Música...3:36.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A GUERRA FRIA.
Advertisements

Benedita Robson Gabriela Vânia
Primavera P. árabes X Kadhafi 4:20
Misturando racismo e Bullying...
Nosso país segue o sistema de democracia representativa.
UMA ECONOMIA EMANCIPATÓRIA NA PROMOÇÃO DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
CURSO CIDADANIA E DIREITO À EDUCAÇÃO
Golpe Militar de 1964 A crise política se arrastava desde a renúncia de Jânio Quadros em O vice de Jânio era João Goulart, que assumiu a presidência.
A descolonização da África
Apartheid: a legitimação da segregação racial
C.I.E.P 477 Professora Rosa da Conceição Guedes.
Geografia Brasileira Mr. Erich Lauer.
PESQUISA BIOGRÁFICA GRUPO B(Teresa, Graça Nogueira e Sonaly)
Modelos de Vida, hoje….
O papel transformador da esperança e do sonho
O significado profundo de não-violência
Direitos e Deveres da Pessoa
LÍNGUA PORTUGUESA/9º. ANO COORDENAÇÃO (ATIVIDADE da GRAMÁTICA)
Modelos de Vida, da nossa história…
(1919 – 1939)..
COLONIZAÇÃO E FORMAÇÃO DA AMÉRICA DESENVOLVIDA
Barack Hussei Obama Honolulu 4 de Agosto de 1961.
A MODERNIZAÇÃO CONSERVADORA NO PÓS 64
ORDEM MUNDIAL 1945 O mundo em 1945 Com a aproximação do final da Segunda Guerra Mundial, uma nova ordem internacional se delineava. No primeiro semestre.
Nelson Mandela “A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo”. Nelson Mandela.
Destacar o novo papel dos sindicatos nas reividicações salariais e sua luta por espaços mais democráticos. Objetivo da aula 1/12.
Curso Direito à Memória e à Verdade
O menino do pijama listrado
O Desenvolvimento e Os Direitos Humanos
Antes e depois do 25 de Abril de 1974
 Citar os antecedentes históricos da Secretaria especial dos Direitos Humanos;  Apresentar sua estrutura administrativa e atuação por meio do Programa.
Rosa Parks.
PAZ Como conquistá-la?.
GUERRA DO VIETNÃ FOI O MAIS POLÊMICO E VIOLENTO CONFLITO ARMADO DA SEGUNDA METADE DO SÉCULO XX.
História e geografia de Portugal
POLÍTICAS DE MASSAS E REFORMAS SOCIAIS. COLÔMBIA.
- Em 6 e 9 de agosto de 1945, o presidente dos EUA, Henry Trumann, ordenou o bombardeio atômico sobre as cidades japonesas de Hiroshima e Nagasaki. No.
Sionismo.
GERAL E DO BRASIL 2.ª edição José Alves de Freitas Neto
AFRODESCENDENTES.
José Alves de Freitas Neto Célio Ricardo Tasinafo GERAL E DO BRASIL 2.ª edição 2.ª edição.
Mapas de Israel Fonte: BBC
Escola Estadual Leontino Alves de Oliveira Nome: Nágila, Priscila e Victor Série: 2° ano “A” Professora: Daniela Carvalho Brioschi Disciplina: Inglês.
Independência dos Estados Unidos
Jânio ao lado da “vassoura”: uma carreira meteórica marcada pelo discurso de viés populista. Nascido em 25 de janeiro de 1917 na cidade de Campo Grande,
NELSON MANDELA.
Cap. 6 – Trabalhadores, uni-vos!
Liderança Martin Luther King JR..
O que é uma ONG? As ONG's são Organismos Não-Governamentais, criados pela sociedade civil para auxiliar o Estado na consecução de seu objetivo mais importante:
Martin Luther King Martin Luther King
Revisão final enem 2013 historiativanet.wordpress.com.
Escola Básica e Secundária da Povoação
Música...4:02 Casamento...0:20
DESCOLONIZAÇÃO DA ÁFRICA E DA ÁSIA E REVOLUÇÃO CHINESA
HOJE, NÓS TE PERDOAMOS, AMÉRICA!
“ O Reino de Deus Chegou” – Catequese 10
- NOMES - Gabriel Alves Rodrigo Reichelt William Rodrigues
História Prof. Carlos GEO Grupo SEB
I HAVE A DREAM FELIZARDO’S CREATIONS São neste momento 22:35 horas Leça da Palmeira - 06 de Novembro PORTUGAL Digital Sound - Rolagem automática.
1) CONTEXTO DAS GUERRAS NAPOLEÔNICAS:
A luta por participação política
A Crise de 1929 Contexto histórico:
DEMOCRACIA E IMPEACHMENT Democracia Do grego demo= povo e cracia=governo, ou seja, governo do povo. Sistema em que as pessoas de um país podem participar.
CAPÍTULOS 26 E 27 – 3ª. SÉRIE DO ENSINO MÉDIO. UNIFICAÇÃO ITALIANA E ALEMÃ SÉCULO XIX.
Guerra de Secessão Prof. Filipe Carota. Regras de Sala 1)Respeitar 2) Pedir 3) Cumprir.
O poder do Estado Segundo Max Weber, o Estado é a instituição social que dispõe do monopólio do emprego da força legítima (violência) sobre um determinado.
História O Século XVIII ( ) Balanço Geral Prof. Alan.
Trechos do discurso de Martin Luther King (20/08/1963)
ESTADOS UNIDOS NOS SÉCULOS XIX E XX Natania A. Silva Nogueira Prof. História
Transcrição da apresentação:

Música...3:36

Amanhã, 28 agosto 2013, relembra-se os 50 anos de um dos discursos mais famosos da humanidade...6:26

 Fant. 1978, dez anos após... 4abr1968, o pastor que pregava pela liberdade entre negros e brancos nos EUA foi morto com um tiro na cabeça. James Earl Ray, foi preso pelo crime, mas a hipótese de conspiração ainda persiste... 8:53 http://globotv.globo.com/rede-globo/fantastico/v/entrevista-com-o-homem-condenado-pela-morte-de-martin-luther-king-jr/871709/

J.Brown, por consciência ou ganância? ...05:43 Em 1968, em seguida ao assassinato de Martin Luther King, o cantor James Brown fez um show em sua homenagem. O concerto uniu brancos e negros e impediu uma guerra civil nos EUA... J.Brown, por consciência ou ganância? ...05:43 http://globotv.globo.com/rede-globo/jornal-da-globo/v/james-brown-revolucionou-a-musica-americana/1259682/ Música época...2:02 http://www.youtube.com/watch?v=MasaIgerWoY

Enem12a - Nós nos recusamos a acreditar que o banco da justiça é falível. Nós nos recusamos a acreditar que há capitais insuficientes de oportunidade nesta nação. Assim nós viemos trocar este cheque, um cheque que nos dará o direito de reclamar as riquezas de liberdade e a segurança da justiça. KING Jr., M. L. Eu tenho um sonho, 28 ago. 1963 Disponível em: www.plamares.gov.br. Acesso em: 30 nove. 2011 (adaptado). O cenário vivenciado pela população negra, no sul dos Estados Unidos nos anos 1950, conduziu à mobilização social. Nessa época, surgiram reivindicações que tinham como expoente Martin Luther King e objetivavam a) a conquista de direitos civis para a população negra. b) o apoio aos atos violentos patrocinados pelos negros em espaço urbano. c) a supremacia das instituições religiosas em meio à comunidade negra sulista. d) a incorporação dos negros no mercado de trabalho. e) a aceitação da cultura negra como representante do modo de vida americano.

d1. (Uerj 2013) O ônibus da história Em 1º de dezembro de 1955, a costureira Rosa Parks recusou-se a ceder seu assento a um homem branco em um ônibus municipal de Montgomery, no Alabama, conforme determinavam as leis do estado. Informada pelo motorista que acabaria presa, a mulher preferiu ser levada para a cadeia - e, posteriormente, a julgamento. Sua condenação pelo júri levou à formação da Montgomery Improvement Association. A presidência da entidade foi entregue ao pastor Martin Luther King. No dia da condenação de Rosa Parks, King discursou para uma multidão reunida diante da Igreja Batista da Rua Holt: “Quero assegurar a todos que trabalharemos para fazer prevalecer a justiça nos ônibus da cidade. Se estivermos errados, a Suprema Corte desta nação está errada. Se estivermos errados, a Constituição dos Estados Unidos está errada. Se estivermos errados, Deus Todo-Poderoso está errado”.

