Determinantes da Aprendizagem

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Técnicas Educativas e Processos Grupais
Advertisements

A APRENDIZAGEM E O ENSINO DE FATOS E CONCEITOS.
Qual concepção de ensino sustenta esta proposta?
Etapas de uma Sequência Didática
Estratégia para práticas de Educação em Saúde; Estratégia para construção de vínculos com a comunidade atendida;
Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa
Formação Docente Aula 07.
Aprendizagem e Desenvolvimento Motor
DEZ PRINCÍPIOS DA APRENDIZAGEM
Aprendizagem Significativa Teoria de Ausubel
BUSCANDO O SIGNIFICADO DA DIDÁTICA
SENAI – Departamento Regional de Minas Gerais
ARTICULANDO O CURRÍCULO ÀS SALAS DE RECUPERAÇÃO INTENSIVA
As Oficinas As oficinas acontecerão em três momentos:
As Sete Leis do Aprendizado
NTD – 1ª ETAPA Interpretação Textual
Educação e Práticas Pedagógicas
Trabalho por projetos Pedagogia de projetos.
Teorias de Ensino COMPORTAMENTALISMO Modelos Teóricos de Aprendizagem:
MOTIVAÇÃO PUC - USP.
Quadro síntese comparativo das principais diferenças entre os modos de organização do processo de ensino/aprendizagem utilizados até hoje.
A Aprendizagem Significativa como modelo a ser perseguido pela escola atual. Júlio César Furtado
Mediação da Aprendizagem
CMEI PRÍNCIPES E PRINCESAS
Currículo Integrado na área Meio Ambiente e Recursos Naturais
Currículo de Ciências PÚBLICO ALVO: Professores Coordenadores
QUERO ENSINAR!!!.
Seminário de usabilidade Aspectos de cognição da aprendizagem humana
AULA 03. Em toda investigação jurídica três fatores concorrem diretamente para a elaboração do trabalho científico: O estudante investigador Os meios.
Sistema de Acompanhamento dos Resultados de Avaliações - SARA
Psicologia e Teorias da Aprendizagem
Teorias de Aprendizagem
Está sujeita a três elementos fundamentais:
A teoria de aprendizagem verbal significativa de David Ausubel
Estratégias informais de cálculo
Teorias da Aprendizagem
Aprendizagem Significativa
COGNITIVISMO E APRENDIZAGEM
Em março completou 40 anos de profissão de PROFESSOR
David Ausubel ( ) Ausubel era médico psiquiatra da Universidade de Columbia, Nova York; Dedicou sua carreira à psicologia educacional.
Prof. Roberto Ruas Alunos: Luciano, Edar
PRÓ-REITORIA ADJUNTA DE ENSINO A DISTÂNCIA – PROEAD
Porquedômetro: a grafia e o emprego dos porquês
Mapas Conceituais.
Jean Piaget Foi professor de Psicologia na Universidade de Genebra de 1929 a 1954 e tornou-se mundialmente reconhecido pela sua revolução epistemológica.
Perguntas de Modelação
ESTÁGIO SUPERVISIONADO II HABILIDADES TÉCNICAS DE ENSINO
REDE SINODAL – Gramado - RS
PRAT. DE ENS. E EST. SUP. EM DOC. DE EDUC. INFANTIL
Docentes: Professor Doutor Nuno Corte-Real e Professor Paulo Castelar
Divulgando a Pesquisa.
Para você: O que é Educação? O que é Pedagogia? O que é Didática?
“CMAPTOOLS: CRIANDO MAPAS CONCEITUAIS”
Teorias de Aprendizagem
CONSTRUTIVISMO E ENSINO DE CIÊNCIAS
DADOS DO BOLSISTA (Modalidade) Nome: Curso/Série: Endereço: Telefone:
ROTEIRO DE OBSERVAÇÃO Alunas: Aline Gonzaga e Elane
Autor: Marcelio Adriano Diogo
A ECOLOGIA COMO INSPIRADORA DO DESENVOLVIMENTO DO CURRÍCULO POR PROJETOS DE TRABALHO.
ABORGAGENS PEDAGÓGICAS
CURRÍCULO - O que é Etimologicamente: Currículo vem do Latim curriculus, de currere e significa “o ato de correr, percurso”.
A Importância do Lúdico na Aprendizagem com o auxílio dos jogos
Psicologia da Educação Curso - Educação Física Avaliação Abril.2012.
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE CURSO: LICENCIATURA EM FÍSICA DOCENTE: Dr. Giovana Gomes Albino DISCENTE:
Aprendizagem da matemática
Curso Elaboração de Projetos Utilizando os Recursos Tecnológicos.
ORIENTAÇÃO TÉCNICA DE QUÍMICA “O QUE O ALUNO PRECISA SABER” Liselena Farias Terek PCNP de Química Diretoria de Caieiras 20/05/2016.
ENERGIA E SUSTENTABILIDADE
Antonio Barreto. Conhecimento prévio sobre o assunto Chegar em sala de aula e perguntar o que eles entendem sobre o primeiro beijo.
Transcrição da apresentação:

Determinantes da Aprendizagem Buscando a fórmula secreta para meu aluno aprender… 25/03/2014 Professora Márcia E. Barreto Marks

Condicionamento

Memorização

Motivação

Inteligências Múltiplas

Estímulos Mútiplos

Outros

Neurociência

Novas descobertas Aprendemos desordenadamente Interligação entre as áreas do cérebro. Plasticidade Estímulos Maturação

Super Aula

Novo conceito

O Cérebro recebe

Conteúdo cehgando…

Descanso!!

Faxina

Ligação

Sozinho

Varrido

Conhecimentos Prévios

Aprendizagem significativa Aprendizagem significativa é o conceito central da teoria da aprendizagem de David Ausubel. Segundo Marco Antônio Moreira "a aprendizagem significativa é um processo por meio do qual uma nova informação relaciona-se, de maneira substantiva (não-literal) e não-arbitrária, a um aspecto relevante da estrutura de conhecimento do indivíduo". Em outras palavras, os novos conhecimentos que se adquirem relacionam-se com o conhecimento prévio que o aluno possui.

Júlio Furtado

Ofereça o Conhecimento Prévio

Livros paradidáticos