SÓLIDOS SUSPENSOS, FÍSICOS E VOLÁTEIS

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
CLASSIFICAÇÃO DOS CURSOS D’ÁGUA
Advertisements

Misturas e Soluções.
Pós-graduação lato sensu em Saneamento e Meio Ambiente
Água: importância, onde é encontrada e preservação do recurso
No Estado de São Paulo e no Brasil os efluentes líquidos industriais e domésticos devem atender aos Padrões de Emissão (end of pipe) e simultaneamente.
Gestão de Recursos Hídricos
Processos de tratamento
CAPÍTULO 03 - O MEIO AQUÁTICO
TRATAMENTO DE ESGOTO Tratamento preliminar Tratamento Primário
ETA - Abastecimento de água
Eutrofização.
TRATAMENTO DE ÁGUA PARA CONSUMO
Águas residuais urbanas e Sistemas de tratamento
Desenvolvimento Sustentável
A EN2 está direcionada 100% ao mercado Corporativo, publico e Privado, desenvolvendo projetos pautados no conceito de sustentabilidade, integrando as melhores.
ETA da CABEÇA GORDA.
Reuso de Água na Fundação RIOZOO
Tratamento do Esgoto Doméstico Deivid Ívini Moraes de Negreiros.
No Estado de São Paulo e no Brasil os efluentes líquidos industriais e domésticos devem atender aos Padrões de Emissão (end of pipe) e simultaneamente.
Métodos gerais de análise
OPERAÇÕES UNITARIAS EM MEIO AMBIENTE
Tratamento de Águas de Abastecimento
Tratamento de Águas de Abastecimento
Água e Saúde Profª Lilian Larroca.
Aula 05 – poluição das águas
“Classificação da matéria”
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
LIMNOLOGIA DEFINIÇÕES, HISTÓRICO.
Sistemas de Separação por Membrana
Ciclo da água Cliviany.
Água.
Cap. 11 – A qualidade da água
PROCESSOS DE TRATAMENTO DE ÁGUAS RESIDUÁRIAS
Abastecimento de Água em Rede Pública
Parâmetros de Caracterização da Qualidade das Águas
Conceitos Fundamentais
Conceitos Fundamentais
Quantidade de água disponível
Bacia do Rio Paraíba do Sul Qualidade das Águas
Parâmetros Biológicos da água.
Profa. Dra. Renata Medici
Tratamento de águas residuárias
arrastado pelo líquido Separação do ouro das areias auríferas
ll - O trabalho dos rios i. Formas de Transporte dos Sedimentos
POLUIÇÃO.
SISTEMAS DE ESGOTOS E EFLUENTES
Tratamento de Esgotos Processo Anaeróbio.
INTRODUÇÃO AO TRATAMENTO DE ÁGUAS RESIDUÁRIAS INDUSTRIAIS
Curso sobre Pós-tratamento de Efluentes Anaeróbios
S ANEAMENTO U RBANO Tratamento de esgotos Alunos: Cleyce Ellen Souza Kézia Ferreira Nogueira Curso: 3º Saneamento Turno: Manhã.
ETA CONVENCIONAL DE TRAMENTOCOMPLETO É a Estação de Tratamento de Água que apresenta todos os processos de tratamento: coagulação, floculação, decantação,
Professora Luana Bacellar
SISTEMAS DE ESGOTOS E EFLUENTES
Parâmetros - Qualidade de Água
Alternativas para Tratamento de Águas Residuárias
C) Cone de dejeção: Ocorre na transição entre o trecho superior e o médio (na mudança de declividade); Sedimentos: areias (média e fina).
Porque devemos nos preocupar com o tratamento do esgoto?
Química Ambiental Água Professor: Francisco Frederico P. Arantes.
TRATAMENTO DE ESGOTO SANITÁRIO
ACIDIFICAÇÃO E PERDAS DE NUTRIENTES DO SOLO
Nutrientes Óleos e graxas.
Daliana Alice Oliveira Hans Braunnier de Aguiar Silva
Dragagem de Sedimentos Contaminados
SOLUÇÕES EM ENGENHARIA, SANEAMENO E MEIO AMBIENTE A LUSCHI é líder nacional de mercado em dragagem, destaca-se pela sua expertise técnica.
Preservar e Recuperar o Meio Ambiente
O Estudo sobre a eficiência da semente de Moringa oleífera Lam (sachê/pó) utilizada como coagulante/floculante no tratamento da água, teve o objetivo de.
Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais
Poluição dos Recursos Hídricos
Laboratorio-Conceito
CARACTERÍSTICAS DE QUALIDADE DA ÁGUA E ESGOTOS
Transcrição da apresentação:

SÓLIDOS SUSPENSOS, FÍSICOS E VOLÁTEIS Deise Mariana Pacheco de Souza Paloma Veloso Campos

1 SÓLIDOS Todas as impurezas da água, com exceção dos gases dissolvidos contribuem para a carga de sólidos presentes nos corpos d'água. Os sólidos podem ser classificados de acordo com seu tamanho e características químicas.

