A UDIOVISUAL & ROTEIRO RIO BRANCO Prof. Franthiesco Ballerini

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O STRESS PRODUTIVO.
Advertisements

EMPREENDEDORISMO EM 7 PASSOS
Pensamento Quântico, Poder Pessoal e Prosperidade
Desenvolvimento Pessoal
Alteridade.
Como organizar um, sem esquecer nada
VENDAS II Método de Vendas A Super Ponte.
Valor Consultoria Empresarial
Às vezes perdemos tanto tempo na
Assim é a Vida....
“Dizem que o que procuramos é um sentido para a vida
Rotina....
SISTEMA TOYOTA DE PRODUÇÃO.
O planejamento eficaz. Definir objetivos e resultados;
EU DESISTO... por Thais Cadorim
O existencialismo de Sartre
ADAPTAÇÃO DE OBRA TEATRAL PARA CINEMA
Assim é a Vida....
Penso que o que procuramos
ROTINAS COMERCIAIS Instrutora: Angélica.
Na Índia os mestres sempre dizem:
“Peixe Fresco" Use a seta p/ mudar.
Do livro “Praticando o Poder do Agora” de Eckhart Tolle
De onde tirar as ideias?.
Amor e Sexualidade.
Verbo Língua Portuguesa.
Prof. Msc. Magali de Macedo
HISTÓRIA NADA COMUM 16ª História Extraída do Site: 16ª História Extraída do Site:
Desempenho Escolar: Causas... Consequências... Possíveis Soluções...
Apresenta. Os 5 pecados mortais do líder medíocre por Raúl Candeloro.
AGORA SÃO 16:13 HRS/MIN.
Federação Espírita do Paraná
O Amor.
CLASSES AVENTUREIROS Rosemeire Alves Dourado.
1 – Permita-se tempo extra. Se dê mais tempo do que pensa precisar para chegar a qualquer compromisso ou encontro. Uma ligação para a companhia aérea.
Programação – Quando é onde...
Oficina de Motivação.
TÉCNICAS DE COMUNICAÇÃO ORAL E ESCRITA 1 Prof. Franthiesco Ballerini
Vender, Vender e Vender $empre!. 4 conceitos fundamentais.
Princípios de vida AUTORIDADE.
Estudo para reunião de célula
Introdução ao Marketing
Aula 07 – Ensino Fundamental II
Faça o seu coração vibrar!
PROJETO PEQUENOS LITERATOS
NEGÓCIOS E EMPREENDEDORISMO
Por Onde Começar Letícia Thompson.
Para fazer tudo de bom que a vida nos oferece é fundamental ter saúde!
“Dizem que o que procuramos é um sentido para a vida
ADELAIDE REZENDE DE SOUZA
8 Click Nunca se justifique para ninguém.
By Búzios Slides EU DESISTO Automático.
Leitura Estiloja.com.
Ao acordar, manifeste sua gratidão ao universo…
CONFLÍTOS E DIFERENÇAS
Adolescência: Conflito entre gerações
Mercado de Trabalho.
#SalveaHumanidade #ProtocoloMundo
Princípios de Vida 2. “Mas quem beber da água que eu lhe der nunca mais terá sede. Pelo contrário, a água que eu lhe der se tornará nele uma fonte de.
NETWORKING Rede de possibilidades
Professor Douglas Pereira da Silva
Quem faz de Jesus seu amigo se torna um “amigo da Esperança” e abençoa as pessoas com as quais convive.
Oportunidades e Ideias
Ciclos da Vida Existem ciclos de sucesso, como quando as coisas acontecem e dão certo... E os ciclos de fracasso, quando elas não vão bem e se desintegram.
O USO DAS EMOÇÕES NAS VENDAS: Como vender mais para o consumidor final e profissionais de arquitetura FLAVIA MARDEGAN As 4 Etapas Principais Para Se Criar.
Oii, eu sou Antônio Lucas Coordenador nacional da Seleção Brasileira de Máster e se você está aqui...
Receita de um Sonhador.
DISCIPLINA: Redação científica
SONHOS X ATITUDE SONHOS = ATITUDE = REALIZAÇÃO
COMO TER UMA CÉLULA DE SUCESSO
Transcrição da apresentação:

