CAAR UNIVERSIDADE. CAAR UNIVERSIDADE CONSUN CEPE SAE CPPD CAMPESQ CAMEXT CAMGRAD PROPESQ PROREXT PROGRAD Conselho Universitário SAE Secretaria de Assistência.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Bem-vindos!.
Advertisements

Universidade Federal do Ceará
NÚCLEO DE ESTUDOS DE JUVENTUDES E PROTAGONISMO
Capacitação de Coordenadores de Cursos de Graduação
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DO CEARÁ CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DO PARÁ PROJETO DE COOPERAÇÃO.
21ª Jornada da AMIMT 23/11/2007 Sandra Gasparini
2º. Salão da Graduação e 3º. Salão EAD – UFRGS junho 2007 Expansão do Ensino Superior - reflexões sobre a sua implementação na UFRGS - Prof. Norberto Hoppen.
A pesquisa na UCG e no Departamento de Zootecnia
Bacharelado em Sistemas de Informação
EDITAL DE SELEÇÃO Universidade Federal do Ceará
Monitoria 2009 Informações Gerais.
Monitoria 2011 Informações Gerais.
Monitoria 2013 Informações Gerais.
Fórum 1º FÓRUM DE GRADUAÇÃO DO ITEC. 1º Fórum de Graduação do ITEC A Direção do Instituto de Tecnologia da Universidade Federal do Pará e os Diretores.
2009.
Universidade Federal de Pernambuco
Atividades Complementares, Monitoria e de Extensão
Estágios Supervisionados
Avaliação Institucional na Universidade de Caxias do Sul
Fique Sabendo! Outubro de 2007 Informes do 2º semestre Uma vez por semestre (duas vezes ao ano) a equipe da CPA apresenta a toda Comunidade Educativa seu.
2009 – Início das atividades
Qualificação e utilização das informações Projeto de BI - UERJ Agosto-2010.
UNIDADE DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS DE ANÁPOLIS - UEG
UNIVERSIDADE PARANAENSE - UNIPAR PÓS-GRADUAÇÃO 2011
GRADUAÇÃO Eduardo, Livia e Rosana.
Primeira Reunião Acadêmica
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS LINGUÍSTICOS
BAAE - I Destinada preferencialmente ao aluno que se enquadre em condições de necessidades socioeconômicas 1) Inscrições exclusivas para ingressantes da.
SEJAM BEM-VINDOS!.
Atividades Complementares no âmbito do ENG
CURSOS TÉCNICOS DE NÍVEL MÉDIO E FORMAÇÃO DE DOCENTES
Curso de Especialização em Educação a Distância
Reunião da PROPG/UFSC com os Coordenadores de PPGs
Coordenadora : Profª Dra. Clarice Salete Traversini
Desempenho Acadêmico Graduação
ATIVIDADES COMPLEMENTARES E SOCIAIS
I CICLO DE DEBATES UNIVERSITÁRIOS, Universidade, Segurança e Sociabilidade. Dias: 10, 11 e 12 de novembro de Local: Auditório da Reitoria Horário:
Bacharelado em Saúde Coletiva
Universidade Federal de Pernambuco
INDISSOCIABILIDADE EXTENSÃO, ENSINO E PESQUISA
MEC SECRETARIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA NOVEMBRO
OBJETIVOS Objetivo Geral
04/03/10 Reunião do I Curso de Estudos Estratégicos em Administração Pública: Bem vindos!
Indicadores de Evaluación Institucional de la UFRGS Prof. Daltro José Nunes (Secretario de Evaluación Institucional UFRGS)
17 e 18 de novembro de 2011 II Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação em Mestrado Profissional.
DIRETORIA DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS DA UFMG
Diretoria de Desenvolvimento Institucional
ACOM – Atividades Complementares
ATIVIDADES COMPLEMENTARES E SOCIAIS
Atividades Complementares Coordenação de Administração
Universidade Federal de São Paulo COEX - 1ª Prestação de Contas Encontro de Avaliação da Política de Educação Permanente em Saúde no Estado de São Paulo.
Formação complementar De acordo com a versão curricular Opções: - Administração de Sistemas e Instituições de Ensino - Educador Social - EJA –
Pensando nos OBJETIVOS DA UNIVERSIDADE.... EXTENSÃO PESQUISA GESTÃO ENSINO.
Estagio do PCS Escola Politécnica - USP.
Estágio Supervisionado
PROGRAMA DE PÓS–GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA Mestrado em História – Aprovação pela CAPES em 20/12/2010 – conceito 3 Coordenadora: Profa.
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM Nome do Programa: Geografia Centro: CCNE Área de avaliação: Geografia.
Curso de Graduação em Gestão Pública
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA PRÓ-REITORIA.
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM Programa de Pós-Graduação em Economia e Desenvolvimento- PPGE&D Centro:
NUTRIÇÃO APLICADA AO EXERCÍCIO FÍSICO Características do Curso
Comissão de Pós-Graduação. A Pós-Graduação do IAG 4 Programas Astronomia ▫Criado em 1973 (Mestrado) ▫Ativação do Doutorado em 21/11/1974 ▫Constituição.
Preparatório para o Instituto Rio Branco 0 Curso INTENSIVO DE AGOSTO e Curso de Extensão em Política Internacional Contemporânea 2 0 SEMESTRE/2008 A Diplomacia.
09 e 10 de setembro de 2010 Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação em Administração Conceito.
Fórum EAD Sérgio Roberto Kieling Franco Secretário de Educação a Distância Silvestre Novak Vice-Secretário de Educação a Distância.
PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA. Programa de Iniciação Científica O que é : É um programa que possibilita envolver alunos no desenvolvimento de projetos.
PLANO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL – PDI COMISSÃO PERMANENTE DE ENSINO - CPE.
Formação complementar De acordo com a versão curricular 2009 Opções: - Administração de Sistemas e Instituições de Ensino - Educador Social - EJA – Educação.
1 AVALIAÇÃO DA GRADUAÇÃO NA UNESP: EVASÃO E RETENÇÃO José Brás Barreto de Oliveira Assessoria Prograd – Unesp
Profª. Drª. Cenidalva Miranda de Sousa Teixeira Pró-Reitora de Assistência Estudantil UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO PRO-REITORIA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL.
Transcrição da apresentação:

CAAR UNIVERSIDADE

CONSUN CEPE SAE CPPD CAMPESQ CAMEXT CAMGRAD PROPESQ PROREXT PROGRAD Conselho Universitário SAE Secretaria de Assistência Estudantil CEPE Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão CPPD Comissão Permanente de Pessoal Docente CAMPESQ Câmara de Pesquisa CAMEXT Câmara de Extensão CAMGRAD Câmara de Graduação PROPESQ Pró-reitoria de pesquisa PROREXT Pró-reitoria de extensão PROGRAD Pró-reitoria de graduação DECORDI Departamento de Consultoria em Registros Discentes

Campanha pela PARIDADE: polêmicas em 2011

Intercâmbio Acadêmico

Pré-requisitos - UFRGS SER ALUNO DA GRADUAÇÃO,DEVIDAMENTE MATRICULADO TER CONCLUÍDO PELO MENOS 20% DOS CRÉDITOS DO CURSO NÃO ESTAR EM SEMESTRE DE COLAÇÃO DE GRAU (o aluno deve cursar, no mínimo, mais um semestre na instituição de origem após retornar do intercâmbio)

Manual do intercambista Intercâmbio em Casa – receba um intercambista em sua casa! Amigo Intercambista – auxilie os estudantes estrangeiros na sua adaptação a nossa cultura Manual do intercambista Opções de intercambio com a UFRGS Pré-requisitos, documentação, editais Custo de vida Aproveitamento de créditos Informações úteis

Mobilidade Acadêmica Convênio ANDIFES e o Banco Santander Aluno Visitante: máximo de 2 semestres Possibilidade de Bolsas de R$ 2.500,00 para todo o período Possibilidade de cursar um ano letivo em diversas universidades do Brasil(UFSC, UnB, UFRJ, UFSM, etc)

Pré-requisitos Ser aluno(a) da UFRGS e ter integralizado as disciplinas previstas para o 1º e 2º semestres de seu curso Ter no máximo uma reprovação por período letivo (ano ou semestre) O aluno será avaliado por sua carta de intenções, histórico escolar, atividades realizadas na Universidade que representem o Tripé Acadêmico, plano de estudos para o semestre de mobilidade Mais info. www.ufrgs.br/prograd No setor de atendimento ao Público do DECORDI ou no Departamento de Programas Acadêmicos da Prograd.

