Devolvendo a Cidade aos seus Donos

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Transcrição da apresentação:

Devolvendo a Cidade aos seus Donos MOBILIDADE URBANA Devolvendo a Cidade aos seus Donos Por: Silva J. Magaia Eng. Civil Centro de Conferências das TDM, Maputo, 27 de Março de 2014

Roteiro 1. Algumas Notícias Rápidas 2. Um Mundo Cada X + URBANO e + Democrático 3. Consequências do Novo Paradigma 4. Desafios aos Investigadores 5. Consequências dos Sistemas Ineficientes de Transporte Urbano 6. Algumas Soluções Promissoras

1. Algumas Notícias Rápidas (1/4)

1. Algumas Notícias Rápidas (2/4)

1. Algumas Notícias Rápidas (3/4)

1. Algumas Notícias Rápidas (4/4)

O Mundo em que nascemos, rural, está a tornar-se cada dia mais URBANO. 2.a Um Mundo Cada Vez Mais URBANO (1/3) O Mundo em que nascemos, rural, está a tornar-se cada dia mais URBANO.

A Maior parte da população mundial vive hoje nas Cidades e Vilas 2.a Um Mundo Cada Vez Mais URBANO (2/3) Os sintomas são: A Maior parte da população mundial vive hoje nas Cidades e Vilas www.unicef.org/sowc2012/urbanmap

O Verde cede espaço ao cimento e ao BETÃO. 2.a Um Mundo Cada Vez Mais URBANO (3/3) O Verde cede espaço ao cimento e ao BETÃO.

2.b Um Mundo Cada Vez Mais Democrático (1/3) O Mundo em que nascemos, fascista e Colonialista, está a tornar-se cada dia mais Democrático.

Corrida São Silvestre de Maputo, Dezembro de 2005. 2.b Um Mundo Cada Vez Mais Democrático (2/3) Algumas evidências: Os Nativos já têm acesso à Cidade. Corrida São Silvestre de Maputo, Dezembro de 2005.

2.b Um Mundo Cada Vez Mais Democrático (3/3) Algumas evidências: A actividade informal é reconhecida, gerando riqueza onde antes reinava a pobreza. A periferia começa a libertar-se da dependência aos „chapas”, com a compra de carros usados.

Crescimento do Parque Automóvel; 3. Consequências do Novo Paradigma (1/2) Crescimento do Parque Automóvel; Pressão sobre as infraestruturas; Frequentes congestionamentos; Acidentes frequentes e graves...

Escassez de Estacionamento; Poluição (sonora, atmosférica, visual...); 3. Consequências do Novo Paradigma (2/2) Escassez de Estacionamento; Poluição (sonora, atmosférica, visual...); Problemas de Saúde.

4. Desafios aos Investigadores Efeitos na saúde, resultantes da permanência prolongada na posição de „sentado” numa viatura a baixa velocidade; Acrescentar outras variáveis (ansiedade; deficiente repouso nocturno; inalação de gases de escape...).

Tempos demasiado longos para percorrer curtas distâncias: 5. Consequências dos Sistemas Ineficientes de Transporte Urbano (1/10) Tempos demasiado longos para percorrer curtas distâncias: Inquérito expedito: Meio de transporte; Origem e Destino; Tempo de viagem; Rota usual.

Resultados do Inquérito 5. Consequências dos Sistemas Ineficientes de Transporte Urbano (2/10) Resultados do Inquérito 80% das pessoas deslocam-se em viaturas ligeiras privadas/serviço; A velocidade média de deslocação é de 17 km/h; O período de atraso em relação ao tempo ideal das rotas varia entre 40 min (para distâncias entre 10 e 15 km) e 60 min (16 a 20 km).

População & Parque Automóvel 5. Consequências dos Sistemas Ineficientes de Transporte Urbano (3/10) População & Parque Automóvel

5. Consequências dos Sistemas Ineficientes de Transporte Urbano (4/10)

População & Parque Automóvel 5. Consequências dos Sistemas Ineficientes de Transporte Urbano (5/10) População & Parque Automóvel

População & Parque Automóvel 5. Consequências dos Sistemas Ineficientes de Transporte Urbano (6/10) População & Parque Automóvel Extrema dependência de transporte privado estabelece uma relação directa entre o crescimento da população e o crescimento do parque automóvel.

5. Consequências dos Sistemas Ineficientes de Transporte Urbano (7/10)

5. Consequências dos Sistemas Ineficientes de Transporte Urbano (8/10)

É o mesmo que dizer 1 viatura ligeira por cada 8 habitantes. 5. Consequências dos Sistemas Ineficientes de Transporte Urbano (9/10) Se nada for feito para mudar, em 2030 as Cidades de Maputo e Matola terão 378.500 viaturas ligeiras nas estradas (admitindo que 1/3 das 567.800 projectadas não conseguirão sobreviver). É o mesmo que dizer 1 viatura ligeira por cada 8 habitantes.

5. Consequências dos Sistemas Ineficientes de Transporte Urbano (10/10) 3m x 378.500 = 1.135.500m Ou seja, 1.135 km de estradas potencialmente preenchidos por viaturas ligeiras...

6. Algumas Soluções Promissoras (1/7) Certamente a solução não são as vias de sentido único nem o alargamento das vias; A verdadeira solução passa pela introdução de sistemas de transporte colectivo (seguros e eficientes) que desencoragem o uso de veículos privados.

Baratos, duradoiros e pouco poluentes 6. Algumas Soluções Promissoras (2/7) Cidades como Maputo e Matola podem ser requalificadas para acomodarem novos meios de transporte de massas... Baratos, duradoiros e pouco poluentes

6. Algumas Soluções Promissoras (3/7)

6. Algumas Soluções Promissoras (4/7)

6. Algumas Soluções Promissoras (5/7) Planeamento Inteligente: Vauban, um novo bairro na periferia de Freiburg (Alemanha) O bairro só tem uma única estrada larga por onde passa o transporte urbano.

6. Algumas Soluções Promissoras (6/7)

6. Algumas Soluções Promissoras (7/7) Estradas Aéreas: uma forma de convivência harmoniosa entre o Espaço, o Homem e a Estrada...

Obrigado!