A UDIOVISUAL & ROTEIRO RIO BRANCO Prof. Franthiesco Ballerini

E XERCITANDO A CRIATIVIDADE PARA A ESCRITA DO ROTEIRO HÁ ALGUNS ITENS FUNDAMENTAIS PARA ESTIMULAR A CRIATIVIDADE E FAZÊ-LA EFICIENTE: COMBINAR: A UNIÃO DE DUAS IDEIAS OU INVENÇÕES, COMO O CARIMBO COM A PRENSA DE VINHO QUE GEROU A IMPRENSA, O CANHÃO COM O TRATOR GEROU O TANQUE. FAZER O CONTRÁRIO : EM VEZ DE MULTAR MAIS QUANDO HÁ AUMENTO DAS INFRAÇÕES DE TRÂNSITO, PREMIAR OS BONS MOTORISTAS, OU SEJA, UMA AÇÃO OPOSTA AO ÓBVIO. IR CONTRA O PENSAMENTO LINEAR. EM MARKETING, ISSO É FUNDAMENTAL, REMAR CONTRA A MARÉ, FALAR ALGO NOVO, SAIR DO CLICHÊ. COMO A PROPAGANDA DA FIAT “VOCÊ NÃO ACHA QUE ELES ESTÃO FELIZES ASSIM POR CAUSA DESSE CHEIRINHO?”.

E XERCITANDO A CRIATIVIDADE PARA A ESCRITA DO ROTEIRO AUMENTAR : EM PROPAGANDA, ISSO É MUITO COMUM, TRATA-SE DE AUMENTAR, MAGNIFICAR, EXAGERAR. É TAMBÉM A TÉCNICA DA CARICATURA. ADAPTAR : NA INDÚSTRIA, RECURSOS DE ADAPTAÇÃO CHEGAM A SER SIMPLES E FUNDAMENTAIS PARA BARATEAR CURSOS. DESPERTADORES QUE TAMBÉM SÃO RELÓGIOS, PRESERVATIVOS PERFUMADOS. EM PROPAGANDA, ISSO É OPORTUNISMO, COMO O FUSCA, QUE CAPITALIZOU PARA SI, EM 1968, A CONQUISTA DA LUA PELA APOLLO 8, DIZENDO “É FEIO, MAS LEVA VOCÊ LÁ”. É APROVEITAR A OCASIÃO PARA RESOLVER UM PROBLEMA OU AUMENTAR A EXPOSIÇÃO.

E XERCITANDO A CRIATIVIDADE PARA A ESCRITA DO ROTEIRO DIMINUIR, SIMPLIFICAR : NO LANÇAMENTO DE PRODUTOS, SIGNIFICA TORNAR A VIDA DO CONSUMIDOR MAIS SIMPLES, COMO DISPENSAR O TINTEIRO (CANETA ESFEROGRÁFICA), TELEFONE SEM FIO ETC. EM PROPAGANDA, ESTE RECURSO APARECE NA PARTICULARIZAÇÃO: ELEGER UM ÚNICO E PEQUENO DETALHE DO PRODUTO PARA BENEFICIÁ-LO COMO UM TODO. COMO A LUFTHANSA FALANDO SOBRE O COPO D’ÁGUA QUE OFERECE A BORDO. SIMPLIFICAR É SER CRIATIVO. DESBUROCRATIZAR É RACIONALIZAR AS ATIVIDADES. SUBSTITUIR : COMO O ENGENHEIRO DE ESTRADA, QUE NA FALTA DE SINALIZAÇÃO ADEQUADA DA PISTA, COLOCOU UM BALDE DE PLÁSTICO VERMELHO COM UMA LUZ DENTRO DELA. QUANDO ALGUÉM SE SUBSTITUI, A SI MESMO, PELO OUTRO, COLOCANDO-SE NA POSIÇÃO DO OUTRO, É QUANDO EM GERAL SURGEM BOAS IDEIAS OU MAIORES SUCESSOS NAS RELAÇÕES HUMANAS. TRANSPOSIÇÃO CRIATIVA É COLOCAR-SE NO LUGAR DO OUTRO PARA TER NOVAS IDEIAS.

