SANEAMENTO E SAÚDE.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
As diferentes tecnologias e as alterações na natureza
Advertisements

Um só planeta. Uma só casa!
Saneamento Básico Professora e enfermeira : Carla Gomes e Patrícia Lins.
O espaço geográfico e as atividades humanas
2. SISTEMA PÚBLICO DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA IMPORTANCIA DA ÁGUA PARA MANUTENÇÃO DA VIDA
Formação ambiental solo. Formação ambiental solo.
Lixo e sua influência sobre os recursos naturais
Doenças associadas à falta de saneamento básico - Saúde Pública Veterinária - Juliana Felipetto Cargnelutti Santa Maria, maio.
ÁGUA E SAÚDE.
Reciclagem de lixo orgânico
Água.
Evolução Histórica da Saúde Ambiental
ESGOTAMENTO SANITÁRIO
POLUIÇÃO ATMOSFÉRICA.
Saneamento da Habitação
Saneamento ambiental Iana Alexandra
Saneamento ambiental Iana Alexandra
Saneamento Ambiental em Áreas de Recreação
Introdução e Conceitos Fundamentais
INDICADORES AMBIENTAIS
Aspectos gerais A doença diarreica aguda ainda é um dos grandes problemas de saúde pública no mundo, sendo uma das principais causas de morbidade e.
FACULDADE DE ENGENHARIA SÃO PAULO CH3 - Saneamento
SANEAMENTO.
Desenvolvimento Sustentável Prof Marlon A Santos
Doenças Transmissíveis e seus Agentes Causadores
Ministrantes: Rafaela Lebrego Priscyla Santiago
Revisão de ciências Avaliação dia 04/09/2013.
Doenças relacionadas à água
Doença Diarréica.
POLUIÇÃO DAS ÁGUAS E DOÊNÇAS TRANSMITIDAS
Cuidados em saúde nos abrigos
Contribuição da ABES/AL à Pré-Conferência de Resíduos Sólidos
Doença Modo de transmissão Doença Modo de transmissão
Meio Ambiente e Recursos Naturais Água na Saúde e na Doença
Ciências O solo e a saúde do corpo – cap. 7 (6ª série)
POLUIÇÃO BIOLÓGICA (A água de má qualidade pode ser fatal)
O Ambiente e suas implicações para a Saúde
Quantidade de água disponível
Cristiane Liberali Dalva Gugeler Malú Rocha Samara de Matos
Parasitologia Clínica Introdução
Manejo dos resíduos urbanos: Gerenciamento de Resíduos
QUESTÕES AMBIENTAIS E URBANÍSTICAS
Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano
Meio Ambiente e Qualidade de Vida
VERMINOSES.
Água e Saúde.
Lixo, para onde vai esse resíduo?
Professor Alan Alencar
VIGILÂNCIA EM SAÚDE AMBIENTAL: Fatores Biológicos
Carolina Baretta e Rafaela
ÁGUA.
Medidas de Saúde Coletiva
Curso Técnico de Agente Comunitário de Saúde – Cajati – SP – 2013
Gizelda Rodrigues de Araújo
“A água faz parte do patrimônio do planeta.
VIGILÂNCIA AMBIENTAL EM SAÚDE
Disciplina: Parasitologia Profª. Janine Fernandes
FACULDADE DE TECNOLOGIA E CIÊNCIAS - FTC CURSO DE ENGENHARIA CIVIL Disciplina: Instalações Hidráulicas e Sanitárias Docente: Eng.ª Kelly Galvão.
Resíduos sólidos – Coleta Seletiva Eng. Antônio Carlos Silva Sampaio Campo Grande, MS – Agosto, 2011 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO.
Disciplina: Educação Ambiental
SAÚDE E MEIO AMBIENTE CURSO DE FISIOTERAPIA
AVALIAÇÃO DAS CONDIÇÕES DE SANEAMENTO AMBIENTAL NA COMUNIDADE DE CAMURIM – ITAIÇABA – CEARÁ. Esp. Francisco Adriano Maciel Costa Ms. Romildo Lopes de Oliveira.
Seminário da Campanha da Fraternidade Ecumênica Resíduos Sólidos
CAMPANHA DA FRATERNIDADE ECUMÊNICA 2016 VER A NOSSA CASA COMUM “ CASA COMUM, NOSSA RESPONSABILIDADE CASA COMUM, NOSSA RESPONSABILIDADE.
A QUESTÃO AMBIENTAL NO ENSINO DO PRIMEIRO GRAU. Centra-se no desenvolvimento de valores/ atitudes/ posturas éticas -> domínio de procedimentos. Critérios:
Milena Rossetti Biomédica Técnica Química da Comusa
twitter.com/funasa.
Poluição dos Recursos Hídricos
Epidemia, Endemia e Pandemia.
Transcrição da apresentação:

SANEAMENTO E SAÚDE

SAÚDE E AMBIENTE SAÚDE - Para a OMS o conceito de saúde diz que: “é um estado de completo bem-estar físico, mental e social, e não apenas a ausência de distúrbios ou doenças”, SAÚDE AMBIENTAL – para a OMS (2006): “conjunto de consequências na saúde da interação entre a população humana e o meio ambiente físico (natural e o transformado pelo homem) e o social”.

