EM QUE CREMOS?.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Os dois significados da palavra crer
Advertisements

Vinde e vede: um convite à amizade.
que tira o pecado do mundo
ABRIR O CORAÇÃO A DEUS CONHECER-ME EM DEUS
JESUS ENCONTRA A SAMARITANA.
Parábolas Coisas novas e velhas; A casa vazia; O Fermento.
A Nova Aliança.
CATEQUESE 8 QUEM É ESTE HOMEM?
A bendita entre as mulheres
A promessa: descendencia e terra
Dou-vos a Minha Paz «Deixo-vos a paz; dou-vos a minha paz. Não é como a dá o mundo, que Eu vo-la dou. Não se perturbe, nem se feche o vosso coração». (Jo.
MARCOS
“Que vos ameis uns aos outros, como eu vos amei”
Caminhada do Povo de Deus
Trindade.
DOUTRINAS BÁSICAS O QUE JÁ FOI VISTO: NOVO NASCIMENTO BATISMO CEIA
Aliança A historia da salvação resume os gestos libertadores de Deus com relação a humanidade. De modo particular estes atos se fazem sentir na história.
Maria na Bíblia .
O PROJETO DE VIDA DE JESUS
TEMA DO ESTUDO DEUS ENVIA JESUS COMO O SALVADOR DO MUNDO.
"Se você quer transformar
Pensamentos.
DEUS TRINDADE.
VINDE A MIM.
Oração, comunhão íntima com o Pai
Caríssimos A Sagrada Escritura não conhece outro Deus, a não ser o Deus da Aliança, que criou o mundo para incutir o seu amor em todas as criaturas.
O EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO CAPÍTULO VI
Mt 6,33 O Reino de Deus em primeiro lugar.
FÉ Texto – Bíblia e outros Imagens – Google Formatação – Graziela
Chiara Lubich - Março de 2011
“Eu Creio” - “Nós Cremos”
(ESE – CAP. XVIII, FINAL DO ITEM 9)
A Bíblia na nossa história hoje.
Caríssimos “A Sagrada Escritura não conhece outro Deus, a não ser o Deus da Aliança, que criou o mundo para incutir o seu amor em todas as criaturas.
“Melhor é ir à casa onde há luto do que ir a casa onde há festa...
“Porquanto Abraão obedeceu à minha voz, e guardou o meu mandado, os meus preceitos, os meus estatutos, e as minhas leis.”
O EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO
FÉ.
A Trindade
“Tudo o que aprendi se resume nisto: Deus nos fez simples e direitos, mas nós complicamos tudo.” Eclesiastes 7.29 NTLH.
Tema do 18º Domingo do Tempo Comum A liturgia do 18º Domingo do Tempo Comum apresenta-nos o convite que Deus nos faz para nos sentarmos à mesa que.
ORAÇÃO EUCARÍSTICA IV Pres.: O Senhor esteja convosco.
Bem-aventurados os que ouvem e praticam a Palavra de Deus
A liturgia deste último Domingo do Advento refere-se repetidamente ao projeto de vida plena e de salvação definitiva que Deus tem para oferecer aos.
Revelação de Deus (23-26). Citar a DV. Pessoa humana: grandeza e miséria (27-30) Deus, libertador e Salvador (31-32) 6.
O nascimento de São João Batista
A missão na Bíblia.
#FÉqueMUDA.
Vença o medo Mateus
«Este é o meu Filho muito amado: escutai-O».
...cada um tem o seu próprio dom da parte de Deus; um de um modo, outro de outro.
Compreender quem Deus verdadeiramente é. Ser humilde no acto de adorar a Deus.
Quem é Jesus Cristo? Lucas 9:
Mãe do Criador.
Deus Trindade.
Magnificat.
01/09/2007 a 07/09/2007 6º encontro Aliança A historia da salvação resume os gestos libertadores de Deus com relação a humanidade. De modo particular estes.
PROJETO RELER KARDEC 17:00 GRUPO ESPÍRITA PAULO E ESTEVÃO PROJETO RELER KARDEC 17:00 GRUPO ESPÍRITA PAULO E ESTEVÃO ATIVIDADES DA CASA ESDE - ESTUDO SISTEMATIZADO.
Trindade.
Catequistas: Rosária Veiga e Regina Corte-Real
Virgem Maria no projeto de Salvação
O núcleo central da Bíblia é a
Venha conhecer a felicidade
“Ninguém tira um remendo de roupa nova e o costura em roupa velha; se o fizer, estragará a roupa nova, além do remendo novo não se ajustar à velha.”
Amar Missões Nisto conhecemos o que é o amor: Jesus Cristo deu a sua vida por nós, e devemos dar a nossa vida por nossos irmãos. I João
Os Benefícios da Justificação Professor: Erberson R. Pinheiro dos Santos Lição 4.
Disse-lhe Jesus: “Eu sou a ressurreição e a vida
“Portanto, a nossa esperança está em ti, pois tu fazes todas essas coisas.” Jeremias 14.22
Transcrição da apresentação:

EM QUE CREMOS?

