Aula 9: Como escrever cartas informais e formais

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Aula 9: Como escrever cartas informais e formais Universidade Federal de Rondônia Departamento de Engenharia de Pesca e Aquicultura Curso de Comunicação Oral e Escrita Aula 9: Como escrever cartas informais e formais Prof. Maigon Pontuschka 2º semestre 2012

O uso da carta Utilizamos a carta quando queremos solicitar algo para alguém ou responder uma solicitação, fazer uma reclamação oficial, argumentar algo que foi dito, escrever diretamente a uma revista ou jornal, contar novidades para o amigo que mora distante, fazer uma comunicação de um fato ou mesmo para fazer uma declaração de amor ou despedirmo-nos. Comunicação oral e escrita

Tipos de cartas Informal : para família, amigos e conhecidos Formal Comercial : Para tratar sobre questões comerciais ou profissionais Oficial : Para tratar de questões oficiais do governo Comunicação oral e escrita

Comunicação oral e escrita

Estrutura de carta informal 1. Local e data : escritos à esquerda, 2. Vocativo: Minha querida, Amado meu, Querido Amigo Fulano, Caro Fulano etc. A pontuação após o vocativo pode ser vírgula ou dois-pontos. 3. Corpo do texto paragrafado 4. Despedida: Atenciosamente, Cordialmente, etc. até Adeus, Saudades, Até em breve, etc. 5. Assinatura - pode ser desde só o primeiro nome até o apelido, dependendo da situação. 6. P.S. (post scriptum) se necessário - Caso se esqueça de dizer algo importante e já tenha finalizado a carta Comunicação oral e escrita

Estrutura da carta formal Local e data por extenso, à esquerda da página Endereçamento (alinhado à esquerda): nome do destinatário, precedido da forma de tratamento e o endereço Vocativo e a palavra Senhor(a) seguida do cargo do destinatário e vírgula Texto paragrafado com a exposição dos assuntos e o objetivo da carta Fecho de cortesia, seguido de advérbio adequado: Cordialmente, Atenciosamente ou Respeitosamente Assinatura, nome e cargo do emitente da carta Comunicação oral e escrita

Pronomes de tratamento Abreviatura Singular Abreviatura Plural Usados para: Você V. VV. Usado para um tratamento íntimo, familiar. Senhor, Senhora Sr., Sr.ª Srs., Srª.s Pessoas com as quais mantemos um certo distanciamento mais respeitoso Vossa Senhoria V. S.ª V. Sª.s Pessoas com um grau de prestígio maior. Usualmente, os empregamos em textos escritos, como: correspondências, ofícios, requerimentos, etc. Vossa Excelência V. Ex.ª V. Ex.ªs Usados para pessoas com alta autoridade, como: Presidente da República, Senadores, Deputados, Embaixadores, etc. Vossa Eminência V. Em.ª V. Em.ªs Usados para Cardeais. Vossa Alteza V. A. V V. A A. Príncipes e duques. Vossa Santidade V.S.        - Para o Papa. Vossa Reverendíssima V. Rev.mª V. Rev.mªs Sacerdotes e Religiosos em geral. Vossa Paternidade V. P. VV. PP. Superiores de Ordens Religiosas. Vossa Magnificência V. Mag.ª V. Mag.ªs Reitores de Universidades Vossa Majestade V. M. V V. M M. Reis e Rainhas. Comunicação oral e escrita

Observação importante: O pronome de tratamento concorda com o verbo na 3ª pessoa. Por exemplo: Vossa Senhoria está feliz. Quando se referir à 3ª pessoa, o pronome de tratamento é precedido de sua: Sua Majestade, a rainha da Inglaterra, chega hoje ao Brasil. Sua Santidade, o Papa Bento XVI, acaba de renunciar. Comunicação oral e escrita

