Grupo: Felipe de Menezes Jonathan Augusto Laura Panzariello

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Sistemas Operacionais
Advertisements

Universidade Federal do Rio de Janeiro
Entendendo Diretivas de Grupo Parte 2
Rede Local - Instalação
Scheila,Marilse e Eliana.
Sistemas Operacionais de Rede Professor: João Paulo de Brito Gonçalves
Linux – uma alternativa diferente Alessandra Faria Campos.
SISTEMAS DISTRIBUÍDOS
Introdução à Informática
GERENCIAMENTO DE REDES
Apresentações Rich Media Áudio/Vídeo/Slides/Chat
Servidor de Impressão Profº Marcio Funes.
Inicio PIATV para Windows Realização:.
Curso EFA de técnico de Informática e Sistemas
Informática Navegador – Browser
Software Livre - Ubuntu
Colégio Cruzeiro do Sul Informática Básica Profª.Michele
SSL/TLS Universidade Federal do Rio de Janeiro Escola Politécnica
Utilitários de Redes Prof. Andréa Chicri Torga Adaptações
Metro Ethernet Aluno: Igor do Valle Campbell
IP SAT O objetivo deste material é capacitar a força de vendas para o entendimento adequado dos conceitos e benefícios do Serviço Business IP Sat.
ZigBee Por: Thiago Soares de Carvalho
Gerenciamento de Identidades
Luiz Augusto da Silva Alves Professo Luís Henrique Maciel Kosmalski Costa Professor Otto Carlos Muniz Bandeira Duarte Redes 2 Novembro 2010.
AVALIAÇÃO DE SOFTWARE UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA
Infra-estrutura de TI Redes de Computadores
VPN VPN é uma conexão onde o acesso e a troca de dados somente é permitido a usuários e/ou redes que façam parte de uma comunidade de interesse, que ocorre.
Sistemas Distribuídos
Sistemas Operacionais
Curso EFA de técnico de Informática e Sistemas
Como instalar e utilizar a ferramenta Google Drive
Tecnologias da Informação e Comunicação 9.º C Escola Secundária/3 da Sé - Lamego.
Redes de computadores windows server 2012
O QUE É UM APLICATIVO? A diferença entre um aplicativo e um site é que o aplicativo é instalado em Tablets e Smart Phones através da Apple Store e Google.
Gnu / Linux Relatório de Portfólio Fernando Filipe Teixeira nº 3113 Beja 2007.
Universidade de Mogi das Cruzes Tec
Sistemas Operacionais
PROF PAULO MAXIMO, MSc Network.
Ferramentas de Desenvolvimento WEB
Tópicos Avançados em Redes de Computadores Prof. Fabiano Sabha.
Redes de Computadores I Curso de Análise de Sistemas Celso Cardoso Neto 2013.
VINICIOS FRANCO IECKER BRAVO DRE: OTTO CARLOS MUNIZ BANDEIRA DUARTE LUÍS HENRIQUE MACIEL KOSMALSKI COSTA Segurança em Redes P2P Universidade.
Prof. Rafael Folha SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL PROGRAMA NACIONAL DE ACESSO AO ENSINO TÉCNICO E EMPREGO SISTEMA DE.
Nosso Projeto. DFLP Sistemas Família Finanças Mobile Diogo Fernandes da Silva Lais de Sousa Pinheiro Orientador: Felipe Mancini Co-orientador: Robson.
INTERNET BÁSICA.
Curso Plone Semana 1 Conceitos Básicos e Infra-estrutura.
Administração de Redes Firewall de Rede
Thiago da Silva Souza Redes de Computadores II Engenharia da Computação e Informação / DEL Professores: Luis Henrique Maciel Kosmalski Costa Otto Carlos.
Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial do Rio Grande do Sul Informação e Comunicação Habilitação Técnica de Nível Médio Técnico em Informática Prof.
Trabalho realizado por: John Severino Nuno Fernandes Conceição Mimoso.
Sistemas Operacionais
INTERNET E PROGRAMAÇÃO WEB Apresentação da Disciplina Prof(o): Elton H. Paula.
Colégio Agrícola “José Bonifácio” Redes – Componentes de uma rede Prof. Carlos Eduardo Caraski.
Virtualização de sistemas operacionais Uma solução para quem não tem muita infra-estrutura para testes, ou até mesmo para criação de VPS.
Apresentação da disciplina
Segurança em Comércio Eletrônico Comércio tradicional realizado de maneira centralizada cercado de restrições legais Comércio eletrônico realização de.
Hospedando sites na ONION Uma forma de burlar a censura de uma só forma: abrindo site na onion.
Rafael C. Marques Projeto Integrador II SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAC PELOTAS.
Visão Geral do Sistema Operacional Linux Elisabete Tomomi Kowata UnUCSEH - Anápolis.
Escola de Ciência e Tecnologia Bacharelado em Sistema de Informação Disciplina: Segurança em Redes Configuração de Rede no Ubuntu 1.
Rafael C. Marques Projeto Integrador II SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAC PELOTAS.
Projeto Integrador I Implementação de Servidor de Arquivos Eliane Linhares Mota 1.
Faculdade de Tecnologia SENAC Pelotas/RS Curso Superior de Tecnologia em Redes de Computadores Projeto Integrador I Seminário de Andamento Internet Segura.
Curso Superior de Tecnologia em Redes de Computadores Projeto Integrador II Seminário de Andamento Simei Tabordes Gonçalves SERVIÇO.
Elipse CAPÍTULO 1 - INTRODUÇÃO.
Rafael C. Marques Projeto Integrador II SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAC PELOTAS.
Redes ATM Universidade do Estado da Bahia Felipe Augusto Bastos Moraes.
Curso Superior de Tecnologia em Redes de Computadores Projeto Integrador II Seminário Final Simei Tabordes Gonçalves SERVIÇO NACIONAL.
Curso Superior de Tecnologia em Redes de Computadores Projeto Integrador II 1° Seminário de Andamento SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL FACULDADE.
Faculdade de Tecnologia SENAC Pelotas/RS Curso Superior de Tecnologia em Redes de Computadores Projeto Integrador I 2º Seminário de Andamento Internet.
Transcrição da apresentação:

Grupo: Felipe de Menezes Jonathan Augusto Laura Panzariello Universidade Federal do Rio de Janeiro Escola Politécnica Redes de Computadores I Prof. Otto Carlos Muniz Bandeira Duarte Projeto Tor Grupo: Felipe de Menezes Jonathan Augusto Laura Panzariello

Introdução Análise de tráfego e os perfis de usuários Anonimato na internet Rede Tor Caminho randômicos Encriptação

História Onion Router Vários grupos e empresas apoiam o projeto União entre dois centros de pesquisas: Laboratório Central da Marinha para Segurança de Computadores Agência de Projetos de Pesquisa Avançada da Defesa, a DARPA Vários grupos e empresas apoiam o projeto Electronic Frontier Foundation, EEF Wikileaks

Privacidade e Internet Privacidade versus Crimes virtuais Liberdade de expressão Anonimato

Entendendo a Rede Tor Imagem ilustrativa da transmissão de um pacote na Rede Tor Imagem disponível no site do Projeto Tor

Instalação Compatibilidade com diversos SO Microsoft Windows Apple OS X Linux/Unix Smartphones Disponível em diversos pacotes TOR Browser Bundle – Vidalia Bundle Bridge-by-Default Vidalia Bundle Expert Package

Interface Gráfica Servidor Tor Vidalia Opção de ver a Rede disponível no momento Banda utilizada Configurar rede Iniciar/Pausar o Tor Servidor Tor Implica diretamente na velocidade de transmissão da rede Instalável em vários servidores, inclusive: Linux, OS X Tiger, FreeBSD 5.x+, NetBSD 5.x+ e Windows Server 2003

TOR Browser Bundle: Não precisa ser instalado Roda direto de um PenDrive Pacote com: Navegador pré-configurado Cliente de mensagens instantaneas Checar se esta navegando anonimamente; https://check.torproject.org/

Utilização Para o usuário final, a navegação será mais lenta: Caminhos randômicos; Encriptações; Tempo de conexão aos relays

Total da rede: 2287 relays No Brasil: 10 relays Maior velocidade encontrada: 55kB/s = 440kbps Imagem ilustrativa: Distribuição dos Servidores Tor Imagem retirada do site do Projetor Tor

Ferramentas Tor Button Portable Tor Gpass Hide My Ass

Hide My Ass

Curiosidades Porque Cebola? Remete ao modo de transmissão do pacote de dados através da Rede Tor Caminho randômico Encriptação assimétrica

Representação de um pacote de dados da Rede Tor Imagem retirada do site http://en.wikipedia.org/wiki/File:Onion_diagram.svg

Tor e o engajamento político Wikileaks Governos Repressores Ativistas Políticos

Bibliografia/Fontes Site Oficial do Projeto Tor: www.torproject.org Eletronic Frontier Foundation: www.ssd.eff.org/tech/tor Onion Routing: www.onion-router.net Entrevista com Andrew Lewman, Revista Espirito Livre, edição n.21, 2010 Wikipedia: www.en.wikipedia.org/wiki/Tor_(anonymity_network) Artigo do site Viva o Linux: www.vivaolinux.com.br/artigo/TOR-A-Internet-sem-rastreabilidade Artigo do site TecMundo: www.tecmundo.com.br/3776-o-que-as-empresas-de-internet-sabem-sobre- voce-.htm Artigo do site Hardware: www.hardware.com.br/artigos/ferramentas-linux-seguranca

“A tecnologia não é boa, nem má; mas também não é neutra” Conclusão “A tecnologia não é boa, nem má; mas também não é neutra” (Melvin Kranzberg, in “A Revolução da Tecnologia da Informação”, Manuel Castells) Tor é uma tecnologia aberta; logo, está disponível para toda e qualquer implementação e alteração. Por isso, é inevitável a consequência de que seu uso logo acabará servindo às conveniências e interesses de cada um – tanto habitantes de países com governos ditatoriais e controladores, quanto pedófilos e cibercriminosos. Porém, isso não reduz a importância desse sistema, que fez voltar à tona a questão da privacidade na rede.

Obrigado! menezes@poli.ufrj.br jonathanaugusto@poli.ufrj.br laura_lolinha@poli.ufrj.br