CAAR DIREITO

SPPP – Serviço de Pesquisa e Preparação Profissional COBIBLI – Comissão da Biblioteca NAU – Núcleo de Avaliação da Unidade Conselho da Unidade CONSUNI COMGRAD - Comissão de Graduação COMPESQ - Comissão de Pesquisa COMEX - Comissão de Extensão DIR 1 – Departamento de Ciências Penais DIR 2 – Departamento de Direito Privado e Processo Civil DIR3 – Departamento de Direito Público e Filosofia do Direito DIR4 – Departamento de Direito Econômico e do Trabalho

REUNI Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais

(professores e técnicos) O que é? Ampliação do acesso à universidade Objetivos Aumento da permanência (conclusão) nas universidades Mecanismo Ampliação de vagas por curso VERBA Pessoal (professores e técnicos) Infraestrutura

Na Faculdade de Direito da UFRGS Ampliação de vagas no Vestibular 2012 Até 2011 2012 (70 no 1º sem. e 70 no 2º) Diurno Noturno 70 70 140 (70 no 1º sem. e 70 no 2º)

Ampliação de vagas no Vestibular Na Faculdade de Direito da UFRGS Ampliação de vagas no Vestibular 2013 2012 2013 (70 no 1º sem. e 70 no 2º) Diurno Noturno 140 140 210 (70 no 1º sem. e 140 no 2º)

? Na Faculdade de Direito da UFRGS Ampliação de vagas no Vestibular Infraestrutura: prédio novo Pessoal: 11 professores novos (Política de professores temporários) cc ? VERBA cc

Na Faculdade de Direito da UFRGS Como sempre ocorria...

No próximo semestre (2012/2)... Na Faculdade de Direito da UFRGS e assim por diante Em 2013/1... No próximo semestre (2012/2)... ...até esse semestre (2012/1)... Em 2013/2... Em 2014/1...

Na Faculdade de Direito da UFRGS onde estudarão tantos alunos? Em 2018/1, sem o REUNI... ...e com o REUNI...

Na Faculdade de Direito da UFRGS z ATRASOS OPÇÕES

CAAR ACADEMIA

BOLSA DE MONITORIA REMUNERADA Possibilita que o estudante assessore o professor nos afazeres de sua disciplina, contribuindo nas mais diversas atividades pedagógicas. Carga horária: 20h/semanais Remuneração: R$ 380,00 mensais. Requisito: - Já ter cursado a disciplina. - Possuir 20 horas semanais disponíveis para a atividade. - Não ter nenhum vínculo de bolsa ou estágio remunerado.

BOLSA DE MONITORIA VOLUNTÁRIA A bolsa possibilita que o estudante assessore o professor nos afazeres de sua disciplina, contribuindo nas mais diversas atividades pedagógicas. Carga horária: 20h/semanais Remuneração: não há Requisito: - Já ter cursado a disciplina. - Possuir 20 horas semanais disponíveis para a atividade.

Grupos de Pesquisa Grupos de Estudo Grupos registrados no CNPQ (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico). Grupos de Estudo Não são registrados no CNPQ. Exemplos: Grupo de Obrigações e contratos empresariais com o Prof. Gerson Branco, nas terças-feiras às 17h na Sala 08 Grupo e Seminários do Direito do Estado III com o Prof. César Saldanha, nos sábados às 13h30 na Sala 11. Pesquisa “tradicional” x Eu sou neutro e imparcial. Observo práticas e busco Informações sem Interação direta com meu objeto de estudo. Pesquisa-Ação Eu adquiro conhecimento a partir do objeto de meu estudo e intervenho na sua realidade, definindo-a Objetivo geral: Produção de conhecimento

RES SEVERA VERUM GAUDIUM É a revista científica do Centro Acadêmico André da Rocha. Criada em 2009, foi desenvolvida com o intuito de estimular a produção acadêmica dos discentes da faculdade. Ela possibilita que os acadêmicos publiquem artigos já no âmbito graduação e estimulando à pesquisa acadêmica desde o início da sua formação.

