Concordância verbal Concordância nominal Quezia Lopes

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Concordância Nominal.
Advertisements

Profª.: Célia Trindade de Araújo e Silva
Concordância Verbal.
Profa. Célia Trindade de Araújo e Silva
Concordância Nominal.
ESQUEMA CONCORDÂNCIA NOMINAL
ESQUEMA DE ESTUDO CONCORDÂNCIA VERBAL.
Sintaxe de Concordância II: Concordância Nominal
Concordância Nominal.
CONCORDÂNCIA NOMINAL Edito Romão.
Concordância verbal Romão Júnior.
Concordância verbal Edito Romão.
CONCORDÂNCIA NOMINAL.
Concordância nominal Consiste na adaptação de uns nomes aos outros, harmonizando-se nas suas flexões com as palavras a que se relacionam. Aqueles dois.
Concordância nominal Consiste na adaptação de uns nomes aos outros, harmonizando-se nas suas flexões com as palavras a que se relacionam. Aqueles dois.
CONCORDÂNCIA VERBAL PROFESSORA: JOSIANE.
CONCORDÂNCIA NOMINAL Pofessora: Josiane.
Concordância Na voz passiva.
Mais concordância....
INTRODUÇÃO À ANALISE SINTÁTICA
Concordância verbal.
CONCORDÂNCIA NOMINAL módulos 17 e 18 página 255
Apostila 3 página 207 – módulo 19 CONCORDÂNCIA VERBAL
CONCORDÂNCIA NOMINAL Acordo com o qual toda palavra variável referente ao substantivo deve se flexionar (alterar a forma) para se adaptar a ele.
Língua Portuguesa 3º ano Ensino Médio
OITAVO IV.
CONCORDÂNCIA NOMINAL Prof. Karen Olivan.
Concordância Nominal.
PROF. GEORDANO VALENTE RAAD
Concordância verbal coletivo Verbo no singular
Concordância Verbal.
Concordância verbal ·Regra geral: O verbo concorda com o sujeito em número e pessoa. Ex: Bancários iniciam campanha eleitoral.
Concordância Verbal I Prof. Júnior Oliveira.
CONCORDÂNCIA NOMINAL.
Sujeito e Predicado Sujeito – termo da oração (palavra ou conjunto de palavras) a respeito do qual se enuncia alguma coisa. Predicado – o que, na oração,
Profª Adriana Guimarães
DIFICULDADES LINGUÍSTICAS
Concordância Nominal.
Concordância Verbal I.
CONCORDÂNCIA NOMINAL.
CONCORDÂNCIA NOMINAL.
Concordância nominal.
Surgiram Aconteceram CONCORDÂNCIA VERBAL
CONCORDÂNCIA VERBAL Ocorre entre o verbo e o sujeito.
Profª.: ADRIANA CARVALHO DE ANDRADE
CONCORDÂNCIA VERBAL II
Concordância Nominal Professora Patrícia.
CONCORDÂNCIA VERBAL.
CONCORDÂNCIA VERBAL Profª Shirlene Xavier.
O verbo concorda com o sujeito (SIMPLES) em número e pessoa.
CONCORDÂNCIA VERBAL.
CONCORDÂNCIA VERBAL É a concordância do verbo com o seu sujeito.
Concordância nominal Consiste na adaptação de uns nomes aos outros, harmonizando-se nas suas flexões com as palavras a que se relacionam. Aqueles dois.
Concordância Nominal Concordância Verbal
CONCORDÂNCIAS ESPECIAIS
Prof. Msc. Richard da Silva
Língua Portuguesa Prof. Izabel Por que – Por quê – Porque – Porquê.
ENSINO MÉDIO PROFa. GLAUCIA LOPES
SINTAXE DE CONCORDÂNCIA
Concordância Nominal Por Carlos Daniel S. Vieira.
Língua Portuguesa “Conhecer a norma culta nunca será uma necessidade para se comunicar. Será sempre uma vantagem” (Luiz Antonio Sacconi)
Língua Portuguesa “Conhecer a norma culta nunca será uma necessidade para se comunicar. Será sempre uma vantagem” ( Luiz Antonio Sacconi)
Tópicos diversos “Conhecer a norma culta nunca será uma necessidade para se comunicar. Será sempre uma vantagem” ( Luiz Antonio Sacconi)
Concordância Nominal Adjetivos ( nomes ou pronomes), artigos e numerais concordam em gênero e número com os substantivos de que dependem. Ex: Aqueles dois.
Ocorre quando o verbo se flexiona para concordar com o seu sujeito.
Pronome É a palavra que acompanha ou substitui o substantivo, indicando sua posição em relação às pessoas do discurso ou mesmo situando-o no espaço e no.
CONCORDÂNCIA NOMINAL. REGRA GERAL: Os determinantes concordam em gênero e número com os substantivos. Estes são os meus dois corajosos cachorros marrons.
SINTAXE DE CONCORDÂNCIA  É o mecanismo pelo qual as palavras alteram sua terminação para se adequarem harmonicamente na frase.  A concordância pode ser.
CONCORDÂNCIA NOMINAL REGRA GERAL Os meus dois melhores amigos viajaram Aqueles dois alunos estudam muito. Aqueles dois meninos estudioso leram livros antigo.
Transcrição da apresentação:

Concordância verbal Concordância nominal Quezia Lopes

Concordância verbal Observe o exemplo: “ Essas história engraçada tá selada e carimbada dentro do meu coração”. -> Esta frase está escrita na língua padrão? Por quê? -> Levante hipóteses: Por que ocorre o fenômeno na fala de marcar o plural apenas no primeiro termo (nome)? Que grupo de falantes costuma falar desse jeito? -> É possível inferir a ideia de plural na frase mesmo que nem todas as palavras estejam no plural? Por quê? → “Essas histórias engraçadas estão seladas e carimbadas dentro do meu coração.” É a concordância, em número e pessoa, do verbo com seu sujeito.

