1º ANO SOCIOLOGIA CORREÇÃO DOS EXERCÍCIOS DO LIVRO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Uma visão geral da vida em sociedade
Advertisements

LINGUAGEM: SIGNIFICAÇÃO E CONTEXTOS
O QUE É ÉTICA?.
Dinâmica e Gênese dos Grupos
Psicologia Aplicada e Ética Profissional
Contrato como promessa Charles Fried
SOCIABILIDADE E SOCIALIZAÇÃO
CONVÍVIO SOCIAL e CONTATO SOCIAL
2.° Bimestre/ A criança, a Natureza e a Sociedade. 2. Objetivos
Estudo da pág. 31 a 38. FARAONI,Alexandre.Sociologia no ensino médio:volume único – 1º ed. – São Paulo: Edições SM,2010. – Coleção Ser protagonista.
Agrupamentos sociais.
Indivíduos e sociedade:
O Principio de convivência na Sociedade
Principais características da Escola de Relações Humanas
GRUPOS SOCIAIS Forma básica de associação humana.
Prof. Everton da Silva Correa
Curso Direito à Memória e à Verdade
QUATRO TALENTOS DO LÍDER EFICAZ
NATUREZA DAS ORGANIZAÇÕES
A atitude e a experiência filosófica
Introdução ao conceito de ÉTICA
Professora Suraia Rahmé
AGRUPAMENTOS SOCIAIS.
PRINCIPAIS INTERESSES DE VYGOTSKY: o estudo da consciência humana
A Origem da Filosofia A palavra filosofia é Grega: deriva de Philo = amizade, amor fraterno, respeito; e Sophia = sabedoria, Sophos = sábio. Significa,
A palavra conviver originou-se
O PENSAMENTO SOCRÁTICO
1º ANO FILOSOFIA CORREÇÃO DO QUESTIONÁRIO OS PRÉ-SOCRÁTICOS
Conceitos básicos para a compreensão da vida social
Educação Sexual na Adolescência
CRÍTERIO ÉTICO E POSTURAS MORAIS
REDAÇÃO DE DOCUMENTOS TÉCNICOS
INTRODUÇÃO À FILOSOFIA
Filosofia O que é filosofia?.
Emile Durkheim e o fato social
FILOSOFIA. TURMA: 3206  PROF. JOSÉ LUÍZ LEÃO  ALUNOS: ANDRÉIA EMÍDIO RODRIGUESANDRÉIA EMÍDIO RODRIGUES EDRIANE SILVA PEREIRAEDRIANE SILVA PEREIRA JULIANA.
Aspectos Psicológicos Inerentes às Relações de Trabalho aula 5
PSICOMOTRICIDADE.
COMO SER “PROATIVO” Antonio Lemos.
Descobrindo a Filosofia Unidade 1
Profª. Taís Linassi Ruwer
O Coração de um Líder Curso T iteenchallenge.org iteenchallenge.org T
O Coração de um Líder.
O QUE É FILOSOFIA ?.
Tipos de Comunicação.
FACULDADE METROPOLITANA DE MANAUS PROF. DANIEL DA SILVA MARTINS
Sociologia das Organizações
ELEMENTOS E TÉCNICAS DE COMUNICAÇÃO COM O MERCADO
TEORIA DAS RELAÇÕES HUMANAS
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA Licenciatura em Pedagogia e Séries Iniciais do Ensino Fundamental Interação com o Mundo Cultural Criança e mundo Cultural.
ELEMENTOS DA COMUNICAÇÃO
História da sociologia
1 Unidade A sociedade dos indivíduos
Correção da Atividade diagnóstica
A FILOSOFIA.
Slides desenvolvidos com base no livro de Recuero
GRUPOS E AGREGADOS SOCIAIS
AULA5: AS RELAÇÕES HUMANAS DEPENDEM DE VALORES E REGRAS
Professora: Janine Fernandes
A HISTÓRIA DO MEU NOME 4ºANO B
Ética.
A Filosofia A Palavra Filosofia. ‘A palavra filosofia é grega’ É composta por duas outras: –Philos e Sophia Philo deriva-se de philia, que significa:
Unidade II: Contexto sócio-cultural e jurídico
Sistema de Garantia de Direitos Redes: um sistema de incompletudes.
Aprenda a usar sempre um vocabulário positivo “Palavras são Sementes”
Padrões de controle.
Somos todos seres sociais
Atividade 1 – Parte I Atividade 1 – Parte I Somos todos seres sociais.
Aula 1- Parte I Somos todos seres sociais
Transcrição da apresentação:

1º ANO SOCIOLOGIA CORREÇÃO DOS EXERCÍCIOS DO LIVRO

1 – Defina Sociedade: Sociedade é uma rede de relações entre indivíduos, entre grupos sociais e entre instituições. Por isso , podemos analisar a sociedade tanto no nível das relações entre indivíduos na sua vida cotidiana como na forma ou estrutura de tais relações.

