Artigo Gramática – Aula 4.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
PRONOMES.
Advertisements

Prof. Leonardo Queiroga
Emprego e Função Sintática dos Pronomes Relativos
COLÉGIO DE APLICAÇÃO PROF. JOSÉ DE SOUZA HERDY
Prof. Célia Trindade de Araújo e Silva
Pronomes Demonstrativos
Profa. Célia Trindade de Araújo e Silva
Profa. Célia Trindade de Araújo e Silva
Pronomes relativos São aqueles que retomam um substantivo (ou um pronome) anterior a eles, substituindo-o no início da oração seguinte. Exemplos: O jogo.
Sintaxe de Concordância II: Concordância Nominal
Concordância Nominal.
CONCORDÂNCIA NOMINAL.
PRONOMES.
Concordância nominal Consiste na adaptação de uns nomes aos outros, harmonizando-se nas suas flexões com as palavras a que se relacionam. Aqueles dois.
Concordância nominal Consiste na adaptação de uns nomes aos outros, harmonizando-se nas suas flexões com as palavras a que se relacionam. Aqueles dois.
ANÁLISE SINTÁTICA Um falante, ao se comunicar, escolhe as palavras e, combinando-as de acordo com as regras do idioma, cria os enunciados por meio dos.
Classe Gramatical da palavra QUE
COLÉGIO MILITAR DE FORTALEZA 1º ANO DO ENSINO MÉDIO
COLÉGIO MILITAR DE FORTALEZA 1º ANO DO ENSINO MÉDIO
Pronomes.
PRONOMES.
COLOCAÇÃO PRONOMINAL – USO DOS PRONOMES OBLÍQUOS ÁTONOS DE ACORDO COM A LINGUAGEM FORMAL – ESCRITA E NO CONTEXTO.
Língua Portuguesa 3º ano Ensino Médio
O que eu também não entendo
Trabalho de Português ENTRE.
PLANO DAS CLASSES DE PALAVRAS
Profª Giovana Baggio Schubert
SÉTIMO V.
Cristina Patriota Língua Portuguesa
CLASSES DE PALAVRAS PROF.ª CAROLINE LOPES.
Profa Célia Trindade de Araújo e Silva
PAUTA: 3 / 2 /14 Continuação: Revisão morfológica Exercícios
Pronomes Gramática – Aula 5.
Atividade de Recuperação
PRONOMES Cap.11: Pronomes.
Pronomes anotações.
Prof. Júnior Oliveira O verbo (III).
É A PALAVRA QUE SUBSTITUI OU ACOMPANHA O NOME
O pronome O pronome.
Emprego e Função Sintática dos Pronomes Relativos
LÍNGUA PORTUGUESA PRONOMES USO DOS RELATIVOS
Apreender a Gramática Contextualização Parte 1.
Classe de palavras.
Vamos lá falar de… DETERMINANTES.
Determinante, quantificador e pronome
CONCORDÂNCIA NOMINAL.
Pronome  É a palavra que acompanha ou substitui o substantivo, indicando sua posição em relação às pessoas do discurso ou mesmo situando-o no espaço e.
Gramática Revisão - Morfologia Eduardo Batista.
PONTUAÇÃO.
EXERCÍCIOS DE MORFOLOGIA CLASSES GRAMATICAIS
PRONOME RELATIVO.
Definição e Classificação
PRONOME Professora: Zenilda Gonçalves Martins.
Adjetivo Gramática – Aula 2.
EXERCÍCIOS DE MORFOLOGIA CLASSES GRAMATICAIS
Pré-vestibular Quilombo Ilha
MORFOLOGIA SINTAXE SEMÂNTICA.
PRINCÍPIO DA PROGRESSÃO
Concordância nominal Consiste na adaptação de uns nomes aos outros, harmonizando-se nas suas flexões com as palavras a que se relacionam. Aqueles dois.
Por : Suzete Beppu CRASE.
Língua Portuguesa Aula 04 – Morfologia: do artigo ao verbo – a importância das palavras na construção do discurso.
Particularidades Gramaticais Aula 1
Resumo Assuntos estudados
Análise sintática e classe gramatical
Funções morfológicas da partícula que
Pronome É a palavra que acompanha ou substitui o substantivo, indicando sua posição em relação às pessoas do discurso ou mesmo situando-o no espaço e no.
Bendito seja o ensino Que tira a poeira da mente Quanto mais a gente estuda Tanto mais a gente aprende. Não há divisão de classes Entre as classes de.
DETERMINANTES DO SUBSTANTIVO
(FUVEST-SP) – Segundo a ONU, os subsídios dos ricos prejudicam o Terceiro Mundo de várias formas: 1. mantêm baixos os preços internacionais, desvalorizando.
PRONOMES Cap.11: Pronomes. Adjetivos Artigos Pronomes Numerais Substantivos.
Transcrição da apresentação:

Artigo Gramática – Aula 4

Com seu longo bico, A garça livrou O lobo de sua aflição. UM lobo que engolira UM osso corria desesperadamente em busca de socorro. Tendo encontrado UMA garça, pediu-lhe que extraísse O osso atravessado, prometendo-lhe UMA recompensa. Com seu longo bico, A garça livrou O lobo de sua aflição. Quando cobrou dele A recompensa prometida, A garça ouviu esta cínica resposta: - Já não basta A recompensa de ter retirado teu pescoço são e salvo da minha goela? Fábula de Esopo

1 – Classificação das palavras Classificação: dividir em classes as palavras que apresentam as mesmas propriedades e o mesmo comportamento na frase. Análise morfológica: trabalho de dividir as palavras em classes gramaticais. 10 classes: Substantivo, Adjetivo, Numeral, Artigo, Verbo, Pronome, Advérbio, Preposição, Conjunção e Interjeição. 3 critérios: semântico, mórfico e sintático.

2 – Artigo o – um Variações de gênero e número: o – a – os – as um – uma – uns - umas A menor de todas as dez classes.

Com seu longo bico, garça livrou lobo de sua aflição. Lobo que engolira osso corria desesperadamente em busca de socorro. Tendo encontrado garça, pediu-lhe que extraísse osso atravessado, prometendo- lhe recompensa. Com seu longo bico, garça livrou lobo de sua aflição. Quando cobrou dele recompensa prometida, garça ouviu esta cínica resposta: - Já não basta recompensa de ter retirado teu pescoço são e salvo da minha goela? Fábula de Esopo

“Um professor alemão veio ao Brasil participar de um congresso, ficando hospedado num apartamento. Após o primeiro pernoite, solicitou mudança de domicílio, com um bilhete assim redigido: - Quero outro lugar por não gostar de apartamento. Prontamente, transferiram-no para uma casa, o que provocou uma reclamação ainda maior. Após esclarecimentos, chegou-se à conclusão de que o professor redigira mal o texto”.

2 – Artigo Não gostar de apartamento X Não gostar do apartamento

2- Artigo - Conceito Pelo critério sintático: 1º) Sempre se refere a um substantivo (e concorda com ele) 2º) Vem sempre antes do substantivo (jamais vem posposto) * Distanciado por palavras de outras classes: - A foto não esconde os meus cansados setenta anos.

2- Artigo - Conceito Pelo critério mórfico: Assume flexões para indicar gênero e número: o – a os – as um – uma uns - umas

2- Artigo - Conceito Pelo critério semântico: Isoladamente Agregado ao substantivo = denota algo como definido ou indefinido o – a – os – as um – uma – uns - umas

3 – Artigo - Definido Algo que já é dado como conhecido pelo interlocutor Conhecimento compartilhado 2 situações: 1º) já foi dado a conhecer em passagens anteriores do texto 2º) conhecimento de mundo

3 – Artigo - Definido 1º) – Fábula de Esopo - Era madrugada ainda quando um galo cantou. O canto foi tão alto, que acordou a todos. 2º) – O papa visitará o Oriente Médio

3 – Artigo - Definido Indicador de conceito universal: Exemplos: O petróleo teve novo aumento de preço. O avião é um meio de transporte muito rápido.

4 – Artigo - Indefinido Ainda não tem conhecimento daquilo a que o substantivo se refere O substantivo ainda não foi citado no texto E o conhecimento de mundo não permite identificar Exemplo: fábula de Esopo

5 – Artigo - Ausência Seu pai trouxe-lhe o livro de presente Seu pai trouxe-lhe um livro de presente Seu pai trouxe-lhe livro de presente

6 - Artigo - Os homens do lugar x Uns homens do lugar A escola do povoado x Uma escola do povoado Camões foi o poeta da língua portuguesa Toda a cidade x Toda cidade

6 - Artigo Conheço o seu bairro x Conheço seu bairro Pronomes possessivos = pode ou não ocorrer Nunca ocorre = antes de nossa/vossa/sua/suas quando fazem parte de pronome de tratamento Exemplo: Todos queriam notícias de Sua Majestade Obrigatório = não vem seguido de substantivo Exemplo: Minha caneta é melhor do que a sua.