CONHECENDO A FAUNA DA FAZENDINHA FRANCA

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Aves.
Advertisements

Os Animais Características dos animais: mamíferos, aves, peixes, répteis, anfíbios e insectos.
Zona Climática.
O Planeta Terras.
Olá, eu sou a vaca. Tenho esqueleto interno. Nasci do ventre da minha mãe. Respiro por pulmões. Vivo na terra. Desloco-me andando com a ajuda das minhas.
Animais do pantanal Alunos: Muryel, Thyago e Gabriel. 3º E.M. A Professora : Jaqueline.
Animais da região sul do Brasil
Animais Marinhos Larissa e Maria 2º ano B.
Projeto Animais Marinhos
REVISÃO DE CIÊNCIAS 2º BIMESTRE 2º ANO
Caatinga   Esse ecossistema é marcado pelo clima semi-árido, que se caracteriza por chuvas irregulares ao longo do ano e temperaturas médias anuais compreendidas.
Seres vivos: classificação e cadeia alimentar
TEORIA EVOLUCIONISTA Definições:
As aves.
Pantanal   O Pantanal fica localizado no Centro-Oeste do Brasil, nesse local existe uma planície, (terras mais baixas) rodeada por áreas de relevo mais.
Arara-Azul Fernanda Bettker e Jéssica Simões – 231
Trabalho de pesquisa-2ºperíodo
Animais Laís Carla. Pedagogia.
COLÉGIO FRANCISCANO SANT’ANNA PROJETO: VERTEBRADOS & CIA
EMA RHEA AMERICANA.
ANELÍDEOS, PLATELMINTOS E NEMATELMINTOS
Principais funções dos bichinhos!
A maior ave da América do Sul
O CAMALEÃO Reino: Animalia Filo: Chordata Classe: Reptilia
Daniella Fontinel, Luize Pippi, Rafaela Nagel e Raquel Menegazzi
As Estações do Ano.
EMA.
SUÇUARANA.
Animais invertebrados
Animais invertebrados
Insetos Luisa Curcio Matheus Bayer Clara Barros 7M3.
A águia é a ave que possui a maior longevidade da espécie...
Animais Diurnos Noturnos.
As Estações do Ano.
Ciências – 6ª Série Profª. Daniela Benaion Barroso
GUAXINIM.
Cantigas e Animais Título Processos Introdução Recursos Tarefas
Os beija-flores ou colibris são os menores pássaros do mundo...
Mico-leão-dourado.
Cerrado.
Vida de Abelha Gustavo Nº5.
Programa Hábitos Noturnos
URSO PANDA.
Paulo Guilherme Souza Guimarães 4ºA Nº19 Colégio da Polícia Militar.
Vida de abelha Leonardo nº26.
Vida De Abelha Thalita Nº22.
Vida de Abelha João Vitor Nº 10.
O meu animal preferido Trabalho realizado por Gabriela Franco
Vida de Abelha Mayara vitória Nº19.
Marcello Henrrique nº:16
O Patinho Feio Língua Portuguesa Ensino Fundamental I
Programa Hábitos Noturnos
Vida de abelha Gabriel Augusto nº05.
ESCORPIÃO-PRETO Bothriurus sp.
Vida de abelha Flávia Beatriz nº04.
Vida de abelha Daniel número 2 – 4º A
Vida de abelha . Rhauan nº24.
Vida de abelha Giovanna nº06.
SUA FAUNA.
Vida de abelha Raiane n°22.
Vida de abelha Marcos Felipe Nº17 4ºano B. Por que os vegetais são produtores São organismos capazes de fabricar próprio alimento.
As vozes dos animais.
  ANIMAIS DOMÉSTICOS.
ANIMAIS SELVAGENS.
VOCÊ!!!!!!! O maior empreendedorismo de sua vida é:
O Brasil possui uma fauna muito diversificada
Olá, tudo bem com voces? Na nossa aula de hoje nós vamos falar sobre a origem dos alimentos. Prestem bastante atenção, vamos lá?
SER LIVRE E PODER VOAR. RUTH JACOBSEN CLICAR.
Vida de abelha Andrey n°03.
ANIMAIS 4º A N O.
Transcrição da apresentação:

CONHECENDO A FAUNA DA FAZENDINHA FRANCA EDUCAÇÃO AMBIENTAL CONHECENDO A FAUNA DA FAZENDINHA FRANCA

GALINHA (vertebrado – ave) ALIMENTAÇÃO: comem de tudo que apanham na terra, sejam minhocas, sementes, pequenos frutos e migalhas. HÁBITOS: O galo ao raiar do dia canta para acordar todos os outros animais. Ao final da tarde é o primeiro a recolher, para que as galinhas também o façam. Durante os períodos de calor,essas aves ficam à sombra, de asas e bico aberto para manter a sua temperatura constante. REPRODUÇÃO: a galinha pode chocar de 13 a 15 ovos, dependendo do seu tamanho. A eclosão se realiza em 21 dias , nascendo os pintinhos devem ficar no ninho até que toda ninhada haja nascido. CURIOSIDADES: podem viver cerca de 15 anos. As galinhas chocam quantos ovos couberem debaixo de seu corpo, não distingue os que são seus e os que não são, criando todas as crias que nascerem. Sempre quando depositam seus ovos, cantam para chamar atenção de seu ato.

