Catástrofes Naturais Área de Projecto 2010/11.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Catástrofes Naturais.
Advertisements

Trabalho realizado por:
Catástrofes Naturais Ciências Naturais 08/09.
O Ciclo da Água.
Era uma vez uma gotinha de água pequenina e transparente
Formação ambiental solo. Formação ambiental solo.
PERTURBAÇÕES NO EQUILÍBRIO DOS ECOSSISTEMAS
O misterioso supercontinente
Futuro da Humanidade vs Alterações climáticas
1.1- Problemas ambientais Disciplina: Geografia Professora: Taís
VAMOS PENSAR NA RESPOSTA???
FURACÃO.
O Aquecimento Global..
O Ciclo da Água.
Trabalho de : Área de Projecto Professora : Teresina Paz Grupo 1.
Ivo Lindim, Mário Sanca & Tiago Silva
Mudança GLOBAL 8º ano.
Riscos e Catástrofes Naturais
Tempestades e Inundações
As Florestas e a sua preservação.
Trabalho elaborado por: Cláudia Santos nº6 Raquel Castro nº15
Desastres naturais e ocupação de áreas de risco...
INTEMPERISMO:Conjunto de fenômenos químicos, físicos e biológicos que provocam a alteração das rochas e seus minerais. Não confundir intemperismo com erosão,
Águas Continentais.
Aquecimento global e o Efeito estufa
Os oceanos e os mares Planeta água..
RISCOS E CATÁSTROFES NATURAIS
Riscos e catástrofes.
Professora Fernanda Landim
Já ouviste falar no tsunami e no sismo que houve no Japão?
Fenômenos Meteorológicos
Unidade 3 — Fluxos de energia e ciclos de matéria
Catástrofes naturais.
Água e Sociedade Trabalho realizado por: Leandro Quintans Nº 17
FORMAÇÃO do RELEVO atuação conjunta
O planeta terra está esquentando
Mudanças climáticas e evolução do Homem
Estrutura da crusta terrestre
* Este trabalho foi-nos proposto no âmbito da disciplina de Área de Projecto, cujo tema são os incêndios na ilha da Madeira. * Ao longo do trabalho iremos.
O Ciclo da Água Sara Francisca 4ºD.
A superfície e o interior da Terra
Placas Tectônicas.
Aula de Ciências Divertida sobre a água
GOMES SOBRINHO, T.R. Estudos Ambientais ________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________.
O Ciclo da Água Daniela Ferreira Seco.
O PLANETA AZUL Nas entranhas da Terra.
Catástrofes naturais Tiago Santos Nº15 T-IOSI.
Catástrofes Naturais Adriana Vieira 8ºB.
Vulcanismo: Terremotos e tsunamis.
Geografia.
Problemas Ambientais.
Ciclone: é o nome genérico para ventos circulares como tufão, furacão, tornado e willy-willy. Caracteriza-se por uma tempestade violenta que ocorre em.
AQUECIMENTO GLOBAL Nunca se viu mudanças tão rápidas e com efeitos tão devastadores no planeta como nos últimos anos. A Europa tem sido castigada por.
Aquecimento Global.
Atmosfera, clima e tempo.
O IMPACTO DOS RISCOS NATURAIS
Escola estadual de ensino Fundamental e Médio São Sebastião
Geologia, problemas e materiais
INCÊNDIOS FLORESTAIS.
Alterações climáticas
Transformação das bacias hidrográficas
ASPECTOS FÍSICOS DO MEIO - OS ESTADOS DA ÁGUA
Fatores de influência climática
Dinâmica da Litosfera e grandes estruturas geológicas
CRUSTA CONTINENTAL – perfuração mais profunda, em 1970 na Península de Kola, NW da Rússia atingiu 12023m. Em 1989/1994,chegaram aos 12262m. CRUSTA OCEÂNICA.
SISMOLOGIA. 2 Sismologia  Quando a tensão ultrapassa a capacidade de resistência / deformação das rochas, elas fracturam libertando, por ressalto elástico,
Consequências da dinâmica interna da Terra SISMOS
Transcrição da apresentação:

Catástrofes Naturais Área de Projecto 2010/11

Espero que aprendam e tenham a noção do poder da Natureza. Introdução p Ao longos deste trabalho vamos apresentar os vários tipos de Catástrofes Naturais existentes no nosso planeta. Durante este trabalho vão verificar que existem inúmeros tipos de Catástrofes. Espero que aprendam e tenham a noção do poder da Natureza.

São fenómenos da Natureza que geralmente provocam grande destruição material e perda de vidas humanas, havendo algumas que também alteram a superfície terrestre. r

Catástrofes que iremos mostrar j Furacões; g Maremotos; p Sismos; j Vagas de Frio e de Calor; r g Aluimentos; g Avalanches; p Inundações; j Erupção; r

Tipos de Catástrofes

Aluimentos

O que são Aluimentos? Fenómenos Geológicos que incluem um largo espectro de movimentos do solo, tais como as quedas de rochas, falência de encostas em profundidade e fluxos superficiais de detritos.

Consequências Os seres vivos podem ficar sub-terrados; Os edifícios ficam destruídos; Provoca a destruição dos Ecossistemas.

Como evitar? Existem duas formas: A primeira é repondo a vegetação para que a água que desce pelas encostas das montanhas perca a velocidade ou infiltre no solo. A segunda, mais segura, é construir terraços em forma de degraus afim de proteger o solo da acção das águas pluviais.

