Queda Livre e Lançamento Vertical

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
MOVIMENTO EM DUAS E TRÊS DIMENSÕES
Advertisements

Queda Livre e Lançamento Vertical
MOVIMENTO EM II DIMENSÕES
Energia Potencial e Conservação da Energia
Movimento rectilíneo uniforme  MRU
Aceleração da Gravidade
O que você deve saber sobre
MOVIMENTO DE QUEDA LIVRE.
Fenômenos do Deslocamento Quantidade de Movimento Movimento:
LANÇAMENTO HORIZONTAL
MOVIMENTO (2) Prof. Cesário.
MOVIMENTO (3) Ação da gravidade Prof. Cesário.
Física Geral e Experimental I Prof. Ms. Alysson Cristiano Beneti
Mecânica Estudo dos Movimentos.
Trabalho Energia.
Física Recuperação: Velocidade média Movimento Uniforme (MU)
EXERCÍCIOS DE REVISÃO PARA PRÉ-VESTIBULANDOS
Queda Livre e Lançamentos no Espaço
Movimento vertical no vácuo; Lançamento horizontal e lançamento oblíquo no vácuo. Professor Dante Deon.
FÍSICA PROF. Antônio Carlos REVISÃO.
OS MOVIMENTOS.
Movimento Retilíneo Uniformemente Variado
Capítulo 5 – Movimento Vertical no Vácuo
Velocidade média Questão 01 Um viajante cobriu a distância de 760 km em 12 h, sendo os primeiros 200 km percorridos com certa velocidade escalar.
Lançamento horizontal
CINEMÁTICA IVAN SANTOS. Nessa aula explicaremos como se pode localizar um ponto no espaço a partir de um de um sistema de referência. A posição é determinada.
Queda livre Professor Fabaino.
Mecânica Cinemática escalar.
Física Experimental I Prof. Ms. Alysson Cristiano Beneti
Graficamente temos Espaço variável Velocidade constante
Física Aula 14 - Mecânica Prof.: Célio Normando.
1. Um móvel é atirado verticalmente para cima, a partir do solo, com velocidade inicial de 72km/h. Despreze a resistência do ar e adote g = 10m/s². Determine:
1.O gráfico a seguir representa a velocidade escalar de um móvel durante 15 s de movimento. Com base no gráfico é correto afirmar que: a) o móvel está.
Capitulo 2 - Cinemática do ponto material
Movimento Variado Prof.: Marco Macêdo.
Movimento de um projétil Componentes da velocidade inicial
Movimento Uniformemente Variado (MUV)
Física Gráficos do MU.
Mecânica Cinemática ♦ Lançamento vertical para cima.
LANÇAMENTOS NAS PROXIMIDADES DA SUPERFÍCIE DA TERRA
lançamento de projéteis
Lançamento Oblíquo (LO)
Leis do movimento Professor: Antonio dos Anjos Pinheiro da Silva
MOVIMENTO EM UMA LINHA RETA
LANÇAMENTO VERTICAL Uma pedra é lançada verticalmente para cima com uma velocidade de módulo 20 m/s. Em que instante sua velocidade terá seu módulo 6 m/s.
LANÇAMENTO OBLÍQUO Uma pequena bola rola horizontalmente até a borda de uma mesa de 1,25 m de altura e cai no chão. A bola chega ao chão a uma distância.
REVISÃO 1º ANO FÍSICA Professor: Demetrius
Site: Caderno 1 Capítulo 2 Movimento Retilíneo Site:
FÍSICA I CINEMÁTICA ESCALAR JOÃO VICENTE.
3 Módulo Sistemas de referência inerciais e não inerciais.
Física Experimental I Prof. Ms. Alysson Cristiano Beneti
Fotografia estroboscópica de duas esferas largadas simultaneamente
Aula 25, 26 e 27 – Ap.: 9 A Prof.: Matheus Souza
MQL Dinâmica e Leis de Newton
MOVIMENTO UNIFORMEMENTE VARIADO - MUV
Lançamento horizontal lançamento oblíquo no vácuo
Física.
V= V= Velocidade S= posição t= tempo =Variação Final – inicial
Movimento em duas dimensões
Exemplo 7. Encontre a velocidade instantânea da partícula descrita na Figura 1 nos seguintes instantes: (a) t = 1.0 s, (b) t = 3.0 s, (c) t= 4.5 s, e (d)
Maria Augusta Constante Puget (Magu)
Site: Caderno 1 Capítulo 2 Movimento Retilíneo Site:
LANÇAMENTO DE PROJÉTEIS
Física.
Galileu e a Torre de Pisa
Unidade 1 – Movimentos na Terra e no espaço 1.2. Da Terra à Lua (III)
Unidade 1 – Movimentos na Terra e no espaço 1.2. Da Terra à Lua (II)
Mecânica: Cinemática Prof. Nelson Luiz Reyes Marques
Física I Aula02 – Movimento Unidimensional 2009/2010.
LOGO Queda Livre e Lançamentos no Espaço SIMONE CAARMO.
Transcrição da apresentação:

Queda Livre e Lançamento Vertical Prof. Climério Soares

Aristóteles (384 – 322 a.C.) Galileu (1564 – 1622)

Foi Galileu Galilei, quem desvendou pela primeira vez, de modo correto, como ocorre a queda livre dos corpos, quando soltos próximo à superfície da Terra. Desprezando a ação do ar, ele enunciou: “ Todos os corpos soltos num mesmo local, livres da resistência do ar, caem com uma mesma aceleração, quaisquer que sejam as suas massas. Essa aceleração é denominada gravidade (g).”

Queda sem resistência do ar (no vácuo) Queda com resistência do ar

Mesmo com a presença da resistência do ar, é possível observar que as previsões de Galileu acerca da queda dos corpos é válida:

Descrição do Movimento na Vertical O movimento vertical de um corpo próximo à superfície da Terra é chamado de queda livre quando o corpo é abandonado no vácuo ou quando se considera desprezível a resistência do ar. Seu estudo é idêntico ao do lançamento na vertical, o qual difere da queda livre por apresentar uma velocidade inicial (v0) na vertical. Como estes movimentos possuem aceleração constante (g), trata-se de um movimento uniformemente variado (MUV). O valor da aceleração da gravidade, tomado ao nível do mar, e a uma latitude de 45º, é: g = 9,80665 m/s² Na resolução de exercícios, para facilitar os cálculos, no ensino médio, costuma-se aproximar esse valor para g ≈ 10 m/s².

Evidências do MUV na Vertical Com o passar do tempo, as distâncias entre as posições sucessivas ocupadas pelo móvel são cada vez maiores ou menores; uma evidente característica do MUV.

Repare que os deslocamentos escalares sucessivos são crescentes (na descida) e decrescentes (na subida), além de ser proporcionais a números ímpares: d, 3d, 5d, 7d, etc. Na queda, o módulo da velocidade escalar do corpo aumenta: o movimento é acelerado. No lançamento para cima, o módulo da velocidade escalar diminui: o movimento é retardado.

Cálculos da Queda livre e do Lançamento Vertical. Visto que o movimento de um corpo na direção vertical é uniformemente variado, para estudar esse movimento utilizamos as mesmas funções do MUV na horizontal, levando em consideração que α ± g:

α = -g α = +g Observações: Como naturalmente, aceleração da gravidade atua sempre no sentido do centro da Terra, no estudo do movimento vertical, a aceleração muda de sinal a depender da orientação do eixo de referência α = -g α = +g

Cálculos Básicos A partir das equações do MUV, podemos obter para o corpo no movimento na vertical, algumas expressões práticas na resolução de problemas de queda livre e lançamento vertical: ts = td

Cálculos Básicos

Cálculos Básicos

Cálculos Básicos

Exercícios Resolvidos 1. Um astronauta está na superfície da Lua, quando solta simultaneamente duas bolas maciças, uma de chumbo e a outra de madeira, uma altura de 2,0 m em relação à superfície. Nesse caso, podemos afirmar que: a bola de chumbo chegará ao chão um pouco antes da bola de madeira, mas perceptivelmente antes. a bola de chumbo chegará ao chão um pouco depois da bola de madeira, mas perceptivelmente depois. a bola de chumbo chegará ao chão ao mesmo tempo que a bola de madeira. a bola de chumbo chegará ao chão bem antes da bola de madeira. A bola de chumbo chegará ao chão bem depois da bola de madeira. Solução: As bolas chegam ao chão ao mesmo tempo, pois saem da mesma posição e do repouso, e caem com a mesma aceleração, que é a aceleração da gravidade na Lua. Como não existe atmosfera na Lua, não força de resistência ao movimentos.