PATO (vertebrado – ave) ALIMENTAÇÃO: comem de tudo o que encontrar desde de caracóis, até rações e ervas. HÁBITOS: passam o dia alternando banhos com períodos de descanso ao sol. REPRODUÇÃO: as patas chocam entre 6 a 10 ovos que vão eclodir 30 dias depois do início do choco. São mães excelentes, passando o tempo a contar e juntar os filhos. CURIOSIDADES: um pato pode viver 15 anos e pesar 4 kg. Há países que a carne e os ovos de patos são muito apreciados.

O PATO Lá vem o pato Pata aqui, pata acolá Lá vem o pato para ver o que é que há. O pato pateta Pintou o caneco Surrou a galinha Bateu no marreco Pulou do poleiro No pé do cavalo Levou um coice Criou um galo Comeu um pedaço De jenipapo Ficou engasgado Com dor no papo Caiu no poço Quebrou a tigela Tantas fez o moço Que foi na panela. Vinícius de Moraes

PAVÃO (vertebrado – ave) ALIMENTAÇÃO: São onívoros. Gostam de brotos, frutos, sementes, formigas e pequenos répteis. HÁBITOS: Anda em bandos, e voa apenas no crepúsculo, para empoleirar-se em árvores altas. REPRODUÇÃO: 3 a 5 ovos incubados durante um período de 28 a 30 dias. CURIOSIDADES: Na época de acasalamento o pavão emite um som estridente, semelhante ao de uma corneta desafinada. Ele é guardião da floresta e dá o alarme logo que aparece algum predador. É uma animal exótico.

GANSO-SINALEIRO (vertebrado – ave) ALIMENTAÇÃO: Os gansos comem geralmente legumes e verduras. HÁBITOS: São ótimos animais de guarda, pois a qualquer sinal de perigo, começam a gritar e fazer bastante barulho. REPRODUÇÃO: Constrói seu ninho perto da água, na grama em crescimento. A fêmea põe 5 a 8 ovos e a incubação dura em torno de 28 dias. O macho permanece perto e defende o ninho. CURIOSIDADES: Vive mais de 12 anos.

GANSO (vertebrado – ave) ALIMENTAÇÃO: comem de tudo, caracóis, minhocas,mais sua alimentação principal são os vegetais como: capins, verduras, ervas, etc. Gostam de pastar e comer um pouco de milho e rações. HÁBITOS: os gansos podem viver em bandos, o que lhes permite criar defesas contra intrusos. REPRODUÇÃO: a mãe ganso choca cerca de 6 ovos, o período de incubação é até de 28 a 31 dias. Os gansinhos, depois de nascidos, devem ficar 24 horas sem comer. CURIOSIDADES: um ganso pode viver cerca de 20 anos e pesar até 12 Kg. A carne destes animais é muito apreciada na Europa.

GALINHAS DE ANGOLA (vertebrado – ave) ALIMENTAÇÃO: se alimentam de formigas, lagartas, cobras e insetos, além de grãos, gramados e verduras. REPRODUÇÃO: a fêmea chega a botar oitenta ovos por ano. O tempo de incubação é em torno de 28 dias. HÁBITOS: é uma ave muito barulhenta e gosta muito de viver em grupos e de correr. CURIOSIDADES: são ótimas para limpar quintais cheios de mato, quando se sente ameaçadas, apresenta uma característica marcante e diferente de outras aves: prefere correr e voar.

CARNEIRO (vertebrado – mamífero) ALIMENTAÇÃO: se alimentam de capins, gramíneas rasteiras, leguminosas e ração. HÁBITOS: ingerem 3 a 4 litros de água no inverno e de 5 a 6 litros no verão. Gostam de pastagem rasteira, abundante e de boa qualidade. REPRODUÇÃO: a época de reprodução ocorre em janeiro á abril. O período de gestação é de 5 meses (143 a 156 dias). As ovelhas parem freqüentemente dois cordeiros. CURIOSIDADES: Mini-glossário: BORREGO: carneiro de 7 a 15 meses. CORDEIRO: carneiro até 7 meses de idade. PELEGO: a pele do carneiro com a lã. VELO: cobertura de lã de carneiro e ovelhas

PERU (vertebrado – ave) ALIMENTAÇÃO: se alimentam do “verde”(capins, verduras) e restos de comida. HÁBITOS: vivem em bandos, não sobe em árvores para empoleirar como as galinhas. REPRODUÇÃO: a incubação dura 28 dias. São boas chocadeiras, incubam de 15 a 25 ovos de cada vez, às vezes, as fêmeas não abandonam o ninho nem para comer. CURIOSIDADES: os perus até aos 3 meses são delicados, mas, passada essa idade, torna-se uma das mais resistentes aves domésticas. Sua carne é muito apreciada em data especial como o natal.

