O que é ser inteligente? Até pouco tempo imaginávamos que a inteligência se restringia apenas a duas áreas do conhecimento: a lógico-matemática, caracterizada.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Federação Portuguesa de Atletismo
Advertisements

O Modelo de Jesus para Crescimento e Serviço
Como podemos comunicar melhor o amor nos relacionamentos
AS INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS
Psicologia Aplicada e Ética Profissional
7 a 9 anos Esta é a idade da tomada da decisão. Os primários não podem
Atividades e Esportes de Aventura 2013 Pós-Graduação UNIFMU.
INTERDISCIPLINARIDADE INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS
Teoria das Inteligências Múltiplas
Seja Líder De Si Mesmo.
Plano de Ação Pedagógica
Inteligências Múltiplas
2.° Bimestre/ A criança, a Natureza e a Sociedade. 2. Objetivos
Teoria Geral da Administração INTELIGÊNCIAS NAS EMPRESAS 2º PERÍODO SISTEMA DE INFORMAÇÃO AULAS 07 e 08.
Concepção Construtivista *Mitos e verdades
É uma Classe de Estudos da Bíblia para instruir as pessoas nas doutrinas e prepará-las para o batismo.   “Muitas pessoas há que querem saber o que fazer.
RELAXA ..., ESCUTA ..., E ADMIRA!.
11 E Jesus disse ainda: – Um homem tinha dois filhos.
Ligando o Interruptor Criativo Robert Alan Black.
Programação Neurolinguística
OS TRÊS PORQUINHOS.
NOME Geral Descoberta Espiritual Servindo a Outros
O processo de ensino, a aprendizagem e a avaliação.
1.- Caminha de 10 a 30 min. todos os días.... Sorrindo enquantro caminhas. 2.- Ora na intimidade com Deus pelo menos 10 min. cada dia. Em segredo, se.
Currículo para Escola de Evangelização Espírita Infanto - Juvenil
Inteligências Múltiplas
Percepção do Espaço Pela Criança
INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS
Inteligências Múltiplas
RELAXA... ESCUTA... E ADMIRA ! - AUTOMÁTICO -.
RELAXE ..., ESCUTE ..., E ADMIRE! - AUTOMÁTICO -.
PRINCÍPIOS: ÉTICOS POLÍTICOS E ESTÉTICOS
A ESTRUTURA DA EDUCAÇÃO INFANTIL
DISCERNINDO A VONTADE DE DEUS
NOME Geral Descoberta Espiritual Servindo a Outros
Aula 10 Objetivos Identificar informações textos jornalísticos, gráficos, tabelas e demais formas de representação da linguagem verbal e não verbal. Perceber.
RELAXE, ESCUTE e ADMIRE! - AUTOMÁTICO -.
NOME Geral Descoberta Espiritual Servindo a Outros
4 RELACIONAMENTO INTERPESSOAL
RELAXA ..., ESCUTA ..., E ADMIRA!.
Identificação e Desenvolvimento de Novos Líderes
É u m e l e m e n t o f u n d a m e n t a l
Ouve, Israel, o SENHOR, nosso Deus, é o único SENHOR
ALGUNS SEGREDOS DA ARTE DE EDUCAR.
Prof. Everton da Silva Correa
1 2 Observa ilustração. Cria um texto. Observa ilustração.
O Pai Espiritual Lucas 15:
PERFEIÇÃO MORAL O BEM E O MAL
JOGAR E RESOLVER PROBLEMAS PARA APRENDER MATEMÁTICA
O QUE É QUE VOCÊ QUER SER QUANDO CRESCER? (a partir de 9 anos)
ESCOLA COMEÇO DE VIDA.
ABELHINHAS LUMINARES EDIFICADORES MÃOS AJUDADORAS
De MULTIPLICAÇÃO ESPIRITUAL Discipulado 1 1.
CLASSES AVENTUREIROS Rosemeire Alves Dourado.
Teste’ testando aoifokn asdokn asokno asdlkn askmknm.
EDUCAÇÃO COM EMOÇÃO: A IMPORTÂNCIA DA AFETIVIDADE NO AMBIENTE ESCOLAR
TBA 2011 Especialidades.
Desenvolvimento e Aprendizagem Motora ( 3. ENCONTRO)
Inteligência Emocional
Psicopatologia da Inteligência
ADELAIDE REZENDE DE SOUZA
Desenvolvimento e Aprendizagem Motora ( 3. ENCONTRO)
INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS
Tem por objetivo acompanhar a aprendizagem e o desenvolvimento dos educandos, suas inteligências, habilidades e competências.
Treinamento e Desenvolvimento de Pessoas
INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS
Aprendizagem: Um olhar em movimento
Programa Mundo Leitor Professora: Moiseth Neves Série: Viagens - 1° ano do Ens. Fund.I Projeto: Uma viagem entre sons e poesias.
TEORIA DAS INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS
Transcrição da apresentação:

O que é ser inteligente? Até pouco tempo imaginávamos que a inteligência se restringia apenas a duas áreas do conhecimento: a lógico-matemática, caracterizada pela capacidade de fazer cálculos com solucionar problemas matemáticos e a inteligência verbal ou linguística que nos leva a resolver problemas através do uso das palavras.

