PREVIDÊNCIA DOS SERVIDORES PÚBLICOS

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
FATOR PREVIDENCIÁRIO e sua influência sobre os benefícios do INSS
Advertisements

Emenda Constitucional n° 70 de 29 de março de 2012
Encontro Nacional com Novos Prefeitos e Prefeitas Municípios fortes, Brasil Sustentável Brasília 28 a 30 janeiro 2013 Aubiérgio Barros Recadastramento.
PREVIDÊNCIA NA UNIÃO, ESTADOS E MUNICÍPIOS
SIMULAÇÕES ATUARIAIS DA EC 41 Santiago do Chile, 29 de Janeiro de 2004.
Previdência do Ente Previdência Básica (RPPS) Previdência Complementar
MINISTÉRIO DA PREVIDÊNCIA SOCIAL
MPS – Ministério da Previdência Social SPPS – Secretaria de Políticas de Previdência Social TREINAMENTO PrevMun REGIMES PRÓPRIOS DE PREVIDÊNCIA REGRAS.
Seguridade Social Saúde Assistência Social Previdência Social
ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA OUTROS DISPOSITIVOS CONSTITUCIONAIS RELEVANTES
Proposta para o Modelo de Previdência Complementar do Sistema Petrobras.
PREVIDÊNCIA DOS SERVIDORES PÚBLICOS
A aplicabilidade das Leis Complementares 108 e 109
Conselho da Justiça Federal – Centro de Estudos PREVIDÊNCIA COMPLEMENTAR PARA SERVIDORES PÚBLICOS.
Gestão dos Regimes Próprios de Previdência Social Setembro de 2004 Delúbio Gomes Pereira da Silva.
XXV CONGRESSO BRASILEIRO DE SERVIDORES DE CÂMARAS MUNICIPAIS
EQUACIONAMENTO DO DÉFICIT ATUARIAL
Cartilha Aposentadoria.
MUTUOPREV – ENTIDADE DE PREVIDÊNCIA COMPLEMENTAR
APOSENTADORIA ESPECIAL PARA GUARDAS MUNICIPAIS.
Melhores Práticas de Gestão
REGIMES PRÓPRIOS DE PREVIDENCIA-RPPS
Marcelo Ferreira (Coordenador CODIV)
EMENDA CONSTITUCIONAL Nº de Março de 2012
ASPECTOS LEGAIS DA CONCESSÃO DO BENEFÍCIO DA APOSENTADORIA Porto Alegre dezembro de 2009 Magadar R.C.Briguet.
A Previdência Social na Administração Pública
Benefícios Previdenciários Paranaguá - PR
O que significa repactuar o regulamento do Plano Petros?
PREVIDÊNCIA COMPLEMENTAR
Seminário “A Previdência em Foco”
MANUAL DE NORMAS E PROCEDIMENTOS
TODAS PALESTRAS SERÃO ENVIADAS POR
APOSENTADORIA NOVOS SERVIDORES
REGRA GERAL EM VIGOR (E.C. 41/03)
APOSENTADORIAS NO SERVIÇO PÚBLICO
Aposentadoria Voluntária por Tempo de Contribuição Integral
Previdência do setor público
FUNPRESP – Lei /12 Lujan Miranda
SIMULAÇÕES ATUARIAIS DA EC 41. ALTERNATIVAS PARA O SETOR PÚBLICO: PRINCIPAIS CONCEITOS •EC20/98 - Condições de elegibilidade (tempo de contribuição, idade.
