1 Copyright © 2010 The Nielsen Company. Confidential and proprietary. Title of Presentation Copyright © 2012 The Nielsen Company. Confidential and proprietary. Pesquisa Sobre a Confiança do Consumidor – 2º Tri 2012 Datas de campo: 4 a 17 de maio de 2012 Pesquisa Global da Nielsen Seção sobre a Confiança do Consumidor Média Regional Latino Americana – Tendência Trimestral Junho de 2012
2 Copyright © 2012 The Nielsen Company. Confidential and proprietary. Pesquisa Sobre a Confiança do Consumidor – 2º Tri 2012 Datas de campo: 4 a 17 de maio de 2012 Enfoque da Pesquisa •Mensurar o sentimento e confiança do consumidor no futuro da economia •Padrões de gastos e economias •Maiores preocupações
3 Copyright © 2012 The Nielsen Company. Confidential and proprietary. Pesquisa Sobre a Confiança do Consumidor – 2º Tri 2012 Datas de campo: 4 a 17 de maio de 2012 Abreviações dos Países na América Latina (LA) ArgentinaAR BrasilBR ColômbiaCO MéxicoMX ChileCL VenezuelaVE PeruPERU Outras abreviações Q1 – 1º TrimestreQ2 – 2º TrimestreQ3 – 3º TrimestreQ4 – 4º Trimestre
4 Copyright © 2010 The Nielsen Company. Confidential and proprietary. Title of Presentation Copyright © 2012 The Nielsen Company. Confidential and proprietary. Pesquisa Sobre a Confiança do Consumidor – 2º Tri 2012 Datas de campo: 4 a 17 de maio de 2012 Sentimento do Consumidor e Confiança no Futuro da Economia
5 Copyright © 2012 The Nielsen Company. Confidential and proprietary. Pesquisa Sobre a Confiança do Consumidor – 2º Tri 2012 Datas de campo: 4 a 17 de maio de 2012 Percepções das perspectivas locais de emprego para os PRÓXIMOS 12 Meses Base: Todos os entrevistados n=3502
6 Copyright © 2012 The Nielsen Company. Confidential and proprietary. Pesquisa Sobre a Confiança do Consumidor – 2º Tri 2012 Datas de campo: 4 a 17 de maio de 2012 Percepções das perspectivas locais de emprego para os PRÓXIMOS 12 Meses Base: Todos os entrevistados n=3502
7 Copyright © 2012 The Nielsen Company. Confidential and proprietary. Pesquisa Sobre a Confiança do Consumidor – 2º Tri 2012 Datas de campo: 4 a 17 de maio de 2012 Percepções da situação das finanças pessoais para os PRÓXIMOS 12 Meses Base: Todos os entrevistados n=3502
8 Copyright © 2012 The Nielsen Company. Confidential and proprietary. Pesquisa Sobre a Confiança do Consumidor – 2º Tri 2012 Datas de campo: 4 a 17 de maio de 2012 Percepções da situação das finanças pessoais para os PRÓXIMOS 12 Meses Base: Todos os entrevistados n=3502
9 Copyright © 2012 The Nielsen Company. Confidential and proprietary. Pesquisa Sobre a Confiança do Consumidor – 2º Tri 2012 Datas de campo: 4 a 17 de maio de 2012 Percepções de uma época Boa/Ruim para as pessoas comprarem as coisas que desejam e precisam para os PRÓXIMOS 12 meses Base: Todos os entrevistados n=3502
10 Copyright © 2012 The Nielsen Company. Confidential and proprietary. Pesquisa Sobre a Confiança do Consumidor – 2º Tri 2012 Datas de campo: 4 a 17 de maio de 2012 Percepções de uma época Boa/Ruim para as pessoas comprarem as coisas que desejam e precisam para os PRÓXIMOS 12 meses Base: Todos os entrevistados n=3502
11 Copyright © 2012 The Nielsen Company. Confidential and proprietary. Pesquisa Sobre a Confiança do Consumidor – 2º Tri 2012 Datas de campo: 4 a 17 de maio de 2012 Índice de Confiança do Consumidor Base: Todos os entrevistados n=3497
12 Copyright © 2012 The Nielsen Company. Confidential and proprietary. Pesquisa Sobre a Confiança do Consumidor – 2º Tri 2012 Datas de campo: 4 a 17 de maio de 2012 Como utilizar recursos excedentes após cobrir as despesas essenciais Média LA Base: Todos os entrevistados n=3502
13 Pesquisa Sobre a Confiança do Consumidor – 2º Tri 2012 Copyright © 2012 The Nielsen Company. Confidential and proprietary. Datas de campo: 4 a 17 de maio de 2012 Como utilizar recursos excedentes após cobrir as despesas essenciais BR Base: Todos os entrevistados n=501