Carta formal (papel timbrado) Porto Velho, 11 de março de 2013. Ilmo. Sr. Professor Evanildo Bechara Rua da Ajuda n0 apto 208 Centro – Porto Velho – RO 20000-000   Senhor Professor, A Secretaria de Estado de Administração e Reestruturação vem desenvolvendo ações no sentido de uniformizar e racionalizar os procedimentos administrativos do Governo do Estado de Rondônia, visando à transparência dos atos governamentais, à melhoria dos serviços prestados e ao controle, por parte do cidadão, das políticas públicas implementadas. Para atender aos objetivos propostos, estão sendo desenvolvidos diversos projetos que alcançam diferentes setores da administração, dentre eles, o Manual Oficial do Estado de Rondônia. Os trabalhos de seleção dos atos, conceituação e elaboração de modelos foram realizados por grupo de especialistas das áreas de direito, letras, administração, documentação e comunicação e já se encontram em fase final. No entanto, ainda se faz necessária uma revisão por profissional de reconhecida experiência, para garantir a excelência da publicação. Para este fim, conforme entendimentos anteriores havidos com a Professora Helena Valias, venho solicitar sua colaboração. Na expectativa de pronunciamento favorável, agradecemos antecipadamente a gentileza. Atenciosamente, Hugo Leal Melo Secretário de Estado de Administração e Reestruturação Comunicação oral e escrita

Carta formal (sem papel timbrado) Secretaria de Estado de Administração Rua XV de novembro, 234 76000-000 – Porto Velho - RO Porto Velho, 11 de março de 2013. Ilmo. Sr. Professor Evanildo Bechara Rua da Ajuda n0 apto 208 Centro – Porto Velho – RO 20000-000   Senhor Professor, A Secretaria de Estado de Administração e Reestruturação vem desenvolvendo ações no sentido de uniformizar e racionalizar os procedimentos administrativos do Governo do Estado de Rondônia, visando à transparência dos atos governamentais, à melhoria dos serviços prestados e ao controle, por parte do cidadão, das políticas públicas implementadas. Para atender aos objetivos propostos, estão sendo desenvolvidos diversos projetos que alcançam diferentes setores da administração, dentre eles, o Manual Oficial do Estado de Rondônia. Os trabalhos de seleção dos atos, conceituação e elaboração de modelos foram realizados por grupo de especialistas das áreas de direito, letras, administração, documentação e comunicação e já se encontram em fase final. No entanto, ainda se faz necessária uma revisão por profissional de reconhecida experiência, para garantir a excelência da publicação. Para este fim, conforme entendimentos anteriores havidos com a Professora Helena Valias, venho solicitar sua colaboração. Na expectativa de pronunciamento favorável, agradecemos antecipadamente a gentileza. Atenciosamente, Hugo Leal Melo Secretário de Estado de Administração e Reestruturação Comunicação oral e escrita

Opções de abertura e fechamento João Martins Av. Liberdade, 5 01310-100- São Paulo – SP São Paulo, 13 de março de 2013 Ilmo. Senhor, Dr. Miguel Antunes Rua do Ouvidor, 9 05230-007 – Rio de Janeiro - RJ Assunto: Envio de documentação Abertura e texto inicial  Junto envio a documentação referente ao…  Venho enviar a documentação… / Envio em anexo o meu Curriculum Vitae…  Venho solicitar a V. Sra. que…  Solicito a atenção de V. Exa. para o assunto que passo a expor:  Em resposta ao anúncio publicado no jornal… do dia…, venho apresentar a V. Sra. a minha candidatura ao cargo de …  Conforme nosso contato telefônico com…, venho comunicar a V. Sra. a minha disponibilidade para…  Venho informar V. Sra. de que ...  Como é do conhecimento de V. Sra., estou atualmente desempenhando as funções de…  Venho solicitar a atenção de V. Sras para os fatos que passo a expor.  Vimos chamar a atenção de V.Sras. para a seguinte situação. Fecho  Agradecendo antecipadamente a atenção de V. Sra., apresento os meus melhores cumprimentos,  Com os (meus/nossos) melhores cumprimentos,  Atenciosamente, Assinatura Opções de abertura e fechamento Comunicação oral e escrita

Exemplo de carta comercial (TIMBRE Loja da Maria) Maria e Cia. Ltda. Comércio de utensílios Av. João, 1000 Goiânia – GO Goiânia, 03 de março de 2013. Ao diretor Joaquim Silva Rua das Amendoeiras, 600 Belo Horizonte – MG Prezado Senhor: Confirmamos ter recebido uma reivindicação de depósito no valor três mil reais referente ao mês de fevereiro. Informamos que o referido valor foi depositado no dia 1º de março, na agência 0003, conta corrente 3225, Banco dos empresários. Por favor, pedimos que o Sr. verifique o extrato e nos comunique o pagamento. Pedimos escusas por não termos feito o depósito anteriormente, mas não tínhamos ainda a nova conta bancária. Nada mais havendo, reafirmamos os nossos protestos de elevada estima e consideração. Atenciosamente, Amélia Sousa Gerente comercial Comunicação oral e escrita

