SEMANA GLOBAL ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS - ONU

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Transcrição da apresentação:

SEMANA GLOBAL ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS - ONU Abril 2007

OS RISCOS DO TRÂNSITO AFETAM A TODOS NÓS

PROGRAMA 10’ – Palestra 45’ – Debates 5’ – Propostas do Grupo

Apoio:

Ambiente Esforço Legal TRIPÉ DO TRÂNSITO Educação Ambiente Esforço Legal

1 morte a cada 30 segundos no Planeta ESTATÍSTICAS OMS 1.260.000 óbitos/ano 1 morte a cada 30 segundos no Planeta

ESTATÍSTICAS Mortos 1 morte = 11 seqüelas = 38 internações = 380 atendimentos = 1.000 quase colisões

PESQUISA DE RISCOS Álcool e Drogas Cinto de Segurança Velocidade Alta 3 MAIORES Álcool e Drogas Cinto de Segurança Velocidade Alta

A 1ª Causa de Morte em Jovens é o TRÂNSITO no

BIOMECÂNICA DO IMPACTO F = m x v2 2 COM CINTO SEM CINTO

POR QUE CORREMOS RISCOS?

QUEBRA DO TRIPÉ DO TRÂNSITO

Por que usar o cinto de segurança também no banco detrás?

Evita o segundo trauma e as lesões de crânio, cervical, tórax, abdome, bacia e membros superior e inferior, mantendo a pessoa consciente e respirando para salvar sua vida e até de outras pessoas. Utilizar o cinto o tempo todo por quem estiver no veículo. A regra é: 1 pessoa = 1 cinto

b. Posso beber e depois dirigir?

NÃO

Reduz capacidade de julgamento da situação! ÁLCOOL Reduz capacidade de julgamento da situação! Perde noção de profundidade (veículo parece longe, mas está perto). Perde controle sobre o corpo (pé pesa no acelerador e demora para chegar ao freio). Embriaguez pode levar a sonolência e perda do controle do veículo. Sem álcool o número de colisões e traumas seria reduzido de cada 4 para 1!

ALTA VELOCIDADE TRAZ RISCOS? Desenho das vias para se cumprir a velocidade das placas; Colisão se houver, com maior impacto e significa tragédia;

A Redução de cada 1km/h da velocidade no trânsito reduz cerca de 5% de mortes. A redução da velocidade reduz em 15% os atropelamentos.

Regras do Debate: Tempo 2 minutos para pergunta 2 minutos para resposta da Mesa de experts convidados b) Tema Mudar a qualquer instante para outra tema útil à platéia c) Responder avaliação e entrega do folder.

1. Qual o percentual de colisões e atropelamentos que ocorrem por falha humana? b. 52% c. 62% d. 90%

2. Qual a posição do número de jovens mortos no Brasil relacionadas ao trânsito?

3. A utilização do cinto de segurança nos veículos está em qual artigo do Código de Trânsito Brasileiro? a. 28º b. 85º c. 167º d. 14º

4. O Código prevê que devem utilizar o cinto de segurança: a. Somente crianças em cadeirinhas b. Todos os ocupantes do veículo c. Apenas o motorista e 1 passageiro d. Somente o motorista

5. Qual a função principal do cinto de segurança? a. Evitar a segunda colisão (a primeira é do veículo contra objeto) ou seja, do ocupante do veículo contra barreiras (painel, bancos) à sua frente. b. Reduzir o risco e a complexidade de traumas de crânio (manter pessoas conscientes), trauma de tórax (manter pessoas respirando) e de outras partes do corpo, por manter a pessoa fixa no veículo. c. Evitar que o corpo humano solto, aumente seu peso muitas vezes por continuar na velocidade do veículo e esmagar seus órgãos ou pessoas à frente. d. Todas as respostas acima.

6. Uma pessoa após ingerir bebida alcoólica estará em condições de dirigir algum veículo? a. Sempre (SIM) b. Talvez c. Nunca (NÃO) d. Possivelmente

7. Para bicicletas e motocicletas, o que está errado? a. Usar capacete b. Trafegar em local próprio c. Respeitar o Código de Trânsito Brasileiro d. Trafegar na contramão aos veículos automotores

8. O que todo pedestre deve fazer: a. Passar bem perto e por trás de veículos b. Atravessar rua com semáforo aberto para os veículos calculando no olho o tempo e a distância destes c. Correr na frente de veículos com risco de sofrer queda d. Somente atravessar na faixa quando todos os veículos já estiverem parados e após checar bem o local da travessia

9. Na Terra, ocorre uma morte no trânsito a cada: a. 3 dias b. 3 horas c. 3 minutos d. 30 segundos

10. A tríade do perigo de mortes no trânsito inclui: a. Alta velocidade b. Falta do cinto de segurança c. Uso de bebida alcoólica (ou sono ou cansaço) d. Os três acima

VAMOS EVITAR QUE ISTO ACONTEÇA COM NOSSOS JOVENS! TRÍADE FATAL Lady Di Alta Velocidade; Motorista alcoolizado; Não utilização do cinto no bando detrás. VAMOS EVITAR QUE ISTO ACONTEÇA COM NOSSOS JOVENS!

Sexo  Feminino 39% Masculino 61% Base Amostra = (1034)

Idade  25/30 anos 18% 18/24 anos 82% Base Amostra = (1034)

 Freqüência que costuma sair de carro com amigos para se divertir 46% 23% 16% 8% 7% todos 1 vez por mais de 1 só finais outros os dias semana vez p/ semana de semana Base Amostra = (1034)

 Como age ao sair de carro para se divertir com amigos Nunca tem um amigo que deixe de beber, só para poder dirigir para o grupo 5% sempre vou e volto dirigindo mesmo bebendo muito 6% As vezes tem um amigo que não vai beber, só para dirigir para o grupo 10% sempre tem um amigo que não vai beber, só para dirigir para o grupo 12% sempre vou e volto dirigindo, mesmo bebendo pouco 31% sempre vou e volto dirigindo sem beber 36% Base Amostra = (1034)

 Freqüência que alguém volta dirigindo, mesmo depois de beber, na roda de amigos sempre - 26% nunca - 12% raras vezes 31% muitas vezes 31% Base Amostra = (1034)

 Alguém do seu grupo de saída/balada, já esteve envolvido em colisão de trânsito relacionada ao uso de bebida Sim - 38% Não - 62% Base Amostra = (1034)

Freqüência que dirige/já dirigiu após ter bebido mais de um chopp ou mais de uma taça de vinho  36% 33% 31% Freqüentemente raramente Nunca Base Amostra = (1034)

 Base Amostra = (1034) Usa o cinto de segurança quando está dirigindo Não 4% Sim 96% Base Amostra = (1034)

 Uso do cinto de segurança quando está no banco dianteiro, como carona Não 7% Sim 93% Base Amostra = (1034)

 Uso do cinto de segurança quando está no banco traseiro do carro Sempre 11% As vezes 15% Nunca 77% Base Amostra = (1034)

ESTÁ EM CADA UM DE VOCÊS A POSSIBILIDADE DE REDUZIR ISTO!

HONRA PARTICIPAR DESTE DEBATE COM VOCÊS. MUITO OBRIGADO.