Indicadores de qualidade de produção científica

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Lilian Calò BIREME/OPS/OMS
Advertisements

Remando para a corrente principal os periódicos [de saúde (pública)] dos paises em desenvolvimento Abel L. Packer BIREME/OPAS/OMS, Director uma empresa.
Gestão Estratégica da Inovação
UNICEUMA – CENTRO UNIVERSITÁRIO DO MARANHÃO
Telma de Carvalho Lúcia Maria S. V. Costa Ramos
II ENCONTRO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DA SAÚDE Novos Desafios na Pós-Graduação em Medicina José Roberto Lapa e Silva Faculdade de Medicina da UFRJ Coordenador.
21ª Jornada da AMIMT 23/11/2007 Sandra Gasparini
Profª Ana Elisa Alencar Silva de Oliveira
Comunicação científica em Saúde Hooman Momen Instituto Oswaldo Cruz Fiocruz.
José Luis Michinel Eliane Santos Souza
Profa. Dra. Mônica de Campos Pinheiro
Março 2006 Lisboa1 Helena Donato Estudos bibliométricos uma nova competência para as bibliotecas.
5 de Nov 2005 Póvoa de Varzim 1 Helena Donato C. F. de Oliveira Patologia Mamária avaliação da actividade científica nacional através de indicadores bibliométricos.
O novo Qualis periódicos e a produção científica em Saúde Coletiva
Panorama das Publicações na Limnologia Brasileira Pinto-Coelho, R.M. & Morais Jr., C. A Departamento de Biologia Geral Instituto de Ciências Biológicas.
Indicadores de avaliação das revistas científicas nacionais
Eduardo S. Ponce Maranhão
Força de Evidência Científica e Grau de recomendação
Avaliação crítica de um artigo científico
Definições operacionais das variáveis do estudo
Classificação de vacinas
Divisão de Biblioteca e Documentação FMUSP
Base SCOPUS 2011 Divisão de Biblioteca e Documentação FMUSP.
Conteúdo Porque os cientistas escrevem? Porque os cientistas escrevem? Organização de um artigo de pesquisa Organização de um artigo de pesquisa Outros.
O Índice Garfield-Hirsch de impacto científico
Metodologia de Pesquisa para Ciência da Computação
Critérios de seleção de bases de dados bibliográficas da área da saúde
Instruções aos autores: conteúdo e importância para a
Indicadores de produção científica
CICLO VIRTUOSO DA CIÊNCIA BRASILEIRA E O PAPEL DA
Journal of Citation Reports Recursos B-on Journal of Citation Reports Saber usar Novembro,2008.
PORTAL.PERIODICOS CAPES Iniciado no ano 2000 o Portal oferece acesso ao texto completo de revistas científicas e tecnológicas, acesso a bases de dados.
7/10/2009ENEGEP Salvador Nei Yoshihiro Soma – Coordenador Adiel Teixeira de Almeida – Adjunto
Grupo de verbalização e de observação (GV/GO)
Análise Espacial e Temporal da Dengue no contexto sócio-ambiental do Rio de Janeiro, Tatiana Rodrigues de Araujo Teixeira Orientador: Oswaldo.
Copyright 2006 Thomson Corporation 1 Web of Knowledge Web of Science (WoS) Deborah Dias Thomson Scientific.
Coordenação Geral de Ensino da Faculdade
Um segmento dedicado à comunicação científica
Pesquisa em bases de dados na área da saúde
Disciplina: Metodologia da Pesquisa e Tecnologia
Compreender o papel da avaliação para uma boa gerencia 1 E. Maranhão Material elaborado para discussão n.
SciELO – FAPESP 27 de Setembro de Carlos Augusto Monteiro Editor Científico Professor Titular, Departamento de Nutrição Faculdade de Saúde Pública.
