Barroco.

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Transcrição da apresentação:

Barroco

Origens e contexto sociocultural do Barroco Etimologia: vem de barrueco, palavra espanhola que sugere pérola irregular, defeituosa. O termo também estaria ligado a processos confusos de raciocínio. A palavra “barroco” reforça o caráter defeituoso que a concepção clássica deu à estética que nascia e que contrariava os padrões de beleza da época.

Na estética anterior considerava-se belo aquilo que possuía equilíbrio, clareza, simplicidade, objetividade, etc. O barroco foi considerado pejorativo, bizarro e interpretado como forma de decadência da arte renascentista.

Wölfflin, pesquisador suíço, interpretou o barroco de modo diferente Wölfflin, pesquisador suíço, interpretou o barroco de modo diferente. Para ele, a estética possuía características próprias. O Barroco surge na Espanha, em contexto de mudanças. Domínio espanhol sobre Portugal. Advento da Contrarreforma.

Fundação da Companhia de Jesus. Concílio de Trento. Isso gerou no homem, àquela época, conflitos na busca de conciliar a visão renascentista com um viés religioso imposto pela Igreja por meio da Contrarreforma. A reação da igreja católica ao protestantismo deu expressão à arte barroca.

O Barroco Português Inicia-se em 1580 com a unificação da Península Ibérica e se finda em 1756 com a fundação da Arcádia Lusitana. Contou com a influência do sebastianismo. A unificação ibérica transforma parte do continente em reduto da cultura medieval. A arte barroca recebe noutros países nomes diferentes: Gongorismo na Espanha; Marinismo na Itália; Eufuísmo na Inglaterra; Preciosismo, na França; Silesianismo, na Alemanha. Autores representativos: Padre Antônio Vieira, Francisco Rodrigues Lobo, Padre Manuel Bernardes, frei Luís de Sousa.

O Barroco no Brasil Não se apresentou como um movimento tipicamente literário, pois não havia coesão de escritores. Durou de 1601, com Prosopopeia, de Bento Teixeira, a 1768, com a publicação de Obras Poéticas, de Cláudio Manuel da Costa No Nordeste, as manifestação do Barroco na literatura e nas artes plásticas foram concomitantes. Em Minas Gerais, o Barroco tardio, na arquitetura e nas artes plásticas, coincidirá com a produção árcade.

Foi do Nordeste que ecoaram as principais vozes literárias do Barroco, sendo Gregório de Matos – o Boca do Inferno – , juntamente com Padre Antônio Vieira, a mais importantes.

Padre Antônio Vieira Nasceu em Portugal, mas se mudou para o Brasil ainda criança. Aos 15 anos, ingressa na Companhia de Jesus. Regressa a Portugal em 1641 e volta ao Brasil em 1680. Seus sermões ficaram famosos. Revelam a intenção de intervir no mundo, corrigir os erros do mesmo. Defendia um tipo de vida na colônia diferente daquele da metrópole. Para ele, era necessário que a colônia seguisse um caminho próprio, sem ser necessário reproduzir os termos da vida europeia ou seguir todas as determinações do sistema mercantil.

Nos século XVII, a igreja era o único espaço de formação e de informação que a população, em geral, poderia frequentar. Os sermões assumiram, assim, um elo importante entre a doutrina católica e o povo, e também eram importantes na discussão de problemas políticos. Os sermões foram muito utilizados para a edificação religiosa e moral dos colonos.

Cabe destacar que agir, para os jesuítas, era a expressão máxima da alma humana criada racional e essencialmente livre. Padre Vieira, o sermonista de maior destaque de língua portuguesa, realizou esse ideal como poucos. Os sermões de Vieira são permeados pela sutileza, de citações latinas e referências bíblicas.

Sermão pelo bom sucesso das armas de Portugal contra as de Holanda Abrasai, destruí, consumi-nos a todos; mas pode ser que algum dia queirais espanhóis e portugueses, e que os não acheis. Holanda vos dará os apostólicos conquistadores, que levem pelo Mundo os estandartes da cruz; Holanda vos dará os pregadores evangélicos, que semeiem nas terras dos bárbaros a doutrina católica e a reguem com o próprio sangue; Holanda defenderá a verdade de vossos Sacramentos e a autoridade da Igreja Romana; Holanda edificará templos, Holanda levantará altares, Holanda consagrará sacerdotes e oferecerá o sacrifício de vosso Santíssimo Corpo; Holanda, enfim, vos servirá e venerará tão religiosamente, como em Amsterdão, Meldeburgo e Flisinga e em todas as outras colônias daquele frio e alagado inferno se está fazendo todos os dias.

Entrarão os hereges nesta igreja e nas outras; arrebatarão essa custódia, em que agora estais adorado dos anjos; tomarão os cálices e vasos sagrados, e aplicá-los-ão a suas nefandas embriaguezes; derrubarão dos altares os vultos e estátuas dos santos, deformá-las-ão a cutiladas, e metê-las-ão no fogo; e não perdoarão as mãos furiosas e sacrílegas nem às imagens tremendas de Cristo crucificado, nem às da Virgem Maria. Não me admiro tanto, Senhor, de que hajais de consentir semelhantes agravos e afrontas nas vossas imagens, pois já as permitistes em vosso sacratíssimo corpo; mas nas da Virgem Maria, nas de vossa Santíssima Mãe, não sei como isto pode estar com a piedade e amor de Filho. No Monte Calvário esteve esta Senhora sempre ao pé da cruz, e com serem aqueles algozes tão descorteses e cruéis, nenhum se atreveu a lhe tocar nem a lhe perder o respeito.

