Curso de História Prof. Fabio Pablo efabiopablo.wordpress.com.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Renascimento cultural
Advertisements

Capítulo 13 Conteúdos para Avaliação Bimestral: capítulos 11, 12 e 13.
Características Gerais
RENASCIMETO E HUMANISMO Professor Sebastião Abiceu 7º ano Colégio Marista São José Montes Claros - MG.
A volta aos ideais clássicos e a construção da modernidade
O RENASCIMENTO Durante os séculos XV e XVI intensificou-se na Europa, a produção artística e científica. Esse período ficou conhecido como Renascimento.
RENASCIMENTO CULTURAL (séc. XIV – XVII)
Renascimento Cultural
O Renascimento Cultural. Professor: Adailton Figueiredo.
Renascimento Cultural
RENASCIMENTO Nas artes Na literatura Na arquitetura No pensamento
RENASCIMENTO O Renascimento foi um movimento cultural que nasceu entre as elites de ricas cidades italianas no século XIV. Esse movimento de renovação.
Curso de História Prof. Fabio Pablo efabiopablo.wordpress.com.
Humanismo e individualismo
Curso de História Prof. Fabio Pablo efabiopablo.wordpress.com.
O RENASCIMENTO EM ITÁLIA
RENASCIMENTO CULTURAL E CIENTÍFICO RENASCIMENTO CULTURAL E CIENTÍFICO
Renascimento : “o rei queria se imortalizar, a nobreza queria sua casa mais bonita e a burguesia , status.” Renascimento Idade Média.
Grupo: 1 Capítulo: 2 Tema: Renascimento Cultural
Aspectos do Renascimento cultural
ARTISTAS DO RENASCIMENTO
Pensamento Medieval A cultura medieval se caracterizava pela religiosidade. A Igreja Católica, como vimos, controlava as manifestações culturais e dava.
GERAL E DO BRASIL 2.ª edição José Alves de Freitas Neto
RENASCIMENTO CULTURAL E CIENTÍFICO
O renascimento e a formação da mentalidade moderna
A EDUCAÇÃO RENASCENTISTA
A EDUCAÇÃO RENASCENTISTA
Prof. Everton da Silva Correa
O homem no centro do mundo
Mudanças na mentalidade da Europa no século XVI
A Filosofia Ocidental na Idade Moderna
RENASCIMENTO Movimento cultural, artístico e filosófico ocorrido na Europa, principalmente durante os séculos XIV, XV e XVI.
Introdução ao Pensamento Científico sobre o Social
Acreditavam que estavam fazendo renascer a cultura.
Renascimento Cultural
Capítulo 2. o nascimento da sociologia
Renascimento Cultural
O Renascimento XIV - XVI
RENASCIMENTO Aula 15 Prof: Fernando Gondim.
MODERNIDADE RENASCIMENTO.
Renascimento Cultural (séculos XIII ao XVI)
RENASCIMENTO CULTURAL – XIV e XVI
Psicologia no. Contexto Histórico Movimento cultural; Período da história européia; Século XIV na Itália; Período de sensíveis transformações; Transição.
Renascimento ou Renascença Prof. Fábio Mesquita. Tempo: aproximadamente entre fins do século XIII e meados do século XVII; Período marcado por transformações.
Renascimento Renascimento é o nome que se dá a um grande movimento de mudanças culturais, que atingiu as cidades da Europa Ocidental entre os séculos XIV.
RENASCIMENTO CULTURAL E CIENTÍFICO
RENASCIMENTO.
31/7/20151Profª Suzana.  Movimento artístico e científico que ocorreu na Europa, durante a Idade Moderna, nos séculos XIV e XVI.  Recebeu este nome.
Renascimento Séculos XIII / XIV
RENASCIMENTO CULTURAL
Renascimento Renascimento, Renascença ou Renascentismo são os termos usados para identificar o período da História da Europa aproximadamente entre fins.
RENASCIMENTO CULTURAL:
O homem no centro do mundo
Renascimento
Renascimento.
Renascimento.
Cultura Renascentista
Profª Ms. Sabrina Rodrigues Magalhães.  Renascimento, Renascença ou Renascentismo são os termos usados para identificar o período da História da Europa.
RENASCIMENTO CULTURAL
SÉC. XV RENASCIMENTO. CARACTERÍSTICAS  A redescoberta da arte grega e romana, o estudo científico do corpo humano e a intenção em reproduzir com realismo.
Transcrição da apresentação:

Curso de História Prof. Fabio Pablo efabiopablo.wordpress.com

#Renascimento Curso de História Conteúdo Multimídia #Conceito Prof. Fabio Pablo Conteúdo Multimídia Marco Polo. O humanismo e o Renascimento Cultural A arte renascentista e o mecenato A Revolução Científica #Conceito O Renascimento foi um movimento artístico, científico e cultural que se desenvolveu entre os séculos XIV e XVI na Europa Ocidental. A base desse movimento foi o humanismo, movimento intelectual que expressava as mudanças políticas, econômicas e sociais da Europa do final da Idade Média. Recomendo! #Filmes Poder e Luxúria A vida de Leonardo da Vinci Lutero Marco Polo e.fabiopablo | blog