2 – Copie e responda as duas questões da página 12 do livro: 1 - As relações sociais aparecem personificadas nos conceitos, normas e regras que regulam a conduta social. Cite algumas regras de conduta que personificam as relações em uma sociedade: Toda e qualquer sociedade possui um conjunto de regras e de valores que regulam a regulam. Temos como exemplo algumas regras de conduta: Respeito, não matar, não roubar, pagar impostos dentre outras. 2 - Explique o que significa a afirmação do autor de que a sociedade deve ser estudada em seu desenvolvimento histórico: Significa que as estruturas sociais sofrem mudanças ao longo do tempo, sendo assim, as regras, os valores e, consequentemente, os conceitos de “certo e errado” também se modificam.

3 – O que são Relações Sociais 3 – O que são Relações Sociais? São relações entre os seres humanos que vivem em sociedade. Elas constituem a base da sociedade, assim, sem elas a sociedade não existiria. Essas relações supõem a existência de pessoas que interagem reciprocamente. Não são relações fixas e mutáveis. São relações dinâmicas que se transformam com as mudanças na sociedade.

4 – Defina Sociabilidade: A sociabilidade é a capacidade natural da espécie humana para viver em sociedade, desenvolve-se pelo processo de socialização.

5 – O que é Socialização e qual seu papel 5 – O que é Socialização e qual seu papel? Socialização é o meio pelo qual o indivíduo, desde criança, aprende as regras da sociedade, se integrando à ela pouco a pouco, assimilando (aprendendo) o conjunto de hábitos, normas e costumes característicos de seu grupo. É o processo pelo qual o indivíduo aprende a ser um membro da sociedade.

6 – O que são Contatos Sociais 6 – O que são Contatos Sociais? O contato social está na origem da vida em sociedade. É o primeiro passo para que ocorra qualquer associação humana. Por meio dele, as pessoas estabelecem relações sociais, criando laços de identidade, formas de atuação e comportamento que são a base da constituição dos grupos sociais e da sociedade.

7 – Os Contatos Sociais podem ser PRIMÁRIOS e SECUNDÁRIOS 7 – Os Contatos Sociais podem ser PRIMÁRIOS e SECUNDÁRIOS. Defina cada um deles: Contatos Sociais Primários: São contatos sociais diretos e que tem uma forte base emocional, pois as pessoas envolvidas compartilham suas experiências individuais. Exemplos: contatos que se estabelecem na família, entre vizinhos, na escola, no clube e etc. As primeiras experiências do indivíduo se fazem com base nos contatos sociais primários. Contatos Sociais Secundários: São os contatos impessoais, calculados, formais. Exemplos: O contato com o cobrador da passagem do ônibus, com o caixa do banco e outros. São também contatos secundários os contatos impessoais mantidos por meio de cartas, telefone e-mail e etc.

8 – O que caracteriza o Isolamento Social?   8 – O que caracteriza o Isolamento Social? O que caracteriza o isolamento social é a ausência de contatos sociais.

9 – Qual o principal meio de comunicação do ser humano 9 – Qual o principal meio de comunicação do ser humano? O principal meio de comunicação do ser humano é a linguagem.

10 – Quais os tipos de linguagem que os seres humanos utilizam para se comunicar? Além da linguagem falada (verbal), o ser humano desenvolveu outras formas de comunicação ao longo da história. Temos por exemplo a linguagem gesticulada (por gestos), escrita, visual, corporal, libras, braile, Código Morse, dentre outras que também utilizam símbolos para passar uma mensagem, como desenhos, semáforo, pisca (seta) de um carro e etc...

11 – O que é Interação Social 11 – O que é Interação Social? Nas relações sociais em que ocorre o processo de interação social existe uma modificação de comportamento dos indivíduos envolvidos. No processo de interação social pode ocorrer inclusive uma mudança de opiniões. A interação social pode ocorrer entre uma pessoa e outra, entre uma pessoa e um grupo ou entre um grupo e outro grupo. Para entender melhor: Se alguém senta ao lado de uma outra pessoa no ônibus, mas não conversa com ela não há interação social, mas se começarem a conversar, interagir se inicia então o processo de interação social. Interatividade: É a troca simultânea e recíproca de informações. Importante: Os contatos sociais e a interação social constituem condições indispensáveis à associação humana. Os indivíduos se socializam por meio dos contatos e da interação social.

