Thomas Gainsborough ( Suffolk, 1727 - Londres, 1788 )
Auto-retrato, 1787, Royal Academy of Arts, Londres, UK VIDA Pintor inglês, Gainsborough estudou pintura em Londres (1740-1748). De volta a Suffolk, estabeleceu-se como retratista. Em 1759 mudou-se para Bath, onde retratou a sociedade elegante, adquirindo renome em pouco tempo. A partir de 1761 passou a expor regularmente nas exposições da Society of Artists em Londres, tendo sido indicado por Jorge III, em 1768, como um dos membros fundadores da Royal Academy of Art. Mudou-se para Londres em 1774, continuando a retratar as mais famosas personalidades da época, inclusive a família real. Auto-retrato, 1787, Royal Academy of Arts, Londres, UK Clique
Conversa no parque, c. 1740, Museu do Louvre, Paris, França PROJECÇÃO: Entre os primeiros quadros de Gainsborough há várias paisagens (Cannard Wood, 1748, National Gallery, Londres) género que cultivará durante toda a vida, embora a sua obra seja constituída principalmente por retratos. Estes são, a princípio, de corpo inteiro e em escala reduzida, do tipo "grupo de conversação“. Apesar do aspecto ingénuo, evocam Watteau. Conversa no parque, c. 1740, Museu do Louvre, Paris, França
Johann Christian Bach, 1776 Museo Cívico, Bolonha, Itália A fase de Bath caracteriza-se por retratos em tamanho natural contra um fundo de paisagem imaginária. A influência de Van Dick é evidente em pinturas como Blue Boy ("Menino azul"; Huntington Collection, San Marino, Califórnia, USA), um dos mais famosos quadros do mundo. Continuou a pintar paisagens que, gradativamente, se distanciam da observação directa, conservando, todavia, grande riqueza de cores, como Harvest Wagon ("Carro de colheita"; Barber Institute, Birmingham). Johann Christian Bach, 1776 Museo Cívico, Bolonha, Itália
Voltando para Londres, Gainsborough e Reynolds disputam os modelos famosos. Gainsborough, em geral, consegue apreender melhor a fisionomia e tem técnica mais apurada, mas o seu estilo vai-se tornando mecânico com o tempo. Embora os retratos de Gainsborough continuem até hoje muito admirados pelo público e apaixonadamente procurados pelos coleccionadores, a crítica moderna aprecia mais as suas paisagens, que são numerosas na National Gallery e na Tate Gallery em Londres.
Sr. e Sra. Andrews, 1748-1749 - National Gallery, Londres, UK
Sra. Sarah Siddons, 1785 - National Gallery, Londres, UK Sr. e Sra. William Hallett ("A caminhada matutina"), 1785 - National Gallery, Londres, UK
As crianças da família Marsham, 1787 Retrato de uma senhora em azul, 1777-79 The Hermitage, São Petersburgo, Rússia As crianças da família Marsham, 1787 Staatliche Museen, Berlim, Alemanha
Paisagem em Suffolk, c. 1750 - Kunsthistorisches Museum, Viena, Austria
Paisagem ribeirinha, 1768-70 - Museum of Art, Filadélfia, USA
Mario Capelluto e Ida Aranha Pesquisa e Produção: Mario Capelluto e Ida Aranha Música: Claire de Lune - Debussy (1862 - 1918 ) Formatação: Anabela de Araújo mario.capelluto@terra.com.br http://www.sabercultural.com
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