“O homem é o modelo do mundo” Curso de História #Renascimento Prof. Fabio Pablo “O homem é o modelo do mundo” - Leonardo da Vinci (1452-1519) A criação do homem (Michelangelo)

#Renascimento Curso de História #Significado do termo Prof. Fabio Pablo #Significado do termo O termo Renascimento refere-se ao movimento artístico, científico e cultural que se desenvolveu entre os séculos XIV e XVI na Europa Ocidental. Nele, a tradição e os estudos clássicos (da Grécia e de Roma) foram revalorizados e se tornaram predominantes. O Renascimento não significou o retorno de uma arte ou um pensamento que havia desaparecido com o surgimento da sociedade medieval. Durante a Idade Média, livros de pensadores clássicos foram preservados e continuaram a ser lidos, principalmente nos mosteiros. #O crescimento das cidades O Renascimento começou a ser gestado nos séculos XII e XIII, quando houve um fortalecimento das atividades comerciais e o crescimento das cidades, principalmente na região de Flandres, na atual Bélgica, e na Itália. Esses fatores geraram uma mudança nos valores e nas práticas do mundo medieval. O humanismo e o Renascimento Cultural

#Renascimento Curso de História #O crescimento do comércio Prof. Fabio Pablo #O crescimento do comércio A partir do século XII, o modo de vida orientado fortemente pela religião e seu conservadorismo foi sendo substituído pela lógica do comércio, pela ética burguesa (acumulação de riquezas no lucro) e pela busca por inovação. #Racionalismo e Antropocentrismo Os artistas, cientistas e intelectuais identificados com o Renascimento eram otimistas em relação ao futuro da humanidade e consideravam que tudo poderia ser explicado racionalmente. O homem foi, então, valorizado por ser dotado de razão. #Universalismo O uso do latim, a impressão de livros e a circulação dos humanistas por várias cidades de diferentes países possibilitaram a difusão do Renascimento por grande parte da Europa. Com ele, surgiu o ideal do homem universal, completo, multifacetado, cujo objetivo era desenvolver harmonicamente todas as características da sua personalidade. O homem universal deveria ter cultura e erudição, conhecer a língua e a literatura da antiguidade, as artes e as ciências, mas também deveria ser hábil no mundo prático, contribuindo com a vida de sua cidade. O humanismo e o Renascimento Cultural

#Renascimento Curso de História #As artes plásticas #O mecenato Prof. Fabio Pablo #As artes plásticas As artes plásticas representaram o campo privilegiado do Renascimento, pois trouxeram inovações, invenções e aperfeiçoamentos técnicos. #O mecenato O desenvolvimento da arte deveu-se muito aos mecenas, burgueses ricos que tinham conquistado poder político e econômico e que buscavam projeção social por meio da arte, difundindo o modo de vida e os valores burgueses. O mecenato também foi utilizado pela Igreja Católica, cujo principal exemplo foi a relação entre o papa Júlio II e Michelangelo. Principais representantes do Renascimento Artístico Italiano e suas principais obras #Giotto di Bondone | O Beijo de Judas, A Lamentação e Julgamento Final - #Michelangelo Buonarroti | Davi, Pietá, Moisés, pinturas da Capela Sistina - #Rafael Sanzio | pintou várias madonas (representações da Virgem Maria com o menino Jesus). #Leonardo da Vinci | Mona Lisa, Última Ceia - #Sandro Botticelli | O nascimento de Vênus e Primavera - #Tintoretto | Paraíso e Última Ceia - #Veronese | A batalha de Lepanto e São Jerônimo no Deserto - #Ticiano | O imperador Carlos V em Muhlberg de 1548. A arte renascentista e o mecenato

#Renascimento Curso de História #A predominância da Ciência e da Razão Prof. Fabio Pablo #A predominância da Ciência e da Razão Entre os séculos XVI e XVII, uma série de descobertas, experiências científicas e reflexões filosóficas mudaram radicalmente a compreensão que o homem tinha do mundo. A Revolução Científica caracterizou-se por colocar a ciência e a razão como valores dominantes no lugar da religião e da fé. Com essa nova concepção, o geocentrismo (a Terra no centro do universo), defendido pela Igreja, foi contraposto pelo heliocentrismo (o Sol no centro do universo), sustentado pelo cientista polonês Nicolau Copérnico. O italiano Galileu Galilei e o alemão Johannes Kepler são alguns dos grandes nomes da ciência desse período. A ciência, vista como investigação racional das leis da natureza, ganhou autonomia e deixou de se subordinar à religião. Por suas ideias contradizerem os dogmas da religião, muitos cientistas e intelectuais foram perseguidos pela Igreja Católica. A Revolução Científica

Curso de História e.fabiopablo | blog Professor Fabio Pablo Prof. Fabio Pablo e.fabiopablo | blog http://efabiopablo.wordpress.com Acesse o blog para download desta e de outras apresentações em diversos formatos. Professor Fabio Pablo Bacharel em Ciências Sociais pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Especialista em Relações Internacionais pelo Instituto de Estudos Políticos de Paris (SciencesPo). Coautor do livro Políticas Públicas da editora IESDE, 2009, e de diversos outros artigos e capítulos de livro. e.fabiopablo | blog