingir os objetivos apesar das adversidades, e aprender com os erros. Sempre estamos dispostos a fazer o que for preciso para alcançar o que queremos. Aceitamos as novidades e tentamos melhorar o mundo. (Depoimento de um jovem, Evangelizadores entre os jovens, p. 20)

Comissão Internacional da PJM Ir. Ramon Rubies – L`Hermitage; Ir. Luiz André da Silva Pereira – Brasil Centro- Norte; Ir. Rommell Ocasiones – Ásia do Leste; Ir. João Carlos do Prado – Secretariado da Missão, coordenador; Ir. Ifeanyi Mbaegbu – Nigéria; Sra. Simone Boyd – Melbourne; Sr. Carlos Ulises Centeno López – México Ocidental

APRESENTAÇÃO Apresentamos a todas as Unidades Administrativas (UAs) do Instituto Marista a proposta de processo para o estudo e a aplicação do documento “Evangelizadores entre os jovens”. Ela foi desenvolvida pela Comissão Internacional da Pastoral Juvenil Marista (PJM) e destina-se a todo o Instituto Marista. O objetivo do processo é ajudar as UAs no conhecimento e aplicação do documento. Será uma oportunidade privilegiada para a revisão e o fortalecimento dos projetos da PJM em andamento nas UAs que a promovem e para o início naquelas UAs que ainda não a organizaram. Os destinatários do processo são todas as Comunidades dos Irmãos Maristas, os leigos e as leigas, de modo especial aqueles e aquelas que exercem algum cargo de liderança nas obras e as lideranças que trabalham diretamente com a evangelização.

COMISSÃO PROVINCIAL DE JOVENS O êxito dos grandes projetos depende também de lideranças comprometidas de coração e mente. Nesse sentido, a Comissão internacional da PJM recomenda que cada Província/Distrito organize uma Comissão provincial/distrital para coordenar todo o processo de estudo e aplicação do documento. Esta Comissão também estará encarregada de: Adequar o processo e a metologia proposta pela Comissão Internacional da PJM à realidade da Província/Distrito. Desenvolver estratégias e recursos que contribuam para um processo vivo e participativo da Província/Distrito. Garantir a comunicação com o Secretariado de Missão, em Roma. Garantir articulação do processo da PJM com o Serviço de animação vocacional da Província/Distrito. A Comissão pode ser composta por Irmãos, leigos, leigas e lideranças jovens. É importante que a Província/Distrito defina o/a coordenador (a) da Comissão e envie o seu nome e e-mail aos cuidados do Ir. João C. do Prado pelo e-mail jcprado@fms.it até o final de novembro de 2011.

Processo para estudo e aplicação do documento “Evangelizadores entre os jovens”

O PROCESSO O processo está dividido em quatro momentos: Comunicação e estudo do documento. Revisão e/ou desenvolvimento da proposta da Unidade administrativa. Formação de lideranças para a PJM. Implementação e avaliação da proposta da PJM da Unidade administrativa. No gráfico que segue é possível conhecer a sua duração e a metodologia proposta. Eles são orientativos, de modo que as UAs podem adequá-los de acordo com a sua realidade.

PROPOSTA PARA A APLICAÇÃO DO DOCUMENTO Metodologia: Emaús “Jesus começou a explicar-lhes todas as passagens das Escrituras que falavam dele, começando por Moisés e passando pelos profetas.” “Os discípulos viam Jesus, mas algo lhes impedia de reconhecê-lo.” “Contaram-lhes tudo o que tinha acontecido.” Regionais “Sem hesitar, colocaram-se a caminho e voltaram para Jerusalém.” “Jesus se aproximou deles e caminhou ao seu lado.” Outubro 2011 Setembre 2012 Janeiro 2013 Abril 2013 Comunicação e estudo do documento Revisão e desenvolvimento da proposta da Unidade Administrativa Formação de líderes e multiplicadores Implementação e avaliação da Proposta da Unidade Administrativa Encontros Responsáveis: Comissão Provincial da PJM

ENCONTROS REGIONAIS Além dos quatro momentos que serão vividos em nível da UA, estamos oportunizando a realização de “Encontros Regionais da PJM” em cada um dos continentes. Eles serão espaço privilegiado para conhecer o documento “Evangelizadores entre os jovens”; partilhar o itinerário para seu estudo; e desenvolver estratégias para sua aplicação. Os Encontros Regionais se situam ao longo do primeiro ou no início do segundo momento do processo, de modo a respeitar os calendários regionais e favorecer a participação de todas as Unidades administrativas. A previsão é para a participação de 5 a 6 pessoas por UA dentre as quais destacamos: alguém responsável pelo governo e animação da Província; os coordenadores da PJM em nível de UA ou futuros coordenadores; alguma liderança jovem. Os encontros regionais serão um excelente espaço para a formação das lideranças da PJM com coração e mente internacional.

