Paulo Mustrangi Carlos Francisco de Paula – Cel B.M.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O papel do Ministério das Cidades na Gestão Integrada de Riscos
Advertisements

RISCOS AMBIENTAIS RISCOS TECNOLÓGICOS RISCOS NATURAIS RISCOS SOCIAIS
NOÇÕES GERAIS DE GERENCIAMENTO DE ÁREAS DE RISCO
Engenharia Ambiental Engenharia Ambiental.
A terra pede socorro ! Jóice , Valéria, Noemi.
Planejamento do Sistema Urbano de Drenagem
EXPLORAÇÃO FLORESTAL.
Prof. Dr. Flávio Renato de Góes Padula
Monitoramento Ambiental Comunitário de Áreas de Risco de Deslizamentos nos Morros Urbanos de Antonina.
Incorporação Tecnológica em Hospitais Públicos
EMERGÊNCIAS E ACIDENTES AMBIENTAIS
SEMINÁRIO NACIONAL SOBRE SAÚDE EM DESASTRES
Saneamento ambiental Iana Alexandra
Saneamento Ambiental em Áreas de Recreação
Universidade Federal de Campina Grande – UFCG Centro de Tecnologia e Recursos Naturais - CTRN Programa de Pós-Graduação em Emgenharia Civil e Ambiental.
Gestão das Águas Urbanas e Gestão de Resíduos Sólidos
3. DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL AGENDA 21 AGENDA RIO 92 AGENDAS LOCAIS.
FACULDADE DE ENGENHARIA SÃO PAULO CH3 - Saneamento
EVOLUÇÃO METODOLÓGICA DA GESTÃO DE RISCOS
ESPAÇO TECNOLOGIA ALESP
Desenvolvimento Sustentável Prof Marlon A Santos
Elementos de um Programa Eficaz em Segurança e Saúde no Trabalho
Gestão para Resultados
Serviço Geológico do Brasil – CPRM
Ministério da Integração Nacional (MIN) - Principais Ações 1 - Ação 1851 – Implantação de Obras Infraestrutura Hídrica : Execução de obras de Infraestrutura.
Riscos e catástrofes.
Painel: Aspectos destacados
Conferência das Cidades Mato Grosso
Os (10) desafios da regulação no Brasil
ENXURRADA Escoamento superficial concentrado e com alta energia de transporte, que pode ou não estar associado a áreas de domínio dos processos fluviais.
POR: Lic. ISRAEL FREITAS NONGANDO DOMINGOS
LEONARDO ANDRADE DE SOUZA Msc Engenharia Civil - Geotecnia
INSTITUTO TECNOLÓGICO DE DEFESA CIVIL Habitações Saudáveis e Desastres
Plano Municipal de Saneamento Básico
Tratamento dos Resíduos Sólidos – Reciclagem R S Construção Civil
Perigos naturais e antrópicos
CURSO TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO
1° Encontro Internacional sobre Ciclones do Atlântico Sul EFEITOS DOS CICLONES EM ZONAS URBANAS-COSTEIRAS NO RIO DE JANEIRO Prof. David Zee Faculdade de.
DEFESA CIVIL – ESTRUTURA E ATRIBUIÇÕES
MUDANÇAS CLIMÁTICAS E DESASTRES NATURAIS - Lições da Região Serrana para o Alerta, Respostas e Prevenção de Riscos Carlos Machado de Freitas (ENSP/FIOCRUZ)
Geologia – 11º ano Risco: Ameaça, perigo ou a possibilidade de ocorrência de um acontecimento prejudicial à saúde. A sua natureza está ligada ao tipo de.
Mapeamento de Risco Socioambiental Guiado Pela Juventude
Programa de apoio financeiro à infraestrutura dos municípios de Minas Gerais.
Seminário do Setor Portuário
Catástrofes Naturais Adriana Vieira 8ºB.
PROGRAMA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA COOPERADOS
SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO
ESPAÇOS CONFINADOS P E R I G O PROIBIDA A ENTRADA RISCO DE MORTE
Prefeitura de Caratinga Secretaria de Defesa Social
AREAS DE ATUACÃO NA ENGENHARIA CIVIL
Curso “Aproveitamento de água de chuva em cisternas para o semi-árido”
Impacto de corredores verdes na prevenção de cheias nas Caldas da Rainha Carolina Higino Francisco Morais Francisco Santos Gonçalo Cipriano José Grilo.
Elementos de um Programa Eficaz em Segurança e Saúde no Trabalho
Pedidos de Informação: principais conceitos e boas práticas.
CONTRIBUIÇÃO GEOGRÁFICA PARA O ESTUDO DOS RISCOS NA SERRA DO PILAR, V. N. DE GAIA Luis Eduardo de Souza Robaina Thiago Bazzan Elisabete Weber Reckziegel.
DEFESA CIVIL - ES Noções Básicas Sobre Avaliação de Risco Geológico
O Que é são Riscos ?.
Audiência Pública Audiência Pública Ações e Medidas para Controle de Riscos Programa de Urbanização, Regularização e Integração de Assentamentos Precários.
REVISÃO DOS CÓDIGOS URBANÍSTICOS PROJETO : REVISÃO DOS CÓDIGOS URBANÍSTICOS.
SAÚDE E MEIO AMBIENTE CURSO DE FISIOTERAPIA
Prioridades levantadas pelos Prefeitos. PROPOSTAS REGIONAIS Planejamento Fazer a regionalização de acordo com a realidade e as características comuns.
CAMPANHA DA FRATERNIDADE ECUMÊNICA 2016 VER A NOSSA CASA COMUM “ CASA COMUM, NOSSA RESPONSABILIDADE CASA COMUM, NOSSA RESPONSABILIDADE.
A EXPERIÊNCIA DAS AUGI E DOS CLANDESTINOS EM PALMELA A EXPERIÊNCIA DAS AUGI E DOS CLANDESTINOS EM PALMELA Uma proposta de remodelação legal e regulamentar.
Mudanças climáticas, Pobreza e Desiguladades: fortalecendo a participação social no apoio a populações atingidas em desastres climáticos. Seminário Proposta.
MUNICIPALIZAÇÃO DO TRÂNSITO
ENCONTRO DE DIRIGENTES DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE
PREFEITURA DE ANGRA A Participação Social nas Ações de Defesa Civil Brasília – Dezembro 2011.
PLANO MUNICIPAL DE REDUÇÃO DE RISCOS DE CARAPICUÍBA
Ministério das Cidades Secretaria Nacional de Acessibilidade e Programas Urbanos CÂMARA DOS DEPUTADOS Comissão de Desenvolvimento Urbano AUDIÊNCIA PÚBLICA.
O mal gerenciamento e planejamento territorial pode favorecer o surgimento de áreas de risco em taludes às margens de rodovias. Tal situação ocorre no.
Transcrição da apresentação:

Paulo Mustrangi Carlos Francisco de Paula – Cel B.M. Prefeitura Municipal de Petrópolis Gabinete do Prefeito Coordenadoria Municipal de Defesa Civil Paulo Mustrangi Prefeito Carlos Francisco de Paula – Cel B.M. Coordenador Defesa Civil

Acidentes com Escorregamento de Solo SEMINÁRIO REGIONAL DE MUDANÇAS CLIMÁTICAS ESPÍRITO SANTO Acidentes com Escorregamento de Solo Robson Luiz Gaiofatto, D.Sc Engenheiro da Defesa Civil Coordenadoria Municipal de Defesa Civil de Petrópolis

Acidentes com Escorregamento de Solo Programa: Introdução; Causas dos escorregamentos; Principais formas de prevenção; Operações de resgate; Principais consequências; Acidentes em Petrópolis Conclusões.

Acidentes com Escorregamento de Solo Introdução: “Movimentos de grandes massas de solo, são acidentes originados por ocorrências naturais ou provocadas, que geralmente apresentam consequências danosas à própria natureza e/ou aos homens de forma geral.” “Movimentos de massas de solos, sempre causam grandes prejuízos materiais e morais, que na maioria das vezes podem ser previstos, e sobretudo, evitados.”

Acidentes com Escorregamento de Solo Causas dos Escorregamentos: Mudanças Climática e mal uso do solo; Chuvas Intensas; Queda de árvores/erosão natural; Cortes e aterros ou desmatamento com erosão forçada;

Acidentes com Escorregamento de Solo Ocupações indevidas; Falta de direcionamento de águas pluviais ou esgotos; Lançamento de lixo ou entulhos nas encostas; Interrupção ou desvio de fluxo natural de águas.

Acidentes com Escorregamento de Solo Principais formas de prevenção; Controle de ocupação de áreas de encostas; Vontade política e apoio jurídico eficiente e rápido. Assessoria técnica para construções em áreas de encostas; Desenvolvimento de projetos adequados de contenção e/ou estabilização; Implantação de projetos de drenagem e esgotamento; Implantação de projetos de reflorestamento; Domínio de conhecimento geológico, geotécnico e hidrológico da região; Educação e conscientização ambiental;

Acidentes com escorregamento de Solo Operações de resgate: Identificação do ocorrido; Tipo de acidente, existência de vítimas, condições gerais; Causas do acidente; Cortes ou aterros inadequados; Construções deficientes ou mal localizadas; Drenagem inadequada ou insuficiente; Risco remanescentes; Associados ao solo; Drenagem e risco de novos escorregamentos. Estrutura colapsada; Análise de fissuras e tensões atuantes. Risco de desabamentos; Segurança da equipe; Liderança (controle de operações); Escoramentos; Plano de fuga;

Acidentes com Escorregamento de Solo Principais Consequências: Danos ambientais (reversíveis ou não); Custos materiais, pessoais e ambientais… Danos pessoais; Vida, saúde, financeiro, psicossocial (habitação)… Danos materiais (públicos ou privados); Dinheiro, tempo, imagem… Educação…

Acidentes com Escorregamento de Solo Conclusões: A engenharia de acidentes; Operações de prevenção; Capacitação e treinamento. A responsabilidade pública: Educação; Fiscalização; Orientação. Prevenção: Planejamento; Infra-estrutura; Exemplo.

Acidentes com escorregamento de solos Dúvidas e esclarecimentos complementares: Eng. Robson Gaiofatto, D. Sc. (024)99116501/(027)81446944 (027)32250957 Robson.gaiofatto@gmail.com