UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Aprendendo a pensar A maioria das aulas que tive foi expositiva. Um professor, normalmente mal pago e por isso mal-humorado, falava horas a fio, andando.
Advertisements

Portfólio de matemática.
EMEF JEAN MERMOZ – SÃO PAULO/SP
SIBELE MARIA SOUZA PEDAGOGA, ESTUDANTE LETRAS/LIBRAS PELA UFSC DO POLO DA USP-SP E ESTUDANTE ALUNA ESPECIAL DA DISCIPLINA NO IEL E NA F.E. DA UNICAMP.
Cinthya Taniguchi Patrícia Lacerda Bellodi Milton de Arruda Martins
RELATO DE EXPERIÊNCIA A Escola Municipal Amaro Coelho atende alunos na faixa etária de 0 a 15 anos, administrando o Ensino fundamental de 1ª a 4ª série,
experiências INESQUECÍVEIS!
UTEC – IBURA OFICINA NATALINA
Um senhor de idade foi morar com seu filho, nora e o netinho de quatro anos de idade. As mãos do velho eram trêmulas, sua visão embaçada e seus passos.
O EGA chega à Escola.
Para refletir... e mudar!!!.
A PARTIR DO PRÓXIMO AMANHECER
A PARTIR DO PRÓXIMO AMANHECER
"Quem Eu Sou Faz a Diferença"
Portfólio de matemática
E estou super – hipertriperfeliz!!!! Isso não é uma maravilha? Finalmente as pessoas começaram a compreender-me….. E estou super – hipertriperfeliz!!!!
Autobiografia Ilustrada
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES
QUERO SER UMA TELEVISÃO !
Uma professora de Nova York decidiu honrar cada um de seus alunos que estavam por se graduar no colégio, falando-lhes da marca que cada um deles havia.
Emilly Kely, Tainá Dias e Fernando Santana - 2 PPN
Introdução Meu Portfolio representa tudo que aprendi no primeiro trimestre da disciplina de matemática no ano de Desde o primeiro dia de aula recebemos.
Licenciatura em Pedagogia a Distância
Ontem foi o meu primeiro Dia de aulas... Eu ia fazer novos amigos... A mamã tinha dito que Eu ia fazer novos amigos... O papá contou-me que eu Ia.
PROJETO PEQUENOS LITERATOS
Fernanda Versiani de Paula 2 PPN
A PARTIR DO PRÓXIMO AMANHECER
INSTITUIÇÃO LABORATÓRIO
TORRADAS QUEIMADAS... CLICAR.
Filipe Gomes Íris Ralha Psicólogo DAPOEP Professora Língua Portuguesa
Do Outro Lado da Cerca Letícia Thompson.
Uma professora de Nova York decidiu honrar cada um de seus alunos que estavam por se graduar no colegio, falando-lhes da marca que cada um deles havia.
Ética e Moral na formação dos filhos
De sempre o melhor... Para refletir e mudar... E o melhor virá!
Eduacação para a Vida Com o objetivo de ajudar os pais em sua caminhada na educação dos filhos.
QUERO SER UMA TELEVISÃO !
Reflexão sobre o 1º Projecto do PRA A feira foi o 1º projecto que nos foi proposto a 30 de Janeiro de 2009 e que teria, e o mesmo, teria de ser realizado.
A PARTIR DO PRÓXIMO AMANHECER Clicar p/ avançar.
Colocar o dedo no ar, para poder falar
Comportamento dos alunos do 8ª ano do ensino fundamental da E. E
Experiências das Três Leis de Newton
TABAGISMO “XEQUE-MATE” “PARE, PENSE E ANALISE”.
Leia o texto abaixo e responda as questões que seguem.
Deus não muda seus planos Os planos de Deus não podem ser frustrados.
SEGUNDO EDUCADORES DA EJA Professora Dóris Maris Luzzardi Fiss - PEAD
Sala de informática 2009 Com a Prof a. Débora DéboraFamíliaTrabalho.
A tigela de madeira.
Aprendi que eu não posso exigir o amor de ninguém, posso apenas dar boas razões para que gostem de mim e ter paciência, para que a vida faça o resto.
Se alguém colocasse uma arma em frente ao seu rosto e perguntasse se você acredita em Deus, o que você faria?
Se alguém colocasse uma arma em frente ao seu rosto e perguntasse se você acredita em Deus, o que você faria?
Ug0Lin1.
INFORMÁTICA.
QUERO SER UMA TELEVISÃO !
Carlos H. N. Otobone, Hebert S. Gonçalves, Monica F. M. Lemos, Anne L. Scarinci E.E. Gabriel Ortiz, Instituto de Física - USP Apoio CAPES - PIBID Como.
A PARTIR DO PRÓXIMO AMANHECER
Daniela Santana João Rodrigues Braga
SITUAÇÕES.
Adolescência: Conflito entre gerações
SITUAÇÃO 1 A professora do Infantil 4 apresentou às crianças vários materiais, jogos, numerais e letras. Sentada no chão, ela começou a questionar as.
Pesquisa de Satisfação Agentes de atendimento Fevereiro
AMANHECER.
MATERIAL COMPLEMENTAR Tema 26: O ideal.
EDUCAÇÃO INFANTIL EXEMPLOS DE SITUAÇÕES Setembro-2011
 No dia da aplicação do questionário (03/03/2015) estavam presentes 27 alunos, onde a maioria respondeu de forma compromissada, mesmo quando negativamente.
Missões – 28/novembro Zimbábue Papias. A professora sorria, enquanto as crianças entravam na classe, na pequena escola de Ensino Fundamental, no campus.
EMEF José Benigo Gomes. REFLEXÃO “PROFESSORA JULIANA” Após o projeto aprendi que ao preparar as minhas aulas devo levar em consideração o que os alunos.
O que é felicidade?.
 Introdução  Atividades realizadas no Colégio Tomaz Edson de Andrade Vieira  Atividades realizadas no Colégio Vital Brasil  Conclusão EXPERIÊNCIAS.
Transcrição da apresentação:

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ DEPARTAMENTO DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS CULTURA E ENSINO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA MODERNA NA ESCOLA

Estudo Etnográfico “Professoras de Alfabetização que constituem a primeira geração em sua família com cultura escolar” Curitiba / 2006

Equipe: Caroline Tortato Lauremir Dudek

Introdução A formação do professor é uma questão essencial no que diz respeito ao sucesso e/ou ao fracasso da aprendizagem. Em muitos casos, pelas palavras do professor ou pelos seus olhos que as crianças conhecem muitas coisas, formam opiniões, solidificam uma ideologia.

Assim, o professor contribui diretamente na formação da visão de mundo do aluno e, não apenas o professor, como também toda a cultura escolar, coloca os indivíduos frente a várias situações que ele não teria oportunidade de enfrentar sem a escolarização.

Pensando nisso... Decidimos pelo tema de nossa pesquisa: Professoras de Alfabetização que constituem a primeira geração em sua família com cultura escolar

Professoras de alfabetização por se tratarem das primeiras “formadoras” de opinião Primeira geração para que possamos contrastar com as dificuldade enfrentadas na própria família

O corpus do trabalho - 7 questionários - Todas trabalham com alfabetização - O tempo de experiência varia de 6 a 30 anos - Todas concluíram o ensino superior sendo que algumas fizeram cursos de especialização - A faixa etária das entrevistadas varia de 28 à 46 anos de idade

Da formação para lecionar 100 % das entrevistadas informaram a data de conclusão do ensino médio (antigo magistério) como sendo a data que estavam preparadas para dar aulas Curiosidade: Uma delas começou a lecionar quando ainda estava na 8ª série

Dado importante Nenhuma entrevistada iniciou o curso superior imediatamente após a conclusão do magistério

Prováveis motivos: 1º - O magistério era um dos poucos cursos que preparava o aluno para uma profissão definida já no segundo grau 2º - Existia como hoje uma grande dificuldade para se cursar o ensino superior

Além disso... Em famílias onde os pais mal aprenderam a ler e escrever, ou que ainda na infância tiveram que abandonar os estudos para trabalhar e ajudar no sustento da casa, ter o segundo grau concluído já era um privilégio.