14 Pesquisa Sobre a Confiança do Consumidor – 2º Tri 2012 Copyright © 2012 The Nielsen Company. Confidential and proprietary. Datas de campo: 4 a 17 de maio de 2012 Como utilizar recursos excedentes após cobrir as despesas essenciais MX Base: Todos os entrevistados n=500
15 Pesquisa Sobre a Confiança do Consumidor – 2º Tri 2012 Copyright © 2012 The Nielsen Company. Confidential and proprietary. Datas de campo: 4 a 17 de maio de 2012 Como utilizar recursos excedentes após cobrir as despesas essenciais AR Base: Todos os entrevistados n=500
16 Pesquisa Sobre a Confiança do Consumidor – 2º Tri 2012 Copyright © 2012 The Nielsen Company. Confidential and proprietary. Datas de campo: 4 a 17 de maio de 2012 Como utilizar recursos excedentes após cobrir as despesas essenciais CO Base: Todos os entrevistados n=500
17 Pesquisa Sobre a Confiança do Consumidor – 2º Tri 2012 Copyright © 2012 The Nielsen Company. Confidential and proprietary. Datas de campo: 4 a 17 de maio de 2012 Como utilizar recursos excedentes após cobrir as despesas essenciais CL Base: Todos os entrevistados n=500
18 Pesquisa Sobre a Confiança do Consumidor – 2º Tri 2012 Copyright © 2012 The Nielsen Company. Confidential and proprietary. Datas de campo: 4 a 17 de maio de 2012 Como utilizar recursos excedentes após cobrir as despesas essenciais VE Base: Todos os entrevistados n=500
19 Pesquisa Sobre a Confiança do Consumidor – 2º Tri 2012 Copyright © 2012 The Nielsen Company. Confidential and proprietary. Datas de campo: 4 a 17 de maio de 2012 Como utilizar recursos excedentes após cobrir as despesas essenciais PERU Base: Todos os entrevistados n=501
20 Copyright © 2010 The Nielsen Company. Confidential and proprietary. Title of Presentation Copyright © 2012 The Nielsen Company. Confidential and proprietary. Pesquisa Sobre a Confiança do Consumidor – 2º Tri 2012 Datas de campo: 4 a 17 de maio de 2012 Maiores Preocupações
21 Pesquisa Sobre a Confiança do Consumidor – 2º Tri 2012 Copyright © 2012 The Nielsen Company. Confidential and proprietary. Datas de campo: 4 a 17 de maio de 2012 Maiores Preocupações nos próximos 6 meses Média LA Base: Todos os entrevistados n=3502
22 Pesquisa Sobre a Confiança do Consumidor – 2º Tri 2012 Copyright © 2012 The Nielsen Company. Confidential and proprietary. Datas de campo: 4 a 17 de maio de 2012 Maiores Preocupações nos próximos 6 meses BR Base: Todos os entrevistados n=501
23 Pesquisa Sobre a Confiança do Consumidor – 2º Tri 2012 Copyright © 2012 The Nielsen Company. Confidential and proprietary. Datas de campo: 4 a 17 de maio de 2012 Maiores Preocupações nos próximos 6 meses MX Base: Todos os entrevistados n=500
24 Pesquisa Sobre a Confiança do Consumidor – 2º Tri 2012 Copyright © 2012 The Nielsen Company. Confidential and proprietary. Datas de campo: 4 a 17 de maio de 2012 Maiores Preocupações nos próximos 6 meses AR Base: Todos os entrevistados n=500
25 Pesquisa Sobre a Confiança do Consumidor – 2º Tri 2012 Copyright © 2012 The Nielsen Company. Confidential and proprietary. Datas de campo: 4 a 17 de maio de 2012 Maiores Preocupações nos próximos 6 meses CO Base: Todos os entrevistados n=500
26 Pesquisa Sobre a Confiança do Consumidor – 2º Tri 2012 Copyright © 2012 The Nielsen Company. Confidential and proprietary. Datas de campo: 4 a 17 de maio de 2012 Maiores Preocupações nos próximos 6 meses CL Base: Todos os entrevistados n=500
27 Pesquisa Sobre a Confiança do Consumidor – 2º Tri 2012 Copyright © 2012 The Nielsen Company. Confidential and proprietary. Datas de campo: 4 a 17 de maio de 2012 Maiores Preocupações nos próximos 6 meses VE Base: Todos os entrevistados n=500
28 Pesquisa Sobre a Confiança do Consumidor – 2º Tri 2012 Copyright © 2012 The Nielsen Company. Confidential and proprietary. Datas de campo: 4 a 17 de maio de 2012 Maiores Preocupações nos próximos 6 meses PERU Base: Todos os entrevistados n=501