Institui a Previdência Complementar do Servidor Público
SECRETARIA MUNICIPAL DE GESTÃO
Direitos previdenciários dos servidores públicos
REGIME DE PREVIDÊNCIA COMPLEMENTAR
Modalidades de aposentadoria do Servidor Público e FUNPRESP
Previdência Complementar dos Servidores Públicos
REGRAS PARA A CONCESSÃO DE APOSENTADORIAS
– Análise financeira do período 1995 – 2006
PREVIDÊNCIA DOS SERVIDORES PÚBLICOS
PREVIDÊNCIA COMPLEMENTAR DO SERVIDOR PÚBLICO Análise do Projeto de Lei n° 1.992/2007 Pedro Delarue Tolentino Filho Presidente do SINDIFISCO NACIONAL Sindicato.
SISTEMA PREVIDENCIÁRIO
Gabriel Guy Léger Ministério Público junto ao TCE/PR
ANAPAR ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PARTICIPANTES DE FUNDOS DE PENSÃO
APOSENTADORIAS E PENSÕES NO SERVIÇO PÚBLICO MUNICIPAL
16ª SEMANA NACIONAL EM DEFESA E PROMOÇÃO DA EDUCAÇÃO PÚBLICA EDUCAÇÃO: ATIVOS x APOSENTADOS - REALIDADE PREVIDENCIÁRIA REDE ESTADUAL – AL. ►Consultor Técnico.
A PREVIDÊNCIA NO BRASIL
A CRONOLOGIA DO SERVIÇO PúBLICO FEDERAL CIVIL
REGIME DA PREVIDÊNCIA SOCIAL
APOSENTADORIA E BENEFÍCIOS
REGIME PREVIDENCIÁRIO DOS SERVIDORES PÚBLICOS Zélia Luiza Pierdoná
Avaliação Atuarial FUNPREV - BAURU 31/12/2009
Plano de Seguridade Social
FISCALIZAÇÃO DOS RPPS: O PAPEL DO VEREADOR
Hélio Carneiro Fernandes
PREVIDÊNCIA COMPLEMENTAR: PROBLEMAS E ALTERNATIVAS Carlos Alberto Pereira de Castro Juiz do Trabalho Brasília, junho de 2007.
TRABALHADORES E A PREVIDÊNCIA SOCIAL NO BRASIL. ORIGENS Luta dos trabalhadores ferroviários e constituição de caixas de socorro mútuo.
Programa de Educação Previdenciária Ministério da Previdência Social INSTITUTO NACIONAL DO SEGURO SOCIAL PALESTRA SOBRE BENEFÍCIOS PREVIDENCIÁRIOS PREVIDENCIÁRIOS.
SEMINÁRIO PREVIDÊNCIA COMPLEMENTAR DOS SERVIDORES DA UNIÃO Superior Tribunal de Justiça Junho de 2007.
PREVIDÊNCIA DOS SERVIDORES PÚBLICOS O SISTEMA APÓS AS EMENDAS CONSTITUCIONAIS Nº 20/1998, 41/2003 E 47/2005 SINASEFE – Abril de 2014.
ESTUDO PARANAPREVIDÊNCIA. O Estado já pagou 20 salários mínimos de aposentadoria INSS - APOSENTADORIA EM NÚMERO DE SALÁRIOS MÍNIMOS 325% 9,5% 2,21 pp.
14º CONGRESSO NACIONAL DE PREVIDÊNCIA DA ANEPREM PREVIDÊNCIA COMPLEMENTAR José Roberto de Moraes Campinas – SP NOVEMBRO/2014.
Transcrição da apresentação:

PREVIDÊNCIA DOS SERVIDORES PÚBLICOS O Sistema após as Emendas Constitucionais nºs 20/1998, 41/2003 e 47/2005 Belém, 1º de junho de 2012

O SISTEMA DE PREVIDÊNCIA SOCIAL BRASILEIRO REGIME GERAL DE PREVIDÊNCIA SOCIAL (RGPS), OPERADO PELO INSS; REGIME PRÓPRIO DE PREVIDÊNCIA DOS SERVIDORES PÚBLICOS, OPERADO PELA UNIÃO, ESTADOS, DF, MUNICÍPIOS (RPPS); REGIME DE PREVIDÊNCIA COMPLEMENTAR OPERADO POR ENTIDADES ABERTAS OU FECHADAS DE PREVIDÊNCIA COMPLEMENTAR.

REGIME GERAL (RGPS) TRABALHADORES URBANOS E RURAIS DO SETOR PRIVADO E EMPREGADOS CELETISTAS; É OPERADO PELO INSS; RELAÇÃO ATUAL MAIS DE 3 ATIVOS PARA CADA APOSENTADO; PAGA BENEFÍCIOS ATÉ O TETO DE (R$ 3.600,00). ACIMA DO TETO - PREVIDÊNCIA COMPLEMENTAR; REGIME DE REPARTIÇÃO (PACTO ENTRE GERAÇÕES); NÃO COBRA CONTRIBUIÇÕES DE APOSENTADOS E PENSIONISTAS;

REGIME PRÓPRIO (RPPS) APLICÁVEL AOS SERVIDORES PÚBLICOS; PODE TER TETO IGUAL AO DO INSS, SE FOR CRIADO FUNDO DE PREVIDENCIA COMPLEMENTAR; CRITÉRIOS DE FRUIÇÃO DEPENDEM DA DATA EM QUE FOI ADQUIRIDO O DIREITO AO BENEFÍCIO; COBRA CONTRIBUIÇÕES DE APOSENTADOS E PENSIONISTAS REGIME DE REPARTIÇÃO (PACTO ENTRE GERAÇÕES); MENOS DE 1 CONTRIBUINTE PARA CADA APOSENTADO;

PREVIDÊNCIA COMPLEMENTAR (RPC) PODE SER ABERTO (SISTEMA FINANCEIRO, DE MANEIRA GERAL), OU FECHADO (FUNDOS DE PENSÃO); MODALIDADES DE BENEFÍCIO DEFINIDO OU DE CONTRIBUIÇÃO DEFINIDA ADMINISTRADAS POR CONSELHOS PARITÁRIOS ATUAM EM REGIME DE CAPITALIZAÇÃO, MEDIANTE INVESTIMENTO DAS RESERVAS MATEMÁTICAS (NÃO HÁ PACTO ENTRE GERAÇÕES); LEIS COMPLEMENTARES Nº 108 E 109, DE 2001

RPPS – PRINCIPAIS REGRAS A PARTIR DAS EMENDAS CONSTITUCIONAIS

Antes da EC nº 20, de 16.12.1998; Entre a EC nº 20/1998 e a EC nº 41, de 31.12.2003; Após EC nº 41/2003, de 31.12.2003; Após a EC nº 47/2005, de 5.7.2005

ANTES DA EC Nº 20, de 16.12.1998 (PARA QUEM IMPLEMENTOU AS CONDIÇÕES PARA A APOSENTADORIA ANTES DE 16.12.1998) TEMPO DE SERVIÇO OU IDADE; SEM IDADE MÍNIMA; APOS. INTEGRAL: 35 (h) e 30 (m); APÓS. PROPORCIONAL: 30 (h) e 25 (m); APÓS. POR IDADE: 60 (h) e 55 (m); CÁLCULO PELA ULTIMA REMUNERAÇÃO; PARIDADE ENTRE ATIVOS, APOSENTADOS E PENSIONISTAS;

A PARTIR DA EC Nº 20/1998, de 16.12.1998 (PARA QUEM IMPLEMENTOU AS CONDIÇÕES PARA APOSENTADORIA ENTRE 16.12.1998 E 31.12.2003) CRITÉRIO POR TEMPO DE CONTRIBUIÇÃO; TEMPO DE CONTRIBUIÇÃO DE 35 (h) e 30 (m) E IDADE MÍNIMA DE 53 (h) e 48 (m), PEDÁGIO DE 20% DO TEMPO QUE FALTAVA EM 16.12.1998 (INTEGRAL), OU DE 40% (PROPORCIONAL); 5 ANOS NO CARGO; 10 ANOS NO SERVIÇO PÚBLICO; APOSENTADORIA INTEGRAL (ÚLTIMA REMUNERAÇÃO); PARIDADE ENTRE ATIVOS, APOSENTADOS E PENSIONISTAS;

