Estrutura e composição

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Como fazer uma história em quadrinhos
Advertisements

7º. ANO - LÍNGUA PORTUGUESA
Figuras de Linguagem.
Figuras de Linguagem “Palavras“
A Banda Desenhada, BD ou Histórias aos Quadradinhos é uma forma de arte sequencial, que conjuga texto e imagens, com o objectivo de narrar histórias dos.
Profª Cláudia Rodrigues
A Origem da Força da Linguagem Publicitária
Como fazer HQs na escola, no trabalho, no sindicato, em casa...
COLÉGIO MILITAR DE FORTALEZA
FIGURAS DE LINGUAGEM Profª Karen Olivan.
Figuras de estilo Literatura.
Figuras de Linguagem Comparacao, metafora, metominia eufemismo sinestesia antitese paradoxo ironia personificaçao.
FIGURAS DE LINGUAGEM PROFESSOR JESWESLEY MENDES.
Introdução à estilos e figuras de linguagem
FIGURAS DE LINGUAGEM PROFESSORA: ADRIANA CARVALHO DE ANDRADE.
FIGURAS DE LINGUAGEM.
FIGURAS DE LINGUAGEM A linguagem possibilita-nos exprimir não só nossa compreensão de mundo (ideias, conceitos, opiniões...), mas também nosso mundo psíquico.
Por Veridiana B. B. Corrêa
Vamos estudar banda desenhada!
BANDA DESENHADA!... EDUCAÇÃO VISUAL e TECNOLÓGICA – Prof.ªs Isabel Santos e Julieta Costa - ANO LECTIVO
REVISÃO 1.ORAÇÃO SUB. SUBSTANTIVA 2. PRONOME RELATIVO
A BANDA DESENHADA PANANIM OBELIX ASTERIX.
Recursos estilísticos. O texto literário diferencia-se dos demais pelo emprego recorrente da linguagem conotativa, que torna possível a exploração dos.
AS FIGURAS DE LINGUAGEM
Colégio Adventista de Ji-Paraná
Relato Pessoal com Descrição
PROFª Sulamita Martins
Redação O melhor modo de aprender a ler e escrever é ouvir atenciosamente, compreender o valor das palavras e como elas emitem som, força e significado.
Recursos Expresssivos
FIGURAS DE LINGUAGEM JN Profª. Luciana Balduíno.
ENENDIMENTO DE TEXTO AULA 15 A 18.
Figuras de linguagem Figuras de linguagem.

Figuras de linguagem ou estilo
FIGURA DE LINGUAGEM(ou de retórica)
São recursos que tornam as mensagens mais expressivas.
Principais Figuras de Linguagem.
HISTÓRIAS EM QUADRINHOS
Agora que já relembramos, vale lembrar também que o sentido figurado faz parte da nossa língua, do nosso modo de falar, e é com esse sentido que nos.
Narração: personagem/ espaço/ enredo
FIGURAS DE LINGUAGEM Profª Sirlene Kolb
TEXTO LITERÁRIO, NÃO LITERÁRIO E FIGURAS DE LINGUAGEM
GRAMÁTICA Prof. Glauberto Nascimento
Figuras de Linguagem Profa. Karla Faria.
Figuras de Linguagem Prof. Rafael Costa.
FIGURAS DE LINGUAGEM.
Profª. Rose Cléa Duarte Universidade Castelo Branco.
Histórias em quadrinhos
Informações implícitas
27/09/ publicidade “pai”- argentino Quino
Figuras de Linguagem.
FIGURAS DE LINGUAGEM É UMA FORMA DE EXPRESSÃO QUE CONSISTE EM UTILIZAR PALAVRAS EM SENTIDO FIGURADO, ISTO É, EM UM SENTIDO DIFERENTE DAQUELE EM QUE CONVENCIONALMENTE.
Literatura, Professora Nichele. Estratégias para conseguir determinado efeito no texto ou na fala podem estar relacionadas a diferentes aspectos:
LÍNGUA PORTUGUESA JÚNIOR SALES DE SOUSA.
Histórias em quadrinhos
Figuras de Linguagem 1.
Figuras de Linguagem Figuras de Palavra.
FASES DO DESENHO INFANTIL
Recursos para histórias em quadrinhos e ilustrações de textos
A Banda Desenhada.
BANDA DESENHADA!....
Correção do 1ª exame do vestibular UERJ (Português) Diego Domingues Polo SJM.
Figuras de Linguagem Figuras de Pensamento.
A Banda Desenhada Susana Silva.
  Língua Portuguesa Recursos expressivos.
Segundo Mauro Ferreira, a importância em reconhecer figuras de linguagem está no fato de que tal conhecimento, além de auxiliar a compreender melhor os.
LITERATURA BRASILEIRA
ANALISE TEXTUAL Aula 9 - Produção e efeito de sentidos – Metáfora e Metonímia.
Figuras de linguagem.
PRODUÇÃO DE TEXTO – 7º ANO CARTA ENIGMÁTICA E HISTÓRIA EM QUADRINHOS
Transcrição da apresentação:

Estrutura e composição O gênero HQ Estrutura e composição

Elementos que formam a semântica das histórias em quadrinhos: Requadro Balão Recordatório Linhas cinéticas Metáfora visual Figuras de linguagem Recursos gráficos: negrito, caixa-alta, etc. Narração (presença de personagens, ambiente, enredo...)