E XERCITANDO A CRIATIVIDADE PARA A ESCRITA DO ROTEIRO MUDAR O PONTO DE VISTA : EM PROPAGANDA, ESSA OPÇÃO É MAIS ENFATIZADA QUANDO SE CRIA, PARA O CONSUMIDOR, UM NOVO PONTO DE VISTA. COMO O ANÚNCIO DA PASTA DE DENTE CREST: “OS DENTES NÃO MORREM DE MORTE NATURAL. VOCÊ OS MATA”. TRATAR UM PROBLEMA É ÀS VEZES MUDAR O PONTO DE VISTA, COMO A SOLUÇÃO DE COLOCAR ESPELHOS NOS ELEVADORES PARA DIMINUIR O VANDALISMO, JÁ QUE AS PESSOAS SE ‘ENTRETEM’ SE VENDO E NÃO GOSTAM DE SE VER VANDALIZANDO ALGO.

E XERCITANDO A CRIATIVIDADE PARA A ESCRITA DO ROTEIRO EM OUTRA SEQUENCIA : O VIGIA NOTURNO MUDOU A SEQUENCIA (ROTINA) DAS ÁREAS DA EMPRESA A QUAL ZELAVA E SURPREENDEU O LADRÃO. SUBMETER A ROTINA AO CRIVO CRIATIVO. NA PROPAGANDA, ISSO AJUDA NA PERSUASÃO. DURANTE A GUERRA FRIA, DOIS CARROS, UM FORD AMERICANO E UM ZIM RUSSO, DISPUTAVAM UMA CORRIDA. O FORD CHEGOU EM PRIMEIRÍSSIMO. A IMPRENSA RUSSA ENTÃO DISSE: “NA CORRIDA DE ONTEM, EM MOSCOU, O CARRO SOVIÉTICO CHEGOU EM SEGUNDO LUGAR E O CARRO AMERICANO EM PENÚLTIMO”. VERDADE. CRIATIVIDADE PARA MUDAR O PONTO DE VISTA.

E XERCITANDO A CRIATIVIDADE PARA A ESCRITA DO ROTEIRO PARA OUTROS USOS : EM SUBSTITUIR, AS SOLUÇÕES OCORREM EM FACE DE UM PROBLEMA IMEDIATO. JÁ AQUI, AS SOLUÇÕES SÃO ATINGIDAS PELA INTUIÇÃO ABERDA, PELA ESPECULAÇÃO. É USAR ALGO PARA NOVAS PRÁTICAS E APLICAÇÕES. AS VEZES, NÃO SE TEM PROBLEMA ALGUM, MAS SE QUER ACHAR NOVAS SOLUÇÕES PARA UM PRODUTO. EM MARKETING, ESSA OPÇÃO É AVIDAMENTE EXPLORADA, INCLUSIVE AS EMPRESAS PREMIANDO OS CONSUMIDORES SE ACHAREM UM NOVO USO PARA SEU PRODUTO. A NATURA VIVE DE EXPLORAR A AMAZONIA ATRÁS DE MULTIPLOS USOS DAS FRUTAS E SEMENTES DE LÁ. SIM, SIM : TODOS SÓ FUNCIONAM E DÃO LUZ VERDE À CRIATIVIDADE COM ENCORAJAMENTO, TRANSMISSÃO DE CONFIANÇA, POSITIVIDADE. SÓ ASSIM SE ESTIMULA A PENSAR, CRIAR.

E XERCITANDO A CRIATIVIDADE PARA A ESCRITA DO ROTEIRO O CONCEITO DE CRIATIVIDADE MUDOU COM O TEMPO. PARA FREUD, A CRIATIVIDADE SE ORIGINA NUM CONFLITO DENTRO DO INCONSCIENTE. MAIS CEDO OU MAIS TARDE O INCONSCIENTE PRODUZ UMA ‘SOLUÇÃO’ PARA O CONFLITO. SE POR ACASO ESSA SOLUÇÃO REFORÇA A ATIVIDADE PRETENDIDA PELO EGO (CONSCIENTE), OCORRERÁ EM FORMA DE COMPORTAMENTO CRIADOR; SE, AO CONTRÁRIO, ELA OCORRE À REVELIA DO EGO, SERÁ ENTÃO REPRIMIDA E ACARRETARÁ UMA NEUROSE.

