Metodologia e operacionalização da avaliação de periódicos científicos

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Acta Cirúrgica Brasileira no Medline
Advertisements

Encontro de Editores – L&L
Gestores de Patrimônio Financeiro ANBIMA
Avaliação dos cursos que obtiveram nota 4 no último triênio Maria Inês Schmidt Mariangela Cherchiglia Reunião Capes e Coordenadores de Programas de Pós-Graduação.
Política Nacional de Acesso Livre à Informação Científica São Paulo, SP Março / 2006 Café Intercom/FNAC: Acesso Livre à Informação.
CANDIDATA AO CARGO DE DIRETOR(A) DO DEDC XV
Estadísticas de uso e impacto de las revistas de la colección SciELO Adalberto Tardelli Administración de Fuentes de Información, Gerente BIREME/OPS/OMS.
PROCESSO DE AVALIAÇÃO TRIÊNIO 04/06. 1.Proposta do Programa (a) a(s) área(s) de concentração devem delimitar de maneira clara o objeto de especialidade.
Treinamento Pró-Multiplicar UFBA
Projecto SciELO Portugal Isabel Soares Carneiro - coordenadora do projecto Cristiana Agapito Helena Hagatong Susana Clemente Conferência sobre.
UFRGS UM MODELO DE GESTÃO DO CONHECIMENTO PARA EMPRESAS DE ALTA TECNOLOGIA : O CASO DA EMPRESA DOMINIO CONSULTORIA EM INFORMAÇÃO Aluno: Roberto Pinho Mazzilli.
O novo Qualis periódicos e a produção científica em Saúde Coletiva
Produção Científica e Pós-Graduação em Psicologia
Técnicas da Comunicação Científica
II Fórum de Pesquisa e Pós-Graduação em Fisioterapia Estratégias para indexação de periódicos Helenice Jane Cote Gil Coury.
PROFª DRª VERA LÚCIA ISRAEL (Fisioterapia, PUCPR)
EXPERIÊNCIA DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL NA UFRN
Relatório Final Professoras: Andréa, Beth, Bruna e Kika
Referências Bibliográficas.
XII Reunião Anual de Registros de Câncer 14 de maio de 2001.
Projeto SciELO: metodologia e critérios de seleção
I ENCONTRO SUL-AMERICANO DE EDITORES CIENTÍFICOS DA ÁREA DA SAÚDE
Maria Julia Paes da Silva Margareth Angelo Valéria Castilho
Regina C. Figueiredo Castro BIREME/OPS/OMS
Critérios de seleção de bases de dados bibliográficas da área da saúde
Instruções aos autores: conteúdo e importância para a
I ENCONTRO SUL-AMERICANO DE EDITORES CIENTÍFICOS DA ÁREA DA SAÚDE.
Realidade e perspectivas dos Programas de Pós-graduação filiados a ANPEPP Prof. Dr. Henrique Figueiredo Carneiro.
Periódicos eletrônicos brasileiros: a experiência da SciELO - Scientific Electronic Library Online Mariana Rocha Biojone Gerente, Unidade SciELO BIREME/OPS/OMS.
Visibilidade das revistas científicas: fontes de indexação, critérios e fatores que devem ser considerados pelas revistas Regina C. Figueiredo Castro BIREME/OPAS/OMS.
Pós-Graduação IAG/USP
A iniciação científica em ciências da saúde: pesquisa na graduação
LITERATURA CINZENTA BRASILEIRA: ACESSO E RECUPERAÇÃO
Apresentador: Paulo de Bem
Disciplina: Fontes de Informação I
II SEMINÁRIO DE ACOMPANHAMETO DO PLANO DE GESTÃO Data: 13 de setembro de 2011 Local: Auditório do CCE Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação.