GRUPOS DE PESQUISA PROF. RESPONSÁVEL DEPARTAMENTO NOME DO GRUPO CONTATO 1. Luiz Fernando Barzotto Dir 03 - Público Direito e Filosofia luis.barzotto@ufrgs.br 2. Cezar Saldanha Junior Supremacia do Direito cezarsaldanha@plugin.com.br 3. Cláudia Lima Marques Mercosul e o Direito do Consumidor cmarques@portoweb.com.br 4. José Alcebíades de Oliveira Junior Direitos Fundamentais e Novos Direitos alcebiadesjunior@terra.com.br 5. Augusto Jaeger Junior Direito Internacional da Concorrência ajaegjaeger@hotmail.com 6. Daniel Mitidiero Dir 02 - Civil Processo Civil e Estado Constitucional daniel.mitidiero@veirano.com.br 7. Tupinambá Pinto de Azevedo Dir 01 - Penal Ciência Penal Contemporânea  

GRUPOS DE PESQUISA PROF. RESPONSÁVEL DEPARTAMENTO NOME DO GRUPO CONTATO 8. Véra Maria Jacob de Fradera Dir 02 – Civil A Arbitragem como Meio de Solução de Controvérsias v.fradera@via-rs.net 9. Augusto Jaeger Junior Dir 03 – Público Comércio Internacional, Mercados, Investimentos Internacionais e Circulação de Riquezas ajaegjaeger@hotmail.com 10. Leandro de Dornelles Dir 04 - Trabalho Direito do Trabalho e o Mundo Contemporâneo leandrodorneles@hotmail.com 11. Alfredo de Jesus Flores A Metodologia Jurídica na Pós-Modernidade ajdmf@yahoo.com.br 12. Igor Danilevicz Direito Tributário: Tributação sobre o Consumo igor.danilevicz@ufrgs.br 13. Fábio da Costa Morosini Dir 02 - Civil Direito, Globalização e Desenvolvimento fmorosini@hotmail.com.br

Grupos de Extensão

UFRGSMUN - UFRGS Model United Nations - Nações Unidas; Temática: debate e negociações de assuntos da agenda internacional. Professora coordenadora: Prof. Paulo Vicentini Reuniões (horário, dias da semana e frequência): Não há reuniões predeterminadas, mas há reuniões. Metodologia: Dividido em duas áreas: administrativo e acadêmico. A primeira cuida da organização do evento (busca patrocínios, logística). Já a segunda escreve guias de estudo em inglês como se fossem para representantes da ONU (ou seja, procura-se imparcialidade) e durante o evento moderam os debates. Pré-Requisitos: Para o administrativo não há pré-requisitos; para o acadêmico conhecimentos de inglês são recomendáveis. É preciso ser aluno da UFRGS. Forma de inscrição no grupo: No final de cada ano abrem inscrições para participar do staff do ano seguinte, a princípio depois disso as inscrições fecham, mas dá pra conversar Há bolsas: Não. Há monitoria: Não.

SAJU - Serviço de Assessoria Jurídica Universitária   Temática: Direitos Humanos e Acesso à Justiça Professor Coordenador: Carmen Caminno Reuniões: Todos os dias, todos os turnos. Metodologia: Pesquisa-ação Pré-requisitos: Não há Forma de Inscrição no grupo: Seleção unificada, duas vezes ao ano Há bolsas: Sim, disponibilizadas através de edital interno Há monitoria: Sim.