ABELHAS JATAÍ (invertebrado – inseto) ALIMENTAÇÃO: coletam pólen e néctar das flores, onde o néctar é transformado em mel. HÁBITOS: nativa do Brasil, a abelha jataí é mansa, não tem ferrão e produz um mel suave e saboroso. REPRODUÇÃO: a rainha depois de fecundada pode botar até 2 mil ovos por dia na época das floradas. Dos ovos podem nascer operárias, zangões e novas rainhas (dependendo do tipo de alimentação que a larva recebe). CURIOSIDADES: as abelhas têm um papel estratégico na reconstituição das florestas e na preservação da natureza, pois realizam a polinização. As operárias vivem em média 30 a 40 dias, e as rainhas em média de 2 a 5 anos.

JABUTI (vertebrado – réptil) ALIMENTAÇÃO: Gosta de bastante frutas (principalmente mamão e banana), folhas e flores. HÁBITOS: Quando são atacados por seus predadores naturais: enfia a cabeça e as patas pra dentro do casco e espera até que seu adversário desista. REPRODUÇÃO: A fêmea põe cerca de 10 ovos em um ninho escavado na terra. O filhote nasce após 5 a 10 meses, com cerca de 4 a 5 cm de comprimento. CURIOSIDADES: Pode viver mais de 200 anos.

(vertebrado – mamífero) COELHOS (vertebrado – mamífero) ALIMENTAÇÃO: são herbívoros e, por isso, se alimentam de vegetais. Come grandes quantidades de folhas, raízes, caules, grãos e cascas de algumas árvores. HÁBITOS: vivem em lugares com muito verde. Pode ser encontrado em todas as regiões do Brasil. REPRODUÇÃO: após o acasalamento a gestação ocorre entre 30 a 40 dias. Na véspera ou no dia do parto, a coelha arranca os pêlos do peito e da barriga para agasalhar os filhotes. CURIOSIDADES: cada vez que engravidam nascem de 4 a 12 filhotes. Existem mais de 50 raças de coelhos em todo o mundo. Tempo médio de vida é de 5 a 10 anos.

Porque as hienas vivem rindo. As hienas não riem Porque as hienas vivem rindo? As hienas não riem. À noite, elas costumam soltar seu uivo esquisito, que parece uma gargalhada. As listras das zebras são sempre iguais? Não. Cada zebra tem um desenho diferente, como acontece com nossas impressões digitais. Bem, foi a forma que a natureza lhes deu para se defender dos seus predadores. O maior predador da zebra, são os leões e outros felinos. Acontece que, esses caçadores quando estão se preparando para atacar, eles se fixam em um único animal e depois partem para o ataque. As zebras, ao perceberem o ataque, começam a correr e como elas estão em manadas, as listras começas a se misturar em um movimento que deixa qualquer atacante confuso e até hipnotizado. Eles perdem o referencial. Ou seja, é uma defesa bem eficaz... Por que os pássaros voam numa formação em V? A formação em V ajuda os pássaros a economizar energia. Aqueles que vão na frente reduzem a resistência do ar para os outros. Quando o líder se cansa, ele é substituído por outro mais descansado. Por que o galo canta ao amanhecer? O galo é um verdadeiro despertador. Ao nascer do dia, ele canta bem alto para avisar ao galinheiro que continua vivo e no comando. O cocoricó tem a função de desafiar qualquer desafiante. É o jeito que ele encontrou para controlar seu território. O pica-pau não fica com dor de cabeça de tanto bicar as árvores? Não, ele nunca vai precisar de analgésicos. A cabeça do pica-pau tem pequenas bolsas de ar que amortecem as batidas no crânio.

PROTEÇÃO E PRESERVAÇÃO Faça parte você também!

BIBLIOGRAFIA www.terra.com.br/criancas/bichinhos http://bicharada.net/animais/animais.php http://Intervox.nce.ufrj.br/~pavesi/curiosidades/animais.htm www.ambientebrasil.com.br www.recantodaserrinha.hpg.ig.com.br http://www.saudeanimal.com.br www.geocities.com/pampilhosadaserra/Fauna.htm www.criareplantar.com.br/pecuaria www.ufrgs.br/ceclimar/minizoo