29 Copyright © 2010 The Nielsen Company. Confidential and proprietary. Title of Presentation Copyright © 2012 The Nielsen Company. Confidential and proprietary. Pesquisa Sobre a Confiança do Consumidor – 2º Tri 2012 Datas de campo: 4 a 17 de maio de 2012 Recessão Econômica
30 Copyright © 2012 The Nielsen Company. Confidential and proprietary. Pesquisa Sobre a Confiança do Consumidor – 2º Tri 2012 Datas de campo: 4 a 17 de maio de 2012 Você acha que seu país está em recessão econômica neste momento? Base: Todos os entrevistados n=3502
31 Copyright © 2012 The Nielsen Company. Confidential and proprietary. Pesquisa Sobre a Confiança do Consumidor – 2º Tri 2012 Datas de campo: 4 a 17 de maio de 2012 Você acha que seu país está em recessão econômica neste momento? Base: Todos os entrevistados n=3502
32 Copyright © 2012 The Nielsen Company. Confidential and proprietary. Pesquisa Sobre a Confiança do Consumidor – 2º Tri 2012 Datas de campo: 4 a 17 de maio de 2012 Você acha que seu país sairá da recessão econômica nos próximos 12 meses? Base: Todos os entrevistados que responderam Sim à P8 (Código 1) n=1702
33 Copyright © 2012 The Nielsen Company. Confidential and proprietary. Pesquisa Sobre a Confiança do Consumidor – 2º Tri 2012 Datas de campo: 4 a 17 de maio de 2012 Você acha que seu país sairá da recessão econômica nos próximos 12 meses? Base: Todos os entrevistados que responderam Sim à P8 (Código 1) n=1702
34 Pesquisa Sobre a Confiança do Consumidor – 2º Tri 2012 Copyright © 2012 The Nielsen Company. Confidential and proprietary. Datas de campo: 4 a 17 de maio de 2012 Em comparação a esta época no ano passado, você mudou seus gastos para reduzir suas despesas domésticas? Base: Todos os entrevistados n=3502
35 Copyright © 2012 The Nielsen Company. Confidential and proprietary. Pesquisa Sobre a Confiança do Consumidor – 2º Tri 2012 Datas de campo: 4 a 17 de maio de 2012 Em comparação a esta época no ano passado, você mudou seus gastos para reduzir suas despesas domésticas? Base: Todos os entrevistados n=3502
36 Pesquisa Sobre a Confiança do Consumidor – 2º Tri 2012 Copyright © 2012 The Nielsen Company. Confidential and proprietary. Datas de campo: 4 a 17 de maio de 2012 Em comparação a esta época no ano passado, quais das seguintes medidas você tomou para reduzir suas despesas domésticas? Média LA Base: Todos os entrevistados que responderam Sim à P10 (Código 1) n=2356
37 Pesquisa Sobre a Confiança do Consumidor – 2º Tri 2012 Copyright © 2012 The Nielsen Company. Confidential and proprietary. Datas de campo: 4 a 17 de maio de 2012 Em comparação a esta época no ano passado, quais das seguintes medidas você tomou para reduzir suas despesas domésticas? BR Base: Todos os entrevistados que responderam Sim à P10 (Código 1) n=362
38 Pesquisa Sobre a Confiança do Consumidor – 2º Tri 2012 Copyright © 2012 The Nielsen Company. Confidential and proprietary. Datas de campo: 4 a 17 de maio de 2012 Em comparação a esta época no ano passado, quais das seguintes medidas você tomou para reduzir suas despesas domésticas? MX Base: Todos os entrevistados que responderam Sim à P10 (Código 1) n=380
39 Pesquisa Sobre a Confiança do Consumidor – 2º Tri 2012 Copyright © 2012 The Nielsen Company. Confidential and proprietary. Datas de campo: 4 a 17 de maio de 2012 Em comparação a esta época no ano passado, quais das seguintes medidas você tomou para reduzir suas despesas domésticas? AR Base: Todos os entrevistados que responderam Sim à P10 (Código 1) n=367
40 Pesquisa Sobre a Confiança do Consumidor – 2º Tri 2012 Copyright © 2012 The Nielsen Company. Confidential and proprietary. Datas de campo: 4 a 17 de maio de 2012 Em comparação a esta época no ano passado, quais das seguintes medidas você tomou para reduzir suas despesas domésticas? CO Base: Todos os entrevistados que responderam Sim à P10 (Código 1) n=316