Avalanches

O que são Avalanches? As avalanches são deslocamentos rápidos e violentos de massas de neve que se precipitam das encostas das montanhas descendo a uma velocidade incrível, arrastando tudo a sua passagem, casas, florestas, fragmentos de rochas.

Tipos de Avalanches Existem três tipos de avalanches: De neve húmida De neve recente De placa

Consequências Casas destruídas; Pavimentos cobertos de neve; Mortes; Acumulação de neve numa determinada zona.

Como evitar? Não existe nenhumas forma de evitar as avalanches, mas sim de evitar as suas consequências.

Inundações

O que são Inundações? Resultado de uma grande tempestade que deixa cair uma chuva que não foi suficientemente absorvida pelo solo e outras formas de escoamento, causando transbordamentos.

Consequências Estradas cheias de água; Entupimento de canos e dos riachos; Casas inundadas; Perda de bens devido às habitações inundadas. Provoca a destruição dos Ecossistemas.

Como minimizar as consequências das inundações Evitar o entupimento dos córregos; Limpar e desobstruir os leitos de cheia e desimpedir a foz dos rios com regularidade; Construir barragens; Proteger as margens dos rios com diques, canais e a foz contra as invasões do mar; Reflorestar as áreas onde o escoamento superficial é mais intenso. Acatar as orientações da protecção civil e dos bombeiros.

Erupção

O que são erupções? Erupções são um fenómeno da Natureza geralmente associado à extravasação do magma de regiões profundas da Terra na superfície do planeta.

Consequências Mortes; Perda de habitações; Perda de bens pessoais; Queima da floresta. Destruição dos ecossistemas

Como evitar? Não existe forma de evitar. Acatar as orientações dos geólogos e da protecção civil quando está eminente uma erupção.

Furacões

O que são furacões? Furacões são ciclones tropicais que ocorrem mais no Oceano Atlântico e alastra-se no Oceano Pacífico Central. Os seus ventos ciclónicos podem atingir os 120 km. Os furacões começam no mar e acabam na terra fazendo destruições na terra.

Consequências Mortes repentinas; Destruição de cidades; Perda de bens e de habitações.

Como minimizar as consequências dos furacões Construir estruturas que resistam às condições extremas de um furacão; Avisar a população antes da tempestade invadir a terra; Evitar a urbanização excessiva; Aumentar as áreas naturais de prado e floresta ao longo das margens do rio. Acatar as orientações da protecção civil e dos bombeiros

Maremotos

O que são Maremotos? Ondas gigantescas causadas por um sismo no Oceano. O sismo leva para baixo e para cima assim chegando ao oceano. Pode ter apenas 30 metros no princípio, mas quando chega á costa pode ter 30 metros. Um maremoto também pode ser chamado cientificamente pelo seu nome japonês: tsunami.

Consequências Mortes; Perda de bens e de habitações; Inundações de toda a costa existente no local. Destruição dos ecossistemas

Como minimizar as consequências das maremotos Não existe grande forma de evitar um maremoto, mas pode-se prevenir, evitando as suas consequências. Tomar conhecimento sobre a geologia do local. Após a ocorrência de um sismo, afastar-se da costa. Acatar as indicações da protecção civil e dos bombeiros.

Sismos

O que são Sismos? Ruptura brusca da crusta terrestre, esta faz vibrar e tremer a terra.

Consequências Perde de bens e de habitações; Mortes de corpos soterrados; Isolamento.

Como minimizar as consequências dos maremotos Apesar dos progressos, é impossível determinar, com exactidão, a ocorrência de um sismo. - estudo geológico dos terrenos; - construções anti-sísmicas; - formação do pessoal; - planos de evacuação; - educação da população.

Vagas de Frio e de Calor

O que são vagas de Frio? Durante alguns dias a temperatura, em alguns países, é negativa. A temperatura não aquece com alguma ajuda do sol e não sobe. Então a isso chamamos uma vaga de Frio.

Consequências Mortes de hipotermia; Perda de campos de cultivação; Isolamento; Perda de alguns bens para nos conseguirmos manter- nos vivos (água, legumes, peixe, carne).

Como evitar? É um pouco difícil evitar uma vaga de frio ou de calor, seja qual ela for. Acatar as ordem da protecção civil e bombeiros

O que são vagas de Calor? Uma vaga de calor é o contrário de uma vaga de frio. Durante alguns dias a temperatura, em alguns países, é muito excessiva. A temperatura fica muito alta e causa alguns problemas de saúde.

Consequências Mortes; Perda de campos de cultivação; Falta de alimentos; Falta de água; Perda de alimentos (carnes, peixes, legumes, etc.).

Como evitar? A melhor forma de evitar é não desperdiçar a água, se nesse caso não for possível, o melhor mesmo é fugir do local e manter-se num local com temperaturas razoáveis. Acatar as ordem da protecção civil e bombeiros

Vídeo com catástrofes j

Conclusão g Com este trabalho podemos concluir que todas as Catástrofes Naturais podem levar à morte e temos que estar preparados quando menos esperarmos. Em todas as catástrofes, o melhor mesmo, é tentar fugir para outros locais e levar alguns bens necessários consigo caso tenha tempo. Acatar as ordem da protecção civil e bombeiros, que são divulgados pelos órgãos de comunicação social.

8ºD Guilherme nº13 Pedro Silva nº23 Joana Teixeira nº 14 Raquel Baptista nº25 8ºD