2 SÓLIDOS TOTAIS São compostos por substâncias dissolvidas e em suspensão, e também são classificados como fixos e voláteis.

Fixos (Mat. Inorgânica) 2 SÓLIDOS TOTAIS FIGURA 1: FLUXOGRAMA DE SÓLIDOS TOTAIS Sólidos Totais Sólidos Suspensos (> 1,2  m) Sólidos Dissolvidos (< 1,2  m) Sólidos Suspensos Voláteis (Mat. Orgânica) Sólidos Suspensos Fixos (Mat. Inorgânica) Sólidos Dissolvidos Voláteis (Mat. Orgânica) Sólidos Dissolvidos Fixos (Sais Inorgânicos) FONTE: www.unifra.br/.../primeira%20aula_jan%20de%202006_impress.ppt

2 SÓLIDOS TOTAIS Podem ser divididos em: Sólidos em suspensão Sólidos fixos Sólidos voláteis Sólidos sedimentáveis

3 DETERMINAÇÕES LABORATORIAIS No laboratório, em trabalhos de rotina, as determinações realizadas são: sólidos totais sólidos em suspensão sólidos fixos sólidos em suspensão fixos sólidos sedimentáveis As demais frações são determinadas por diferença.

TABELA 1- ORIGEM DOS SÓLIDOS Os sólidos podem ser considerados como tudo que é transportado pelo rio, separando na avaliação o que é natural e antrópico. TABELA 1- ORIGEM DOS SÓLIDOS

4 MEDIÇÃO DE SÓLIDOS NA ÁGUA Secagem, Calcinação Filtração Os métodos empregados para a determinação são gravimétricos(utilizando-se balança analítica ou de precisão).

4.1 SÓLIDOS NO TRATAMENTO DE ÁGUA O tratamento dos sólidos estão presentes nas seguintes etapas: Coagulação Floculação Decantação Filtração

4.1 SÓLIDOS NO TRATAMENTO DE ÁGUA FIGURA 2- ETAPAS DO TRATAMENTO DE ÁGUA FONTE: http://www.copasa.com.br

5 IMPORTÂNCIA DO TRATAMENTO A água com excessivo teor de sólidos em suspensão ou dissolvidos tem utilidade limitada. Podem causar danos aos peixes e à vida aquática. Sedimentar no leito dos rios Podem reter bactérias e resíduos orgânicos no fundo dos rios

6 PARÂMETROS RELACIONADOS Sabor e odor Turbidez

6 PARÂMETROS RELACIONADOS FIGURA 3- DIFERENTES ESTÁGIOS DA APARÊNCIA DA ÁGUA DE UM LAGO FONTE: http://www.cmbconsultoria.com.br/servicos/monitoramento

7 PARÂMETROS LEGAIS A concentração de sólidos dissolvidos deve ser menor que 500 mg/L em água para abastecimento público. O nível de sólidos sedimentáveis nos efluentes finais descarregados o limite máximo é de apenas 1 mL/L para a descarga direta no corpo receptor e de 20 mL/L para a descarga no sistema público de esgotos provido de estação de tratamento (Decreto Estadual n° 8468).

8 CONCLUSÃO A preocupação com os sólidos presentes na água é um fator importante, já que esse parâmetro físico pode trazer várias conseqüências negativas, quando não controlado, além de interferir, direta ou indiretamente, outros parâmetros físico e alguns químicos, respectivamente.

9 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS DETERMINAÇÃO DE SÓLIDOS EM ÁGUAS. Disponível em: http://pessoal.utfpr.edu.br/marcusliz/arquivos/Solidos.pdf . Acesso em: 30/08/2010 QUALIDADE DA ÁGUA. Disponível em: http://www.ufv.br/dea/lqa/qualidade.htm. Acesso em: 01/09/2010 VARIÁVEIS DE QUALIDADE DAS ÁGUAS. Disponível em: http://www.cetesb.sp.gov.br/Agua/rios/variaveis.asp#solidos . Acesso ÁGUA: CARACTERÍSTICAS QUÍMICAS DA ÁGUA . Disponível em: http://www.dec.ufcg.edu.br/saneamento/Agua06.html. Acesso em: 02/09/2010