Estrutura da carta comercial 1. Use papel timbrado ou cabeçalho, com as informações necessárias (nome, endereço, logotipo da empresa). 2. Localidade e data à esquerda e abaixo do timbre. Nome e o endereço do destinatário à esquerda e abaixo da localidade e data. 3. Vocativo impessoal: Prezado(s) Senhor(Senhores), Caro cliente, Senhor diretor, Senhor Gerente, etc. Comunicação oral e escrita

Estrutura da carta comercial 4. Inicie o texto fazendo referência ao assunto, como: “Com relação a...”, “Em atenção à carta enviada..”, “Em atenção ao anúncio publicado...”, “Atendendo à solicitação...”, “Em cumprimento a...”, “Com relação ao pedido...”, “Solicito que...”, “Confirmamos o recebimento”, dentre outras. 5. Exponha o texto de forma clara e objetiva. Pode-se fazer abreviações do pronome de tratamento ao referir-se ao destinatário: V.Sª.; V. Exa.; Exmo.; Sr.; etc. 6. Despedida. Despeça-se em tom amigável: Cordialmente, Atenciosamente, Respeitosamente, Com elevado apreço, Saudações cordiais, etc. Comunicação oral e escrita

O que evitar NAS INTRODUÇÕES ANTIGAS, SUPERADAS, DESGASTADAS: “Através desta”, “Solicito através desta”, “Pela presente”, “vimos, por intermédio do presente, levar ao conhecimento de V. Sa.. que...” , “este tem por finalidade levar ao conhecimento de V. Sa. que ...”. INTRODUÇÕES ATUAIS: “Comunicamos a V. Sa. que...”; “Informamos a V. Exa. que...” NOS FECHAMENTOS OU DESPEDIDAS ANTIGOS: “Com os protestos de estima e apreço...”, “Com os protestos de elevada estima e distinta consideração”; “Aproveitamos o ensejo para reafirmar a V. Sa. nossos protestos de estima e apreço”. Evite terminar a carta anunciando tal fato “Termino esta” ou de forma muito direta: “Sem mais para o momento, despeço- me”. FECHOS ATUAIS: “Atenciosas saudações”, “Respeitosas saudações” “Atenciosamente” para autoridades de mesma hierarquia ou de hierarquia inferior. “Respeitosamente” para autoridades superiores, inclusive o Presidente da República). Comunicação oral e escrita

Dicas para cartas formais Faça sempre uma breve introdução do assunto Seja conciso e explícito Explique o motivo pelo qual escreveu a carta Deixar bem claro o que espera que o destinatário faça Agradeça sempre Assine sempre Guarde sempre uma cópia da carta enviada. Comunicação oral e escrita

Dicas para uma carta de reclamação É um texto persuasivo, pois o remetente tenta convencer o destinatário a encontrar uma solução para um problema. Discurso argumentativo: descrevendo de maneira clara o(s) problema(s), motivo(s) pelo qual pode ter ocorrido, as consequências se não for resolvido. Deve apontar possíveis soluções para que haja entendimento entre as partes. Elementos importantes: identificação do remetente e do destinatário, informações de contato, data e local, assinatura, documentos comprobatórios em anexo (caso necessário). Carta digitada, pois facilita a leitura e evita equívocos. Comunicação oral e escrita

Exercício: Escreva uma carta formal para o editor chefe de um jornal apontando algumas incorreções sobre fatos apresentados em um artigo. O endereço do jornal é: Tribuna de Médici Rua do jornalista, 26 Presidende Médici, RO Comunicação oral e escrita

Exercício: Escreva uma carta formal de reclamação para a empresa “Refri Mundo” descrevendo problemas com a geladeira que acaba de ser instalada em sua casa e requisitando conserto ou troca. O endereço da empresa é: Refri Mundo Rua Pirarucu, 26 Presidende Médici, RO Comunicação oral e escrita