EC Nº 41, de 31.12.2003 (opção pelo art. 2º) (PARA QUEM INGRESSOU ATÉ 16.12.1998) TEMPO DE CONTRIBUIÇÃO DE 35 (h) e 30 (m) E IDADE MÍNIMA DE 53 (h) e 48 (m); 5 ANOS NO CARGO; 10 ANOS NO SERVIÇO PÚBLICO; PEDÁGIO DE 20% DO TEMPO QUE FALTAVA EM 16.12.1998; REDUTOR DE 3,5% (ATÉ 31.12.2005) OU 5%, A CADA ANO ANTECIPADO DE 60 (h) e 55 (m); CÁLCULO DA APOSENTADORIA: MÉDIA DAS 80% MAIORES CONTRIBUIÇÕES A PARTIR DE JUL/1994 FIM DA PARIDADE. REAJUSTE ANUAL DA APOSENTADORIA, PARA PRESERVAR VALOR REAL (VER ON Nº 03/2007, DA SPS/MPS E ART. 171 DA MP 431/2008) ABONO DE PERMANÊNCIA; PENSÃO = REMUNERAÇÃO OU PROVENTO ATÉ TETO DO RGPS, ACRESCIDO DE 70% DO QUE EXCEDER.

EC Nº 41, de 31.12.2003 (opção pelo art. 6º) (PARA QUEM INGRESSOU ATÉ 31.12.2003) TEMPO DE CONTRIBUIÇÃO DE 35 (h) e 30 (m) E IDADE MÍNIMA DE 60 (h) e 55 (m); 5 ANOS NO CARGO; 20 ANOS NO SERVIÇO PÚBLICO; 10 ANOS NA CARREIRA; CÁLCULO DA APOSENTADORIA: INTEGRAL COM PARIDADE ENTRE ATIVOS, APOSENTADOS E PENSIONISTAS; ABONO DE PERMANÊNCIA; PENSÃO = REMUNERAÇÃO OU PROVENTO ATÉ TETO DO RGPS, ACRESCIDO DE 70% DO QUE EXCEDER.

EC Nº 47, de 05.07.2005 (opção pelo art. 3º) PARA QUEM INGRESSOU ATÉ 16.12.1998; TEMPO DE CONTRIBUIÇÃO DE 35 (h) e 30 (m); IDADE MÍNIMA DE 60 (h) e 55 (m), COM REDUÇÃO DE 1 (UM) ANO PARA CADA ANO A MAIS DE EFETIVA CONTRIBUIÇÃO ACIMA DE 35 (h) ou 30 (m); 5 ANOS NO CARGO; 25 ANOS NO SERVIÇO PÚBLICO; 15 ANOS NA CARREIRA; CÁLCULO DA APOSENTADORIA: INTEGRAL COM PARIDADE ENTRE ATIVOS, APOSENTADOS E PENSIONISTAS; ABONO DE PERMANÊNCIA; PENSÃO = NÃO MENCIONA EXPRESSAMENTE, PERMITINDO INFERIR QUE DEVA SER IGUAL Á APOSENTADORIA

OPÇÃO PELA APOSENTARIA A CARGO DO RGPS (INSS) SERVIDOR PODE LEVAR TODO O SEU TEMPO DE SERVIÇO/CONTRIBUIÇÃO PARA O RGPS; NÃO HÁ EXIGÊNCIA DE CARÊNCIA; SUBMETE-SE ÁS REGRAS DO RGPS, TAIS COMO CONTRIBUIÇÃO DE 35 (h) e 30 (m), FATOR PREVIDENCIÁRIO, ETC.

NOVAS REGRAS PERMANENTES PARA QUEM INGRESSOU A PARTIR DE 01.01.2004; TEMPO DE CONTRIBUIÇÃO DE 35 (h) e 30 (m); IDADE MÍNIMA DE 60 (h) e 55 (m), 5 ANOS NO CARGO; 10 ANOS NO SERVIÇO PÚBLICO; CÁLCULO DA APOSENTADORIA: MÉDIA DAS 80% MAIORES CONTRIBUIÇÕES A PARTIR DO INGRESSO FIM DA PARIDADE. REAJUSTE ANUAL DA APOSENTADORIA, PARA PRESERVAR VALOR REAL (VER ON Nº 03/2007, DA SPS/MPS E ART 171 DA MP 431/2008) PENSÃO = REMUNERAÇÃO OU PROVENTO ATÉ TETO DO RGPS, ACRESCIDO DE 70% DO QUE EXCEDER.