NEDEP - O Núcleo de Extensão em Direito, Economia e Políticas Públicas Realizamos seminários, debates e pesquisas orientadas por professores e eventos externos lidando com questões atuais relativas ao tema central do projeto, que tem por proposta o estabelecimento de um fórum de discussões e estudos acerca de temas que possibilitem uma análise interdisciplinar de políticas públicas implementadas no Brasil e no exterior atentando para seus aspectos jurídicos, sociais e econ. Professor coordenador: Prof. Dr. Fábio Costa Morosini Reuniões: semanais, das 11h30min às 13h. Normalmente na quarta-feira para o grupo 1 e na quinta-feira para o grupo 2. Além das reuniões semanais são realizados eventos ao longo do semestre centrados em temas afins aos discutidos no grupo. Metodologia: centra-se na realização de debates, com temas previamente definidos. Para cada tema é definido um relator, incumbido de selecionar algum material e enviar ao grupo para conhecimento e discussão por todos os participantes. Pré-Requisitos: Não há pré-requisitos. Forma de inscrição no grupo: São realizadas entrevistas para seleção a cada início de semestre. Bolsas: não há Monitoria: Não há monitoria.

Salão de Extensão Salão de Iniciação Científica (SIC) Fórum de Pesquisa O Salão de Extensão é o espaço dedicado para que os extensionistas demonstrem as suas atuações e as reflexões geradas delas. Como no SIC, há bancas conforme áreas semelhantes, porém elas são divididas conforme as áreas de atuação (direitos humanos, educação, arte, etc). Além do tradicional Salão de Extensão da UFRGS, o CAAR executou, em parceria com a Faculdade, a primeira edição do Salão de Extensão do Direito neste ano. O Salão de Iniciação Científica (SIC) é o espaço dedicado para que os pesquisadores demonstrem as suas pesquisas efetuadas durante o ano. No SIC há a divisão em grandes áreas jurídicas (como constitucional, civil, penal, etc) e cada pesquisador dispõe de 10min para a apresentação oral de sua pesquisa para a banca de professores, os quais tecem comentários e perguntas e, ao final, elegem um ou dois destaque(s) da banca. Atenção: há 2 edições do SIC: a da Faculdade de Direito, em parceria com o CAAR, e a da UFRGS. Em 2011 houve a 1ª edição do Fórum de Pesquisa desta Faculdade. O evento, tradicional em outras Universidades, propõe constituir um espaço mais aprofundado para a pesquisa jurídica desenvolvida pelos acadêmicos, dispondo eles de cerca de 20 minutos para as suas apresentações orais. Além disso, a inscrição exige como pré-requisito um artigo científico, que fará parte de edição especial da Revista do CAAR, a Res Severa Verum Gaudium.

CAAR MOVIMENTO ESTUDANTIL

Como ele se organiza no Brasil? MOVIMENTO ESTUDANTIL Como ele se organiza no Brasil?

Associação

CAAR Desde 1917

Todos os estudantes de direito do Brasil Federação

FENED Federação Nacional de Estudantes de Direito Todos os estudantes de direito do Brasil Federação FENED Federação Nacional de Estudantes de Direito

FENED Federação Nacional de Estudantes de Direito A FENED é gerida por uma coordenação composta de vários CAs, eleitos anualmente no ENED FENED Federação Nacional de Estudantes de Direito

Coordenação Nacional de A FENED é gerida por uma coordenação composta de vários CAs, eleitos anualmente no ENED CONED FENED Coordenação Nacional de Estudantes de Direito Federação Nacional de Estudantes de Direito

Coordenação Nacional de A CONED reúne-se, ordinariamente, 5 vezes ao ano no CONERED CONED FENED Coordenação Nacional de Estudantes de Direito Federação Nacional de Estudantes de Direito

FENED CONERED CONED Federação Nacional de Estudantes de Direito A CONED reúne-se, ordinariamente, 5 vezes ao ano no CONERED CONED CONERED FENED Coordenação Nacional de Estudantes de Direito Conselho Nacional das Entidades Representativas de Estudantes de Direito Federação Nacional de Estudantes de Direito

