CRÉDITOS E REFERÊNCIAS

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Português Brasileiro: Questões atuais
Advertisements

Resenha Profa. Ms. Gabriela Azeredo Santos
ÉDNA MENDES KLEIN PIRES
Elisabeth Scaramussa Correia
Josiania Duarte de Andrade
Faculdade Dom Bosco de Porto Alegre Sistemas de Informação
DEFEITOS ARGUMENTATIVOS
ORIENTAÇÃO PARA A REDAÇÃO
Tutorial de utilização do
1 - INTRODUÇÃO 2 -TAREFAS 3 - PROCESSO 4 - AVALIAÇÃO 5 - CONCLUSÃO
Programa de Ensino e Proposta Pedagógica
Webquest: História Professora: Fernanda
Origem e desenvolvimento da crônica
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA - FACED ESPECIALIZAÇÃO EM TECNOLOGIA E NOVAS EDUCAÇÕES CADERNO DE PRÁTICAS Fernanda Santos, Maria Áurea S. Ribeiro, Rosângela.
JORNAL DUQUE DE CAXIAS ano º semestre nº1 MOSTRA CULTURAL DO COLÉGIO REÚNE TEMAS INTERESSANTES E ATUAIS Apresentações de teatro, dança e temas de.
TEORIA CONTINGENCIAL SEMINÁRIO ADMINISTRAÇÃO
Prof. Dr. Adriano Canabarro Teixeira
O mundo das letras.
Índice: INTRODUÇÃO: TAREFAS: PROCESSO: AVALIAÇÃO: CONCLUSÕES:
Produção Textual Profª.: Maria Anna
PIPAS POÉTICAS Carlos Drummond de Andrade
Texto poético.
Orientação Importante:
LINGUAGEM POÉTICA, PROSA E POEMA
Cantigas de ontem e de hoje Claudia Mota - Manaus
10 dicas para uma boa escrita Falar é fácil, escrever também!
WEBQUEST.
As funções da linguagem
A descoberta dos Animais
FALAR EM PÚBLICO.
Ritmos poemaspoemas. Cada época tem seu ritmo A própria origem da palavra arte implica uma atividade transformadora realizada pelo homem. Esta atividade,
Você abriu uma gravadora de rádio com 2 colegas e estão em busca de um novo nicho de mercado. A tarefa da equipe é elaborar uma telenovela interessante.
ANÁLISE TEXTUAL Aula 1: Língua, linguagem e variação linguística.
Anna Christina Said – EMEF JKO - Vitória - ES
O fazer literário Prosa e poesia.
METODOLOGIA DE PESQUISA Prof: Ms
Funções da Linguagem.
Uma adaptação por: Maria do Carmo Costa
A Comunicação Escrita.
A Paz do Senhor! Estamos no 3º trimestre de 2014 e o tema da revista é Liderança Cristã, tendo o Pastor Abner Ferreira, Presidente da Assembleia de Deus.
Comunicação Empresarial COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL Profa. Esp. S. Fernanda
Alimentação Saudável Corpo São
Desmistificando Webquests Uma webquest para conhecer webquests.
Robótica Educativa: aprendendo para o futuro.
ECOSSISTEMA MANGUEZAL E MATA ATLÂNTICA
SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
Assunto: Estudo do poema (versos e estrofes) Professora: Rosana Santos
ENSINANDO E APRENDENDO COM AS TIC TUTORA: MARIA APARECIDA CRIVELLI
1.INTRODUÇÃO Uma empresa de recrutamento de jovens recém formados costuma contratar adolescentes para o programa de “treineiros” em seu grupo de executivos.
Língua Brasileira de Sinais - Libras
COMO INTERPRETAR TEXTOS
VITÓRIA CIDADE SOL TÍTULO INTRODUÇÃO TAREFAS PROCESSO AVALIAÇÃO
POESIA E MÚSICA COM VINÍCIUS DE MORAES U.M.E. “Pedro II”
Leitura e escrita PALAVRAS SOLTAS Formação de Língua Portuguesa
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE PROGRAMA INSTITUCIOANAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO A DOCÊNCIA – PIBID, Língua Portuguesa Coordenadora de área: Profa.
METAPOESIA É a poesia em sua essência, o conhecimento do fazer poético e de suas intrincadas engrenagens, a poesia que fala da poesia, a poesia que descreve.
Profa. Ms. Gabriela Azeredo
ATIVIDADES DESENVOLVIDAS PELOS ALUNOS
1º PRÊMIO SEB MUNDO LEITOR
ATIVIDADE FÍSICA x SEDENTARISMO Público alvo:7º ano B
Tema Gênero textual - Poesia. Colégio Sartre COC Unidade Monet Mundo Leitor Série Memórias 4º ano Professora: Liliam Silva Alves.
A VITÓRIA QUE DEUS NOS DÁ SOBRE TUDO.
1 -INTRODUÇÃO 3 - PROCESSO 2 -TAREFAS 4 - AVALIAÇÃO5 - CONCLUSÃO6 - CRÉDITOS.
Abrir o Apetite Poético
A escolha é sua: Webquest realizada por: Profissões Avaliação
DISSERTAÇÃO. LEITURA OBJETIVO INVESTIGAÇÃO, REFLEXÃO, SOCIALIZAÇÃO E PRÁTICA DO TEMA SELECIONADO.
Projeto TRILHAS Conjunto de materiais elaborados para instrumentalizar e apoiar o trabalho docente no campo da leitura, escrita e oralidade, com crianças.
ETAPAS DA OLIMPÍADA 1ª ETAPA - ESCOLAR 2ª ETAPA - MUNICIPAL 3ª ETAPA - ESTADUAL 4ª ETAPA - REGIONAL 5ª ETAPA - NACIONAL.
Palestrante Adriano Sabakeviski. O que é declamação; Interpretação (transmissão de mensagem poética); 01- Escolha do poema; 02- Vocabulário do poema;
Transcrição da apresentação:

CRÉDITOS E REFERÊNCIAS INTRODUÇÃO TAREFA PROCESSO AVALIAÇÃO CONCLUSÃO O Poetando é uma WebQuest que tem por finalidade “esquentar” suas ideias e sua criatividade. A poesia é o caráter do que emociona, toca a sensibilidade. Sugere emoções por meio de uma linguagem. CRÉDITOS E REFERÊNCIAS

INTRODUÇÃO TAREFA PROCESSO AVALIAÇÃO CONCLUSÃO A partir de agora vocês são como que poetas. O tema será uma foto que vocês tiraram para o concurso Biocliques. Escolham a foto de que mais tenham gostado, para criar sua própria poesia. Usem sensibilidade e emoção. Vamos poetar?

INTRODUÇÃO TAREFA PROCESSO AVALIAÇÃO CONCLUSÃO Você deverá escolher uma pessoa para formar dupla e realizar todas as tarefas propostas; DICAS 1 2 3 4

INTRODUÇÃO TAREFA PROCESSO AVALIAÇÃO CONCLUSÃO 2. Entre as fotos tiradas por vocês, escolham uma única foto para ser usada como inspiração; DICAS 1 2 3 4

INTRODUÇÃO TAREFA PROCESSO AVALIAÇÃO CONCLUSÃO 3. Declamar o poema. Bom declamador é aquele que tem um pouco de ator e de poeta, ou seja, sabe não apenas falar, mas também interpretar com emoção um texto. Por isso, para declamar bem um texto, é necessário compreendê-lo e admirá-lo. Quando declamamos um poema, estamos mostrando aos nossos ouvintes o modo como o compreendemos e sentimos. DICAS 1 2 3 4

INTRODUÇÃO TAREFA PROCESSO AVALIAÇÃO CONCLUSÃO 4. Criar o poema a partir da foto tirada e escolhida pela dupla; DICAS 1 2 3 4

INTRODUÇÃO TAREFA PROCESSO AVALIAÇÃO CONCLUSÃO Lembrar as características do poema, ou seja, um texto constituído em versos que podem se agrupar em uma ou mais estrofes; Explorar a sonoridade e o ritmo das palavras; Escolher a linguagem figurada, isto é, usar palavras em sentido diferente daquele que lhes é comum; Um título interessante motiva o leitor a ler sua poesia; A ilustração também pode ser poesia; DICAS 1 2 3 4

Avaliação Haverá duas avaliações: Escrita e oral INTRODUÇÃO TAREFA PROCESSO AVALIAÇÃO CONCLUSÃO Avaliação Haverá duas avaliações: Escrita e oral Clique nos links para conhecer os critérios.