2- Porque Deus nos criou? Deus criou-nos por livre e desinteressado amor.  Quando uma pessoa ama, o seu coração transborda. Ela deseja partilhar a alegria com os outros. Nisso ela parece-se com o seu Criador. Embora Deus seja um mistério, podemos pensá-l'O de um modo humano e dizer: Ele criou-nos a partir do "excesso" do Seu amor. Ele queria partilhar a Sua infinita alegria conosco, criaturas do Seu amor.

3-Por que procuramos Deus? Deus colocou no nosso coração um desejo: procura-l'O e encontra-l'O. Santo Agostinho diz: “Tu criaste-nos e o nosso coração esta inquieto até encontrar o descanso em ti.” A este desejo de Deus chamamos "Religião". A busca de Deus é natural na pessoa humana. Toda a sua aspiração pela verdade e pela felicidade é, no fundo, uma busca daquilo que a sustenta absolutamente, que a satisfaz absolutamente, que a torna absolutamente útil. Uma pessoa só esta totalmente consigo própria quando encontrou Deus. ”Quem procura a verdade procura Deus, seja isso evidente ou não para ela.” (Santa Edith Stein).

4-Podemos descobrir Deus com a nossa razão Sim, a razão humana pode, seguramente, descobrir Deus. [31-36, 44-47] O mundo não pode ter origem nem fim em si mesmo.  Em tudo o que existe está mais do que aquilo que se vê.  A ordem, a beleza e o desemvolvimento do mundo apontam para fora de si mesmos e remetem para Deus. Cada pessoa humana está aberta ao Verdadeiro, ao Bom e ao Belo. Ela escuta, dentro de si, a voz da consciência, que a impele para o bem e a adverte do mal. Quem segue esta pista encontra Deus.

5-Porque existe pessoas que negam a Deus, se elas o podem descobrir pela razão? Descobrir Deus invisível é um grande desafio para o espírito humano. Muitos, perante isso, recuam de medo. Alguns também não querer descobrir Deus precisamente porque, então, teriam de mudar a sua vida. Quem diz que a questão de Deus é absurda, porque insolúvel torna assunto demasiado simples. [37-38] >>> 357

6- Pode Deus de alguma forma abarcar-se em conceitos 6- Pode Deus de alguma forma abarcar-se em conceitos? Pode-se falar razoavelmente d’Ele? Embora nós, seres humanos, sejamos limitados e a infinita grandeza de Deus nunca se ajuste aos conceitos humanos , podemos, no entanto, falar acertamente sobre Deus. Paragráfos do CIC [39-43,48] Para fazermos afirmações sobre Deus, utilizamos imagens imperfeitas e noções limitadas. Cada dito sobre Deus situa- se, portanto, sob a condição de que a nossa linguagem não está à altura da grandeza de Deus. Assim, temos continuamente de purificar e melhorar o nosso discurso sobre Deus.

7- Por que teve Deus de se revelar, para sabermos como ele é? O ser humano pode descobrir pela razão que Deus existe, mas não como Deus é realmente. Portanto, como Deus gosta de ser conhecido, revelou-Se. 'Parágrafos do CIC [50-53,68-69]' Deus teve de Se revelar a nós. Ele fê-lo por amor. Tal como, no amor humano, só se pode conhecer algo de uma pessoa amada quando nos abre o seu coração, também só conhecemos os mais íntimos pensamentos de Deus porque Ele, eterno e misterioso, Se abriu a nós por amor. Desde a Criação, passando pelos patriarcas e pelos profetas, até a definitiva > Revelação no Seu Filho Jesus Cristo, Deus comunicou continuamente com a humanidade. Em Jesus, Ele verteu-nos o coração e tornou-nos claro o Seu Ser mais íntimo.

8- Como se revela Deus no Antigo Testamento? Deus mostra-Se, no > Antigo Testamento, como Aquele que criou o mundo por amor e permanece fiel ao ser humano, mesmo que este, pelo pecado, O renegue.  'Parágrafos do CIC [54-64, 70-72]' Deus deixa-Se experimentar na história. Com Noé faz uma Aliança para salvar todos os seres vivos. Chama Abraão para fazer dele o “pai de um grande número de nações” (Gn 17,5) e nele abençoar “todas as nações da Terra” (Gn 12,3). O povo de Israel, descendente de Abraão, torna-se Sua especial propriedade. A Moisés apresenta-Se nominalmente: O Seu nome misterioso, muitas vezes pronunciado como "Iahweh", significa “Eu sou Aquele que sou” (Ex 3, 14). Ele liberta Israel da escravidão do Egito, faz uma Aliança no Sinai e, através de Moisés, entrega-lhe a Lei. Repetidas vezes, Deus envia profetas ao Seu povo, para o chamar à conversão e à renovação da Aliança. Os profetas anunciam que Deus fará uma nova e eterna Aliança, que realizará uma radical renovação e uma definitiva redenção. Esta Aliança está aberta a todo a humanidade.