COMO FICAR RICO
“RICO É AQUELE QUE GASTA MENOS DO QUE GANHA”
Como Gastar menos do que se ganha? 1º passo — não despreze os pequenos valores nem uma boa negociação em cada compra. 2º passo — reduza gastos desnecessários enquadrando o seu padrão de vida em suas possibilidades de ganho.
Os tipos de pobre: POBRES SEM DINHEIRO POBRES COM DINHEIRO “GANHAR BEM É DIFERENTE DE SER RICO”
COMO CRIAR UM ORÇAMENTO DOMÉSTICO
Minhas Receitas Salário Líquido R$ 600,00 Vale Transporte R$ 100,00 Vale Refeição RECEITA TOTAL R$ 800,00
Grandes grupos de despesas Morar Comer Ir e Vir Vestir Cuidados Pessoais Estudar Saúde Lazer Despesas financeiras
Exemplos de Despesas mais comuns em cada grande Grupo
Exemplos de Despesas mais comuns em cada grande Grupo
Exemplos de Despesas mais comuns em cada grande Grupo
Exemplos de Despesas mais comuns em cada grande Grupo
Exemplos de Despesas mais comuns em cada grande Grupo
Exemplos de Despesas mais comuns em cada grande Grupo
Exemplos de Despesas mais comuns em cada grande Grupo
Exemplos de Despesas mais comuns em cada grande Grupo
Exemplos de Despesas mais comuns em cada grande Grupo
Planilha Orçamentária
SE NÃO SOBROU DINHEIRO REDUZA OS GASTOS OU AUMENTE AS RECEITAS.
ESTRUTURA ORÇAMENTÁRIA DE UMA FAMÍLIA BRASILEIRA PADRÃO 30% Moradia 25% Alimentação 12% Saúde e Higiene Pessoal 15% Transportes 8% Educação e Cultura 5% Lazer 5% Gastos Diversos
OPS!! Sobrou Dinheiro!! O que Fazer???
Os Baldes SEGURANÇA INVESTIMENTO
NÃO GASTE ALÉM DE SUAS POSSES.
CUIDE DO MAIS IMPORTANTE Nunca se esqueça: CUIDE DO MAIS IMPORTANTE
AS COISAS MAIS IMPORTANTES DA VIDA NÃO CUSTAM NADA O dinheiro pode comprar uma casa, mas não um lar. O dinheiro pode comprar uma cama, mas não o sono. O dinheiro pode comprar um relógio, mas não o tempo. O dinheiro pode comprar um livro, mas não o conhecimento. O dinheiro pode comprar um bom médico, mas não a saúde. O dinheiro pode comprar sangue, mas não a vida.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS Dinheiro: os segredos de quem tem Autor: Gustavo Petrasunas Cerbasi Ed. Gente Sobrou Dinheiro! Autor: Luis Carlos Ewald Ed. Bertrand Brasil
CLAUDINEI CARLOS claudinei@cefinterface.com.br MUITO OBRIGADO !!! CLAUDINEI CARLOS claudinei@cefinterface.com.br