Porém, por meio de estudiosos como Howard Gardner, Goleman, Celso Antunes e outros, sabe-se que as inteligências são múltiplas e que todos os indivíduos as possui. Sendo assim, ser inteligente vai muito além de conseguir fazer cálculos e lidar facilmente com as palavras escritas ou faladas, é ser capaz de escolher melhores soluções para os problemas, sejam eles simples ou complexos.

Tipos de inteligência: Linguística: A inteligência verbal ou linguística que nos leva a resolver problemas mediante o uso das palavras. Lógico-matemática: A lógica matemática caracteriza-se pela capacidade de elaboração de cálculos e percepção algébrica.

Pictórica: É a faculdade de reproduzir pelo desenho, pinturas, etc. estabelecendo relações estéticas e harmônicas. Trata-se de uma inteligência que se destaca em pintores, artistas plásticos, ilustradores e chargistas.  

Musical: É a inteligência que permite a alguém organizar sons de maneira criativa, a partir da discriminação de elementos como tons, timbres e temas.

Espacial: É a capacidade de formar um modelo mental preciso de uma situação espacial e utilizar esse modelo para orientar-se entre objetos ou transformar as características de um determinado espaço. Ela é especialmente desenvolvida, por exemplo, em arquitetos, navegadores, pilotos, cirurgiões, engenheiros e escultores.

Naturalista: Atração pelo mundo natural e sensibilidade em relação a ele, capacidade de êxtase diante da paisagem humanizada ou não.

Corporal-cinestésica: É a inteligência que se revela como uma especial habilidade para utilizar o próprio corpo de diversas maneiras. Envolve tanto o autocontrole corporal quanto a destreza para manipular objetos (sinestesia é o sentido pelo qual percebemos os movimentos musculares, o peso e os atletas, dançarinos, malabaristas e mímicos têm essa inteligência desenvolvida (posição dos membros). Pessoais: São as inteligências que nos possibilitam o bom relacionamento com nós mesmos e com os semelhantes. São divididas em inter e intra pessoais:

Intra-pessoal: Interpessoal: É a competência de uma pessoa possui de conhecer-se e estar bem consigo mesma. Administrando seus sentimentos e emoções a favor de seus projetos. Enfim, é a capacidade de formar um modelo real de si e utilizá-lo para se conduzir proveitosamente na vida, característica dos indivíduos "bem resolvidos”, diz a linguagem popular. Interpessoal: É a capacidade que uma pessoa possui de dar-se bem com as demais, compreendendo-as, percebendo suas motivações e sabendo como satisfazer suas expectativas emocionais. Esse tipo de inteligência acompanha os indivíduos de fácil relacionamento pessoal, como líderes de grupos, políticos, terapeutas, professores e animadores de espetáculos.

Espiritual: A espiritualidade já tem sido considerada como uma inteligência. É a capacidade de resolver problemas através da oração e meditação. Deve ser amplamente estimulada nos clubes, através dos cânticos, histórias, etc. Deve ser o foco do nosso trabalho. Jesus deve ser apresentado como o doador de todas as inteligências.

Algumas razões para estimular as Inteligências múltiplas nos Clubes de Aventureiros O aventureiro é um ser que possui todas as inteligências e estas precisam ser amplamente estimuladas.

O clube deve visar o desenvolvimento harmônico e integral de todas as faculdades das crianças que o pertencem. A faixa etária que o clube abarca é bem propícia para a estimulação das inteligências, pois a maioria delas perde o brilho a partir dos 10 anos.

No clube, as Inteligências Múltiplas podem ser estimuladas de forma lúdica, prazerosa e construtiva.

desenvolvidas no clube serão mais significativas e interessantes, não privilegiando apenas algumas inteligências e omitindo outras. Os aventureiros estarão mais bem preparados para interagir consigo mesmos, com os outros, com o meio e, sobretudo, com Deus.

A criança terá a oportunidade de ser multiplamente estimulada e preparada para melhor escolher as soluções para os seus problemas. O aventureiro estará mais bem instrumentalizado para desenvolver os seus talentos e habilidades para a honra e de Deus.

As crianças na faixa etária de 6 a 10 anos estão deixando a fase do egocentrismo para assumir seus papéis e isso precisa ser corretamente direcionado através do desenvolvimento das inteligências pessoais.

O autoconceito (noção de quem somos e o que fazemos) é estruturado dos 6-12 anos e é quando se organiza mentalmente uma autoimagem positiva ou negativa. Por isso, as Inteligências Múltiplas devem ser estimuladas para o desenvolvimento das competências, sobretudo as inteligências pessoais e espiritual. O aventureiro precisa olhar-se sob o mesmo prisma que Deus o vê.