Gregório de Matos Nasceu no Brasil. Por ter origem fidalga, cursou Direito em Portugal. Viveu em Salvador dos 48 aos 60. Nesse período produziu a maior parte de sua obra poética. Participou de grupos que se opunham ao poder Colonial. Sua obra poética se divide entre o profano e o místico, o lirismo amoroso idealizado e o erotismo, a reflexão moralizante e a sátira francamente burlesca (que incita ao riso por ser ridículo).

De dois ff se compõe esta cidade a meu ver: um furtar, outro foder De dois ff se compõe esta cidade a meu ver: um furtar, outro foder. Recopilou-se o direito, e quem o recopilou com dous ff o explicou por estar feito, e bem feito: por bem digesto, e colheito só com dous ff o expõe, e assim quem os olhos põe no trato, que aqui se encerra, há de dizer que esta terra de dous ff se compõe. Se de dous ff composta está a nossa Bahia, errada a ortografia, a grande dano está posta: eu quero fazer aposta e quero um tostão perder, que isso a há de perverter, se o furtar e o foder bem não são os ff que tem esta cidade ao meu ver. Provo a conjetura já, prontamente como um brinco: Bahia tem letras cinco que são B-A-H-I-A: logo ninguém me dirá que dous ff chega a ter, pois nenhum contém sequer, salvo se em boa verdade são os ff da cidade

A arte barroca Arte marcada pela fusão de forças antagônicas, geradora de dualismos, expressões de angústias e questionamentos. A Igreja se vale da manifestação barroca para persuadir o homem da época à religiosidade exacerbada por meio da exuberância sensorial alcançada pela arte da época: pintura, escultura, arquitetura, música e literatura.

Esperava-se revitalizar a herança medieval da Idade Média. Tensão entre razão e fé, misticismo e erotismo, entre ordem e aventura, entre sensação de miséria da carne e de bem-aventurança do espírito, entre racionalidade e irracionalidade, entre claro e escuro, luz e sombra. O Barroco foi um movimento artístico prensado entre o pensar renascentista e os valores religiosos da Contrarreforma.

Nas artes plásticas, o Barroco voltou-se para a obscuridade da pintura e dos ambientes arquitetônicos, para o sensualismo visual, para a dramaticidade dos movimentos. Na música de Bach, Handel, Vivaldi e Corelli, a expressão barroca se faz pela dramaticidade extraída de frases musicais que surgem num ritmo crescente e se repetem até culminar numa grande apoteose. Na pintura destacam-se Velásquez, Rubens, Caravaggio, etc.

Características literárias Cultismo: Uso de muitas metáforas e imagens rebuscadas que afetam os sentidos e provocam perplexidade no leitor. Riqueza de detalhes nas artes plásticas é luxo metafórico e redundância no texto, é ludismo verbal, tudo para envolver o espectador e o leitor. O maior nome do Cultismo foi Gôngora, escritor espanhol. Mais comum na poesia.

Conceptismo: Nasce da busca do conhecimento interno do objeto, conhecimento que se dá na esfera do pensamento, dos conceitos e das ideias. Marcado pela lógica, inteligência e o raciocínio como elementos de sedução, também com intenção de convencer e ensinar, levando o leitor/ouvinte a uma direção predeterminada. Mais comum na prosa, sermões.

Sentimentos de insegurança, pessimismo, angústia, evidenciados pela presença de muitos questionamentos e contradições, em função da ausência de um meio-termo para unir céu e terra, os interesses terrenos e as promessas celestiais. No texto se dá pelo uso de frases interrogativas.

Dualismo, fusionismo e conflitos expressos pelo abuso de figuras de estilo – paradoxo e antítese – , na tentativa de conciliar matéria e espírito, erotismo e religiosidade, antropocentrismo e teocentrismo, etc. Linguagem rebuscada: expressões eruditas, sintaxe confusa, repetições, paralelismo, ordem inverso, uso abusivo de figuras de estilo (metáfora, hipérbole, sinestesia, anáfora, prosopopeia, etc).

Temor à morte, como expressão da efemeridade da vida, da transitoriedade das coisas do mundo, da fugacidade do tempo (tempus fugit), da instabilidade das coisas. A expressão latina carpe diem (Aproveite o dia) contrasta com a sinalização da Igreja de se preservar para a vida eterna. Noção clara de pecado, castigo, arrependimento e perdão. Erotismo, sobrenatural, misticismo e apelo à religiosidade se misturam em expressões de angústia humana. Jogos de palavras, trocadilhos: cultismo, mais comum na poesia.

Jogo de ideias: conceptismo, mais comum nos sermões e na prosa em geral. Dramaticidade, intensidade, exuberância, teatralidade, emoções fortes para encontrar o sentido da vida. Feísmo (exploração do locus horrendus). Sensorialismo: tentativa de impressionar pelos sentidos.