FENED CONERED CONED Federação Nacional de Estudantes de Direito Uma das atribuições da FENED é organizar, anualmente, o ENED CONED CONERED FENED Coordenação Nacional de Estudantes de Direito Conselho Nacional das Entidades Representativas de Estudantes de Direito Federação Nacional de Estudantes de Direito

FENED CONED CONERED ENED Federação Nacional de Estudantes de Direito Esse ano, teremos o 32º ENED. CONED CONERED ENED FENED Coordenação Nacional de Estudantes de Direito Conselho Nacional das Entidades Representativas de Estudantes de Direito Encontro Nacional de Estudantes de Direito Federação Nacional de Estudantes de Direito

FENED CONED CONERED ENED Federação Nacional de Estudantes de Direito A FENED é subdividida em 14 coordenações, cada qual atuando em sua região CONED CONERED ENED FENED Coordenação Nacional de Estudantes de Direito Conselho Nacional das Entidades Representativas de Estudantes de Direito Encontro Nacional de Estudantes de Direito Federação Nacional de Estudantes de Direito

FENED CONED CONERED ENED CORED Federação Nacional de A FENED é subdividida em 14 coordenações, cada qual atuando em sua região CONED CONERED ENED FENED Coordenação Nacional de Estudantes de Direito Conselho Nacional das Entidades Representativas de Estudantes de Direito Encontro Nacional de Estudantes de Direito Federação Nacional de Estudantes de Direito CORED Coordenação Regional de Estudantes de Direito

FENED CONED CONERED ENED CORED Federação Nacional de As COREDs também reúnem-se 5 vezes ao ano nos COREREDs CONED CONERED ENED FENED Coordenação Nacional de Estudantes de Direito Conselho Nacional das Entidades Representativas de Estudantes de Direito Encontro Nacional de Estudantes de Direito Federação Nacional de Estudantes de Direito CORED Coordenação Regional de Estudantes de Direito

FENED CONED CONERED ENED CORED CORERED Federação Nacional de As COREDs também reúnem-se 5 vezes ao ano nos COREREDs CONED CONERED ENED FENED Coordenação Nacional de Estudantes de Direito Conselho Nacional das Entidades Representativas de Estudantes de Direito Encontro Nacional de Estudantes de Direito Federação Nacional de Estudantes de Direito CORED CORERED Coordenação Regional de Estudantes de Direito Conselho Regional das Entidades Representativas de Estudantes de Direito

FENED CONED CONERED ENED CORED CORERED Federação Nacional de Cada CORED deve organizar, anualmente, seu Encontro regional (ERED). No RS, o ERED é chamado de EGED. CONED CONERED ENED FENED Coordenação Nacional de Estudantes de Direito Conselho Nacional das Entidades Representativas de Estudantes de Direito Encontro Nacional de Estudantes de Direito Federação Nacional de Estudantes de Direito CORED CORERED Coordenação Regional de Estudantes de Direito Conselho Regional das Entidades Representativas de Estudantes de Direito

FENED CONED CONERED ENED CORED CORERED EGED Federação Nacional de Cada CORED deve organizar, anualmente, seu Encontro regional (ERED). No RS, o ERED é chamado de EGED. CONED CONERED ENED FENED Coordenação Nacional de Estudantes de Direito Conselho Nacional das Entidades Representativas de Estudantes de Direito Encontro Nacional de Estudantes de Direito Federação Nacional de Estudantes de Direito CORED CORERED EGED Coordenação Regional de Estudantes de Direito Conselho Regional das Entidades Representativas de Estudantes de Direito Encontro Gaúcho de Estudantes de Direito

IMPORTANTE! VOTO: apenas os CAs que compõem as coordenações Nos CONEREDs e COREREDs VOZ: todos os estudantes!

EGED 2012 – PORTO ALEGRE Esse ano, o CAAR e outros CA’s gaúchos realizam o encontro na cidade. De 07 a 10 de junho, com o tema: DEMOCRACIA REAL Fique atento às inscrições!

ENED – João Pessoa, PB De 23 a 30 julho, realizado na UFPB. DIREITOS HUMANOS E MODELO DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO Mais informações: página do ENED no Facebook!

Obrigado a todos pela atenção!