LACAF I : LUC em Moçambique

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Desafios da Agricultura Familiar frente à crise econômica atual
Advertisements

Marcos S. Jank BIOELETRICIDADE DE CANA-DE-AÇÚCAR
Desempenho A eTesting Labs Inc constatou que o Windows XP é a versão mais rápida de Windows. Em média, os computadores que utilizam o Windows XP: –Tem.
INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES
TENDÊNCIAS DO AGRONEGÓCIO BRASILEIRO
DADOS DO CENSO 2010 Prof. Igor O. Franco - Geógrafo -
Sistemas Integrados de Manejo da Produção Agrícola Sustentável
I CENSO NACIONAL DE RESIDÊNCIA OU ESTÁGIO EM CIRURGIA CARDIOVASCULAR
68ª SOEEA Pesquisa e Inovação para o Desenvolvimento Brasileiro
Criação da COGEN RJ FECOMERCIO – 22/03/2003 Eng. Osório de Brito
O Modelo de Jesus para Crescimento e Serviço
A busca das mulheres para alcançar seu espaço dentro das organizações
Vamos contar D U De 10 até 69 Professor Vaz Nunes 1999 (Ovar-Portugal). Nenhuns direitos reservados, excepto para fins comerciais. Por favor, não coloque.
1 As Tecnologias da Informação na Administração Pública Indicadores Estatísticos Instituto de Informática Rosa Maria Peças Conferência A acessibilidade.
Prof Silvio Ribeiro ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS MATERIAIS E PATRIMONIAIS.
Produtividade e redução média dos custos de produção
CUSTO DE PRODUÇÃO E METODOLOGIA DE FIXAÇÃO DE PREÇOS MÍNIMOS Audiência Pública Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvovimento Rural.
A AGRICULTURA CANAVIEIRA E O MEIO-AMBIENTE
0 MINISTÉRIO DA AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO Câmara Temática de Insumos Agropecuários - CTIA Audiência Pública Norma que esclareça e harmonize.
Rio de Janeiro, 14 de maio de 2008
Crescimento Econômico Brasileiro : Uma Visão Comparada de Longo Prazo Prof. Giácomo Balbinotto Neto UFRGS.
Crescimento Econômico Brasileiro : Uma Visão Comparada de Longo Prazo Prof. Giácomo Balbinotto Neto UFRGS.
Crescimento Econômico Brasileiro : Uma Visão Comparada de Longo Prazo Prof. Giácomo Balbinotto Neto UFRGS.
A NOVA FRONTEIRA DO LEITE NO BRASIL
Informação em Saúde Suplementar
Roberto Brandão O problema do suprimento de combustíveis para termoelétricas.
Luiz José Maria Irias Cláudio Buschinelli
O processo de desconcentração industrial da Região Metropolitana de São Paulo Sueli Schiffer / 1.
Prof. Dr. José Eustáquio Diniz Alves Maio de 2007
Reunião de Gestores da Embrapa
Avanços na proposta do Novo Código Ambiental Brasileiro
Fabiano Silva Auditor em Programas de Certificação
Atividades e projetos : valorização e integração com a Rede QPC
SISTEMA DE CONTROLE DE REMANEJAMENTO E RESERVA TÉCNICA - SISCORT
Provas de Concursos Anteriores
O HOMEM DA PRÉ HISTÓRIA.
Automação de Serviços PCS2038 – Conceitos Gerais de Automação
PRINCIPAIS RESULTADOS CENSO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR 2010
Quanto pesa no varejo? Outubro – Dezembro / 2013.
Principais Tecnologias – NF-e
FEIRAS E EVENTOS A REFERÊNCIA DO FRANCHISING EM PORTUGAL. Data: Maio de 2013 Local: Lisboa Data e Locais: 31 de Março - Faro | 21 de Abril - Coimbra.
1 Jovens Urbanos 3ª edição Resultados da Avaliação Econômica Jovens Urbanos 3ª edição São Paulo março/2010.
Perspectiva: UNIVERSO TERRA HOMEM BRASIL PARANÁ no TEMPO
Estágio Supervisionado X
É notável o constante crescimento do segmento de turismo ao ganhar um novo público: a classe C.
Seminário Comércio Internacional
Proposta de Resolução secretaria de educação profissional e tecnológica ministério da educação brasília, agosto de 2010.
FEE - Centro de Informações Estatísticas Porto Alegre, 07 de Outubro de 2010 Destaques do Idese 2007
Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios – PNAD 2007
XXV Seminário de Balanços Energéticos Globais e Utilidades
Vitória, 15 de agosto de 2007 Perspectivas do Mercado de Energia Elétrica no Brasil Perspectivas do Mercado de Energia Elétrica no Brasil Miroel Makiolke.
PIB Municipal 2011 FEE / Centro de Informações Estatísticas / Núcleo de Contas Regionais Porto Alegre, 17 de dezembro de 2013.
DIA MUNDIAL DA ALIMENTAÇÃO
Prof. Edu Cursinho da poli ENEM – Um ensaio para a vida Módulo 3 - Matemática e suas tecnologias.
Situação do sector Horofrutícola Nacional COTHN Batalha 20 de Fevereiro 2014.
Sistema Estadual de Meio Ambiente
Informação em Saúde Suplementar Natal, setembro de 2007.
Seja bem-vindo ao Grupo CETEC Educacional S.A.   Prezado aluno ,   É com grande satisfação que informamos que o Instituto Brasileiro de Tecnologia Avançada,
Agrotóxicos, Transgênicos e Soberania alimentar
BRASIL Extensão territorial Km²;
Programa de Preservação das Áreas para Agricultura na British Columbia Apresentação para o Projeto Novos Cosórcios Públicos Brasil – Canada Outubro 16,
“ Agricultura e Meio Ambiente” Botucatu, 29 de outubro de 2007 Engº Agrº Cláudio Antônio Baptistella Gerente Técnico – PEMH CATI/SAA.
Projeção da população por sexo e idade: Brasil
APRESENTAÇÃO DOS RESULTADOS DEFINITIVOS E DE INDICADORES SÓCIO
Título da Apresentação Autor Escolha uma restrição e apague as outras Uso Exclusivo do(a) CTC ou Associada ou Área Uso Exclusivo das Associadas ao CTC.
Solo: elemento esquecido
Desenvolvimento Agrário e Industrial: Oportunidades para o Brasil
Planejamento Integrado de Recursos Energéticos no Oeste do Estado de São Paulo Novos Instrumentos de Planejamento Energético Regional visando o Desenvolvimento.
Zoneamento da Cana-de-açúcar e o Estado de Mato Grosso Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária Cuiabá – 06 de outubro de 2009.
1 Um novo paradigma na geopolítica energética das Américas Rio de Janeiro, 16 de Outubro, 2007 Uma apresentação para o GT de Bioenergia do CDES Annette.
Transcrição da apresentação:

LACAF I : LUC em Moçambique Notas ICONE 1

Principais fontes Parelelos Embrapa: http://www.cnpm.embrapa.br/projetos/mocambique/ Country Stat Moz: http://countrystat.org/home.aspx?c=moz&ta=144TIA312&tr=192 Instituto Nacional de Estatística (INE): http://www.ine.gov.mz/pt/Map FAO Country profiles: http://www.fao.org/countryprofiles/Maps/en/?iso3=MOZ Censos agrícolas (1999/2000 e 299/10) – A ser disponibilizado no site LACAF. Sugarcane Farming in Mozambique: http://www.mbendi.com/indy/agff/sugr/af/mz/p0005.htm

Principais características: Cana de açúcar Evolução prod histórica Usinas Company Province Shareholders Location Capacity (Tcd) Maragra Sugar Maputo Maragra SARL, Illovo Sugar Ltd S 25°27 E 32°46.8333  4.000 Xinavane Sugar Manufacturer Moçambique, local government, Tongaat-Hulett Ltd S 25°2.6 E 32°48.2  5.500 Mafambisse (Moçambique Sugar Manufact, Pvt Sofala Tongaat-Hulett Ltd, Moçambique, Government S 19°32.5 E 34°37.1 Marromeu (Sena SARL) Sena Holding Co, Tereos Group, Moçambique, Government S 18°17.25 E 35°56.867  4.500

Tecnologia TSB Agrícola Áreas extensas (100% grandes, segundo o censo 2010) Irrigação Passível de Mecanização (...) Industrial Atual (apenas açúcar) Possível? Maragra

Principais características: demanda e oferta por terra Área já ocupada Produtividade atual e projetada Áreas com restrição Edafoclimáticas Produção Alimentos Alto valor ambiental (parques e reservas, estoque de carbono) Zoneamento? Rentabilidade Áreas mínimas ocupação pelas comunidades locais (Cadastro nacional de terras) Principais demandas: Alimentos Ração Fibras Energia crescimento populacional Renda Grau de autossuficiência

Pastagens Até o momento não foram encontrados dados sobre área de pastagem em Moçambique. ICONE está buscando alternativas combinando informações de: Classes de uso e cobertura do solo (projeto paralelos/EMBRAPA) Gridded Livestock of the World (FAO) Censo agropecuário

Lei de terras Desde a alteração do Artigo 35 do Regulamento da Lei de Terra em Outubro de 2007, o processo de delimitação das comunidades locais encontra-se estagnado com muitas comunidades à espera de certificados oficiosos de direito de uso e aproveitamento da terra. Por outras palavras, nenhuma comunidade local recebeu certificado de uso e aproveitamento da terra, desde a alteração do Artigo 35. É assim que a Lei de Terras determina que as comunidades locais adquirem o direito de uso e aproveitamento da terra (DUAT) por ocupação. O significado jurídico da aquisição do DUAT por ocupação é que a atribuição deste direito às comunidades locais é feita directamente por lei e não por via de intermediação de nenhum acto administrativo a praticar pela Administração Pública. Na área da delimitação comunitária, ao total, a ORAM apoia a delimitação de 191 comunidades locais, equivalente a 4.078.156,15 hectares, reforçando deste modo os direitos de 860.956 camponeses, incluindo mulheres, homens, crianças e velhos....

Censo agrícola: ∆ área ha

Segurança alimentar

Obrigada! leila@agroicone.com.br