O que permitiu que você estudasse mais que seus pais? “O esforço e dedicação de minha mãe. Ela queria algo melhor para seus 6 filhos. Apesar de viúva, nunca media esforços para que pudéssemos concluir o 2º grau”. (Inês).

O que permitiu que você estudasse mais que seus pais? “Como perdi meu pai muito cedo, minha mãe ficou com 6 filhos para criar sendo 5 meninas e 1 menino. Como ela não tinha muito estudo sofreu muito. Então ela sempre dizia que queria que nós estudássemos, pois não poderia nos oferecer coisa melhor e sempre falava que o estudo era a maior herança que iria nos deixar, que o estudo ninguém tira das pessoas”. (Maria Regina)

Como foram as condições para que você estudasse até onde estudou? 100% das entrevistadas responderam... DIFÍCEIS!

Como foram as condições para que você estudasse até onde estudou? “Difíceis, pois para concluir a graduação e a pós-graduação tive que me estabelecer profissionalmente para poder pagar o curso.”(Cristiane) “Difíceis, pois para concluir a faculdade e a pós-graduação tive que trabalhar dois períodos como professora e estudar no período noturno, conciliar problemas particulares e de saúde na família.” (Sandra)

Outras dificuldades “Conclui o curso primário numa escola isolada, classe multi-seriada próxima da minha casa. Ia à pé. No ginásio estudei numa escola estadual que ficava três quilômetros de casa, no qual ia com condução escolar. No 2º grau estudei em colégio particular, o qual no 1º ano precisava andar alguns quilômetros para pegar o ônibus.

Outras dificuldades No 2º e 3º ano o ônibus já passava em frente a minha casa. 15 anos depois, já casada e com 2 filhos, fiz o curso de Pedagogia em Presidente Prudente - SP. Estudava em casa e ia uma vez por mês para fazer as provas. Terminada a faculdade no ano seguinte fiz o curso de especialização.

Outras dificuldades Não foi fácil pois tinha que dividir as tarefas escolares com o trabalho, os cuidados com a casa, com os filhos e com o marido.” (Luci)

Que nível de escolaridade você gostaria que seus filhos tivessem? “Sempre sonhamos mais para nossos filhos.” (Elis) “Hoje as condições de transporte, o acesso a cursos bem como o apoio favorecem para que tenham oportunidades melhores, apesar da concorrência. Mas a escolha deve ser feita por elas. O que vem como imposição pode trazer frustração e infelicidade.” (Inês)

Como foi ou tem sido a sua adaptação com as novas tecnologias? Neste ponto podemos subdividir as entrevistadas... - pelo tempo de formação; - pelo tempo de experiência em sala.

Como foi ou tem sido a sua adaptação com as novas tecnologias? “Foi tranqüila, com o tempo e força de vontade conseguimos nos adaptar com tudo.” (Cristiane, 12 anos de experiência) “Com os novos métodos de ensino já me adaptei com cursos de aperfeiçoamento que fiz. Quanto à tecnologia das máquinas ainda não estou familiarizada. Se tivermos que usar computadores com os alunos acho que vou pedir a aposentadoria” (Maria Regina, 27 anos de experiência)

Mudanças no relacionamento “Através do estudo conhecemos um pouco mais sobre o mundo e as pessoas que nos rodeiam, assim, estamos em constante evolução de aprendizagem e isso é muito importante nos dias de hoje.” (Joziane)

Mudanças no relacionamento “O meu relacionamento com as pessoas é diferenciado quanto às questões de assunto, interesses, necessidades, porém quanto ao fato de manter relacionamentos por amizade, de ajuda às pessoas, é o mesmo de meus pais. Meus pais, apesar da pouca cultura, sempre tiveram facilidade e um ótimo relacionamento com as pessoas. Eu tenho também muita facilidade de estabelecer relacionamentos e isso acho que aprendi com eles.” (Inês)

Na prática...

Na prática...

Na prática...

Na prática...

Na prática...

Na prática...