A Inteligência Colaborativa como Ferramenta para Gestão de Redes e Análise de Patentes em Dengue: um estudo de caso aplicado à saúde pública Dr. Jorge.
Métrica do Qualis: Exemplo da Química. Jornal da Ciência, Julho 2009.
REVISTA DE SAÚDE PÚBLICA Rita Barradas Barata Editora científica Coordenadora área Saúde Coletiva CAPES.
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM Nome do Programa: Física Centro: CCNE Área de avaliação: Astronomia/Física.
O desempenho dos periódicos brasileiros no JCR e SciELO Abel L. Packer Coordenador do Programa SciELO / FAPESP Assessor de Informação e Comunicação em.
Programas de Pós- graduação em Farmácia Total = 46 Mestrado= 27 Doutorado= 16 Profissional = 3 Norte = 1 Nordeste = 5 (UFC, Sergipe, UFRN, UFPE, UFJP)
DIMENSIONAMENTO DE PESSOAL DA SAÚDE: DESENVOLVENDO TECNOLOGIAS PARA O PLANEJAMENTO DE RECURSOS HUMANOS EM SAÚDE Celia Regina Pierantoni 1 Thereza Christina.
Co-Citação Camila Ascendina Nunes.
Divisão Técnica de Biblioteca e Documentação Universidade Estadual Paulista “Julio de Mesquita Filho” Campus de Botucatu Análise de citações Luciana Pizzani.
Indicadores de avaliação de densidade larvária [aedes aegypti] 2005 Eduardo S. Ponce Maranhão-médico,clínica médica[MSF]-MS,medicina social,epidemiologista,sanitarista-
PROJETO DE PESQUISA.
Cobertura de competências da epidemiologia aplicada- em escolas de saúde pública selecionadas X - O curso cobre o tema, os estudantes devem ter bom entendimento.
Resumo de Investigação Epidemiológica de Campo A maioria das investigações requerem as seguintes etapas ( nem sempre na mesma ordem) Eduardo S. Ponce Maranhão-
DISCIPLINA – RI.I QUALIS : PERIÓDICOS
ACS Publications Visão geral do programa de publicação de periódicos da ACS.
Qualis Periódico Brasília, Novembro Conjunto de procedimentos para estratificação da qualidade da produção intelectual Baseado nas informações fornecidas.
American Chemical Society Fundada em 1876, a American Chemical Society (ACS) é a maior sociedade científica do mundo; conta com mais de membros.
ISI Web of Knowledge TM CBD0201Recursos Informacionais II Brasilina Passarelli Abraão Antunes JP de Quadros Otávio Rossato Paula Souza.
Divisão Técnica de Biblioteca e Documentação Universidade Estadual Paulista “Julio de Mesquita Filho” Campus de Botucatu Índice H Luciana Pizzani Rosemary.
Apresentação REVISTAS Alexandre Lucas 2º. Trimestre
Divisão Técnica de Biblioteca e Documentação Universidade Estadual Paulista “Julio de Mesquita Filho” Campus de Botucatu Fator de Impacto Luciana Pizzani.
HighWire Press. HighWire Press é uma divisão da Stanford University Libraries, que desde 1995 tem a missão de auxiliar na disseminação de informação acadêmica.
PREPARAÇÃO DE UM ARTIGO CIENTÍFICO
A IMPORTÂNCIA DA COOPERAÇÃO INTERNACIONAL (SUL - NORTE) PARA O DESENVOLVIMENTO DA CIÊNCIA BRASILEIRA Eduardo Moacyr Krieger Paulo de Góes Filho Academia.
MED B12 FORMAÇÃO EM PESQUISA I Busca em bases de dados Prof. Daniel Athanazio Universidade Federal da Bahia Fundação Oswaldo Cruz.
Sem fronteiras: acesso livre na web multiplica leitores e colaboradores de revista de história das ciências Roberta Cardoso Cerqueira Ruth B. Martins da.
1 factor de impacto de revistas científicas 23 de Abril 2008 Biblioteca da UA.
PÓS GRADUAÇÃO DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR
Transcrição da apresentação:

Indicadores de qualidade de produção científica Nos últimos anos , os periódicos passaram a representar um dos principais meios p/divulgação dos resultados das pesquisa s, além de serem utilizados como parâmetro p/ avaliação da produção científica de pesquisadores e instituições por meio de várias ferramentas, como a bibliometria. Apresentamos aqui, o fator de impacto e o índice h. 2012 Obs Este material é um presente para os nobres cientistas , doutores , mestres ,e pesquisadores da Escola Nacional de Saúde Pública-Ensp-Fiocruz Eduardo S. Ponce Maranhão- médico, clínica médica/medicina interna[MSF-MS],medicina social[IMS-UERJ],planejamento de saúde[Ensp-Fiocruz],epidemiologista[Ensp-Fiocruz],vacinologista[OPAS],sanitarista[Fiocruz],força tarefa do SUS e do estado do Rio de Janeiro p/desastres , calamidades, e situações de risco-Dpto de epidemiologia e métodos quantitativos em saúde- Ensp –Fiocruz F.JPMar

Fator de impacto Fator de impacto= É uma ferramenta quantitativa p/ classificar, avaliar e comparar periódicos científicos, permitindo medir o seu desempenho e a sua relevância na comunidade científica . ObsO conceito de fator de impacto foi idealizado por Eugene Garfield em 1955,e esses fator é publicado anualmente desde 1963 no Journal Citation Reports ( JCR), produzido pelo Institute for Scientific Information (ISI),u a divisão da Thomsom Scientific. ESPM

Cálculo do Fator de Impacto  O cálculo do fator de impacto de um periódico em um determinado ano consiste na divisão de 2 elementos => Numerador = número total de citações recebidas no ano corrente por artigos publicados em um periódico nos 2 anos anteriores. Denominador = número total de artigos publicados no periódico em questão nos 2 anos. A fórmula base p/ calcular o fator de impacto é => Número total de citações recebidas A por artigos publicados em P durante (A-1)+(A-2) Fip = ------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------- Número total de artigos publicados em P durante (A-1)+(A-2) ESPM

cálculo de fator de impacto FI = fator de impacto P = periódico[revista] A = ano (A-1) + (A-2) = os 2 últimos anos Ex: de cálculo de fator de impacto-American Journal of Cardiology em 2006 Citações recebidas em 2006 por artigos publicados durante : 2004 = 2.781 2005 = 2143 Soma: 2004 + 2005 = 4.924 Número total de artigos publicados durante: 2004 = 824 2005 = 809 Soma: 2004 = 2005 = 1.633 Cálculo do fator de impacto = citações recebidas em 2006 por artigos publicados durante 2004 +2005 4.924 ---------------------------------------------------------------------------------------------------- = ------------- = 3.015 artigos publicados durante 2004 + 2005 1.633 ESPM

cálculo de fator de impacto[continuação] Obs nota-se que seria impossível realizar esse tipo de cálculo se não fossem os dados fornecidos pelos índices de citações  Ex: http://acess.isiproducts.com/wos http://info.scopus.com/ http://scholar.google.com Obs É importante ressaltar que o valor do fator de impacto dos periódicos pode variar de uma base de dados p/ outra, pois cada base de dados possui critérios próprios de qualidade p/ seleção e indexação das publicações , além de diferentes âmbitos de cobertura. ESPM

Fator de impacto de alguns periódicos em ciências da saúde por categorias Obs Os dados de fator de impacto de alguns dos periódicos apresentados abaixo foram extraídos do Journal Citation Reports (JCR), com ano base 2007. Para cada categoria é mostrado o valor da mediana do fator de impacto considerado pela CAPES como um parâmetro na classificação dos periódicos utilizados na divulgação da produção dos programas de pós-graduação. Fator de impacto de alguns periódicos ,por categoria Categoria mediana do fator de impacto Título do Jornal[revista] Fator de impacto Cardiologia 1.800 Circulation 12.755 Doenças Infecciosas 2.369 Lancet Infectious Diseases 12.058 Medicina Geral/ Interna 1.331 The New England Journal of Medicine 52.589 Pediatria 1.258 Journal of the American Academy of Child and Adolescente Psychiatry 4.655 ESPM

Índice H (hirsch index,fator h, índice h, h-index) Obs o índice h foi desenvolvido por Jorge E. Hirsch, um físico da Universidade da Califórnia, em San Diego . Ele propôs uma forma simples p/ quantificar a produção de um cientista com base na ordenação de seus trabalhos em função das citações recebidas. O Índice h é o número de artigos com um número de citações recebidas maior ou igual a esse número (> ou = ). Assim, um pesquisador possui um índice h se o número h de suas publicações (NP*)recebeu pelo menos h citações cada uma e o restante delas (NP-h) recebeu < ou = h citações cada uma . As publicações que receberam < ou=h citações são excluídas da contagem ! ESPM

