TURMA V LITERATURA BRASILEIRA

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Transcrição da apresentação:

TURMA 3.101.1V LITERATURA BRASILEIRA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE CAMPUS NATAL-CENTRAL TURMA 3.101.1V LITERATURA BRASILEIRA Prof. Dr. Florêncio Caldas de Oliveira Componentes: Bruno de Andrade Dinara Rodrigues Matheus Melo Reinaldo Lélis NATAL, RN | 04/04/2013

Literatura Brasileira Contemporânea Concretismo | Poesia Social | Poesia Práxis | Poema Processo

PARA COMEÇAR... Apresentação Objetivos As tendências contemporâneas da literatura brasileira dizem respeito a todas as produções feitas a partir da década de 1950 até a atualidade. Dessa forma, percebe-se que muito do que foi e do que é produzido vêm representando mudanças que ocorreram na sociedade, na política e nas tecnologias vigentes. Objetivos Apresentar os resultados da pesquisa sobre as primeiras tendências poéticas da literatura contemporânea brasileira (já mencionadas), de modo a: Expor seus históricos e representantes; Definir seus conceitos e objetivos; Descrever suas principais características (com análise de algumas obras).

C NCR TISM

C NCR TISM MOVIMENTO ARTÍSTICO DE VANGUARDA REFLETIU A MODERNIDADE DA ÉPOCA GERAÇÃO 45 GERAÇÃO 22

Haroldo de Campos, Décio Pignatari e Augusto de Campos. C NCR TISM Haroldo de Campos, Décio Pignatari e Augusto de Campos.

C NCR TISM PLANO PILOTO PARA A POESIA CONCRETA ENCERRA-SE O CICLO HISTÓRICO DO VERSO

C NCR TISM PRINCIPAIS IDEIAS CONTIDAS NESTE PLANO PILOTO ABOLIÇÃO DO VERSO COMUNICAÇÃO VISUAL E SONORA APROVEITAMENTO DO ESPAÇO DO PAPEL

PRINCIPAIS IDEIAS CONTIDAS NESTE PLANO PILOTO C NCR TISM PRINCIPAIS IDEIAS CONTIDAS NESTE PLANO PILOTO VERBIVOCOVISUAL SEMÂNTICO SONORO VISUAL

“Nascemorre” – Haroldo de Campos, 1957. C NCR TISM “Nascemorre” – Haroldo de Campos, 1957.

C NCR TISM “Terra” – Décio Pignatari, 1956. “Velocidade” – Ronaldo Azeredo, 1958. “Life” – Décio Pignatari, 1957.

ANIMAÇÃO DE ALGUNS POEMAS CONCRETOS C NCR TISM ANIMAÇÃO DE ALGUNS POEMAS CONCRETOS

C NCR TISM PRINCIPAIS IDEIAS CONTIDAS NESTE PLANO PILOTO POEMA OBJETO REJEIÇÃO DO LIRISMO REJEIÇÃO DO TEMA SUBJETIVO

C NCR TISM INFLUÊNCIA NA MÚSICA

Poesia Social

Poesia Social Poesia Social C NCR TISM Comparativo: FORMA CONTEÚDO REPRESENTAVA MAIS FORMA DO QUE CONTEÚDO TROUXE DE VOLTA O SENTIDO LÍRICO COMPROMETIDO COM A ESTÉTICA E O ASPECTO VISUAL FAZIA CRÍTICAS SOCIAIS E ERA INSTRUMENTO DE DENÚNCIA

Poesia Social SURGIMENTO SEGUNDA MÉTADE DO SÉCULO XX PÓS-MODERNIDADE TEMÁTICA NO SÉCULO XVIII

Poesia Social POESIA P R I N C I P A I S A U T O R E S PROSA João Cabral de Melo Neto MORTE E VIDA SEVERINA “Somos muitos Severinos iguais em tudo na vida: na mesma cabeça grande que a custo é que se equilibra, no mesmo ventre crescido sobre as mesmas pernas finas, e iguais também porque o sangue que usamos tem pouca tinta[...]” Ferreira Goulart e Poesia Social QUEM MATOU APARECIDA “Aparecida, esta moça cuja história vou contar, não teve glória nem fama de que se possa falar. Não teve nome distinto: criança brincou na lama, fez-se moça sem ter cama, nasceu na Praia do Pinto, morreu no mesmo lugar.” Clarice Lispector “Perto do Coração Selvagem” (1947); “O lustre” (1946); “A cidade Sitiada” (1949); “A Maçã no Escuro” (1961); “A Hora da Estrela” (1977); Entre outros. Guimarães Rosa “Sagarana” (1948); “Corpo de Baile” (1956); “Grande Sertão: Veredas” (1956); “Primeiras Estórias” (1962);

