O que é o CISVEMAR?.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania 1 GOVERNO FEDERAL MINISTÉRIO DA JUSTIÇA PROGRAMA NACIONAL DE SEGURANÇA PÚBLICA COM CIDADANIA PRONASCI.
Advertisements

Garantir o direito de aprender, para todos e para cada um.
Projeto de Ações Coordenadas de Prevenção à Tortura
Pronatec Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego
Política Nacional de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas
Políticas de Segurança Pública
Ficha Institucional Ministro da Justiça
INSTITUTO LATINO AMERICANO DAS NAÇÕES UNIDAS PARA PREVENÇÃO DO DELITO E TRATAMENTO DO DELINQÜENTE - BRASIL -
SECRETARIA NACIONAL DE ECONOMIA SOLIDÁRIA AGENDA TERRITORIAL – EJA
REUNIÃO PREPARATÓRIA PARA FÓRUM DE DIÁLOGOS BRASIL-ESPANHA 10 de novembro de 2005.
Conceito O Fome Zero é uma estratégia impulsionada pelo Governo Federal para assegurar o direito humano à alimentação adequada, priorizando as pessoas.
Comissão de Educação dos Profissionais
FEEVALE Qualificação de Gestores Públicos e Agentes Sociais para 2014
Seminário SANTA CATARINA ECONOMIA E MEIO AMBIENTE Macro diretriz: Aumentar, de forma sustentável, a competitividade sistêmica do estado Áreas de.
UMA ECONOMIA EMANCIPATÓRIA NA PROMOÇÃO DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
Secretaria de Estado da Família e Desenvolvimento Social Lei nº 16
Senarc: atribuições institucionais
SECRETARIA NACIONAL DE ECONOMIA SOLIDÁRIA
À Secretaria Nacional de Segurança Pública compete: I - assessorar o Ministro de Estado na definição, implementação e acompanhamento da Política.
Secretário Nacional de Juventude
GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO SECRETARIA DE ESTADO DA DEFESA CIVIL CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO DIRETORIA GERAL DE SAÚDE.
As Políticas para as Mulheres nos Municípios
Ministério da Educação
Serviço de Responsabilização e Educação do Agressor à luz da Lei 11
Secretaria da Habitação
ÁREA SOCIAL Grupo 1.
O GOVERNO LULA ( hoje).
Fabiano André Vergani
I Reunião - Preparatória Coordenadoria da Mulher
Boas vindas em nome do Ministério da Cidades e da UFMG PROGRAMA DE APOIO À EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA – PROEXT MEC/CIDADES.
Diretrizes Gerais para o Desenvolvimento Urbano do Paraná DIRETRIZES GERAIS PARA O DESENVOLVIMENTO URBANO DO PARANÁ.
ENCONTRO REGIONAL SUL DE CONSEAS PARANÁ, SANTA CATARINA E RIO GRANDE DO SUL SISAN NO BRASIL E NOS ESTADOS DA REGIÃO SUL Onaur Ruano Consultor.
Painel: Aspectos destacados
Julho de 2007.
Talentos para Inovação
APROVAÇÃO DO PROJETO CISBAF-2008 EXECUÇÃO DO PROJETO -2010
O projeto JUSTIÇA PARA O SÉCULO 21 tem por escopo incorporar as práticas restaurativas na Justiça da Infância e da Juventude.
 Citar os antecedentes históricos da Secretaria especial dos Direitos Humanos;  Apresentar sua estrutura administrativa e atuação por meio do Programa.
PLANOS DE GERENCIAMENTO INTEGRADO DE RESÍDUOS SÓLIDOS
Sistema de Governança do Pacto pela Educação do Pará
Papel dos Municípios no Desenvolvimento Local
Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar - CONDRAF Grupo Temático: Educação do Campo.
SECRETARIA DE SEGURANÇA URBANA DE SÃO BERNARDO DO CAMPO
TERRITÓRIOS DE PAZ DE PORTO ALEGRE GABINETE DE GESTÃO INTEGRADA MUNICIPAL.
Ações na área do Livro e Leitura Outubro/ IMPLANTAÇÃO DE BIBLIOTECAS PÚBLICAS - Modelos 1 e 2 2. MODERNIZAÇÃO DE BIBLIOTECAS - Pequeno porte -
TransFormação: Habilidades para Produtividade
DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO LOCAL
Instituto Nacional de Identificação
Elza Marina da Silva Moretto Coordenadora FEE/SC
Plano Nacional de Assistência Técnica e Extensão Pesqueira e Aqüícola
Programa O Livro e a Leitura nos Planos Estaduais e Municipais - PELL e PMLL.
Fórum Brasileiro de Economia Solidária- FBES. O que fundamenta A Constituição Brasileira : “Art. 3º Constituem objetivos fundamentais da República.
GT das Grandes Cidades Brasília, agosto de 2008
Psicologia e Segurança Pública
Do esforço em conjunto e por uma nova realidade: Pensando e fazendo uma Segurança Cidadã.
Tel. (85) Cel. (85) Ministério das Comunicações Miinistério de Ciências e Tecnologia Ministério.
Programa Nacional de Extensão Universitária – PROEXT
Presidência da República Secretaria Especial dos Direitos Humanos Subsecretaria de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos BRASÍLIA – DF Junho de 2006 PROGRAMAS.
Clique para editar o título mestre 27/10/20151.
A Política de Segurança Pública no Brasil.
Gestão dos Serviços, Programas e Projetos – Eixo 4 – Valéria Reis Ribeiro Representante da Legião da Boa Vontade – LBV Conselheira Nacional de Assistência.
Universidade Federal do Oeste do Pará Instituto de Ciências da Sociedade Programa de Ciências Econômicas e Desenvolvimento Regional Curso de Bacharelado.
Programa da Presidenta Dilma Roussef Mais Mudanças Mais Futuro 1.
P A I R Secretaria Especial dos Direitos Humanos Presidência da República.
Objetivos O Programa de Redução da Violência Letal tem como objetivos: mobilizar e articular a sociedade em torno do tema dos homicídios construir mecanismos.
Fundado em 1997 Um patrimônio da Sociedade Paulista.
P A I R Secretaria Especial dos Direitos Humanos Presidência da República.
SETAS ASSISTÊNCIA SOCIAL EM MATO GROSSO DO SUL Dra. Tania Mara Garib.
Planejamento Estratégico PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA Secretaria de Relações Institucionais Subchefia de Assuntos Federativos PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA SECRETARIA.
1 Conselho Nacional de Segurança Pública (Conasp) Quando foi formado;Quando foi formado Para que foi formado;Para que foi formado Quem o constitui;Quem.
Transcrição da apresentação:

O que é o CISVEMAR?

O que é o CISVEMAR? O Consórcio Intermunicipal de Segurança com Cidadania da Costa Verde e Mar (CISVEMAR) foi criado juridicamente em 17 de maio de 2010, por iniciativa da Federação dos Conselhos Comunitários (FECONSEG/SC) e da Comissão Intermunicipal de Segurança Pública (CISP), sendo o primeiro Consórcio deste gênero do Estado. Fazem parte do Consórcio os municípios de Camboriú, Balneário Camboriú, Itajaí, Navegantes e Itapema. O protocolo de intenções foi assinado pelos prefeitos das cidades envolvidas no dia 30 de março de 2010. O objetivo do Consórcio é buscar recursos através dos mais de 90 projetos disponibilizados pelo Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (PRONASCI).

O que é o CISVEMAR? A possibilidade de implementar as atividades de cooperação nas áreas de segurança publica e cidadania através de consórcio intermunicipal (entre municípios) está em franca expansão, as Leis nº 11.530;2007 e nº 11.707/ 2008, que institui o PRONASCI, prevê a criação dos Gabinetes de Gestão Integrada Municipal, e outros instrumentos jurídicos a permitir tal forma de organização para atendimento das necessidades de interesse público.

O que é o PRONASCI?

O que é o Pronasci Pronasci inova no enfrentamento ao crime Desenvolvido pelo Ministério da Justiça, o Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci) marca uma iniciativa inédita no enfrentamento à criminalidade no país. O projeto articula políticas de segurança com ações sociais; prioriza a prevenção e busca atingir as causas que levam à violência, sem abrir mão das estratégias de ordenamento social e segurança pública. Entre os principais eixos do Pronasci destacam-se a valorização dos profissionais de segurança pública; a reestruturação do sistema penitenciário; o combate à corrupção policial e o envolvimento da comunidade na prevenção da violência. Para o desenvolvimento do Programa, o governo federal investirá R$ 6,707 bilhões até o fim de 2012. O que é o PRONASCI? Desenvolvido pelo Ministério da Justiça, o Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci) marca uma iniciativa inédita no enfrentamento à criminalidade no país. O projeto articula políticas de segurança com ações sociais; prioriza a prevenção e busca atingir as causas que levam à violência, sem abrir mão das estratégias de ordenamento social e segurança pública. Entre os principais eixos do Pronasci destacam-se a valorização dos profissionais de segurança pública; a reestruturação do sistema penitenciário; o combate à corrupção policial e o envolvimento da comunidade na prevenção da violência. Para o desenvolvimento do Programa, o governo federal investirá R$ 6,707 bilhões até o fim de 2012.