12 – Copie e responda as duas questões da página 53. 1 – De acordo com os autores do texto quais são os “encarcerados” criados pela sociedade contemporânea? O autor coloca que a sociedade contemporânea criou os seguintes tipos de encarcerados: - Os idosos carentes recolhidos em asilos, sem o direito à individualidade e sem o direito de realizar escolhas - Os deficientes físicos, quando em razões de natureza socioeconômica, ficam presos em seus quartos. - Os doentes internados em hospitais por longos períodos - As crianças abandonadas, recolhidas em creches e abrigos - As pessoas exploradas por seu trabalho, sem lazer, diversão e educação Os povos vítimas de guerras 2 – Explique, com suas palavras, o seguinte trecho retirado do texto: “E também é possível aplicar a metáfora da ‘prisão’ às pessoas vítimas da ignorância, sem acesso à educação, impossibilitadas de romper com os limites intelectuais a que estão submetidas.?” Resposta pessoal.

13 – Como podemos definir Isolamento Social 13 – Como podemos definir Isolamento Social? O isolamento social é uma situação marginal na vida social. É uma situação marginal na vida social. É uma situação que carece de contatos sociais.

14 – Quais os dois principais tipos de Isolamento Social 14 – Quais os dois principais tipos de Isolamento Social? Explique cada um deles: Os principais tipos de isolamento social são: Isolamento Espacial e Isolamento Orgânico. Isolamento Espacial: Pode ser externo, isto é, uma privação forçada de contatos, como acontece quando alguém é expulso de sua comunidade ou encarcerado.   Isolamento Orgânico: É o isolamento que não é provocado por uma imposição externa, mas por alguma necessidade especial do indivíduo, tais como cegueira e surdez. As consequências (no caso o isolamento) das deficiências orgânicas são muito semelhantes às de certos problemas psicossociais, como a timidez, a desconfiança e os sentimentos de inferioridade.

15 – Defina o Conceito de Identidade Social: (conteúdo do caderno) A identidade Social pode ser definida como sendo um conjunto de caractereres próprios e exclusivos de um indivíduo.  

16 –O que são Normas Sociais 16 –O que são Normas Sociais? Normas sociais são regras de ação (de conduta) que orientam e controlam o comportamento das pessoas, dos grupos e das instituições que formam a sociedade. De certa forma as normas sociais indicam o que é “permitido” e “proibido” em determinada sociedade.

17 – O que são Sanções Sociais e como podem ser? Explique: A sanção social é uma recompensa ou uma punição que o grupo ou a a sociedade atribuem ao indivíduo diante de seu comportamento social. A toda norma social corresponde uma sanção social. As sanções sociais podem ser: Aprovativas: Quando são aplicadas na forma de aceitação, aplausos, honrarias, promoções. É o reconhecimento do grupo por ter o indivíduo cumprido o que se esperava dele. Reprovativas: Quando correspondem à punições impostas ao indivíduo que desobedece a a alguma norma social.

18 – O que são Valores Sociais? São as criações sociais, ou seja, aquilo que a sociedade estabelece e classifica como desejável ou proibido, bonito ou feio, certo ou errado (dentre outras classificações). São as opiniões, os fatos, as ideias criadas socialmente e que lhes são atribuidos um significado , um valor e uma qualidade determinada. Importante: Quanto maior o contexto social, maior a variedade de opiniões, de princípios de valores sociais, muitas vezes conflitantes. Os valores sociais variam no espaço e no tempo , em cada época, em cada geração e em cada sociedade.

19 – Qual o pensador (pré-socrático) criou o TERMO (palavra) filosofia 19 – Qual o pensador (pré-socrático) criou o TERMO (palavra) filosofia? E o que significa o termo? Pitágoras de Samos. A palavra filosofia vem do grego e resulta da união de outras duas palavras: philia que significa amizade, amor fraterno e respeito entre os iguais e sophia que significa sabedoria, conhecimento. De sophia decorre a palavra sophos, que significa sábio, instruído. Filosofia significa, portanto, amizade pela sabedoria, amor e respeito pelo saber.  

19 – Copie e responda as questões da página 111 do livro. 1 - O que são símbolos? Um símbolo é um elemento que representa ou substitui algo, geralmente mais complexo e abstrato, diferente do uso imediato dessa coisa. A linguagem é um conjunto de símbolos.   2 – Por que afirmamos que a linguagem é uma forma de expressão simbólica? Extraia informações do texto de Jung para sua resposta: A criança amadurece e se socializa à medida em que aprende a usar símbolos. A linguagem é uma forma de expressão simbólica porque toda linguagem é formada por símbolos. No texto vimos que tudo pode assumir significado simbólico. Os objetos naturais, as coisas feitas pelo homem, as formas abstratas (como triângulos e quadrados). De fato, todo cosmo é um símbolo possível.