UML Modelagem e Programação Orientada a Objetos

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Análise e Projeto Orientado a Objetos
Advertisements

Introdução à Análise de Sistemas
Princípios da Orientação a Objetos e a Linguagem UML
Análise e Desenvolvimento de Sistemas
Engenharia de Software
(Unified Modeling Language)
RUP - Rational Unified Process
Projeto de Sistemas de Software
Metodologia de Desenvolvimento de Software
Introdução a UML.
RUP Rational Unified Process (Processo Unificado de Desenvolvimento da Rational) 1.
Análise e Projetos de Sistemas
Análise Estruturada O mais amplamente usado dos métodos de modelagem de requisitos Modelos que retratam fluxo e o conteúdo da informação (dados e controle)
Análise e Projeto de Sistemas
Análise (I) A análise enfatiza a investigação do problema;
Introdução ao RUP Rational Unified Process
Classes e objetos Modelagem
Modelagem para Web Aula de 11/04/2011.
Orientação a Objetos.
RUP Prof.ª Elaine B. Figueiredo.
Engenharia de Software e Sistemas de Informação e Gestão
Aula 1 Minicurso: Astah Ministrantes: André Martins; Camila Brondani;
Introdução UML, Diagrama de Classes e Comunicação/Colabaração
Visão Geral do RUP.
Projeto de Sistemas de Software
Princípios de Análises e projetos de sistemas
Universidade Castelo Branco Prof a Flávia Balbino da Costa.
Grupo de Desenvolvimento de Software - GDS
. Smalltalk HISTÓRICO . Década de 60 – POO . Dynabook (Alan Kay)
Análise e Projeto de Sistemas
UML (Unified Modeling Language) Linguagem Unificada de Modelagem
UML (Unified Modeling Language) Linguagem Unificada de Modelagem
UML (Unified Modeling Language) Linguagem Unificada de Modelagem
Introdução a Desenvolvimento de Sistemas
Casos de Uso Modelagem e Programação Orientada a Objetos Curso Superior de Tecnologia em Sistemas para Internet Prof. Cristiano Stüpp Nunes
Introdução a Desenvolvimento de Sistemas
Modelagem de Sistemas Orientado a Objetos com UML
Abr-17 Atividades, Artefatos e Responsáveis da Disciplina de Análise e Projeto Fluxo de análise e projeto.
Análise e Projeto Orientados a Objetos
Bruno Silva Desenvolvido a partir de
O Processo Unificado (UP)
Aps Horacio. Bibliografia avaliação material no moodle.
Aline Maria Malachini Miotto
POO Aula 03 Projeto OO com UML Eduardo Figueiredo 11 de Março de 2010.
Revisão 2º Bimestre Engenharia de Software I
Utilizando UML e Padrões Prof. Fábio Botelho, MSc Redes e Sistemas Distribuídos Recife, Março de 2010.
Análise e Especificação de Requisitos © 2001 Jaelson CastroInformações Gerais 1 Análise e Especificação de Requisitos - IF119 Centro de Informática Jaelson.
Fluxos secundários Só devem ser analisados e descritos após a descrição dos fluxos básicos. Fluxos alternativos situações especiais (desconto para um cliente)
UML INTRODUÇÃO CEÇA MORAES 14/04/2017.
UML e a Ferramenta Astah
Linguagem de Modelagem Unificada
CIn-UFPE1 © 2003, Alexandre Vasconcelos Visão Geral do RUP.
Diagramas de Caso de Uso
Análise e Projeto de Sistemas Unified Modeling Language Renata Araujo Ricardo Storino Núcleo de Computação Eletrônica Curso de Programação de Computadores.
Análise e Projeto de Software
Análise e Projeto de Sistemas
TECNOLOGIA EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS ANÁLISE E PROJETO DE SISTEMAS Aula /08/2012 Professor Leomir J. Borba-
Introdução a UML.
A linguagem unificada de modelagem
UML (Unified Modeling Language) Linguagem Unificada de Modelagem
UML (Unified Modeling Language) Linguagem Unificada de Modelagem
Engenharia de Requisitos Prof. Fábio Botelho, MSc Redes e Sistemas Distribuídos Recife, Agosto de 2012.
CIn-UFPE1 UML Uma linguagem unificada de modelagem Visão Geral.
RUP – Rational Unified Process Márcia Seabra Cabral Prof. Augusto Sampaio Centro de Informática - UFPE.
SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Projeto de Sistemas Análise Orientada a Objetos 2011/02 UNIPAC – Araguari FACAE - Faculdade de Ciências Administrativas e Exatas.
UML (Unified Modeling Language) A linguagem unificada de modelagem
Atividades, Artefatos e Responsáveis da Disciplina de Análise e Projeto.
Prof. Thales Castro.  Porque modelar Software  A UML  Porque usar  Diagramas ◦ Diagrama de Caso de Uso.
1 UML : Unified Modeling Language Mecatrônica, 2010.
Prof. Hemerson Calabreze 1.  Dentro de uma garrafa, cheia de um líquido nutritivo, cai um micróbio. O micróbio se alimenta, cresce e se divide em dois.
Transcrição da apresentação:

UML Modelagem e Programação Orientada a Objetos Curso Superior de Tecnologia em Sistemas para Internet Prof. Cristiano Stüpp Nunes cristiano.nunes@metrocamp.edu.br

Por que modelamos? Simplificar realidade; Enfatizar o que é importante e suprimir o que se considera irrelevante; Nos permite aumentar o nível de abstração: Pode representar uma visão superficial do cenário estudado, ou; Representar detalhes de componentes do sistema. Problemas da Linguagem Informal x Modelagem Formal; Facilitar a resolução de problemas através de modelos.

O que é um modelo? Modelos são abstrações que retratam a essência de um problema; Engenheiros, arquitetos, mecânicos montam modelos antes de criar algo; Por quê o Desenvolvimento de Sistemas de Software deve ser uma exceção? A UML vem para responder a questão.

UML Unified Modelling Language (Linguagem de Modelagem Unificada); Linguagem de modelagem não proprietária de terceira geração; Conjunto de convenções de comunicação que um processo de desenvolvimento pode utilizar; Não é uma metodologia de desenvolvimento; Sozinha não resolve nada. Ela deve ser usada dentro de um processo de desenvolvimento

Antes da UML O Método Booch: Método de análise orientada a objetos que incluia um “microprocesso de desenvolvimento” quanto um “macroprocesso de desenvolvimento”; Define que um sistema deve ser analisado com uma série de visões diferentes, e cada uma delas pode ser escrita por meio de uma série de modelos de diagramas.

Antes da UML O Método Rumbaugh: Técnica de modelagem de objetos conhecida como OMT (Object Modelling Technique); Propôs que as atividades de análise deveriam crias 3 modelos: Objetos: que representa os objetos, classe, hierarquia e relacionamentos; Dinâmico: que representa o comportamento de objetos e do próprio sistema; Funcional: representa o fluxo de informação através do sistema.

Antes da UML O Método de Jacobson: Também chamado de engenharia de software orientada a objetos (OOSE); Enfatizava o uso dos chamados casos de uso, que representam uma descrição do cenário que mostra como o usuário e os demais atores envolvidos interagem com o sistema.

UML e seus criadores 1987: Ivar Jacobson deixa a Ericsson e funda a Objective Systems; 1991: Jacobson vende a maioria das ações para a própria Ericsson e a empresa é renomeada para Objectory AB; 1992: Jacobson desenvolve um processo de software denominado de OOSE (Object Oriented Software Engineering); 1993: Booch começa a estudar uma aproximação com o trabalho de Rumbaugh;

UML e seus criadores 1994: Rumbaugh se junta a Booch na Rational Software e lançam a versão 0.8 de seus métodos unificados; 1995: Ericsson vende a Objectory AB para a Rational Software; Ivar Jacobson se junta a Grady Booch e James Rumbaugh na Rational Software unificando a OOSE com a versão 0.8 e criam a UML 0.9; 1997: A OMG (Object Management Group), organização de padrnização de assuntos ligados à orientação a objetos, adota a UML 1.0.

Objetivos da UML De acordo com Grady Booch, a UML deve atingir quatro objetivos básicos: Ajudar a equipe de projeto a visualizar um sistema como ele é ou como ele pretende ser; Ajudar a especificar a estrutura ou comportamento do sistema; Proporcionar um modelo que sirva de guia para a construção do sistema; Documentar as decisões tomadas pela equipe de desenvolvimento do projeto.

Grady Booch

Elementos básicos da UML A UML disponibiliza de uma série de artefatos que são utilizados para modelar uma sistema; Dentre desses artefatos estão os conhecidos diagramas.

Diagramas da UML Diagramas Estruturais: Diagramas Comportamentais: Diagrama de classes, Diagrama de objetos, Diagrama de componentes, Diagrama de instalação, Diagrama de pacotes, Diagrama de estrutura Diagramas Comportamentais: Diagrama de Caso de Uso, Diagrama de transição de estados, Diagrama de atividade, Diagramas de Interação: Diagrama de seqüência, Diagrama de Interatividade, Diagrama de colaboração ou comunicação, Diagrama de tempo

Diagramas da UML