SEMINÁRIO PROINFO E TV ESCOLA/2008 EDIÇÃO CENTRO-OESTE E NORTE Trabalho em Grupo – Problemas e Soluções Equipe Tocantins e Amapá.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional
Advertisements

PAINEL DE BOAS PRÁTICAS EM
Relatório de Progresso do Projeto
Seminário de Acompanhamento e Avaliação dos Projetos de Fortalecimento dos Comitês Estaduais de Educação em Direitos Humanos Maio 2008.
ENCONTRO DE PROFISSIONAIS DE RECURSOS HUMANOS DA UNESP
Resolução n°51 EJA e ECONOMIA SOLIDÁRIA. Formação de Educadores Ministério da Educação Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade.
Equipe Técnica de RH/ACCIE. Situada em Erechim – habitantes 190 empresas associadas – Industria, Comércio e Serviços Empregam cerca de funcionários.
PLANEJAMENTO E AÇÃO DOCENTE
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
INTRODUÇÃO A EDUCAÇÃO DIGITAL
SEMINÁRIO NACIONAL PROFAPS ABRIL DE Integração ensino-serviço como prática pedagógica estruturante dos processos de formação profissional técnica.
PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO Secretaria Municipal da Saúde Centro de Formação e Desenvolvimento dos Trabalhadores da Saúde Escola Técnica do SUS.
PDE - Plano de Desenvolvimento da Educação
Diretrizes Curriculares e Práticas Docentes
Maria Elizabeth Bianconcini de Almeida- PUC/SP
O Sinaes na perspectiva das Instituições Públicas e Privadas
ORIENTAÇÕES PARA A ORGANIZAÇÃO
Identificação dos pontos fortes e dos pontos fracos
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DO PARANÁ
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA.
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA.
1.
PAULO HARTUNG LELO COIMBRA
Seminário ProInfo e TV Escola/2008 Edição Nordeste Fortaleza, 18 a 20 de junho Trabalho em Grupo – Problemas e Soluções Equipe: Ceará.
Seminário ProInfo e TV Escola/2008 Edição Centro-Oeste e Norte Brasília, 20 a 22 de agosto de 2008 Trabalho em Grupo – Problemas e Soluções Equipe Mato.
Curso de Especialização Tecnologias em Educação
Gestão da Aprendizagem Escolar UM GESTAR EM CADA ESCOLA
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO SUPERINTENDÊNCIA DA EDUCAÇÃO
O PROCESSO DE AUTO-AVALIAÇÃO NA GESTÃO ESCOLAR E O PRÊMIO NACIONAL DE REFERÊNCIA EM GESTÃO ESCOLAR Heloísa Lück.
Seminário ProInfo e TV Escola/2008 Edição Nordeste Fortaleza, 18 a 20 de junho Trabalho em Grupo – Problemas e Soluções Equipe: MA / PB.
Seminário Nacional Sobre Educação Contextualizada
Planejamento e 7 de março de 2014.
Seminário ProInfo e TV Escola/2008 Edição Centro-Oeste e Norte Brasília, 20 a 22 de agosto de 2008 Trabalho em Grupo – Problemas e Soluções Equipe Mato.
Seminário ProInfo e TV Escola/2008 Edição Centro-Oeste e Norte Brasília, 20 a 22 de agosto de 2008 Trabalho em Grupo – Problemas e Soluções Equipe Goiás.
Tutores Proinfo Integrado (Bolsistas) 61 Tutores – Proinfo Integrado
Conferência Nacional de Educação Básica – Brasília.
Grupo :TOCANTINS. Foco: Infraestrutura Problemas: 1- Demora na execução do Programa UCA; 2- Região Norte do Tocantins não possui infraestrutura tecnológica.
Seminário Nacional de Gestão Estadual da Educação Profissional
Coordenadorias Regionais de Educação Departamento Pedagógico Divisão de Gestão da Aprendizagem Central de Apoio Tecnológico à Educação.
Política de Formaçã0-Seduc Sala de Educador
Política Educacional Brasileira
Plano Decenal de Educação do Estado de Minas Gerais - ALGUMAS CONSIDERAÇÕES – Professor Paulo César Gonçalves de Almeida Reitor da UNIMONTES.
ESTADO DA PARAÍBA PROINFO INTEGRADO Gilmar José da Silva Coordenação Estadual Maria do Socorro Trindade
PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO
FORMAÇÃO DE PROFESSORES MULTIPLICADORES Sonia Schechtman Sette Brasília, 18– Seminário e-ProInfo – A Educação sem Distância Mesa Redonda – EAD na.
BELO HORIZONTE SETEMBRO/2003 MEC/SEMTEC/PROEP GERÊNCIA TÉCNICO-PEDAGÓGICA BELO HORIZONTE SETEMBRO/2003 SEMINÁRIO NACIONAL DE GESTÃO ESTADUAL DA EDUCAÇÃO.
Núcleo de Tecnologia Educacional Por uma introdução ao uso das TICs‏ Turma DF06 Aluno: Wilson Geraldo de Oliveira Orientadora: Cleonice Weber de Souza.
CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ATIVAÇÃO DE PROCESSOS DE MUDANÇA NA
UNIMINAS Curso de Pedagogia - Gestão e Tecnologia Educacional Aluna: Ângela Cristina da Silva Prof ª: Gilca Vilarinho 3º Período G 1.
MOSTRA DE ESTÁGIO 2014 (20 de novembro 2014)
Uma Escola do Tamanho do Brasil
UNIMINAS Curso de Pedagogia Gestão e Tecnologia Educacional Aluna: Ingrid S. David Prof. Gilca Vilarinho Setembro-2005.
Atuação dos agentes de Controle Social
ESCOLA DO FUTURO – PROJETO REEDIFICANDO WORKSHOP – Eixos Estratégicos - FUNDRAISING OUTUBRO DE 2014 DOCUMENTO CONFIDENCIAL Gestão Estratégica Jornada de.
ESCOLA TÉCNICA EM SAÚDE MARIA MOREIRA DA ROCHA
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA.
PROEJA Luiz Augusto Caldas Pereira Diretoria de Formulação de Políticas de Educação Profissional e Tecnológica.
3ª REUNIÃO TÉCNICA DO PROINFO INTEGRADO BRASÍLIA – 13 A 17 DE DEZEMBRO DE ª REUNIÃO TÉCNICA DO PROINFO INTEGRADO BRASÍLIA – 13 A 17 DE DEZEMBRO DE.
PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA DE CURSO 40 HORAS
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA.
PROJETOS SOCIAIS # Projeto é uma ação humana que se pensa e se realiza no presente para buscar o futuro tal qual se deseja viver. Projeto Social é ação.
Objetivo: + Contribuir para que o direito à aprendizagem e ao desenvolvimento humano seja assegurado a todos os estudantes brasileiros e estrangeiros residentes.
Prof. Luciano Allegretti Mercadante Núcleos Docentes Estruturantes NDE Contexto FCA Início em 2009, 8 cursos, inexistência de departamentos Construção.
Encontro Estadual do PMAQ
1 - DIRETRIZES DE ATUAÇÃO DA VISA - PARANÁ 1 - Descentralização das ações de VISA para as regionais de saúde e municípios, de acordo com a realidade e.
Centro de Pesquisa e Formação Continuada Paulo Freire O Centro de Pesquisa e Formação Continuada Paulo Freire (CPFPF) é um órgão subordinado à Subsecretaria.
A PESQUISA COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO Ana Paula Palheta PRÓ-REITORIA DE PESQUISA, PÓS-GRADUAÇÃO E INOVAÇÃO.
Relatório Planejamento Estratégico – IFRN – Câmpus Natal - Zona Norte Relatório Planejamento Estratégico – IFRN – Câmpus Natal - Zona Norte.
DEPARTAMENTO DA DIVERSIDADE COORDENAÇÃO DA EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES DA
Transcrição da apresentação:

SEMINÁRIO PROINFO E TV ESCOLA/2008 EDIÇÃO CENTRO-OESTE E NORTE Trabalho em Grupo – Problemas e Soluções Equipe Tocantins e Amapá

Problema ou Dificuldade • TV Escola estagnada ( em relação aos demais Programas). • Antenas digitais (equipamentos chegaram incompletos). • Antenas analógicas sucateadas. • A metodologia da produção do Salto para o Futuro não tem mais atrativos. (os cursistas reclamam da mesmice). • O não reconhecimento da ação docente dos profissionais que atuam nos ambientes tecnológicos (Telepostos, Labin, biblioteca).

Problema ou Dificuldade •A construção do perfil do profissional para atuar no gerenciamento dos ambientes tecnológicos. •Na prática, nos Estados não há integração entre TV Escola e PROINFO. •Falta de unidade e integração entre pessoas e programas dentro do MEC. •Falta de divulgação da TV Escola nos canais abertos.

Problema ou Dificuldade •Pouca produção de programas produzidos no Brasil.

Efeitos e consequências • Desmotivação na utilização do programa nas escolas. • Desperdício de dinheiro público, descrédito dos programas envolvendo as tic’s. • Desmotivação da implementação do programa na escola impossibilitando as gravações e a organização do Salto ao vivo. • Resistência e a falta de cursistas na participação dos Programas de Formação continuada realizada pelo Programa Salto. • A baixa qualidade no apoio pedagógico e a ociosidade nos ambientes tecnológicos.

Efeitos e consequências •Alta Rotatividade dos profissionais que atuam nos NTE‘s. Perda de vantagens salariais e funcionais. •Trabalho fragmentado. Falta de integração entre as coordenações. • Reflexo nos Estados e Municípios programas da TV Escola. •Baixa audiência, pouca utilização dos programas da TV Escola.

Efeitos e consequências •Programas descontextualizados das realidade brasileiras.Pouca valorização dos programas produzidos no Brasil.

Proposta(s) de Solução ou Encaminhamentos •Dinamizar o formato das apresentações dos programas; •Retorno aos estados e solução para o problema judicial das antenas digitais; •Criação de novos quadros e mudança no formato da apresentação dos mesmos; •Que o MEC estabeleça uma diretriz nacional quanto ao perfil do professor que atuará nos NTE’s e Unidades escolares;

Proposta(s) de Solução ou Encaminhamentos •Recomendação efetiva do MEC nessa integração entre os programas (PROINFO, TV ESCOLA). •Incentivo à produção de programas nacionais; •O planejamento integrado das ações.

Envolvidos e Responsáveis •Solução seria integrada pelo três níveis: Federal, Estadual e Municipal.

Prazo(s) Estimado(s) •Prazo estimado de 12 meses.

EQUIPE •Tocantins: Ildeny, Tânia, Elisângela, Maria Alice, Margareth, Edgar, Rosimeire, Maria Madalena, Elisângela, Josemília, Raimunda, aldean. •Amapá: Tereza, Sylvia.