A AVALIAÇÃO DA PÓS-GRADUAÇÃO
AVALIAÇÃO DE PERIÓDICOS CIENTÍFICOS
Junho/2009 Cronologia do SIBi/USP Universidade de São Paulo Sistema Integrado de Bibliotecas.
Emmanuel Zagury Tourinho Antonio Virgílio Bittencourt Bastos.
Políticas Científicas
Navegando através das Fontes e Serviços de Informação da Biblioteca Virtual em Saúde - BVS BIREME/OPAS/OMS.
CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DE GUANAMBI – CESG
Métrica do Qualis: Exemplo da Química. Jornal da Ciência, Julho 2009.
Aula inaugural – pós-graduação Currículo Lattes DISCIPLINA: MÉTODOS DE PESQUISA I PROFª LEILA RABELLO DE OLIVEIRA 22/03/2005 FACULDADE SANTA MARINA.
Programas de Pós- graduação em Farmácia Total = 46 Mestrado= 27 Doutorado= 16 Profissional = 3 Norte = 1 Nordeste = 5 (UFC, Sergipe, UFRN, UFPE, UFJP)
Currículo Lattes vs Avaliação CAPES
A tecnologia e a propriedade intelectual Matheus Anversa Viera
REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA
XII Seminário Nacional de Bibliotecas Universitárias – Outubro de 2002 Comitê Consultivo Nacional da BVS-Psi 1. BIREME 2. Fórum de Entidades Nacionais.
Metodologia para textos completos
Avaliação da produtividade em pesquisa pelo CA de Psicologia do CNPq: Uma proposta de discussão com a comunidade científica Terezinha Féres-Carneiro PUC-Rio.
QUALIS DE LIVROS TRIÊNIO Fundação CAPES Coordenação da Área de Psicologia Emmanuel Zagury Tourinho Antônio Virgílio Bittencourt Bastos.
Comissão de avaliação de Periódicos da Área de Educação da ANPEd
Introdução. Modelo proposto para elaboração de Projeto de Iniciação Científica; Critérios de Avaliação – PIBIC/CNPQ.
Periódicos : classificação na área de educação Equipe de avaliação: Clarilza Prado de Sousa (coordenadora); Marlúcia Menezes de Paiva (adjunta); Elizabeth.
AVALIAÇÃO DE LIVROS Triênio Comissão de Avaliação do Livro Beatriz C. Novaes (PUC-SP) Edison J. Manoel (USP) Rinaldo J. Guirro (USP – Ribeirão.
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM Nome do Programa: Geografia Centro: CCNE Área de avaliação: Geografia.
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA PRÓ-REITORIA.
DISCIPLINA – RI.I QUALIS : PERIÓDICOS
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM Programa de Pós-Graduação em Medicina Veterinária Centro de Ciências.
Qualis Periódico Brasília, Novembro Conjunto de procedimentos para estratificação da qualidade da produção intelectual Baseado nas informações fornecidas.
I SIMPÓSIO MULTIDISCIPLINAR FG
09 e 10 de setembro de 2010 Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação em Administração Conceito.
Publicação científica: conceitos
PERMANÊNCIAS E MUDANÇAS NO FORMATO DO TCC
Editora MS Normalização e Padronizações Brasília, 07 de junho de 2010.
Eliana Kátia Pupim Doutoranda em CI pela UNESP Marília.
BVS-PSI Maria Imaculada Cardoso Sampaio BIBLIOTECA VIRTUAL EM SAÚDE - PSICOLOGIA BVS-PSI I Reunião do Comitê Técnico da BVS Brasil.
Normatização ABNT.
Transcrição da apresentação:

Metodologia e operacionalização da avaliação de periódicos científicos Sílvia H. Koller - UFRGS Oswaldo H. Yamamoto – UFRN I SISBEC - Umuarama, Outubro de 2002

Por que avaliar? Objetivos pedagógicos Concessão e distribuição de recursos Controle e monitoramento da massa de informações  qualificação

O que avaliar? Artigo Veículos procedimentos e critérios para avaliação científica Veículos Indexadores/bases de dados (tipo SciELO, ISI, Lilacs, etc.) Agências de fomento - financiamento (CNPq, FAPs) - outras avaliações (Capes - PPG) Sociedades científicas (ANPs)

Qualificar  critérios Um periódico deve ter (Ferreira, 2001) : qualidade de conteúdo e forma regularidade facilidade de acesso aos leitores divulgação ampla

Avaliação Psicologia Qualificar as revistas para o sistema Qualis, da CAPES, para avaliação dos programas de pós-graduação Criação da Comissão de Avaliação de Periódicos Científicos em Psicologia - composta por editores eleitos pela comunidade, pela Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia (ANPEPP) e membros da Comissão de Avaliação da Área da Psicologia da CAPES

Avaliação Administração Qualificar as revistas para o sistema Qualis, da CAPES, para avaliação dos programas de pós-graduação Criação da Comissão de Avaliação de Periódicos Científicos em Administração - composta por 2 editores da comunidade e membros da Comissão de Avaliação da Área da Administração da CAPES

Proposta Classificar os periódicos citados nos relatórios dos programas de pós-graduação: Âmbito internacional nacional local Hierarquizar por Qualidade Nível A Nível B Nível C

Objetivos das Comissões qualificar os veículos científicos nos quais publicam pesquisadores brasileiros vinculados aos programas de pós-graduação; criar mecanismos para viabilizar a manutenção dos periódicos com melhor avaliação; estabelecer parâmetros para o incremento da qualidade dos periódicos da área.

Fichas de avaliação Publicação Normalização Circulação Autoria e conteúdo Gestão editorial

Procedimento Aplicação/coleta - Psicologia Versão 1998-1999: preenchimento da ficha pela comissão; envio das fichas preenchidas para os editores; reavaliação/exame de recursos Versões 2000-2001 e 2001-2002 – Psicologia Versão 2001-2002 – Administração preenchimento da ficha pelos editores; conferência da avaliação pela comissão; envio da versão da comissão para os editores

Normalização Legenda bibliográfica e ficha catalográfica Data de impressão ISSN Endereço da revista Normas para publicação Linha editorial Sumário bilíngüe Referências Afiliação institucional do autor, dos conselheiros e consultores Endereço do autor para correspondência Resumos, Abstracts Descritores, Keywords Datas de tramitação (recebimento, aceitação)

Publicação Tempo de publicação Regularidade períodos (2 a 15+anos) Regularidade publicação sem atraso Proposta de periodicidade (desde que cumprida no biênio) valorização diferencial de periodicidade menor (semestral a quadrimestral ou +), mantida a regularidade

Circulação Indexação em bases de dados Formas de distribuição em serviços internacionais reconhecidos ou em outras bases Formas de distribuição assinatura, venda, permuta e doação Disponibilidade em bibliotecas do sistema nacional

Autoria e conteúdo Autoria estrangeira Autoria nacional Porcentagem do total (autores fora da UF) Artigos e ensaios Porcentagem do total de páginas Relatos de experiências, resenhas etc.

Gestão editorial Comissão executiva Editor responsável Conselho Científico Diversidade geográfica Reconhecimento pela comunidade Consultores externos Publicação de nominatas Critérios de arbitragem Explicitação

Divulgação e repercussões Classificações divulgadas amplamente (eventos, Internet, revistas) Implantadas no sistema Qualis (base para avaliações da área) Utilizadas por outras agências (CAs do CNPq, por ex.) Avaliação da avaliação Necessidade permanente de correção de rotas (revisão dos parâmetros)

Avaliações na literatura ARENDS, L. Las revistas medicas venezolanas: evaluación de su calidad. Acta Cient. Venezolana, v.19, p.148-51, 1968. BRAGA, G.M.;OBHERHOFER, A . Diretrizes para avaliação de periódicos científicos técnicos brasileiros. Rev Lat. Doc., v.2, n.1, p.27-31, ene./jun. 1982. CASTRO, R. G..F. ; FERREIRA, M.C.G. Periódicos latino-americanos: avaliação das características formais e sua relação com a qualidade científica. Ci.Inf., v.25, n.3, p.357-367, set./dez.1996. KRZYZANOWSKI, R.F.; FERREIRA, M.C.G. Avaliação de periódicos científicos brasileiros. Ci.Inf., v.27, n.2, p.165-169, maio/ago.1998. YAMAMOTO, O . H. et al. Periódicos científicos em Psicologia:uma proposta de avaliação. Infocapes, v.7, n.3, p.7-13, 1999.

Comissão Psicologia 2002 Anna Carolina LoBianco (UFRJ) José Lino O. Bueno (USP-RP) Oswaldo H. Yamamoto (UFRN) Paulo R. M. Menandro (UFES) Sílvia H. Koller (UFRGS) - Coordenadora

Comissão da Administração 2002 Piotr Trzesniak Alberto L Albertin Antonio Freitas César Tibúrcio Fábio Frezatti Neusa M B F Santos Rachel C M Silva Reynaldo C Marcondes Sergio Bulgacov Silvia H Koller Sônia M R Calado