CRONOGRAMA DOS ENCONTROS REGIONAIS Os Encontros Regionais seguirão o seguinte cronograma de realização: Ásia: 26 – 30/03/ 2012 – Filipinas Oceania: 16 – 20/04/ 2012 - Austrália América: 30/07 – 03/08/2012 – Campinas, Brasil África: 27/08 – 01/09/2012 – Nairóbi, Quênia Europa: 24 – 28/09/2012 - L`Hermitage, França As informações sobre cada um dos Encontros Regionais e as orientações para inscrições serão enviados oportunamente.

“Jesus mesmo se aproximou e se pôs a caminhar com eles” (Lc, 24, 13-15)

METODOLOGIA DO PROCESSO A metodologia proposta para realizar o processo de estudo e aplicação do documento “Evangelizadores entre os jovens” é a mesma oferecida no capítulo 4 do documento, onde se apontam as opções pedagógicas e metodológicas e o itinerário a ser seguido para a PJM. É importante que a Comissão da PJM, em nível provincial/distrital , considere: A organização dos grupos de estudo da Província/Distrito: Comunidades dos Irmãos, lideranças provinciais; grupos de Irmãos e parceiros leigos nas obras; lideranças da evangelização… O processo de estudo e a construção de propostas, em nível provincial e local (comunidades e obras); O acompanhamento do processo.

METODOLOGIA DO PROCESSO A organização dos grupos, estruturas, recursos para suporte, comunicação entre os grupos e, se possível, alguma experiência a ser vivida em nível provincial/distrital. A formação de multiplicadores para acompanhar o processo nos niveis provincial e local. O itinerário dos discípulos no caminho de Emaús é um paradigma para a evangelização dos jovens. É um itinerário de seguimento em que evangelizador e evangelizando percorrem juntos um ciclo dinâmico de diálogo e descobrimento.

MOMENTOS DO PROCESSO O processo está dividido em quatro momentos conforme gráfico já apresentado. Para cada um desses momentos a Comissão Internacional da PJM está indicando: objetivo, metodogia, propostas de estratégias, recursos, destinatários e responsável pela coordenação do processo em nível provincial/distrital. A metodologia, estratégias e recursos apresentados são o mínimo assegurado para garantir a realização do processo. Cabe à Comissão provincial complementar a proposta da Comissão Internacional a fim de assegurar um processo transformador e profético de acordo com a sua realidade. A seguir será apresentado cada um dos momentos do processo para estudo e aplicação do documento.

Entrega e estudo do documento Objetivos: Organizar a Comissão Provincial/Distrital da PJM e seu plano de trabalho. Formar multiplicadores para ajudar a pôr em ação o processo. Dar a conhecer o documento em todos os níveis da Unidade administrativa. Metodologia: “ Jesus mesmo se aproximou e caminhou ao lado deles” (Lc 24, 13-15) Propostas de Estratégias à Comissão Provincial: A Comissão Internacional da PJM oferece um Guia para a apresentação e o estudo do documento. A Unidade administrativa organiza grupos de estudo para a partilha. Os grupos de estudo elaboram um relatório com recomendações à Comissão provincial da PJM Recursos oferecidos pela Comissão Internacional: - Guia para a apresentação e estudo do documento (anexo). - Cartazes, faixas, braceletes, site web do Instituto e da Unidade Administrativa, blog, facebook e twitter, marcadores de página, pop-up, canções, vídeos… disponíveis no site web www.champagnat.org no link da PJM, a partir de novembro de 2011. Destinatários: As comunidades de Irmãos, Leigos, Leigas e os jovens implicados na ação pastoral. Responsáveis: Conselho provincial e Comissão provincial da PJM