Adaptado de vejaabril.com.br. Assassinado em 1968, Martin Luther King iniciou suas atividades políticas em 1956, a partir do episódio relatado na reportagem. O principal resultado das propostas de Martin Luther King para a sociedade norte-americana está diretamente relacionado com: a) unificação das leis estaduais b) expansão da igualdade social c) regulação de causas trabalhistas d) universalização dos direitos civis

d2. (Ufmg 2010) Em meados dos anos 1950, iniciou-se, nos Estados Unidos, um vigoroso movimento pelos direitos civis dos negros, liderado, entre outros, pelo pastor Martin Luther King. Considerando-se esse movimento, é INCORRETO afirmar que a) a fundação da Conferência da Liderança Cristã no Sul, uma organização de igrejas e sacerdotes negros de que participou Luther King, objetivava acabar, mediante manifestações pacíficas, com as leis de segregação. b) a passeata de Washington, quando King proferiu seu famoso discurso “I have a dream”, contribuiu para que a luta dos negros norte-americanos passasse a ter projeção internacional e ganhasse força no País. c) o método defendido por Luther King para combater o racismo e a violência contra os negros se baseava na desobediência civil, isto é, defendia a desobediência às proibições e limitações legais a que eram submetidos. d) o primeiro ganho político dos negros, imediatamente após a passeata de Washington, foi o direito ao voto sem restrições à escolaridade, o que tornou cidadãos todos os negros norte-americanos.

b3. (Puc-rio 2009) A candidatura de Barack Obama à presidência dos Estados Unidos pelo Partido Democrata, neste ano de 2008, provocou novos debates sobre a questão racial na sociedade norte-americana. Um dos mais importantes marcos históricos na luta dos negros pelo reconhecimento de seus direitos foi o Movimento por Direitos Civis ocorrido nos anos 1950 e 1960. Das afirmativas a seguir, quais apresentam afirmativas corretas sobre este Movimento? I - O Movimento pelos direitos civis teve como um de seus mais importantes líderes o pastor Martin Luther King, cuja luta inspirava-se na "desobediência civil", uma forma de resistência pacífica cujo pioneiro foi o nacionalista indiano Mahatma Gandhi. II - As mobilizações atingiram seu ápice em agosto de 1963, quando uma passeata, conhecida como Marcha de Washington, trouxe até a capital milhares de manifestantes para ouvir Luther King em seu famoso discurso Eu tenho um sonho. III - A reação ao Movimento na sociedade norte-americana foi extremamente positiva, incluindo políticos e a grande maioria da população branca dos estados do sul que pela primeira vez não reagiram com violência às reivindicações dos militantes.

IV - Pressionado por ativistas e simpatizantes do movimento e preocupado com os efeitos negativos da questão racial na opinião mundial, o Congresso aprovou entre 1964 e 1967, durante o governo de Lyndon Johnson, vários atos legislativos, proibindo discriminação no emprego, nos serviços públicos e nas eleições. Assinale a alternativa CORRETA. a) Somente as afirmativas II, IV estão corretas. b) Somente as afirmativas I, II, IV estão corretas. c) Somente as afirmativas I e IV estão corretas. d) Somente as afirmativas I, III e IV estão corretas. e) Todas as afirmativas estão corretas.

4d. (Ufu 2004) "Tenho um sonho: o de que um dia, nas colinas vermelhas da Geórgia, os filhos dos antigos escravos e os filhos dos antigos senhores de escravos poderão sentar-se juntos à mesa da fraternidade. Tenho um sonho: o de que, um dia, mesmo o Estado do Mississipi, um Estado ora sufocado sob o ódio da opressão, será transformado em um oásis de liberdade e de justiça." O discurso acima foi proferido por Luther King em agosto de 1963, no auge do movimento a favor da organização dos negros e pelos direitos civis nos EUA. Com relação à história do movimento negro norte-americano, assinale a alternativa INCORRETA. a) O legado da Guerra Civil - a abolição da escravidão - tornou-se ambíguo e sem efeito. Apesar de os negros assumirem legalmente a cidadania civil e política, no sul os direitos foram ignorados em diversos estados, estabelecendo-se a segregação em transportes, escolas, hospitais, restaurantes e locais de lazer, além dos ataques violentos promovidos pela Ku Klux Klan, que defendia a supremacia do branco. b) O movimento liderado por Luther King tinha como sustentação a organização de campanhas de desobediência civil, por meio da ação direta e sem violência contra a discriminação racial, a qual somente poderia ser combatida com a não obediência às leis e práticas segregacionistas. c) A Lei dos Direitos Civis de 1964 tornou-se um marco nas lutas do movimento negro. Ela tornou ilegal a discriminação racial em restaurantes, hotéis, lanchonetes, postos de gasolina e exigiu igual acesso aos estabelecimentos públicos. d) A campanha pacifista de Martin Luther King conseguiu conter o ímpeto de violência do movimento negro durante a segunda metade da década de 1960, com o chamado Black Power (Poder Negro). A partir da eleição de John F. Kennedy, houve um atendimento às reivindicações dos militantes e um período de paz para a sociedade americana.