Alguns problemas atuais Paridade: decisões do STF admitem pagamento diferenciado em gratificações de desempenho; Alternativa jurídica tem sido o art. 3º, da EC 47/2005 – paridade e integralidade; Invalidez: Até a recente EC 70/2012 cálculo era pela média e sem paridade; Direito foi reconhecido mas sem retroagir;

REGIME DE PREVIDÊNCIA COMPLEMENTAR (RPC) PARA OS SERVIDORES PÚBLICOS (crônica de uma morte anunciada)

”Art. 40 – (...) § 14. A União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios, desde que instituam regime de previdência complementar para os seus respectivos servidores titulares de cargo efetivo, poderão fixar, para o valor das aposentadorias e pensões a serem concedidas pelo regime de que trata este artigo, o limite máximo estabelecido para os benefícios do regime geral de previdência social de que trata o artigo 201. § 15. O regime de previdência complementar de que trata o § 14 será instituído por lei de iniciativa do respectivo Poder Executivo, observado o disposto no art. 202 e seus parágrafos, no que couber, por intermédio de entidades fechadas de previdência complementar, de natureza pública, que oferecerão aos respectivos participantes planos de benefícios somente na modalidade de contribuição definida § 16. Somente mediante sua prévia e expressa opção, o disposto nos §§ 14 e 15 poderá ser aplicado ao servidor que tiver ingressado no serviço público até a data da publicação do ato de instituição do correspondente regime de previdência complementar." .

A QUEM SE APLICA ? Ingressantes após a instituição do FUNPRESP (CF, ART. 40, § 16); Aos que ingressaram antes, mediante expressa opção (interesse quanto à Grat. Desempenho, cargo de chefia, etc); 100 admissões a partir de 2003 3 no âmbito federal

COMO SERÁ ESTRUTURADA A ENTIDADE ? NA FORMA DE ENTIDADE FECHADA DE PREVIDÊNCIA COMPLEMENTAR, SEM FINS LUCRATIVOS; CONSELHO PROVISÓRIO (2 ANOS) SÓ COM REPRESENTANTES DO GOVERNO; APÓS ESTE PRAZO, CONSELHO PARITÁRIO; REGIME DE TRABALHO CELETISTA CONTRATAÇÃO TEMPORÁRIA PROVISÓRIA

COMO SERÃO OS BENEFÍCIOS ? ATÉ O TETO = RPPS ACIMA DO TETO = RPC BENEFÍCIOS POR CONTRIBUIÇÃO DEFINIDA (VC SABE QTO VAI PAGAR MAS NÃO QTO VAI RECEBER); CONTRIBUIÇÕES NA RELAÇÃO 1 X 1 ATÉ 8,5% (Acima só servidor); INVESTIMENTOS REGULADOS PELA LEGISLAÇÃO APLICÁVEL AS EFPC

OUTROS ASPECTOS RPPS = DEIXARÁ DE ARRECADAR ACIMA DO TETO; DESVINCULAÇÃO ENTRE ATIVOS, APOSENTADOS E PENSIONISTAS OS QUE PERMANECEREM ESTARÃO EM UM REGIME PREVIDENCIÁRIO SEM SUSTENTAÇÃO ELIMINA A POSSIBILIDADE DE DÉFICIT;

REFLEXOS NA ORGANIZAÇÃO SINDICAL Previdência complementar será imprescindível para complementação da remuneração; Viabilidade dependerá da administração e controle (exige participação qualificada) Sindicatos não participam – outros o farão, legitimando atuação – oposição sindical

Luís Fernando Silva