41 Pesquisa Sobre a Confiança do Consumidor – 2º Tri 2012 Copyright © 2012 The Nielsen Company. Confidential and proprietary. Datas de campo: 4 a 17 de maio de 2012 Em comparação a esta época no ano passado, quais das seguintes medidas você tomou para reduzir suas despesas domésticas? CL Base: Todos os entrevistados que responderam Sim à P10 (Código 1) n=297
42 Pesquisa Sobre a Confiança do Consumidor – 2º Tri 2012 Copyright © 2012 The Nielsen Company. Confidential and proprietary. Datas de campo: 4 a 17 de maio de 2012 Em comparação a esta época no ano passado, quais das seguintes medidas você tomou para reduzir suas despesas domésticas? VE Base: Todos os entrevistados que responderam Sim à P10 (Código 1) n=358
43 Pesquisa Sobre a Confiança do Consumidor – 2º Tri 2012 Copyright © 2012 The Nielsen Company. Confidential and proprietary. Datas de campo: 4 a 17 de maio de 2012 Em comparação a esta época no ano passado, quais das seguintes medidas você tomou para reduzir suas despesas domésticas? PERU Base: Todos os entrevistados que responderam Sim à P10 (Código 1) n=276
44 Pesquisa Sobre a Confiança do Consumidor – 2º Tri 2012 Copyright © 2012 The Nielsen Company. Confidential and proprietary. Datas de campo: 4 a 17 de maio de 2012 Quando as condições econômicas melhorarem, quais destas medidas você acredita que manterá? Média LA Base: Todos os entrevistados que selecionaram ao menos um código (R1 - R16) na P11 n=2356
45 Pesquisa Sobre a Confiança do Consumidor – 2º Tri 2012 Copyright © 2012 The Nielsen Company. Confidential and proprietary. Datas de campo: 4 a 17 de maio de 2012 Quando as condições econômicas melhorarem, quais destas medidas você acredita que manterá? BR Base: Todos os entrevistados que selecionaram ao menos um código (R1 - R16) na P11 n=362
46 Pesquisa Sobre a Confiança do Consumidor – 2º Tri 2012 Copyright © 2012 The Nielsen Company. Confidential and proprietary. Datas de campo: 4 a 17 de maio de 2012 Quando as condições econômicas melhorarem, quais destas medidas você acredita que manterá? MX Base: Todos os entrevistados que selecionaram ao menos um código (R1 - R16) na P11 n=380
47 Pesquisa Sobre a Confiança do Consumidor – 2º Tri 2012 Copyright © 2012 The Nielsen Company. Confidential and proprietary. Datas de campo: 4 a 17 de maio de 2012 Quando as condições econômicas melhorarem, quais destas medidas você acredita que manterá? AR Base: Todos os entrevistados que selecionaram ao menos um código (R1 - R16) na P11 n=367
48 Pesquisa Sobre a Confiança do Consumidor – 2º Tri 2012 Copyright © 2012 The Nielsen Company. Confidential and proprietary. Datas de campo: 4 a 17 de maio de 2012 Quando as condições econômicas melhorarem, quais destas medidas você acredita que manterá? CO Base: Todos os entrevistados que selecionaram ao menos um código (R1 - R16) na P11 n=316
49 Pesquisa Sobre a Confiança do Consumidor – 2º Tri 2012 Copyright © 2012 The Nielsen Company. Confidential and proprietary. Datas de campo: 4 a 17 de maio de 2012 Quando as condições econômicas melhorarem, quais destas medidas você acredita que manterá? CL Base: Todos os entrevistados que selecionaram ao menos um código (R1 - R16) na P11 n=297
50 Pesquisa Sobre a Confiança do Consumidor – 2º Tri 2012 Copyright © 2012 The Nielsen Company. Confidential and proprietary. Datas de campo: 4 a 17 de maio de 2012 Quando as condições econômicas melhorarem, quais destas medidas você acredita que manterá? VE Base: Todos os entrevistados que selecionaram ao menos um código (R1 - R16) na P11 n=358
51 Pesquisa Sobre a Confiança do Consumidor – 2º Tri 2012 Copyright © 2012 The Nielsen Company. Confidential and proprietary. Datas de campo: 4 a 17 de maio de 2012 Quando as condições econômicas melhorarem, quais destas medidas você acredita que manterá? PERU Base: Todos os entrevistados que selecionaram ao menos um código (R1 - R16) na P11 n=276
Confidential & Proprietary • Copyright © 2012 The Nielsen Company Obrigado(a)…