Metodologia de Ensino e Extensão

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Avaliação da Aprendizagem Objectivos do Módulo
Advertisements

AVALIAÇÃO: a prova em questão
NOME DA ESCOLA Reunião com Pais Dia:.
OS CONHECIMENTOS PRÉVIOS PARA A ELABORAÇÃO DO PLANO DE DISCIPLINA
UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA TÉCNICAS DE PESQUISA EM ECONOMIA
Focando a habilidade de Pensar
A escola é uma escada, cada degrau prepara para o degrau posterior.
SAEP I SEMINÁRIO DO SISTEMA DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA.
PROGRAMA DE FORMAÇÃO PROFESSORES COORDENADORES
O QUE É UM PROJETO? Projeto, do latim pro-jicere: literalmente é colocar adiante. A elaboração de qualquer projeto depende de dois fatores fundamentais:
Gestão das Atividades de
SABERES DIFERENTES.
A Canoa Texto Paulo Freire.
A Associação Norte Americana de Psicologia (American Psycological Association), baseada no princípio e na importância de se utilizar o conceito de classificação.
Técnicas e Métodos de Ensino
SABERES DIFERENTES.
Currículo por Competências e Habilidades.
AVALIAÇÃO DISCENTE: a prova em questão
PROCESSO DE APRENDIZAGEM.
Tipos.
Desenvolvimento do Raciocínio em Geometria
A Canoa Música Digitação, formatação Tennessee Waltz e montagem
que se fundamenta numa concepção de aprendizagem
O Aluno a Distância e suas Necessidades
Paulo Freire.
Avaliação Educacional
Música:Tennessee Waltz, Billy Vaughn
A ORGANIZAÇÃO DOS CONTEÚDOS
OS OBJETIVOS E CONTEÚDOS DE ENSINO
Os objetivos.
A Canoa.
NOME DA ESCOLA Reunião com Pais.
A Canoa – Paulo Freire Facilitador:
Planejamento Vamos recordar... Prof. Luciene Santoro.
Metodologia de Ensino e Extensão
Modelo e desenho pedagógico UnisulVirtual
AS DIFICULDADES ENCONTRADAS PELOS ALUNOS IFSP - CAMPUS CARAGUATATUBA
Competências e Habilidades
OBJETIVOS E JUSTIFICATIVA
Universidade Federal do Ceará Faculdade de Educação
HÁBITOS DA MENTE.
PLANEJAMENTO ESCOLAR Importância e significado do planejamento escolar
Centro de Ensino Superior do Amapá - CEAP Disciplina: Monograf ia Professora: Msc. Márcia Cristiane da Silva Galindo.
Construção de Itens de Avaliação de Impacto em Profundidade
PLANO DE ENSINO: orientações para elaboração
Ligue o Som.
Avaliação EQUIPE GESTORA MLV.
Pauta de reunião pedagógica em 9/5/08.
Nós temos qualidades....
NÚCLEO REGIONAL DE EDUCAÇÃO DE PARANAVAÍ Plano de Trabalho Docente DISCIPLINA:ARTE TÉCNICA PEDAGÓGICA:APARECIDA DE FÁTIMA DE OLIVEIRA BERGO JULHO/2014.
Plano de Aula Recordar é Viver 
A PRÁTICA EDUCATIVA Antoni Zabala.
Docência do Ensino Superior
PLANEJAMENTO na EDUCAÇÃO 10 NÍVEL FEDERAL - ESTADUAL - MUNICIPAL PLANEJAMENTO das INSTITUIÇÕES e dos CURSOS 20 NÍVEL PDI - PLANO de DESENVOLVIMENTO.
As Etapas da Pesquisa - TCC
Tipos de Conteúdos.
Projeto de Pesquisa Candice Cristiane B. S. Novaes
PROF. JOSÉ MAURO DE SÁ OLIVEIRA PLANO DE AULA. O plano de aula procura fazer uma previsão do desenvolvimento dos conteúdos e de todas as atividades, docentes.
Coleção Pensamentos Para Ver, Repensar e Executar Adaptação José AC Gomes Bacharel em Turismo - UniverCidade.
CATEGORIAS DE VERBOS DE AÇÃO SEGUNDO BENJAMIN S. BLOOM
* Estágio Supervisionado * * Objetivo *
* Estágio Supervisionado * * Objetivo *
SABERES DIFERENTES Ligue o som,transição automática de slides.
DIDÁTICA GERAL. O QUE? (conteúdo) I A QUEM?_POR QUÊ?_ COMO? (perfil) (objetivos) (métodos e técnicas) I QUE RESULTADOS? (avaliação)
Plano de Ensino Objetivos Educacionais
INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO NA EJA
Etapas da Pesquisa Etapas do Projeto de Pesquisa.
A Canoa Música Digitação, formatação Tennessee Waltz e montagem
Transcrição da apresentação:

Metodologia de Ensino e Extensão para Educação à Saúde Prof. Luciene Santoro

ANALISEM AS IMAGENS ABAIXO: O que parece estar acontecendo em cada uma? Qual a diferença entre o processo de ensino e o processo de aprendizagem?

O QUE SE TEM HOJE?

DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA ÊNFASE NO PROCESSO DE ENSINO CONTEUDISTA AVERIGUAÇÃO TRANSMISSÃO

O QUE SE ESPERA TER?

DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA ÊNFASE NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM TOTALIDADE CONTINUIDADE INTERAÇÃO SOCIAL

O QUE É PRECISO MUDAR?

