Metodologia de Ensino e Extensão para Educação à Saúde Prof. Luciene Santoro
ANALISEM AS IMAGENS ABAIXO: O que parece estar acontecendo em cada uma? Qual a diferença entre o processo de ensino e o processo de aprendizagem?
O QUE SE TEM HOJE?
DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA ÊNFASE NO PROCESSO DE ENSINO CONTEUDISTA AVERIGUAÇÃO TRANSMISSÃO
O QUE SE ESPERA TER?
DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA ÊNFASE NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM TOTALIDADE CONTINUIDADE INTERAÇÃO SOCIAL
O QUE É PRECISO MUDAR?
O PROFESSOR SUA CONSCIÊNCIA SUA VISÃO DE MUNDO SUA CONCEPÇÃO PEDAGÓGICA O TIPO DE HOMEM QUE PRETENDE FORMAR
Num trabalho junto à comunidade, a maior ênfase está no ensino ou na aprendizagem?
O PLANEJAMENTO DEIXARÁ DE SER UM DOCUMENTO OBRIGATÓRIO SÓ COM ESSA MUDANÇA, O PLANEJAMENTO DEIXARÁ DE SER UM DOCUMENTO OBRIGATÓRIO E PASSARÁ A SER UM REFERENCIAL PARA PROFESSOR E ALUNO! ---------------------------
Planos de Ensino Determinação dos objetivos FASE DE PREPARAÇÃO: Determinação dos objetivos Seleção e organização dos conteúdos Seleção e organização das estratégias Seleção de recursos Seleção de procedimentos de avaliação
OBJETIVOS Para que elaborá-los? FUNÇÕES: Definir o que se espera do aluno. Orientar para seleção de conteúdos, estratégias, recursos e avaliação. Orientar o aluno acerca do que o curso se propõe.
CLASSIFICAÇÃO: QUANTO AO NÍVEL DE ESPECIFICAÇÃO GERAL ESPECÍFICO QUANTO AO DOMÍNIO COGNITIVO AFETIVO PSICOMOTOR
OBJETIVO GERAL Tem caráter finalístico – indica o que deverá ser possível ao final do curso ou disciplina. É alcançável em período mais amplo. OBJETIVO ESPECÍFICO Tem caráter intermediário – indica o que deverá ser possível ao final de cada unidade ou aula. É alcançável em menor tempo.
CARACTERÍSTICAS DOS OBJETIVOS ESPECÍFICOS: 1. Referências ao desempenho dos alunos “Ao final da aula, o aluno será capaz de...” 2. Clareza e precisão Utilização de verbos de ação - Operacionais definir – citar – identificar – apontar – comparar – grifar... 3. Realismo
DOMÍNIOS DE APRENDIZAGEM: Cognitivo Ligado a conhecimentos, informações ou capacidades intelectuais. Afetivo Ligado a sentimentos, emoções, gostos ou atitudes. Psicomotor Ligado ao uso e coordenação dos músculos.
DOMÍNIO COGNITIVO: Memorização Compreensão Aplicação Análise Síntese Avaliação citar – identificar – listar – definir... ilustrar – exemplificar – traduzir... aplicar – demonstrar – usar – inferir... analisar – distinguir – discriminar... resumir – formular – deduzir... avaliar – criticar – julgar – decidir...
DOMÍNIO AFETIVO: Receptividade Resposta Valorização Organização escutar – atender – aceitar... concordar – acompanhar – responder... reconhecer – apreciar – aceitar... organizar – formar – desenvolver...
DOMÍNIO PSICOMOTOR: Movimentos básicos fundamentais Habilidades perceptivas Habilidades físicas Movimentos de habilidades Comunicação não discursiva agarrar – saltar – rastejar... discriminar – distinguir... resistir – parar – tolerar.. nadar – correr – digitar... gesticular – expressar...
Todos entenderam? Então, vamos ao teste!!
Qual a classificação dos objetivos do Plano de Anatomia distribuído? Verbos utilizados: Nível de especificação: Domínio: Conceituar Identificar Compreender Descrever Nomear Reconhecer ESPECÍFICO COGNITIVO ESPECÍFICO COGNITIVO GERAL COGNITIVO COGNITIVO ESPECÍFICO ESPECÍFICO COGNITIVO GERAL AFETIVO
TRAÇADOS OS OBJETIVOS, É POSSÍVEL SEGUIR PARA A PRÓXIMA ETAPA: OS CONTEÚDOS!
Que critérios usar para sua seleção? Mas qual é sua função? Que critérios usar para sua seleção? Como ordená-los?
CONTEÚDO FUNÇÃO: Proporcionar resultados significativos, concretizando os objetivos. CRITÉRIOS PARA SELEÇÃO: Vinculação aos objetivos Validade Significação Flexibilidade Utilidade Adequação ao nível dos alunos Adequação ao tempo ORDENAÇÃO ---------------------------
Em um largo rio, de difícil travessia, havia um barqueiro que atravessava as pessoas de um lado para o outro. Em uma das viagens, iam um advogado e uma professora. Como quem gosta de falar muito, o advogado pergunta ao barqueiro: – Companheiro, você entende de leis? – Não! - respondeu o barqueiro. E o advogado compadecido: – É pena, você perdeu metade da vida.
Não há saber maior ou saber menor. Há saberes diferentes. A professora, muito social, entra na conversa: – Seu barqueiro, você sabe ler e escrever? – Também não, respondeu o barqueiro. – Que pena! - Condói-se a mestra - Você perdeu metade de sua vida! Nisso chega uma onda bastante forte e vira o barco. O barqueiro, preocupado, pergunta: – Vocês sabem nadar? – NÃO! - Responderam eles rapidamente. – Então é uma pena! - conclui o barqueiro - Vocês perderam toda a vida! Não há saber maior ou saber menor. Há saberes diferentes.
- Paulo Freire -
TRABALHO INDIVIDUAL PARA CASA Análise e parecer do material apresentado no site: http://www.virtual.epm.br/material/sbv/ que trata sobre Simulação Virtual Orientada - Suporte Básico. Como Salvar a Vida de uma Criança?
LEITURAS COMPLEMENTARES: Textos: Planejamento Objetivos de Ensino e Conteúdos Ensino e Aprendizagem Bom fim de semana!!!