E XERCITANDO A CRIATIVIDADE PARA A ESCRITA DO ROTEIRO ASSIM, NEUROSE E CRIATIVIDADE TEM A MESMA FONTE, SÃO TODAS FONTES DA ENERGIA DO INCONSCIENTE. EM PSICANÁLISE, A NOÇÃO DE CRIATIVIDADE TEM SIDO ‘REGRESSÃO A SERVIÇO DO EGO’. MAS AO LONGO DO TEMPO, COM NOVAS LEITURAS DE FREUD, PASSOU A SER ENTENDIDO COMO PRODUTO NÃO DO INSCONCIENTE, MAS DE UMA TAL DE PRÉ-CONSCIENTE. POIS O INCONSCIENTE NÃO É CAPAZ DE SEMPRE EXPRIMIR LÓGICA, ALFO FUNDAMENTAL PARA A CRIATIVIDADE. POR ISSO A CRENÇA DE QUE OS LOUCOS SÃO MAIS CRIATIVOS É PURO ESTEREÓTIPO, SEM NENHUMA FUNDAMENTAÇÃO CIENTÍFICA. CRIATIVIDADE É A EXPRESSÃO MÁXIMA DA SANIDADE, SAÚDE MENTAL, É A OTIMIZAÇÃO DO PENSAMENTO.

UMA ATITUDE OU IDEIA CRIATIVA DEVE PASSAR POR 4 APROVAÇÕES: ADEQUAÇÃO : RESOLVER UM PROBLEMA COM A IDEIA E CRIAR OUTRO MOSTRA QUE A IDEIA NÃO É NECESSARIAMENTE ADEQUADA. UM ANÚNCIO CRIATIVO USAVA UMA MÃE DE SANTO DE SALVADOR PARA DAR UM TESTEMUNHO DO DIA DAS MÃES. MEXEU COM OS RELIGIOSOS BAIANOS E REPERCUTIU MAL NAS VENDAS, CRIANDO UMA GUERRA SANTA CONTRA O ANUNCIANTE. CUSTO - BENEFÍCIO: UMA IDEIA QUE AUMENTARÁ A VENDA DA EMPRESA MAS CUSTA UMA FORTUNA, COMO UM ANÚNCIO COM A MADONNA PARA VENDER SEU PRODUTO. É ADEQUADO MAS O CUSTO É ALTÍSSIMO.

UMA ATITUDE OU IDEIA CRIATIVA DEVE PASSAR POR 4 APROVAÇÕES: ÉTICA : A DIFERENÇA DA CRIATIVIDADE DE UMA CRIANÇA PARA A DE UM ADULTO É QUE O ADULTO DEVE SUBMETER SUA IDEIA CRIATIVA AOS CRIVOS ÉTICOS DA SOCIEDADE. EM MARKETING, ISSO É SÉRIO. NA INAUGURAÇÃO DE UM HIPERMERCADO EM SÃO PAULO, A DECISÃO DE UM GERENTE DE MARKETING DE OBRIGAR A ENTREGA DE PRODUTOS NA HORA DO RUSH, DANDO A SENSAÇÃO DE QUE O EVENTO ERA BADALADO, CHEIO DE GENTE, CAUSOU UM CONGESTIONAMENTO ENORME. QUANTAS EMERGÊNCIAS MÉDICAS FORAM PREJUDICADAS COM O TRÂNSITO EXTRA?