2. (UFSM-RS) Um corpo é atirado verticalmente para cima, a partir do solo, com uma velocidade de 20 m/s. Considerando a aceleração da gravidade g = 10m/s² e desprezando a resistência do ar, a altura máxima, em metros, alcançada pelo corpo é: 15 b) 20 c) 30 d) 60 e) 75 Solução: 3. (Unitau-SP) Um modelo de foguete é impulsionado verticalmente para cima, com aceleração constante de 50 m/s². O motor para de funcionar após 4 s de lançamento. Em que altura está o foguete, quando o motor pára? a) 100 m b) 250 m c) 300 m d) 350 m e) 400 m

Solução: 4. (EFEI-MG) A velocidade de um projétil lançado verticalmente para cima varia de acordo com o gráfico da figura. Determine a altura máxima atingida pelo projétil, considerando que esse lançamento se dá em um local onde o campo gravitacional é diferente do da Terra. Solução: A altura máxima ocorre quando t = 5 s. Essa altura é dada pela área do triângulo:

5. Um corpo em queda vertical no vácuo possui, a partir do repouso, uma velocidade v após percorrer uma altura h. Para a velocidade ser 3v, a distância percorrida será de: 2h b) 3h c) 4h d) 6h e) 9h Solução:

6. De um andar de um edifício em construção caiu um tijolo, a partir do repouso, que atingiu o solo 2 s depois (dado: g = 10 m/s²). Desprezando a resistência do ar, calcule: a altura de onde caiu o tijolo; a velocidade escalar do tijolo quando atingiu o solo. Solução:

Exercícios Propostos 1. Um móvel é atirado verticalmente para cima a partir do solo, com velocidade inicial de 20 m/s. Despreze a resistência do ar e adote a origem dos espaços no solo com trajetória orientada para cima (dado g = 10 m/s²). Determine: as funções horárias do movimento; o tempo de subida; c) a altura máxima atingida; d) em t = 3 s, o espaço e o sentido do movimento; e) o instante e a velocidade escalar quando o móvel atinge o solo. 2. Do topo de um edifício, a 20 m de altura do solo, atira-se um corpo verticalmente para cima com velocidade inicial de 10 m/s. Desprezando a resistência do ar e adotando g = 10 m/s², determine: o tempo de subida do corpo; o tempo de chegada ao solo; a altura máxima.

3. (UFPE) O gráfico da figura abaixo representa a velocidade escalar de um foguete que se movimenta verticalmente, partindo do repouso no solo, no instante t = 0. O combustível se esgota no instante t = 20 s. Qual a altura máxima, em km, atingida pelo foguete? (Despreze o efeito do ar). 4. (UFPE) Um corpo inicialmente em repouso é largado de uma altura de 45 m e cai livremente. Se a resistência do ar é desprezível, qual a distância, em metros, percorrida pelo corpo, decorrido um terço de seu tempo de queda?

5. (Fuvest-SP) A figura a seguir representa o gráfico posição X tempo do movimento de um corpo lançado verticalmente para cima, com velocidade inicial v0, na superfície de um planeta. a) Qual o valor da velocidade inicial v0? b) Qual o valor da aceleração da gravidade na superfície do planeta? 6. (IME-RJ) Uma pedra é solta de um balão que sobe verticalmente com velocidade constante de 10 m/s. Se a pedra demora 10 s para atingir o solo, a que altura estava o balão no instante em que a pedra se soltou? (Use g = 10 m/s² e despreze a resistência do ar). a) 600 m b) 500 m c) 400 m d) 200 m e) 100 m

Gabarito 1. a) s = 20t – 5t² b) ts = 2 s c) hmáx = 20 m v = 20 – 10t d) s = 15 m. O projétil está descendo. e) t = 4 s; v = − 20 m/s. 2. a) ts = 1 s b) t ≈ 3,24 s c) hmáx = 25 m 3. 60 km. 4. h = 5 m. 5. v0 = 6 m/s; g = 2 m/s² 6. c