“PÉS SEM CALÇO” – JOÃO PEDRO RORIZ Poesia Social “PÉS SEM CALÇO” – JOÃO PEDRO RORIZ

VINHA EM CONTRAPOSIÇÃO AO CONCRETISMO SURGIU NOS ANOS 50 VINHA EM CONTRAPOSIÇÃO AO CONCRETISMO FOI REPRESENTADA POR MARIO CHAMIE

AÇÃO DE LEVANTAMENTO DA ÁREA DE COMPOSIÇÃO RETOMADA DA PALAVRA ATO DE CONSUMIR PRINCIPAIS IDEIAS AÇÃO DE LEVANTAMENTO DA ÁREA DE COMPOSIÇÃO RETOMADA DA PALAVRA PALAVRA COMO ORGANISMO VIVO ATO DE COMPOR CONTEÚDO DE REALIDADE EXPOSTA CONDICIONAVA TRÊS AÇÕES BÁSICAS DUALIDADE DE INTERPRETAÇÕES RETIROU A IMPORTÂNCIA DO EU-LÍRICO

AÇÃO DE LEVANTAMENTO DA ÁREA DE COMPOSIÇÃO Três ações básicas: AÇÃO DE LEVANTAMENTO DA ÁREA DE COMPOSIÇÃO ATO DE CONSUMIR ATO DE COMPOR ESPAÇO EM PRETO MOBILIDADE INTERCOMUNICANTE SUPORTE INTERNO DE SIGNIFICADOS TÍTULO (REALIDADE EXPOSTA) INTERAÇÃO ENTRE O AUTOR E O LEITOR

O TOLO E O SÁBIO SIDERURGIA S.O.S. Mario Chamie O sábio que há em você não sabe o que sabe o tolo que não se vê. Sabe que não se vê o tolo que não sabe o que há de sábio em você. Mas do tolo que há em você não sabe o sábio que você vê. SIDERURGIA S.O.S. Mario Chamie Se  der  o  ouro  sidéreo  opus  horáriO Sem   sol   o   sal   do   erário   saláriO Ser der orgia  semistério o empresáriO Siderurgia   do   opus  o  só  do  eráriO Se  der  a  via  do  pus   opus    erradO Se der o certo no errado o  empregadO Se  der  errado  no certo o emprecáriO

Histórico POESIA DE VANGUARDA BRASILEIRA SURGIU EM 1967 NO RIO DE JANEIRO E EM NATAL CRIADA POR WLADEMIR DIAS-PINO ENCERRADA EM 1972

Representantes WLADEMIR DIAS-PINO (LÍDER) ÁLVARO DE SÁ NEIDE DE SÁ MOACY CIRNE

INOVAÇÃO NA MANEIRA DE SE CRIAR CONCEITO INOVAÇÃO NA MANEIRA DE SE CRIAR DESMONTE NAS FORMAS DE UM POEMA A CADA NOVA OBRA, UM “PROCESSO” INFORMACIONAL DIFERENTE

UTILIZAÇÃO DE ELEMENTOS NÃO LINGUÍSTICOS CARACTERÍSTICAS UTILIZAÇÃO DE ELEMENTOS NÃO LINGUÍSTICOS OS POETAS ERAM “DESENHISTAS” E “PINTORES” SÍMBOLOS, FOTOGRAFIAS, GRÁFICOS, COLAGENS... RELEGAÇÃO DA PALAVRA A SEGUNDO PLANO

EXPLORAÇÃO DAS POSSIBILIDADES POÉTICAS OBJETIVOS EXPLORAÇÃO DAS POSSIBILIDADES POÉTICAS VER E NÃO LER TRANSMISSÃO DA INFORMAÇÃO, APENAS MOSTRAR OS MOVIMENTOS DE UMA MISTURA

Wlademir Dias-Pino

Álvaro de Sá

Neide de Sá

Moacy Cirne

www.poemaprocesso.com PROPOSIÇÕES – WLADEMIR DIAS-PINO “Em vez de poesia, é poema. Em vez de língua, é linguagem. Em vez de palavra, projeto. Em vez de tradução, versão. Em vez de estilo, contraestilo. Em vez de regional, universal. Em vez de individual, coletivo. Em vez de representação, apresentação. Em vez de personagem, não figuração. Em vez de psicológico, tecnológico.” www.poemaprocesso.com

Poesia Social PARA FINALIZAR... C NCR TISM Conclusão As tendências contemporâneas da literatura surgiram em um contexto de mudanças na sociedade brasileira, e isso refletiu-se nas produções da época, apresentando grandes inovações no modo de se fazer poesia. C NCR TISM | A LINGUAGEM DA FORMA Poesia Social | A LÍNGUA QUE DENUNCIA | A PALAVRA VIVA | O POEMA DESENHADO