Tipos de balões: ● O rabicho ( apêndice que sai do balão em direção à cabeça do personagem) indica ao leitor quem está falando; quando o rabicho se dirige a um personagem que está fora do requadro e da cena mostrada, trata-se de uma fala em off. Há vários tipos de balões: ►de cochicho ( formado por linhas pontilhadas), de pensamento ( caracterizado por linhas onduladas e pela ausência de rabicho, substituído por bolinhas que se dirigem ao personagem); ► splash ( formado por linhas angulares, denuncia o estado emocional do personagem, que está irado); ► trêmulo ( conota o medo sentido pelo personagem); ► uníssono ( neste tipo, vários rabichos saem do balão, mostrando que diversos personagens emitem a mesma fala, concomitantemente); ► intercalados ( demonstram que a fala de um personagem foi emitidas em intervalos de tempo, com uma pausa entre eles) etc.;

Requadro e tipos de balão Requadro: A moldura que circunda os desenhos e textos de cada quadrinho ou vinheta. Ele limita o espaço onde se colocam objetos e se passam as ações. Se suas linhas forem onduladas, pode tratar-se de sonho, delírio ou recordação do personagem. Balão: convenção gráfica onde é inserida a fala ou pensamento do personagem

Recordatário: painel encontrado no interior da vinheta onde são colocados os textos da narração, de transição de tempo e espaço ( “enquanto isso...”, no dia seguinte...” “ em sua casa...” etc.) ou a voz interior do personagem ( substituindo o balão de pensamento).

Linhas cinéticas Linhas cinéticas: linhas que indicam o movimento dos personagens ou a trajetória de objetos em plena ação ( automóveis e outros meios de locomoção, balas que saem de pistolas, pedras atiradas por alguém etc.)

Recursos gráficos Negrito, caixa-alta, etc.

Figuras de linguagem Metáfora Comparação Metonímia Aliteração Onomatopeia Antítese Eufemismo Prosopopeia ou personificação

METONÍMIA: é uma figura que consiste na substituição do sentido de um termo por outro, por haver certa relação externa ( lógica) entre eles.   A metonímia ocorre quando se emprega: e. O abstrato pelo concreto Ex. a velhice é prudente. Era difícil resistir aos encantos daquela doçura. ( pessoa doce, meiga) O autor pela obra Embora tenha gostado muito, achei difícil ler Camões. ( a obra de Camões) f. O efeito pela causa Ex. Com muito suor o operário construiu a casa b. O continente pelo conteúdo Ex. O restaurante oferece vários pratos típicos. ( contém comida) Na festa de rua, pratos e pratos foram devorados. ( com comida) g. O instrumento pele pessoa que usa Ex. sei que ele é bom de garfo. ( o instrumento usado para comer) c. Sinal pela coisa significada Ex. o trono inglês está abalado com as crises. ( o governo exercido pela monarquia) h. parte pelo todo ex. João não tem um teto para morar. ( casa) Dê pão a quem tem fome. ( comida) d. O singular pelo plural / um indivíduo por todos O Brasileiro adora futebol. Todo homem tem direito à vida. ( homem = humanidade) i. A matéria pelo objeto Ex. O jantar foi feito à base de porcelanas e cristais. ( matéria de que é feito o objeto)

Metonímia na HQ:

METÁFORA: trata-se de uma comparação “mental” e subjetiva, ou seja, a comparação está implícita. Ex.: a propaganda é a alma do negócio. ( é como a alma )   COMPARAÇÃO: Aqui, a comparação é explícita ( por meio do uso do conectivo de comparação). Faz-se uso de expressões como: como, tal qual, assim como, tão ...quanto tanto...quanto, etc. Ex. “ A vida é como um combate”. METÁFORA NA HQ:

ALITERAÇÃO: consiste na repetição ordenada de mesmos sons consonantais ALITERAÇÃO: consiste na repetição ordenada de mesmos sons consonantais. Ex.: “ velho vento vagabundo.” ONOMATOPEIA: consiste na imitação do som ou da voz natural dos seres. Ex.: O cóim-cóim dos porcos parecia uma orquestra desafinada.

Antítese: consiste em realçar uma idéia ou um conceito por meio de palavras de sentido oposto. Ex. “A tristeza não tem fim, a felicidade sim.” (Vinicius de Moraes)

PROSOPOPEIA/ PERSONIFICAÇÃO: atribui características de seres animados a seres inanimados ou irracionais. Ex. O céu se alegra com o nosso amor./ “O jardim olhava as crianças sem dizer nada”/ “A lua me traiu”.

Eufemismo: consiste na substituição de uma palavra ou expressão com sentido desagradável por outra, com a finalidade de amenizar/ suavizar seu significado. Ex.: “ ele passou dessa para melhor”./”Você me faltou com a verdade. /“Ele está na melhor idade”.

OBRIGADA Prof. Quezia Lopes