UMA ATITUDE OU IDEIA CRIATIVA DEVE PASSAR POR 4 APROVAÇÕES: RISCO : TODO VERDADEIRO PRODUTO DA CRIATIVIDADE IMPLICA RISCOS, PORÉM RISCOS CALCULADOS. É ATRIBUTO INTRÍNSECO E IMPRESCINDÍVEL DO QUE SE ENTENDE POR CRIATIVIDADE: PROVOCAR RESISTÊNCIA. CRIATIVIDADE PÕE EM XEQUE PRESSUPOSTOS TRANQUILOS, HÁBITOS, TRADIÇÕES, ROTINAS E ACOMODAMENTOS. RISCO CALCULADO É QUANDO ALGO QUE VOCÊ DETESTARIA ACONTECE MAS VOCÊ NÃO SE ARREPENDE DOS PROCEDIMENTOS QUE LEVARAM A ELE. EM PROPAGANDA, NÃO HÁ CRIATIVIDADE QUE JUSTIFIQUE O RISCO PREVISÍVEL DE COMPROMETER EXTENSIVAMENTE UM ANUNCIANTE, NUM GRANDE SEGMENTO DE MERCADO (COMO A TAL MÃE DE SANTO). AS CAMPANHAS DA BENETTON SÃO TODAS ARRISCADAS, MAS HÁ UM CONTROLE MUITO LÚCIDO DO RISCO, POIS EMBORA ELES MEXAM COM CRENÇAS RELIGIOSAS, POR EXEMPLO, NÃO MEXEM COM CRENÇAS DO SEU PÚBLICO-ALVO, QUE GOSTA DE OUSADIA. UMA IDEIA 100% ADEQUADA TEM 0% DE RISCO, LOGO NÃO É UMA IDEIA NOVA.

UMA ATITUDE OU IDEIA CRIATIVA DEVE PASSAR POR 4 APROVAÇÕES: PASSADO TUDO ISSO, AINDA HÁ A FASE DA REALIZAÇÃO, POIS SE O DONO DA IDEIA CRIATIVA DESISTIR NO MEIO, OU NO PRIMEIRO OBSTÁCULO, A IDEIA MORREU DE QUALQUER FORMA. SANTOS DUMONT É O INVENTOR DA AVIAÇÃO POIS RESOLVEU PROBLEMAS QUE OS IRMÃOS WRIGHT NÃO RESOLVERAM EM SEU INVENTO, FOI A FUNDO NA REALIZAÇÃO DA IDEIA.

T IPOS DE IDEIAS Ideia selecionada: Provém da nossa memória ou vivência pessoal. Caráter absolutamente pessoal, independe de fatores externos. Como 8 e ½ de Federico Fellini. Ideia verbalizada: Surge daquilo que alguém nos conta, um comentário, um pedaço de história, ouvindo do elevador, captamos do ambiente que nos rodeia. Como Me Alquillo para Soñar, de Gabriel García Marquez. Ideia lida: Jornais e revistas como fonte de ideias, colunas policiais. Exemplo: os filmes de Stanley Kubrick.

T IPOS DE IDEIAS Ideia transformada: uma ideia que nasce de uma ficção, de um filme, livro, mudada totalmente. Henrique V de Shakespeare foi uma ideia mudada de outro autor da época. Cuidado: é diferente de plágio. Plágio é a transcrição ipsis litteris das partes da obra. Também não é Adaptação, como de filmes e séries. Ideia proposta: algo encomendado por outro, um roteiro sobre algum heroi nacional. É um grande desafio, pois não é sobre algo que necessariamente gostamos de escrever.

T IPOS DE IDEIAS Ideia procurada: aquela que encontramos por meio de um estudo feito para saber qual tipo de filme o mercado quer. Como o filme Como era gostoso o meu francês, de Nelson Pereira dos Santos, com base numa pesquisa sobre o mercado de filmes sobre portugueses e índios no Brasil. Também Malu Mulher, uma pesquisa da TV Globo sobre a necessidade de séries sobre mulheres fortes.

C RIATIVIDADE NO ROTEIRO EXERCÍCIO PRÁTICO Todos irão assistir ao curta-metragem ‘Alice’ (Simone Spoladori e Fernando Alves Pinto). Observem o fluxo da narrativa, a profundidade dos personagens, a locação e o ritmo da edição. Em grupos:

C RIATIVIDADE NO ROTEIRO EXERCÍCIO PRÁTICO Grupo 1 : Reescreva a storyline e a sinopse do curta, mantendo os mesmos personagens mas com um conflito diferente. Grupo 2 : Mantenha a storyline e o conflito, mas altere os personagens, dando-lhes outras características de personalidade. Grupo 3 : Mantenha storyline e personagens, mas mude a geografia e/ou tempo do conflito, de modo que isso afete a história. Grupo 4 : Modifique o final da história, mantendo personagens, tempo e geografia.