Rayana Dias Santos Prof. Dr. Nilson Rogério da Silva

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Escorpionismo na Região de Caetité, Bahia Resultados e Discussão
Advertisements

Patrocinadores: I ENCONTRO DE CUIDADOS PALIATIVOS & TERMINALIDADE
ESTRESSE E ENFERMAGEM: ESTUDOS DE CASO
Trata-se de uma apresentação feita por Sandra Teixeira no dia 17 de Agosto de 2006, no II Seminário de Desenvolvimento Gerencial e Organizacional da Secretaria.
Negociação e conflitos: aplicação de ténicas
São realizadas, predominantemente, atividades de educação em saúde seguindo conteúdos de a programática de programas do Ministério da Saúde, não baseadas.
O Enfermeiro de Saúde Familiar.
Curso de Especialização em Assistência e Atenção Farmacêutica
Hospital Heliópolis Biologia Molecular 2009
AVALIAÇÃO DO GRAU DE DEPENDENCIA DO IDOSO ACAMADO E A SOBRECARGA DO CUIDADOR NO MUNICÍPIO DE SANTA CRUZ DO RIO PARDO-SP ALUNO (A): Luizete de Sousa Alexandre.
EXCLUSÃO SOCIAL O conceito de exclusão : ato pelo qual alguém é privado ou excluído de determinadas funções. A exclusão social implica numa privação.
Investigação de Surtos Exercício
PROJETO EDUCAÇÃO EM SAÚDE NO TRABALHO: ESPAÇO CONSTRUÍDO PARA QUALIDADE DE VIDA Renata Trasse de Oliveira Barbosa, Rogério de Oliveira Rodrigues, Naara.
Humanização Processo Pessoal, Interpessoal e Institucional
CONVERSANDO SOBRE ESTRESSE COM EDUCADORES Mara Teresinha dos Santos, Aniéla Prezinwski, Cármen Marilei Gomes.
VIII Congresso Mineiro de Nefrologia
Waléria Cristina Hipólito Gonçalves
UNIVERSIDADE PAULISTA UNIP
AUTOMEDICAÇÃO EM ESTUDANTES DE MEDICINA
Universidade Federal de Santa Catarina Centro de Ciências da Educação Departamento de Ciências da Informação Controle do Registro do Conhecimento III Profª.
Projeto A inclusão em sala de aula: Aceitação e possibilidades
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO
TERAPIA OCUPACIONAL NO ACOMPANHAMENTO DE PACIENTES
VOLUME DA DEMANDA/ATENDIMENTO
Autores:FÁTIMA BEATRIZ MAIA (UFRJ) PAULA DA CRUZ MORAES (UFF)
Marcus Tolentino DECIT/SCTIE/MS
“Intensificação do cuidado para melhoria da adesão ao tratamento de pessoas com Hipertensão Arterial atendidas na atenção primária: ensaio clínico pragmático”
A FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO: CURRÍCULO DE ENFERMAGEM
ESTRESSE EM RESCÉM-NASCIDOS NA UTI-NEONATAL: Papel da equipe de enfermagem acerca dos fatores desencadeantes. 1Edina Silva Costa 2Sônia Samara Fonseca.
Metodologias de Intervenção Psicológica
Adesão ao tratamento farmacológico de pacientes com hipertensão arterial e /ou diabetes mellitus atendidos no Programa de Saúde da Família de Blumenau.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ Projeto de Vivência na Integração Médico Paciente - PROVIMP Agressividade na Prática Médica Luziane Santiago Silva.
Área: Relações Internacionais Título – O campo de atuação do profissional de Relações Internacionais na região da Grande Florianópolis: características.
RESULTADOS E DISCUSSÃO
Avaliação da grade curricular das escolas de medicina do estado de Santa Catarina e a contribuição da disciplina de “Toxicologia”. PUIC Individual. Saúde.
EUGENIO PAES CAMPOS PROF. DR. MÉDICO CARDIOLOGISTA
MORTE COM DIGNIDADE – DIRETRIZES ANTECIPADAS DE VONTADE
Paciente Terminal e o Tratamento
UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA - PIBIC O CUIDADO EM SAÚDE.
Cognitivo-Comportamental
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA CENTRO DE EDUCAÇÃO DE ENSINO SUPERIOR NORTE – RS CAMPUS PALMEIRA DAS MISSÕES Profa. Dra. Marta Cocco da Costa Profa.
Análise dos serviços de cuidados prestados no Serviço de Atenção Farmacêutica (SAF) do Curso de Farmácia da UNISUL. Ciências da Saúde. CORRÊA, TAÍS DOS.
Sistematização da Assitência de Enfermagem na Oncologia
Secretaria do Estado de Saúde do Distrito Federal Hospital Regional da Asa Sul ATENDIMENTO DO PACIENTE COM SIBILÂNCIA NA EMERGÊNCIA DO HOSPITAL REGIONAL.
Atividades Físicas e Atendimento de Emergência
“Satisfação dos usuários de um serviço público-privado de saúde no nordeste do Brasil e o direito à saúde” Geraldo Bezerra da Silva Junior1, Eduardo Rocha.
CUIDADOS PALIATIVOS PROF. LUCIA.
Universidade Federal do Ceará Faculdade de Farmácia, Odontologia e Enfermagem Departamento de Enfermagem AUTO-EXAME DAS MAMAS E FATORES ASSOCIADOS EM MULHERES.
Universidade Estadual do Piauí O NOVO PARADIGMA DA GESTÃO DE PESSOAS
Informática Aplicada a Educação II Profº Gilca Dos Santos Vilarinho Introdução Educação á Distância III Profº Zeila Miranda Didática doa Meios II Profº.
I Jornada Interdisciplinar da Liga Acadêmica de Oncologia
AIDS: aspectos psicossociais e psicossomáticos
Semana de Psicologia PUC – RJ O Psicólogo no Hospital Geral O Psicólogo no Hospital Geral Apresentação: Decio Tenenbaum Apresentação: Decio Tenenbaum Material.
Psicologia Hospitalar
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais Curso de Graduação de Enfermagem 4° período O que os pacientes com acidente vascular encefálico sabem.
Centro Regional de Formação Permanente Prof. João Ferreira da Silva Filho -UFRJ Macaé Saúde Mental, Álcool e Outras Drogas Ensino Pesquisa e Intervenção.
NOÇÕES BÁSICAS SOBRE INTERVENÇÃO EM SAÚDE
Metodologia da Pesquisa
Aluna: Lara Pereira Orientador: Dr Jefferson Pinheiro Brasília, 2 de dezembro de 2015 ABORDAGEM INADEQUADA DO HPV NA INFÂNCIA:
DIFICULDADES ENCONTRADAS PARA O TRABALHO NUMA COMUNIDADE SURDA: A EXPERIÊNCIA DO COMUNICA Introdução: O COMUNICA - projeto de extensão que trabalha pelo.
Paloma Gabrielly Amorim Monteiro Antonio Dean Barbosa Marques
CUSTO DO TRABALHO DE ENFERMAGEM NO TRATAMENTO DE ÚLCERA POR PRESSÃO ESTÁGIO III E IV EM UM HOSPITAL DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA Ana Caroline Silva Caldas,
Amanda Delmondes de Brito Fontenele Elaine Carininy Lopes da Costa
INDIVÍDUOS PORTADORES DE DÉFICIT AUDITIVO E PERDA TOTAL DA AUDIÇÃO: ACESSIBILIDADE À SAÚDE Diene A. Seixas2,Thaíssa G. B. de Figueiredo1, Átila da S. e.
Apoio matricial em Saúde Mental
Prevalência de pé diabético em um ambulatório de cuidados com lesões Mirella de Souza Barbosa*, Maria Mayara Araújo Pereira, Jéssica Alcântara de Lira.
1 ANOTAÇÕES DE ENFERMAGEM: O CONHECIMENTO DOS PROFISSINONAIS EM RELAÇÃO À SUA IMPORTÂNCIA E IMPACTO NO FATURAMENTO DAS INSTITUIÇÕES DE SAÚDE Ana Carolina.
Bioética e cuidados paleativos na assistência à saúde O conceito de cuidados paleativos a pacientes terminais ficou conhecido a partir da década de 60,
Consumo de álcool e tabaco através do AUDIT e FAGERSTROM em pacientes internados na clínica médica do Hospital Universitário Cassiano Antônio de Moraes.
Conceituação Cognitiva
Transcrição da apresentação:

Rayana Dias Santos Prof. Dr. Nilson Rogério da Silva “STRESS E ATITUDES DIANTE DA MORTE EM PROFISSIONAIS NA ÁREA DE CUIDADOS PALIATIVOS” Rayana Dias Santos Prof. Dr. Nilson Rogério da Silva

Objetivos Avaliar a presença de indicadores de stress e atitudes diante da morte junto a profissionais que atendem pacientes em cuidados paliativos. Introdução O ambiente hospitalar constituir um meio que favoreça o adoecimento dos profissionais da saúde em função da presença de inúmeros fatores que podem ser considerados estressores, sobretudo, no caso de pacientes em cuidados paliativos, cujo contato constante com a morte pode desencadear reações e atitudes negativas. Método Participaram 14 profissionais da saúde do Hemocentro e Hospital de Clínicas em uma cidade do interior do Estado de São Paulo. O trabalho foi aprovado pelo comitê de ética da universidade responsável pelas instituições. Os instrumentos utilizados foram: 1.TCLE; 2. Roteiro para caracterização dos participantes; 3. Inventário de Sintomas de Stress de Lipp; 4. Escala de Perfil de atitudes perante a morte- DAP-R.

Quanto ao enfrentamento da morte, verificou-se que 49,4% dos profissionais demonstraram ter medo da morte e 53% evita este tema. Por outro lado, 49,4% encaram a morte como algo natural no ciclo da vida, 58,6% possui a crença em uma continuidade mais feliz após a morte e 40% dos participantes demonstraram encarar a morte como um alívio ao sofrimento. Considerações Finais O trabalho apresenta dados relevantes sobre o stress e a dificuldade de profissionais que atuam na área de cuidados paliativos em lidar com a morte, podendo subsidiar futuras intervenções junto a esses profissionais. Resultados e Discussão Os resultados parciais mostram que os profissionais lidam frequentemente com a morte de pacientes e todos relataram não ter recebido treinamento sobre o tema, apontando a falta de suporte para lidar com a morte(36%) como uma das principais dificuldades encontradas no trabalho.