Concordância nominal Exemplos: “Os seus lábios trêmulos balbuciaram apenas duas palavras”. -> O que geralmente ocorre na língua falada corrente quanto à concordância nominal? -> O que a concordância nominal pode indicar em relação aos falantes que não marcam o plural em todos os termos que deveriam ser marcados, segundo a norma padrão? É a concordância, em gênero e número, entre o substantivo e seus determinantes: o adjetivo, o pronome adjetivo, o artigo, o numeral e o particípio.

Análise de textos: "Cuitelinho" Cheguei na bera do porto onde as onda se espaia. As garça dá meia volta, senta na bera da praia. E o cuitelinho não gosta que o botão de rosa caia. Quando eu vim de minha terra, despedi da parentaia. Eu entrei no Mato Grosso, dei em terras paraguaia. Lá tinha revolução, enfrentei fortes bataia. A tua saudade corta como o aço de navaia. Coração fica aflito, bate uma, a outra faia. E os óio se enche d’água que até a vista se atrapaia. Fora de si (Arnaldo Antunes) eu fico louco eu fico fora de si eu fica assim eu fica fora de mim eu fico um pouco depois eu saio daqui eu vai embora eu fica fora de si eu fico oco eu fica bem assim eu fico sem ninguém em mim

Casos especiais- concordância verbal: Situações: Concordância Exemplo:s Uns/alguns/poucos/ muitos/ quaisquer + de nós → 1ª p. pl. OU → 3ª p. pl Uns de nós trabalhamos (trabalharam) aqui. Cerca de/ perto de →concorda com o numeral Cerca de 70 alunos estavam presentes. Mais de um → 3ª p. sg. Mais de uma pessoa compareceu ao exame. Menos de dois → 3ª p. pl. Menos de duas pessoas tentaram fugir. Soar/ bater/ dar → concorda com o numeral indicador de hora. Soaram cinco horas. Obs.: Se o sujeito for “relógio” o verbo deve concordar com este: “O relógio deu duas horas”. Haver/ fazer → haver= existir/ tempo decorrido: 3ª p. sg. → Fazer=tempo decorrido: 3ª p. sg. Há muitos alunos na sala. Ele chegou há dois dias. Faz vinte anos que não o vejo. Títulos no plural → com artigo= pl. → sem artigo= 3ª p. sg. Os Estados Unidos são contrários aos movimentos. Ø Estados Unidos é a maior potência bélica mundial.

Situações Concordância Exemplos: Verbo ser → predominância da pessoa sobre a coisa; → predominância do pronome pessoal sobre o nome; →predominância do pronome pessoal ou nome sobre pronomes interrogativos; → predominância do plural sobre o singular ou palavra invariável; → predominância do singular quando houver é muito, é pouco, é mais de... → predomina a concordância do verbo com o numeral indicado pela distância, hora ou data. A vida são os homens. Loucos somos nós. Que são tristezas?/ Que és tu? Tudo são flores.(obs.: alguns autores já aceitam o singular nesses casos) Cinco mil é muito pouco. De casa ao mercado são 100 m. Hoje são 25 de agosto.

Casos especiais- Concordância nominal Situações: Concordância Exemplo:s É proibido, é preciso, é necessário, é bom... → sentido genérico: masc. sg. → com determinante: concorda com ele. É proibido entrada. É proibida a entrada. Fruta é bom para saúde. A fruta é boa. Bastante, meio, pouco, muito, caro, barato, longe, só → valor de adjetivo: concorda com o substantivo → valor de advérbio: invariável Comprei bastantes balas. Está bastante quente aqui. Anexo, obrigado, mesmo, próprio, incluso, leso, quite. Obs.: mesmo= próprio: variável, mas se for= a até mesmo ou de fato: invariável; A Expressão em anexo é invariável. → são adjetivos: concordam com os substantivos O home disse obrigado. Ela mesma fez as malas. (Elas fizeram mesmo as malas.) Estamos quites. Alerta, menos → são advérbios: ficam no singular Os policiais estavam alerta. Ela comprou menos bolsas desta vez. só → sozinho= variável → somente= invariável Eles fizeram o trabalho sós. Só eles fizeram o trabalho.

Exercícios Complete com a forma indicada entre parênteses, fazendo a concordância corretamente: a- Viveram situações _______ tensas. (Bastante) b- O pessoal não ______ da festa. (gostar) c- Os Estados Unidos ___ uma potência mundial. (ser) d- ______ seus primos e suas tias. (sair) e- A maioria ____ contra o movimento (ser) f- A maior parte dos eleitores _____ a favor de nova votação. (ser) g- Mais de um funcionário ___ afastado da empresa (ser) h- Fui eu que ____ o almoço. (fazer) i- Foram elas quem _______ o trabalho (fazer) j- _______ dez horas no relógio da sala. (dar) k- _______ duas pessoas para começar o evento (bastar) l- ____ fazer dois meses que não chove. (ir) m- Amanhã _____ dezesseis. (ser) n- Quem ____ vós? (ser) o- Menos de duas pessoas ______ fugir. (tentar) p- Devemos estar _________ (alerta). q- Vocês já estão __________(quite) r- Eles estão ________ cansados. ( bastante) s- Comi _____ maçã e _____ mamão. (meio) t- Estou _____ sonolenta hoje (meio) u- As fotografias estavam _________ à carta (anexa) v- As notas seguem ________. ( em anexo)