Revisão e desenvolvimento da proposta da Unidade Administrativa Objetivo: Favorecer processos de revisão dos projetos de evangelização de jovens, na Unidade administrativa. Possibilitar, à luz da revisão do documento internacional e dos projetos de evangelização de jovens, a ação evangelizadora dos jovens, na Unidade administrativa Metodologia: “Os discípulos viam a Jesus, mas algo os impedia de reconhecê-lo” (v 16-17). “Contaram-lhe tudo o que tinha acontecido” (v. 18-24). Propostas de Estratégias à Comissão Provincial: Definir pautas para rever a ação evangelizadora com os jovens. Sugestões para a Comissão provincial da PJM: Criação de instrumentos de consulta, A partir dos diagnósticos e do documento da PJM, elaborar uma proposta provincial e plano estratégico de implementação. Será possível contar com grupos de trabalho para ajudar nessa tarefa. Recursos oferecidos pela Comissão Internacional: - Carta com orientações para rever a ação evangelizadora na Unidade administrativa. Disponível no site web www.champagnat.org no link da PJM, a partir de janeiro de 2012. Destinatários: Jovens da Unidade administrativa, lideranças, animadores juvenis da Unidade administrativa e Conselho provincial. Responsáveis: Comissão provincial da PJM

Formação de líderes e multiplicadores Objetivos: Proporcionar formação aos Irmãos, leigos e jovens para trabalhar na PJM. Metodologia: “Jesus se pôs a explicar-lhes todas as partes das Escrituras que falavam dele, começando por Moisés e passando por todos os profetas” (v 25-27). Proposta de Estratégias à Comissão Provincial: Identificação de possíveis líderes e animadores onde não há PJM; Nas Unidades administrativas que já dispõem da PJM fortalecer a formação das lideranças; Organização e/ou revisão dos programas de formação; Garantir nos programas de formação para Irmãos e leigos os temas da PJM; Estudar possíveis programas de formação para a PJM em nível interprovincial. Recursos oferecidos pela Comissão Internacional: Oferecer linhas de orientação para os programas de formação. Disponíveis no site web www.champagnat.org no link da PJM, a partir de março de 2012. Proporcionar assessoria internacional para as Unidades administrativas que o necessitem. Destinatários: Jovens da Unidade administrativa, lideranças, animadores juvenis da Unidade administrativa e Conselho provincial Responsáveis: Comissão provincial da PJM

Implementação e avaliação da Proposta da Unidade Administrativa Objetivos: Pôr em prática os consensos e as decisões da proposta evangelizadora para jovens, na Unidade administrativa. Rever os resultados da aplicação da proposta na Unidade administrativa. Metodologia: “Sem esperar mais, puseram-se a caminho e regressaram a Jerusalém” (v. 33-35). Proposta de Estratégias para a Comissão Provincial: Identificação dos lugares que têm interesse em implementar a PJM; Desenvolvimento de uma campanha de divulgação da PJM; Adequação e fortalecimento da PJM nas Unidades administrativas que mantêm PJM; Criação ou fortalecimento de estruturas para a continuidade do processo. Recursos oferecidos pela Comissão Internacional: Os mesmos recursos da fase nº 01 podem ser utilizados nesta fase. Destinatários: Jovens da Unidade administrativa, lideranças, animadores juvenis da Unidade administrativa e Conselho Provincial. Responsáveis: Comissão provincial da PJM.

ESTRATÉGIAS E SUBSÍDIOS As propostas de estratégias e de subsídios oferecidos são apoio para o processo das UAs. Recomendamos que em nível local também sejam desenvolvidas estratégias e subsídios para fortalecer o processo e, se possível, partilhados. O link da PJM junto à página web do Instituto www.champagnat.org será o espaço onde serão disponibilizados os recursos em nível institucional e para partilha do processo vivido por cada UA. As músicas, hinos, imagens... criados para a PJM serão muito bem acolhidos na página web.

APOIO E ORIENTAÇÕES As Unidades administrativas que necessitarem de apoio e orientação para o processo poderão entrar em contato com o Ir. João Carlos do Prado, Diretor do Secretariado da Missão, em Roma, pelo e-mail: jcprado@fms.it .

AGRADECIMENTO Muito obrigado a todas as Unidades administrativas pela acolhida do Documento “Evangelizadores entre os jovens” e do processo de estudo e aplicação. Desejamos-lhes uma excelente caminhada nesse lindo e fecundo itinerário de evangelização da juventude. Que Maria, Marcelino e nossos Irmãos, leigos e leigas e jovens predecessores inspirem em todos e todas novo ardor para seguir e anunciar Jesus Cristo e seu Reino. Comissão Internacional da PJM Secretariado da Missão Roma, agosto de 2011.