Como estimular cada inteligência no Clube Linguística: Explicar sempre o porquê das coisas mesmo que não perguntem. Encorajar a escrita de bilhetes. Brincadeira de telefone sem fio. Dramatização e criação de histórias. Jogo da mímica

Montar quebra-cabeças, nomeando os fatos e/ ou os personagens deduzindo o que aconteceu antes ou depois. Estimular o curso de leitura. Contar histórias. Palavras cruzadas, banco de palavras, mensagens no espelho. Código de símbolos, Caça palavras, etc. Esta inteligência é estimulada no clube por meio das especialidades: Crítico de mídia, Repórter, etc.

Plantar canteiros de plantas em formas geométricas. Lógico-matemática: Jogo dos sete erros. Brincar de acertar quantidades de objetos numa caixa (livros, materiais coloridos, etc). Plantar canteiros de plantas em formas geométricas. Dominó bíblico ou outros jogos do tipo. Jogos de percurso.

Quebra-cabeças Tangran criativo Vendedores de letras Esta inteligência também é estimulada por meio das especialidades: Mordomo sábio.

Pictórica: Brincadeira da sacola preciosa. Desenho coletivo Desenhos individuais Confeccionar bonecos em grupos para representar histórias bíblicas de materiais variados como legumes, sacos de papel, balões, massa de modelar, etc. Atividades de pinturas, etc. Varal das artes com criação coletiva de histórias. Esta inteligência é estimulada por meio das especialidades: Artista, Artes domésticas, Artes manuais, Cesteiro, Lazer em costurar, etc.

Musical: Identificar sons produzidos por diversos animais e objetos. Dramatizar e desenhar músicas. Deixar as crianças ouvirem músicas tranquilas enquanto executam as tarefas no clube. Formar um coral de aventureiros. Num domingo recreativo, convidar os pais e avós para um resgate de músicas e brincadeiras da infância. Cantar, fazendo os gestos. Esta inteligência é estimulada no clube por meio das especialidades: Musicista, Trovador, etc.

Espacial: Passeios Manipulação de mapas (Ao contar uma história que fale de algum país, estado ou cidade, sempre que possível utilize mapas para localizá-los). Jogos de lateralidade (tempestade). Exposição de fotos das famílias, ordenadas cronologicamente. Labirintos. Esta inteligência é estimulada por meio das especialidades: Acampante, Excursionismo pedestre, Guia, etc.

Naturalista: Passeios a fazendas, sítios, zoológicos etc. Acampar em meio à natureza. Descobrir semelhanças e diferenças entre plantas e animais. Acompanhar o trajeto das formigas. Fazer diário de viagens. Plantar árvores. Adotar uma praça. O clube estimula esta inteligência por meio das especialidades: Amigo dos animais, Acampante, Amigo da natureza, Árvores, Astrônomo, Aves, Colecionador (ao colecionar minerais, penas, conchas, folhas, etc), FIores, Geólogo, Jardineiro.

Corporal-cinestésica: Pular, correr, equilibrar-se Passar água de uma garrafa para outra. Brincadeiras de roda Pular corda Caminhadas Ordem Unida Obs.: Não é necessário enfatizar ordem unida no Clube de Aventureiros, pois esta atividade é pertinente aos Desbravadores e posteriormente será trabalhada.

O clube estimula esta inteligência por meio das especialidades: Ciclista, Ginasta I, Ginasta II, Lazer com papagaios, Natação I, Natação II,Patinador, Carpinteiro, Excursionismo Pedestre, etc.

Esta inteligência é estimulada através da: Trilha Meu Eu Intra-pessoal: Caixa das emoções. Contar histórias sobre autoaceitação. Elogiar a criança, beijar, abraçar Esta inteligência é estimulada através da: Trilha Meu Eu

Interpessoal: Fazer atividades em grupo. Dinâmica de grupo: tipos humanos. Desenvolver projetos comunitários. Visitas a hospitais, creches, asilos. Dinâmicas de grupo (você ficou diferente, dinâmica do shampoo, etc.) Trabalhar a aceitação do outro, a valorização das diferenças. Esta inteligência é estimulada através da: Trilha Minha Família, Meu Mundo, Etc.

Espiritual: Trabalhar dentro da proposta do "ELO DA GRAÇA". Incentivar o ano bíblico juvenil. Ensinar mais pelo exemplo do que pelas palavras. Contar histórias bíblicas e permitir que a criança as vivenciem. Cânticos religiosos. Hora tranquila com Jesus. Esta inteligência é estimulada por meio da: Trilha Meu Deus e,consequentemente, com as especialidades Bíblia I, Bíblia II, Amigo de Jesus, Discípulo, Mordomo sábio, etc.