População em movimento

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
8º ano - Unidade III capítulo 8 – A população americana
Advertisements

MIGRAÇÕES INTERNACIONAIS
Aula Semelhanças: desemprego, violência, marginalidade.
8ª Série Os EUA ao longo de sua história tiveram várias oportunidades para desencadear o seu desenvolvimento econômico e souberam aproveitá-las de forma.
PORTUGAL EMIGRANTES IMIGRANTES
População da Ásia   A Ásia abriga mais de metade da população total do planeta, concentrando-se principalmente nas grandes planícies da China, no vale.
REVISÃO – 6ª SÉRIE UT 3 E UT 4 (até a pág. 28).
População II Prof. Nobre.
Os lugares que formam o mundo
MOVIMENTOS MIGRATÓRIOS
Capitulo 5: Ponto 2.
Movimentos Migratórios e Urbanização
Quem é o jovem brasileiro?
Localizadas a Oeste de Greenwich, duas cidades, “A” e “B”, encontram-se, respectivamente, a 90° e 45°. Numa quarta-feira, um avião saiu de “A”
Correção da Prova 4° Bimestre.
Migrações - Influências
População.
População II.
Colégio Nossa Senhora das Neves Componente curricular: geografia Professora: Kátia Suely 5º ano do Ensino Fundamental.
13 de maio – Abolição da escravatura
MOBILIDADE DA POPULAÇÃO
MIGRAÇÕES.
Migrações Internas no Brasil
Movimentos Migratórios
POPULAÇÃO BRASILEIRA E MIGRAÇÃO
Correntes imigratórias
Movimentos migratórios
Migrações internas no Brasil
MIGRAÇÕES.
A formação e a diversidade cultural da população brasileira
Migrações.
MOVIMENTOS POPULACIONAIS
Migração Rural Urbana. Migração Rural Urbana Causas: A introdução das relações capitalista no campo, com a introdução de máquinas e equipamentos nas.
Europa União Européia:
MIGRAÇÃO E XENOFOBIA.
Migrações internas – exemplos históricos
A questão agrária A questão agrária no Brasil é fruto de um processo histórico ligado ao período colonial, que veio com o passar dos anos mudando de “lado”
Movimentos Migratórios Internos
MOVIMENTOS POPULACIONAIS
Aula de Revisão de Geografia do 8º ano
Movimentos Migratórios e suas Motivações
A migração interna no Brasil
Migrações – O vaivém da população pelo mundo
Transformações do pensamento sociológico ocidental
Fluxos Migratórios.
FORMAÇÃO ÉTNICA E MIGRAÇÕES NO BRASIL
População II Prof. Maj Jean Cid ESTRUTURA OCUPACIONAL População Economicamente Ativa (PEA): é constituída pelas pessoas de 10 ou mais anos de idade que.
Realizado por Elisa Talarico e Zdenek Juran 23/11/2012
Organização Internacional para Migrações
Fonte: Organização Internacional para Migração
História dos Portugueses no Mundo
Migrações.
Etnias Conceito- É uma comunidade humana definida por afinidades linguísticas , culturais e semelhanças genéticas.
A MARCHA DA COLONIZAÇÃO NA AMÉRICA PORTUGUESA
Etapa 2 – A devastação da Mata Atlântica
Em 2003, a imigração mais significativa foi de brasileiros e asiáticos de várias origens (nomeadamente indianos e chineses). Existem ainda pequenos núcleos.
O Espaço Geográfico Rural
MOBILIDADE DA POPULAÇÃO
Crescimento populacional no mundo e no Brasil
FLUXOS MIGRATÓRIOS NO BRASIL
POPULAÇÃO MUNDIAL 75% VIVEM EM ÁREAS URBANAS DE PAÍSES POBRES OU EMERGENTES.
Noção de Migração Deslocação de pessoas de uma área para outra com mudança de residência.
REGIÃO SUL A menor das regiões do IBGE A terceira mais populosa
Bolsista: Giovana Tavares Lopes 1°ano D. O que se entende por migração? Migração é o deslocamento de indivíduos dentro de um espaço geográfico, de forma.
Geografia 2011/12.
América Aspectos gerais.
Movimentos Migratórios e suas Motivações
Migrações 2º EM – 2015 Jeferson. Migração Deslocamento populacional representativo que possui diversas causas. Problemas Políticos;  Curdos, Palestinos.
América Latina: herança colonial e diversidade cultural
Aulas 50 e 51: A formação da população brasileira Os traços étnicos e a cultura do povo brasileiro resultam da complexa mistura entre os índios, negros,
Transcrição da apresentação:

População em movimento Gabriel da Mota Stella Sobral Renata Gonçalves Jerushka Galaviz Kássia Rodrigues

Imigração e Emigração Imigração: Sair de um país ou lugar de origem, no caso Brasil, e ir para outro. Ex: americano morando no Brasil – imigrante. Emigração: Entrada de pessoas originárias de diferentes lugares ou países em certa área. Ex: brasileiro morando nos EUA – emigrante.

Imigração e Emigração

Tipos de migração Migrações Internacionais: Mudança para outros países. Pessoas mudam muitas vezes para melhorar suas vidas. América do Norte e Europa recebem grandes fluxos de imigrantes, por essa razão, tendem a ter rejeição aos estrangeiros, denominado xenofobia. Imigrantes ocupam a vaga de emprego e tiram as oportunidades dos nativos.

Migração Nacional: Supera numericamente as migrações internacionais. Há quatro tipos de migração: Cidade-Cidade Campo-Campo Cidade-Campo Campo-Cidade Migração se torna mais fácil, pois é apenas nacional. Há os boias-frias, que residem em periferias de cidades e trabalham em zonas rurais, deslocando-se diariamente.

Definindo as migrações Cidade-Cidade Saída de uma área urbana para a outra Tem relação com o desenvolvimento de novos polos econômicos. Campo-Campo Saída de áreas rurais para outras áreas rurais Ocorre, muitas vezes, quando um local tem expansão para áreas agrícolas.

Cidade-Campo Saída da área urbana para a área rural. Saem na expectativa para realizar atividades na colheita e no plantio. Campo-Cidade Saída de áreas rurais para áreas urbanas (êxodo rural) Saem principalmente atrás de novas oportunidades de trabalho e em busca de emprego.

A Miscigenação Brasileira Aulas 50 e 51

Traços Étnicos Traços étnicos são características da região ou do país (ex: olho puxado – povo asiático, pele mais escura – povo africano, etc) Nos brasileiro é difícil achar um traço étnico certo, pois há muitas pessoas de diferentes descendências e povos. A grande miscigenação é evidenciada ao longo da nossa história entre os brancos, os índios e os negros.

A Segregação Étnica no Brasil A história de alguns países por um bom tempo foi marcada pela brutalidade, pois negros não tinham direitos básicos. Negros e indígenas vivem em desigualdade até nos dias de hoje. Alguns dos fatos:

1 – A Perseverança Indígena O número de povos indígenas era muito grande, mas após a escravidão deles pelo povo branco, seu número reduziu consideravelmente. Hoje em dia há várias leis a favor dos índios: Estatuto do Índio Constituição de 1988: Direitos indígenas, Direito à diferença, direito à terra. Achar terras para os índios é difícil, pois eles dependem da natureza para sobreviver.

2 – A Luta dos Negros Negros foram escravizados por muito tempo e por isso fizeram várias revoltas e, só após a Princesa Isabel. Uma das maiores dos negros foi após a liberdade, na tentativa de reinserção na sociedade. Em busca de moradia e oportunidades, começaram a morar em cidades. Um dos motivos que trouxe origem à locais muito pobres, como por exemplo favelas.