QUALIDADE DE VIDA A qualidade de vida de uma população depende de suas condições de existência, do seu acesso a certos bens e serviços econômicos e sociais: emprego e renda, educação básica, alimentação adequada, acesso a bons serviços de saúde saneamento básico, habitação, transporte de boa qualidade etc.....

URBANIZAÇÃO E CIDADES SAUDÁVEIS A saúde na cidade fica restrita a problemas de poluição ambiental e a falta de serviços para uma determinada porção da população, isso se deve ao processo de rápida urbanização. A ocupação do espaço urbano de maneira desordenada e sem planejamento provoca a falta de estruturação para a totalidade da população.

URBANIZAÇÃO E CIDADES SAUDÁVEIS Os processos de urbanização e a industrialização, fizeram aumentar a quantidade e variedade de contaminantes químicos eliminados no meio ambiente, alterando o bem-estar e a qualidade de vida das pessoas.

Rápida ocupação do espaço urbano.

Cidades saudáveis Atribuindo-se a degradação ambiental como a principal causadora de doenças relacionadas ao ambiente, considerou-se que os cuidados com o ambiente nas cidades deveria ser organizado e fiscalizado, de maneira a contribuir o bem-estar social. Poluição urbana – no solo (dejetos humanos e lixo), na água (dejetos humanos e industriais) e no ar (fumaça e poluidores industriais).

ÁGUA , LIXO, DRENAGEM E ESGOTO

AMBIENTE E DEGRADAÇÃO AMBIENTAL Mais de um bilhão de habitantes da Terra não tem acesso a habitação segura e serviços básicos de saneamento como: abastecimento de água, coleta e tratamento de esgoto e coleta, tratamento e destinação adequada dos resíduos sólidos. A falta de todos esses serviços, além de trazer altos riscos para a saúde, são fatores que contribuem para a degradação do meio ambiente.(BRASIL, FUNASA, 2006)

Um grama de fezes pode conter 10 milhões de partículas virais, um milhão de bactérias, mil cistos de parasitas e 100 ovos de parasitas.

AGUA DISPONÍVEL A água passa a ter papel importante na dinâmica social de uma cidade. Segundo a FUNASA (2006) algumas comunidades captam água subterrânea para abastecimento público, mas a maioria delas se aproveita de águas superficiais que após o tratamento é distribuída para as residências e indústrias.

FORMAS DE CAPTAÇÃO DAS ÁGUAS

Localização de Fossa seca A água pode ser contaminada dentro dos cursos de água pelo processo de captação mal feito ou mesmo pela construção de fossa em locais inadequados. Localização de Fossa seca

DOENÇAS DE VEICULAÇÃO HÍDRICA Doenças de transmissão feco-oral 1. Diarréia 2. Febres entéricas 3. Hepatite A 1 .Infecções por salmonella, Cólera, Shigelose, Infeções intestinais bacterianas, amebíase, infecções por protozoários, doenças intestinais provocadas por vírus. 2. Febre tifoide e Febre paratifóide Doenças transmitidas através de contato com água. 1. Esquistossomose 2. Leptospirose

Modo de propagação de doenças por excretas humanas

Algumas doenças relacionadas a falta de saneamento.

RESIDUOS SÓLIDOS RESIDUOS - São considerados materiais inerentes das atividades humanas, que devem ser depositados adequadamente uma vez que são poluentes ambientais, seja pela sua degradação e deteriorização, como pela sua ação antiestética no ambiente. Os resíduos sólidos são materiais heterogêneos, (inertes, minerais e orgânicos) resultantes das atividades humanas e da natureza, os quais podem ser parcialmente utilizados, gerando, entre outros aspectos, proteção à saúde pública e economia de recursos naturais.

Manutenção do ambiente urbano livre de resíduos sólidos – roçar, coletar lixo ou pintar o meio fio são formas de manutenção ambiental.

VETORES FORMAS DE TRANSMISSÃO DOENÇAS RELACIONADAS AO LIXO RATO E PULGA Mordida, urina, fezes e picada Leptospirose, peste bubônica e tifo murino. MOSCAS Asa, patas, corpo, fezes e saliva Febre tifóide, cólera, amebíase, desinteria, giardíase, ascaridíase. MOSQUITOS Picada Malária, febre amarela, dengue e leishmaniose BARATA Asas, patas, corpo e fezes Febre tifóide, cólera e giardíase GADO E PORCO Ingestão de carne contaminada Teníase e cisticercose CÃO E GATO Urina e fezes Toxoplasmose.

LIMPEZA URBANA E SAÚDE A limpeza urbana assume assim um caráter de organização e preservação não só da estética da cidade mas também da saúde de seus habitantes. Diminui o risco de contaminação e transmissão de doenças, melhora a estética e a característica das habitações.

AÇÕES E PROGRAMAS DE PROMOÇÃO A promoção á saúde definida na Carta de Ottawa é entendida como: “processo, através do qual a população se capacita e busca os meios para conseguir controlar os fatores que favorecem seu bem-estar e o da comunidade ou que a podem estar pondo em risco, tornando-a vulnerável ao adoecimento e prejudicando sua qualidade de vida.”

Contato: saneamento.nascente@gmail.com CONSIDERAÇÕES FINAIS SANEAR PARA MAIS SAÚDE Contato: saneamento.nascente@gmail.com Luciana Silva Engenheira Sanitarista/Mestre em Engenharia de Edificações e Ambiental Tel: (65) 9642-0802 eng.lucianasilva@gmail.com