Abordagem + simples p/ compreensão do tema, sem entrar em pormenores técnicos  As bases de dados da Web of Science , Scopus e Google Scholar possuem ferramentas que contabilizam as citações dos artigos e apresentam o índice h automaticamente. Nota É possível calcular o índice h utilizando-se os dados fornecidos por essas bases de dados , método que facilita a compreensão do processo. 1-Ordenam-se os artigos do pesquisador em função dos + citados[em ordem decrescente] 2-Assim, obtém-se 2 listas paralelas e verticais : 3-Uma lista com os trabalhos classificados de forma crescente e 4-Outra lista com o número de citações recebidas pelos respectivos trabalhos [ na ordem decrescente] 5-Encontra-se o índice h no ponto em que os valores das 2 listas se cruzam apresentando os seguintes dados. A- o último trabalho que recebeu o número de citações > ou = ao número de classificação que este ocupa na lista B- o primeiro trabalho que recebeu o número de citações < ou = ao valor de classificação do trabalho anterior ESPM

Exemplo de como encontrar facilmente o índice h de um pesquisador na base de dados Web Science. O autor ESPM tem 26 artigos encontrados na Web of Science .Observando o resultado da pesquisa , no qual as referencias foram ordenadas pelo número de citações[ordem decrescente] verifica-se que o índice h de ESPM é 7 ,pois seu 7º artigo + citado recebeu 9 citações (> ou =) e o 8º artigo + citado 7 citações (< ou =). Resumindo , ESPM possui 7 artigos que foram citados 7 ou + vezes. Os outros trabalhos desse autor[ grande cientista patrício]são excluídos da contagem, pois receberam menos de 7 citações. Nota Apesar de ser um indicador influente, o índice h não é considerado um fator determinante p/ o financiamento de pesquisas as possibilidades de alcançar valores elevados de h é muito difícil. Obs É importante destacar que o índice h não depende do número de trabalhos publicados e não é influenciado por artigos com alto índice de citações. ESPM

Conclusão O uso de indicadores na avaliação da produção científica de pesquisadores e instituições requer conhecimento pleno sobre o contexto p/ determinar a melhor abordagem metodológica ESPM

Índices do autor F.L (anexo) epidemiologia Editar Índices de citações: Todos I Desde 2002 CitaçõesI 393 I 165 Ídice h I 4 4 Índice iI0 I 3 I 2 Índice h é o maior número h, sendo que h publicações possuem, no mínimo, h citações. A segunda coluna mostra a versão "recente" desta métrica, que é o maior número h, sendo que h publicações possuem, no mínimo, h novas citações nos últimos 5 anos. Índice i10 é o número de publicações com, no mínimo, 10 citações. A segunda coluna mostra a versão "recente" desta métrica, que é o número de publicações que receberam pelo menos 10 novas citações nos últimos 5 anos. Este é o número de citações de todas as publicações. A segunda coluna tem a versão "recente" desta métrica, que é o número de novas citações nos últimos 5 anos para todas as publicações. ESPM

Localização do índice h do autor ESPM na Web of Science [anexoI] ARTIGOS 1.Título :.................................................................................... Índice h de ESPM é + 7resumindo ESPM possui 7 artigos que foram citados 7 ou + vezes. Autor(res):............................................................................. Fonte:..............................................ano.2005 Vezes citado: 48 2.Título:............................................................................... Autor(res);................................................................. Fonte:...............................................ano.2004. Vezes citado:44 3.Título:...................................................................... Autor(res):............................................................... Fonte:................................................ano. 2005 Vezes citado : 30 4.Título:........................................................................... Autor(res):................................................................................. Fonte:..................................................ano.2004 Vezes citado:24 5.Título:...................................................................................... Auto(res):.................................................................. Fonte:....................................................ano.2003 Vezes citado:22 6.Título:......................................................................... Autor(res):................................................................... Fonte:...................................................ano.1998 Vezes citado:10 {7}.Título:.......................................................................................,-----------Índice h -último trabalho que recebeu o número de citações > ou = ao valor de classificação na lista Fonte:...................................................ano..2006 Vezes citado:9 -----------------------------------------------------------------------número de citações recebidas > ou = ao valor de classificação do trabalho na lista 8.Título:................................................................................... Autor(res):...................................................................................... Fonte:..................................................ano..1996 Vezes citado:7 ---------------------------------------------------------------------------------Primeiro trabalho que recebeu número de citações < ou = ao valor de classificação do trabalho anterior da lista 9.Título:....................................................................................... Autor(res):.................................................................................... Fonte:..................................................ano.2006 Vezes citado:4 ESPM

Referencia básica Indicadores de qualidade de produção científica –Isabel Bueno Santos Menezes- Livro=Gestão do Conhecimento médico-artmed,2009