O PROFESSOR SUA CONSCIÊNCIA SUA VISÃO DE MUNDO SUA CONCEPÇÃO PEDAGÓGICA O TIPO DE HOMEM QUE PRETENDE FORMAR

Num trabalho junto à comunidade, a maior ênfase está no ensino ou na aprendizagem?

O PLANEJAMENTO DEIXARÁ DE SER UM DOCUMENTO OBRIGATÓRIO SÓ COM ESSA MUDANÇA, O PLANEJAMENTO DEIXARÁ DE SER UM DOCUMENTO OBRIGATÓRIO E PASSARÁ A SER UM REFERENCIAL PARA PROFESSOR E ALUNO! ---------------------------

Planos de Ensino Determinação dos objetivos FASE DE PREPARAÇÃO: Determinação dos objetivos Seleção e organização dos conteúdos Seleção e organização das estratégias Seleção de recursos Seleção de procedimentos de avaliação

OBJETIVOS Para que elaborá-los? FUNÇÕES: Definir o que se espera do aluno. Orientar para seleção de conteúdos, estratégias, recursos e avaliação. Orientar o aluno acerca do que o curso se propõe.

CLASSIFICAÇÃO: QUANTO AO NÍVEL DE ESPECIFICAÇÃO GERAL ESPECÍFICO QUANTO AO DOMÍNIO COGNITIVO AFETIVO PSICOMOTOR

OBJETIVO GERAL Tem caráter finalístico – indica o que deverá ser possível ao final do curso ou disciplina. É alcançável em período mais amplo. OBJETIVO ESPECÍFICO Tem caráter intermediário – indica o que deverá ser possível ao final de cada unidade ou aula. É alcançável em menor tempo.

CARACTERÍSTICAS DOS OBJETIVOS ESPECÍFICOS: 1. Referências ao desempenho dos alunos “Ao final da aula, o aluno será capaz de...” 2. Clareza e precisão Utilização de verbos de ação - Operacionais definir – citar – identificar – apontar – comparar – grifar... 3. Realismo

DOMÍNIOS DE APRENDIZAGEM: Cognitivo Ligado a conhecimentos, informações ou capacidades intelectuais. Afetivo Ligado a sentimentos, emoções, gostos ou atitudes. Psicomotor Ligado ao uso e coordenação dos músculos.

DOMÍNIO COGNITIVO: Memorização Compreensão Aplicação Análise Síntese Avaliação citar – identificar – listar – definir... ilustrar – exemplificar – traduzir... aplicar – demonstrar – usar – inferir... analisar – distinguir – discriminar... resumir – formular – deduzir... avaliar – criticar – julgar – decidir...

DOMÍNIO AFETIVO: Receptividade Resposta Valorização Organização escutar – atender – aceitar... concordar – acompanhar – responder... reconhecer – apreciar – aceitar... organizar – formar – desenvolver...

DOMÍNIO PSICOMOTOR: Movimentos básicos fundamentais Habilidades perceptivas Habilidades físicas Movimentos de habilidades Comunicação não discursiva agarrar – saltar – rastejar... discriminar – distinguir... resistir – parar – tolerar.. nadar – correr – digitar... gesticular – expressar...

Todos entenderam? Então, vamos ao teste!!

Qual a classificação dos objetivos do Plano de Anatomia distribuído? Verbos utilizados: Nível de especificação: Domínio: Conceituar   Identificar Compreender Descrever Nomear Reconhecer ESPECÍFICO COGNITIVO ESPECÍFICO COGNITIVO GERAL COGNITIVO COGNITIVO ESPECÍFICO ESPECÍFICO COGNITIVO GERAL AFETIVO

TRAÇADOS OS OBJETIVOS, É POSSÍVEL SEGUIR PARA A PRÓXIMA ETAPA: OS CONTEÚDOS!

Que critérios usar para sua seleção? Mas qual é sua função? Que critérios usar para sua seleção? Como ordená-los?

CONTEÚDO FUNÇÃO: Proporcionar resultados significativos, concretizando os objetivos. CRITÉRIOS PARA SELEÇÃO: Vinculação aos objetivos Validade Significação Flexibilidade Utilidade Adequação ao nível dos alunos Adequação ao tempo ORDENAÇÃO ---------------------------

Em um largo rio, de difícil travessia, havia um barqueiro que atravessava as pessoas de um lado para o outro. Em uma das viagens, iam um advogado e uma professora. Como quem gosta de falar muito, o advogado pergunta ao barqueiro: – Companheiro, você entende de leis? – Não! - respondeu o barqueiro. E o advogado compadecido: – É pena, você perdeu metade da vida.

Não há saber maior ou saber menor. Há saberes diferentes. A professora, muito social, entra na conversa: – Seu barqueiro, você sabe ler e escrever? – Também não, respondeu o barqueiro. – Que pena! - Condói-se a mestra - Você perdeu metade de sua vida! Nisso chega uma onda bastante forte e vira o barco. O barqueiro, preocupado, pergunta: – Vocês sabem nadar? – NÃO! - Responderam eles rapidamente. – Então é uma pena! - conclui o barqueiro - Vocês perderam toda a vida! Não há saber maior ou saber menor. Há saberes diferentes.

- Paulo Freire -

TRABALHO INDIVIDUAL PARA CASA Análise e parecer do material apresentado no site: http://www.virtual.epm.br/material/sbv/ que trata sobre Simulação Virtual Orientada - Suporte Básico. Como Salvar a Vida de uma Criança?

LEITURAS COMPLEMENTARES: Textos: Planejamento Objetivos de Ensino e Conteúdos Ensino e Aprendizagem Bom fim de semana!!!