Prof. Jeferson C. de Souza

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A ENERGIA.
Advertisements

Energia Nuclear Usinas Nucleares.
FONTES DE ENERGIA NO BRASIL
Hidrografia do Brasil O Brasil é dotado de uma vasta e densa rede hidrográfica, sendo que muitos de seus rios destacam-se pela extensão, largura e profundidade.
GEOGRAFIA B AULA 03 FONTES DE ENERGIA
Questão nuclear no Brasil
Macrorregiões do IBGE.
Fontes de Energia Ambientalmente Sustentáveis: O caso Geotérmico
EFICIÊNCIA ENERGÉTICA I
Os polêmicos projetos hidrelétricos no Brasil
FONTES DE ENERGIA.
ENERGIA NUCLEAR.
FONTES DE ENERGIA NO BRASIL
Recursos hídricos e produção de energia na floresta
Formas de Energia Cap. 28- p.440 Prof. Jeferson C. de Souza.
O PROBLEMA ENERGÉTICO NO BRASIL
FORMAS DE ENERGIA NO BRASIL
A questão da energia Apesar de possuir rios favoráveis, apenas 4% da energia utilizada é decorrente das hidrelétricas. 83% da energia é gerada por termoelétricas.
USINA DE FURNAS.
A Usina de ITAIPU Fevereiro de 2005
HIDROGRAFIA BRASILEIRA
Energia Renovável e Não Renovável
BRASIL BRASIL Perspectivas de Interconexão dos
CURSO ESPECIALIZAÇÃO EM EFICIÊNCIA ENERGÉTICA
Profª Janete Feijó, MSc. Coord. Curso de Engenharia Ambiental - CTTMar
Maria Carla Belchior Rodolfo Vescovi
Causas e Soluções para os Apagões do Sistema Elétrico Brasileiro
HIDROGRAFIA Arilson C. Silva.
Fontes de Energia e Impacto Ambiental
Barragem das Três Gargantas
Fontes de Energia   A água dos rios, o carvão, o óleo, o gás natural e o urânio são fontes de energia através das quais se pode gerar eletricidade em.
Energia Hidráulica.
Unid. II – Água Prof. Evandro Cruz
ENERGIA NUCLEAR Grandes Temas da Atualidade. Prof: Enrique Ortega.
Caio Fraga da Luz Rafael Araújo Lehmkuhl
Bacias Hidrográficas da América do Sul
As 10 maiores Usinas Hidrelétricas
Águas Continentais do Brasil
RECURSOS MINERAIS NO BRASIL
6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Rio Tijuco com 250 km de extensão é o segundo maior afluente do lado de Minas do rio Paranaíba Acima mapa das possibilidades de construção de PCHs e a.
Licenciamento Ambiental do Aproveitamento Hidrelétrico Belo Monte
ENERGIA ELÉTRICA.
BACIAS HIDROGRÁFICAS DO BRASIL
Escola: COOPEN Alunos: Fábio M.C. Clara G. R. Serie: 4º ano A
PROFESSOR LEONAM JUNIOR CAPÍTULO 3 – POPULAÇÃO BRASILEIRA
Hidreletricidade no Brasil:
USINAS HIDRELÉTRICAS.
Grupo 8 Andre Godoy Jademilson dos Santos Juliana Torini
Central Hidrelétrica Reversível Sazonal
EU SOU DA TERRA DA LUZ EU SOU DO CEARA
FONTES DE ENERGIA (BRASIL) - Início do Séc.XX: A lenha era utilizada no preparo de alimentos. -Década de 20: Carvão mineral devido ao industrialismo. -Após.
Belo Monte PARTICIPAÇÃO DO AHE BELO MONTE NO ATENDIMENTO AO CONSUMO DE ENERGIA ELÉTRICA NO BRASIL EM ,4 % 6,4 %
Carvão Mineral Uso em siderúrgicas e termoelétricas
FONTES DE ENERGIA (BRASIL) - Início do Séc.XX: A lenha era utilizada no preparo de alimentos. -Década de 20: Carvão mineral devido ao industrialismo. -Após.
Amazônia: domínio natural do norte da América do Sul cuja área abrange, além do Brasil, Venezuela, Colômbia, Peru, Equador, Bolívia, Guiana, Suriname e.
PRINCIPAIS ESTRUTURAS DE UMA USINA HIDRELÉTRICA: BARRAGEM RESERVATÓRIO VERTEDOR CASA DE FORÇA SUBESTAÇÃO ECLUSA USINAS HIDRELÉTRICAS.
Fontes de Energia ALUNAS: Alice Jaciele n° 01 Bianca Letícia nº 04 Série: 8ªA.
Geração de Energia Elétrica - Hidrelétricas
RADIOATIVIDADE ENERGIA NUCLEAR PROF. KZAM. ENERGIA NUCLEAR OU ATÔMICA 01. CONCEITO É a energia liberada pela fissão nuclear do urânio enriquecido. 02.
Bacias hidrográficas brasileiras
Instalações Elétrica de Alta Tensão I Hidrelétricas
Bacias Hidrográficas Bacias brasileiras.
2. USINAS HIDROELÉTRICAS
Ministério de Minas e Energia Altino Ventura Filho Secretário de Planejamento e Desenvolvimento Energético SENADO FEDERAL COMISSÃO DE RELAÇÕES EXTERIORES.
TERRA: PLANETA ÁGUA A água (H2O) é uma substância inorgânica essencial à vida e uma das mais abundantes no nosso planeta. Estima-se que mais de 70% da.
INFRA-ESTRUTURA PARA O DESENVOLVIMENTO DA AMAZÔNIA (Mineração, Geração e Transmissão de Energia Elétrica e Petróleo e Gás) BRASIL : UM GRANDE POTENCIAL.
Ministério de Minas e Energia ABAR Associação Brasileira de Agências de Regulação O Futuro do Setor Energético do Brasil Altino Ventura Filho Secretário.
Ministério de Minas e Energia CONGRESSO NACIONAL - CÂMARA DOS DEPUTADOS COMISSÃO DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, INDÚSTRIA E COMÉRCIO Audiência Pública “Debater.
Transcrição da apresentação:

Prof. Jeferson C. de Souza Fontes de Energia II

DISTRIDUIÇÃO DAS USINAS NUCLEARES França: 58 usinas; EUA: 103 usinas. http://www.sedentario.org/internet/mapa-das-usinas-nucleares-ao-redor-do-mundo-38575

COMPARAÇÃO COM OUTRAS FONTES França: 58 usinas = 80 % da energia; EUA: 103 usinas = 20 %

Usinas são compostas por: (pag. 18) 1. Geração de vapor 2. Vapor em energia mecânica 3. Energia mecânica em elétrica

Dec. 60 - Programa Nuclear Brasileiro; Central nuclear Almirante Álvaro Alberto, constituída por três unidades (Angra 1, Angra 2, e Angra 3), Atualmente, apenas Angra 2 está em funcionamento.

Aspectos positivos da energia nuclear: Inúmeras reservas de energia; Requer pequenas áreas; Independência para os países importadores de petróleo e gás; Não contribui para o efeito estufa.

Reservas de urânio no brasil Prospecção em 25% do território. Serra dos Carajás? Extração pela INB

Minério de urânio Partículas radioativas ... produzir calor e gerar energia Produção de Concentrado de Minério de Urânio - U3O8

Aspectos negativos: Altos custos de construção e operação; Uso para fins não energéticos/armas nucleares; Destinação do lixo atômico; Acidentes que resultam em liberação de material radioativo;

Acidente no brasil -Goiânia

Acidente no brasil -Goiânia

Acidente no brasil -Goiânia

Riscos no Mundo! Acidente nuclear de Fukushima está no nível 4 em escala até 7, diz Japão

Usina de Chernobyl / ucrânia – época= rússia Área contaminada 150 km²; 12.000 mortes; 100 contaminados

UFRJ-2011 Explique a razão do elevado potencial de geração de energia eólica na interface oceano-continente. Quais são as melhores áreas no Brasil?

Parques Eólicos Parque Eólico de Tramandaí Usina Eólica Cerro Chato - Santana do Livramento - RS / BR Pás dos cata-ventos medem 82 metros

ENERGIA EÓLICA 84 parques eólicos; nordeste (64%); sul (35%); 5.020 GWh; 1% da geração elétrica. www.forzaenergias.com.b / TRAMANDAÍ

Cobrir com a caneta azul os afluentes dos rios n°: 1; 3 e 6

Potencial energético brasileiro

Energia Elétrica Hidreletricidade: Brasil: 81% Mundo: 16% Energia elétrica “fóssil”: Brasil: 9,7% Mundo: 67,7% O BR importa: 6,3% da energia ofertada. MME, Resenha energética – 2010.

HIDRELÉTRICAS PCH UEH

BARRAGEM DO SALTO - rio Santa Cruz

Bacia do Paraná: 72% potencial hidrelétrico instalado!

Central Hidroelétrica ITAIPU Potência: 12.600 MW Reservatório:1.350 km2 Comprimento: 1.234 m Altura: 196 m Vazão diária média: 12.370 m3/s

HIDRELÉTRICAS- SOBRADINHO Desastre ambiental!!! Cidade de Casa Nova (BA), Região inundada!!! Barragem de Sobradinho, a 50 km de Juazeiro (BA), que forma o maior lago artificial do mundo (4.214 km2).

Rio Xingu Rio Madeira Rio Tapajós Rio São Francisco Rio Paraná (Itaipu)

Potência instalada - 2008 Hidrelétrica de Tucuruí Rio Tocantins (PA)– 8.370 MW Hidrelétrica de Balbina Rio Uatumã (AM) – 250 MW

Potência instalada - 2008 H. Belo Monte Rio Xingu 11.200 MW H. Jirau e Sto. Antônio Rio Madeira 3.800 MW e 2.600 MW (~6.400)

A usina hidrelétrica de Belo Monte será construída no rio Xingu, no município de Vitória de Xingu, no Pará. A usina será a terceira maior do mundo e a maior totalmente brasileira, com capacidade de 11,2 mil megawatts. Os índios do Xingu tomam a paisagem com seus cocares, arcos e flechas. Em Altamira, no Pará, agricultores fecharam estradas de uma região que será inundada pelas águas da usina. BACOCCINA, D.; QUEIROZ. G.; BORGES, R. Fim do leilão, começo da confusão. Istoé Dinheiro. Ano 13, no 655,28 abr. 2010 (adaptado). Os impasses, resistências e desafios associados à construção da Usina Hidrelétrica de Belo Monte estão relacionados ao potencial hidrelétrico dos rios no norte e nordeste quando comparados às bacias hidrográficas das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do país. B) à necessidade de equilibrar e compatibilizar o investimento no crescimento do país com os esforços para a conservação ambiental. C) à grande quantidade de recursos disponíveis para as obras e à escassez dos recursos direcionados para o agamento pela desapropriação das terras. D) ao direito histórico dos indígenas à posse dessas terras e à ausência de reconhecimento desse direito por parte das empreiteiras. E) ao aproveitamento da mão de obra especializada disponível na região Norte e o interesse das construtoras na vinda de profissionais do Sudeste do país.

Energia das marés