5c. (Mackenzie 1999) "Pode ser verdade que é impossível decretar a integração por lei, mas pode-se decretar a não segregação ... Pode ser verdade que a lei não é capaz de fazer com que uma pessoa me ame mas pode impedi-la de me linchar". (Martin Luther King, Prêmio Nobel da Paz 1964) O pastor Martin Luther King foi assassinado em Memphis, Tennessee, em 03/04/68. Assinale a alternativa que corresponde à sua atuação. a) A Conferência de Bandung, reunindo os países do Terceiro Mundo, que incorporou o ideal da neutralidade no conflito leste-oeste e a Coexistência Pacífica. b) A luta pela paz mundial e o esforço diplomático para fazer com que Árabes e Israelenses chegassem a um acordo sobre a ocupação da Palestina. c) A organização do Movimento dos Direitos Civis dos Negros, que pregava a não-violência e a desobediência civil como meios de conquistas sociais. d) A sua aliança política nos anos 60 com grupos pacifistas, adeptos da contracultura, como os Panteras Negras e os seguidores de Malcom X. e) A defesa dos Direitos Humanos, através das manifestações do sindicato independente Solidariedade.

http://www.columbia.edu/cu/lweb/archival/collections/ldpd_4078384/ Na verdade, a ideia de King era adaptar a expressão “sonho americano” que foi cunhada por James Adams Truslow em seu "Epic of America", publicado em 1933, Adams tentou abordar o desenvolvimento histórico e filosófico da América. 

Foi neste livro que Adams cunhou o termo "The American Dream", que ele definiu como "o sonho de uma terra em que a vida deve ser melhor e mais rica e mais plena para todos, com oportunidade para cada um de acordo com a capacidade ou realização. É um sonho difícil para as classes superiores europeias interpretarem adequadamente, e muitos de nós mesmos temos cansado e desconfiar dele...

...Não é um sonho de automóveis e altos salários apenas, mas um sonho de ordem social na qual cada homem e cada mulher deve ser capaz de alcançar a estatura plena de que são inatamente capazes, e ser reconhecido pelos outros por aquilo que são, independentemente das circunstâncias fortuitas de nascimento ou posição. " 

O próprio James Adams Truslow reconhecia que nos EUA... "Existem, obviamente, duas educações. Uma que ensina como ganhar a vida e os outra como viver" Tais princípios conflituosos do “sonho americano” ou “ganância” são retratados nos filmes...

Nova York, 1985 (lançado 87). Bud Fox (Charlie Sheen) é um jovem e ambicioso corretor que trabalha no mercado de ações e se envolve com Gordon Gekko (Michael Douglas), um inescrupuloso bilionário. Ganância x consciência Clipe...1:18

Wall Street - O Dinheiro Nunca Dorme (Wall Street: Money Never Sleeps, 2010). Saem de cena os cabelos enlambuzados de gel, a cocaína, as prostitutas e os cigarros. Entram no quadro a preocupação com o meio-ambiente, os smartphones, a internet e o mundo globalizado. Mas uma coisa não mudou: em Wall Street, quem manda continua sendo o dinheiro. Clipe...2:26 Comentário filmes...2:07

De 1987 até 2008, época em que o filme é ambientado, o mundo passou por diversas crises financeiras, mas as mais comentadas são as recentes explosões da bolha da internet (2001) e principalmente a crise de 2007, que nos afeta até hoje, e foi causada pela queda da liquidez do sistema bancário estadunidense. http://omelete.uol.com.br/cinema/critica-wall-street-o-dinheiro-nunca-dorme/

A crise de 2007 é mostrada pelo ponto de vista dos banqueiros, focando nos bastidores das negociações que levaram o tesouro americano a injetar 700 bilhões de dólares nos bancos como saída de emergência, com medo de repetir 1929.

Foi nesse clima de incertezas, surgiu a esperança de retomar o “Sonho Americano”... 1ª. Posse... Realização “Sonho americano”...3:18 http://globotv.globo.com/rede-globo/jornal-nacional/v/eleicao-de-obama-faz-lembrar-sonho-de-martin-luther-king/907227/

Para tentar resgatar o lado positivo do “Sonho Americano” e diminuir a “ganância”... Em 2004 Mark Johnson começou um projeto musical para espalhar pelo mundo tal lado positivo do sonho americano com o objetivo de “inspirar, conectar e trazer paz ao mundo através da música”. Fundou então o grupo Playing For Change...5:27 http://www.youtube.com/watch?v=dk0K870hzGc&feature=results_video&playnext=1&list=PLC7D0585EC5A0B8A9 http://playingforchange.com/introduction_portugese_brazilian.php