O que é o PRONASCI? Além dos profissionais de segurança pública, o Pronasci tem também como público-alvo jovens de 15 a 24 anos à beira da criminalidade, que se encontram ou já estiveram em conflito com a lei; presos ou egressos do sistema prisional; e ainda os reservistas, passíveis de serem atraídos pelo crime organizado em função do aprendizado em manejo de armas adquirido durante o serviço militar. Até janeiro de 2010 o Pronasci chegou a 150 municípios, ao Distrito Federal e a 22 Estados. Santa Catarina assinou convênio recentemente. O Pronasci também chegou a quatro grupos de municípios: Consórcio Intermunicipal de Segurança Pública e Cidadania de Londrina e Região – CISMEL, Consórcio Público do Médio Vale do Paraíba do Sul Fluminense, Consórcio Público da Associação dos Municípios do Litoral Norte – AMLINORTE e Consórcio Intermunicipal do Vale do Caí - CIS/CAÍ. Até 2012, o Pronasci será estendido a todas as unidades federativas, ainda que de forma parcial.

O que é o PRONASCI? A execução do Pronasci se dará por meio de mobilizações policiais e comunitárias. A articulação entre os representantes da sociedade civil e as diferentes forças de segurança – polícias civil e militar, corpo de bombeiros, guarda municipal, secretaria de segurança pública – será realizada pelo Gabinete de Gestão Integrada Municipais (GGIM). O Pronasci será coordenado por uma secretaria-executiva em nível federal e regionalmente dirigido por uma equipe que atuará junto aos GGIM e tratará da implementação das ações nos municípios. Para garantir a realização das ações no país serão celebrados convênios, contratos, acordos e consórcios com estados, municípios, organizações não-governamentais e organismos internacionais.

Projetos do PRONASCI O Pronasci é composto por 94 ações que envolvem a União, estados, municípios e a própria comunidade. Destacamos os projetos: Bolsa-Formação – Os profissionais de segurança pública receberão novos estímulos para estudar e atuar junto às comunidades. Policiais civis e militares, bombeiros, peritos e agentes penitenciários de baixa renda terão acesso a uma bolsa de até R$ 400. Para ter direito ao benefício, o policial terá que participar e ser aprovado em cursos de capacitação promovidos, credenciados ou reconhecidos pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) do Ministério da Justiça. Formação Policial - A qualificação das polícias inclui práticas de segurança-cidadã, como a utilização de tecnologias não letais; técnicas de investigação; sistema de comando de incidentes; perícia balística; DNA forense; medicina legal; direitos humanos, entre outros. Os cursos serão oferecidos pela Rede Nacional de Altos Estudos em Segurança Pública (Renaesp), que envolve hoje 66 universidades brasileiras, entre públicas e particulares, e ainda telecentros para educação a distância. A meta é chegar a 80 instituições parceiras em todo o país, em 2008.

Projetos do PRONASCI Mulheres da Paz - O projeto capacitará mulheres líderes das comunidades em temas como ética, direitos humanos e cidadania, para agirem como multiplicadoras do Programa, tendo como incumbência aproximar os jovens com os quais o Pronasci trabalhará. Protejo - Jovens bolsistas em território de descoesão social agirão como multiplicadores da filosofia passada a eles pelas Mulheres da Paz e pelas equipes multidisciplinares, a fim de atingir outros rapazes, moças e suas famílias, contribuindo para o resgate da cidadania nas comunidades. Sistema Prisional - A criação de mais de 40 mil vagas no sistema penitenciário do país atenderá a públicos específicos. Os jovens entre 18 e 24 anos terão unidades prisionais diferenciadas. O objetivo do governo federal é separá-los por faixa etária e natureza do delito e impedir aqueles que cometeram pequenas infrações de se contaminarem pela influência dos líderes do crime organizado. Além disso, as mulheres apenadas também terão assistência, como berçário e enfermaria. A reestruturação do sistema prisional envolve ações que visam a qualificação de agentes penitenciários e a formação profissional de presos.

Projetos do PRONASCI Plano Nacional de Habitação para Profissionais de Segurança Pública - A categoria também poderá contar com o Plano Nacional de Habitação para Profissionais de Segurança Pública, com o apoio da Caixa Econômica Federal. Serão disponibilizadas unidades populares para servidores de baixa renda, que recebam até quatro salários mínimos e a cartas de crédito para a compra da casa própria, no valor de até R$ 50 mil, para aqueles que recebam até R$ 4,9 mil. Ministérios e Secretarias Parceiras - Algumas ações previstas no Pronasci são fruto de parcerias com ministérios e secretarias. O Pronasci agirá em conjunto com o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) nas regiões em que houver obras de urbanização para recuperação de espaços urbanos e melhoria da infra-estrutura nas comunidades. Outro exemplo é a parceria firmada com aSecretaria Nacional de Políticas sobre Drogas, da Presidência da República, que ampliará, com o Pronasci, o atendimento do Viva Voz, projeto já existente que visa orientar jovens e famílias em relação às drogas. Dados retirados do site www.mj.gov.br

O CISVEMAR Agora é realidade em Santa Catarina.