Avaliação escrita 1 2 3 4 Avaliação oral INTRODUÇÃO TAREFA PROCESSO CONCLUSÃO Avaliação escrita   1 2 3 4 Linguagem Erros graves de ortografia, acentuação, concordância e regência.  Sem erros graves de ortografia, acentuação, concordância e regência. Sem erros graves de ortografia, acentuação, concordância e regência.  Sem erros graves de ortografia, acentuação, concordância e regência. Apresenta um bom nível de vocabulário. Conteúdo A dupla fugiu do tema proposto e o poema não está claro. Fraca adequação à proposta. Tema pouco elaborado.  Boa adequação à proposta. Tema bem elaborado.  Excelente adequação à proposta. Tema muito bem elaborado. Avaliação oral

Avaliação oral 1 2 3 4 Avaliação Escrita INTRODUÇÃO TAREFA PROCESSO CONCLUSÃO Avaliação oral   1 2 3 4 Apresentação oral Poema lido sem entonação adequada. A dupla não demonstra segurança quanto ao que está falando. Voz baixa. Pouca seriedade na apresentação.  Poema lido com entonação adequada, mas a dupla não demonstra segurança quanto ao que está falando. Voz baixa. Seriedade na apresentação.  Poema lido com entonação adequada. A dupla demonstra segurança quanto ao que está falando. Boa dicção e altura de voz. Seriedade na apresentação.  Poema lido com entonação adequada. A dupla demonstra muita segurança quanto ao que está falando. Excelente dicção e altura de voz. Seriedade na apresentação. Avaliação Escrita

VÍDEO INTRODUÇÃO TAREFA PROCESSO AVALIAÇÃO CONCLUSÃO O poeta Cassiano Ricardo diz: “Poética” Que é a Poesia? Uma ilha Cercada de palavras Por todos os lados. Que é o Poeta? Um homem Que trabalha o poema Com o suor do seu rosto. Que tem fome Como qualquer outro homem. E para você o que é Poesia? Já Ferreira Gullar diz: “A Voz do Poeta” Não é voz de passarinho Flauta do mato Viola Não é voz de violão Clarinete pianola É voz de gente (Na varanda? Na janela? Na saudade? Na prisão?) É voz de gente – poema: Fogo logro solidão. Para Mário Quintana “O poema é uma garrafa de náufrago jogada ao mar. Quem a encontra salva-se a si mesmo...” VÍDEO

INTRODUÇÃO TAREFA PROCESSO AVALIAÇÃO CONCLUSÃO Agora é com vocês! Esperamos que vocês criem um belo poema e avaliem o texto observando se ele está organizado em versos e estrofes; se foram explorados recursos sonoros como ritmo e rima e se a linguagem empregada está adequada. Bom trabalho! Os melhores poemas comporão um livro digital que será disponibilizado na internet.

CRÉDITOS REFERÊNCIAS INTRODUÇÃO TAREFA PROCESSO AVALIAÇÃO CONCLUSÃO Departamento de Língua Portuguesa Emilia Maria Teixeira Mendes Leila Longo Maria Cleire Cordeiro Marcelina Rizzardi Egiglio Departamento de Tecnologia Educacional Adriana De Freitas Pereira De Almeida Adriana De Freitas Sebastião Célia Regina Goulart Da Silva Valdenice Minatel Melo De Cerqueira Diretoria Pedagógica Lauro Spaggiari REFERÊNCIAS http://www.galinhapulando.com/visualizar.php?idt=1585751 http://www.youtube.com/watch?v=cAXIv0dLDM4&feature=related http://www.toquinho.com.br/pagina.php?BuscaL=A&cod_menu=8&sub=12