Ymiracy N. de Souza Polak

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Transcrição da apresentação:

Ymiracy N. de Souza Polak EM BUSCA DO RESGATE DAS PERSPECTIVAS ECONÔMICA, POLÍTICA E SOCIAL EM EAD Ymiracy N. de Souza Polak

OBJETIVOS Refletir sobre o cenário atual da EAD, questionar o vivido e apontar possíveis alternativas que oportunizem o atendimento do ensejado por esta modalidade de ensino e trabalho. Discutir aspectos econômicos, políticos e sociais, tendo em vista o resgate das perspectivas em foco. Contribuir com uma maior visibilidade, e credibilidade dos processos vivenciados em EAD, com a redução de custo e a fragmentação dos processos. Ymiracy N. S. Polak

Corrida entre a educação e a catástrofe EAD no Século XXI Crise paradigmática Venceu a barbárie novamente? Qual o papel da educação neste novo contexto político? Qual é o papel da educação na era da informação? Que perspectivas podemos apontar para educação no terceiro milênio? Para onde vamos? (Gadotti) Imobilismo Corrida entre a educação e a catástrofe (Wells) Ymiracy N. S. Polak

Falar em perspectivas é falar de esperança no futuro. “olhar até o fim, examinar atentamente”. “olhar através, ver bem, claramente”. (Farias Ernesto) Falar em perspectivas é falar de esperança no futuro. “uma antecipação qualquer do futuro: projeto, esperança, ideal, ilusão, utopia”. (Abbagnano) Ymiracy N. S. Polak

EM BUSCA DO RESGATE DAS PERSPECTIVAS ECONÔMICA, POLÍTICA E SOCIAL HISTÓRICA PERSPECTIVAS SOCIAL POLÍTICA ECONÔMICA Ymiracy N. S. Polak

A EVOLUÇÃO DAS TECNOLOGIAS DE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA Primeira tecnologia: o livro impresso (século XV): a replicação maciça e barata do conhecimento. Possibilitou a alfabetização da população Segunda tecnologia: o correio (século XVIII): distribuição de material impresso a grandes distâncias. Possibilitou o ensino por correspondência. Comunicação bidirecional com o professor. Terceira tecnologia: os meios eletrônicos (século XX):Telégrafo, telefone, rádio, TV e rede de computadores Ymiracy N. S. Polak

Questões inerentes as Perspectivas em Foco Cidadania. Articulação EAD/Presencial Modelo de Gestão Sustentabilidade Engajamento com a sociedade. Tutoria (legalização, formação, tipo). Ensino de línguas. Material didático. Papel docente (ampliação). Avaliação. Educação básica. Agregar benefícios dos meios aos resultados. Planejamento. Política ECONÔ MICA Social Modelo de Gestão Envolvimento social. Interculturalidade. Cibercultura. Autonomia. Ensino de língua. Questionar sobre o que estamos contribuindo com o social. Modelo de Gestão. Redução de custo Infraestrutura. Planejamento. Intercâmbio interinstitucional. Socialização do trabalho- Parcerias público –privado. Empresa/universidade Agregar valor a capacidade intelectual. Maximizar suas potencialidades Ymiracy N. S. Polak

Alternativas Perspectiva social Ensinar a pensar criticamente. Correlacionar conceitos . Capacitar quanto ao uso de novas metodologias e de linguagens inclusiva à linguagem eletrônica. Ampliar divulgação dos projetos e da interferência dos canais sociais nos mesmos. Melhorar interação. Oportunizar a inclusão. Agregar valor ao entorno social. Articular Sede x Polo x Comunidade. Ymiracy N. S. Polak

Transdisciplinaridade Temas Essenciais para O Terceiro Milênio Virtualidade Transdisciplinaridade Colaboração Ymiracy N. S. Polak

Alternativas Perspectiva Política Definição clara das políticas entre Sede x Polo x Comunidade. Diversificação e ampliação na oferta de cursos. Revisão da função e legalização do professor tutor. Múltiplos atores x fragmentação. Reforço do papel do especialista nos cursos. Inserção da pesquisa. Contribuição social dos Polos e da Sede Investir na capacitação da tutoria on-line. Enfatizar processos formativos. Valorização da avaliação diagnostica e formativa. Rever AVAs. Adoção de políticas afirmativas de ensino e trabalho. Discussão da legislação governamental: credenciamento e reconhecimento de cursos etc. Ymiracy N. S. Polak

Alternativas Perspectiva econômica Redução do número de atores. Adoção de modelo de gestão. Adaptação de modelos internacionais à nossa realidade. Revisão do marketing. Adoção de controle externo Investimento na pesquisa e valorização da extensão. Parcerias com o mercado de trabalho. Articulação Público Privado. Otimização da infraestrutura tecnológica e pedagógica existente. Ymiracy N. S. Polak

Dúvidas Arte: Ymiracy Polak Cristina Skau ynsp@hotmail.com Imagens site: http://office.microsoft.com/pt-br Ymiracy N. S. Polak

Obrigada! Ymiracy N. S. Polak