Luciana Tolstenko Nogueira

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A ESCOLA ENTRE O SISTEMA DE ENSINO E A SALA DE AULA
Advertisements

QUEM SÃO OS EDUCADORES HOJE?
INTRODUÇÃO A EDUCAÇÃO E O IDOSO
COMPETÊNCIA LÓGICO-MATEMÁTICA
OS CONHECIMENTOS PRÉVIOS PARA A ELABORAÇÃO DO PLANO DE DISCIPLINA
INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Maria Aparecida Felix do Amaral e Silva
Revisão Unidade 01 Tecnologias na sociedade, na vida e na escola
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
APLICAÇÃO DE TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA BIBLIOTECA E SALA DE AULA POR: Ana Rita de Césaro, Daiane de Souza Waltrick, Andréa Oliveira e Carla.
PSICOLOGIA DA SAÚDE José A. Carvalho Teixeira
Fatores de Risco Fatores de risco são circunstâncias sociais ou características da pessoa que a tornam mais vulnerável a assumir comportamentos arriscados.
Currículo de Arte do 1° ao 5° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
PROJETO DESPORTO ESCOLAR
FORUM PERMANENTE DE ARTE & CULTURA
ACONSELHAMENTO.
EDUCAÇÃO PEDAGOGIA E PESQUISA Prof.ª Ms. Graça Ane Hauer
EXCLUSÃO SOCIAL O conceito de exclusão : ato pelo qual alguém é privado ou excluído de determinadas funções. A exclusão social implica numa privação.
SÉCULO XX.
TECNOLOGIA EDUCACIONAL Curso de Pedagogia – 3º Período Aulas 07 e 08
EDUCAÇÃO EM SAÚDE.
Apresentação dos Conteúdos Programáticos
A Escola e as Mudanças Sociais
Educação no contexto do Trabalho
Multiplicadores do Estilo de Vida Saudável.
Atenção Integrada às Doenças Prevalentes da Infância (AIDPI)
REDE DE ENSINO ESTADUAL
DGE/DP/SE PROMOVER QUALIDADE DE VIDA E PREVENIR AGRAVOS NAS COMUNIDADES ESCOLARES DE ACORDO COM OS OBJETIVOS CURRICULARES, ONDE OS TEMAS TRANSVERSAIS SEJAM.
A escola sustentável: apresentação da proposta aos professores da escola Zavaglia (09/02/2012)
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Mayara Reinert Gelamo Orientadora: Tatiana Comiotto Menestrina
O Ensino de Ciências e suas Relações com o Contexto Social
CURSO DE MEDICINA UFRR-IESC-2007
CONCEPÇÕES DE ENSINO ENSINO FECHADO ENSINO ABERTO.
A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
EDUCAÇÃO EM SAÚDE Profª. Mayara Thomaz.
Políticas de Prevenção de Atendimento à Saúde dos Trabalhadores da Educação CONAE 2010 Maria de Fátima B. Abdalla
O aluno elaborando conceitos
CONCEPÇÃO DE REDE INTERSETORIAL JUSSARA AYRES BOURGUIGNON
ESCOLA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL - SEAC AUXILIAR EM SAÚDE BUCAL-EAD
Perfil e Deveres do Biomédico(a):
A FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO: CURRÍCULO DE ENFERMAGEM
INICIAÇÃO À DOCÊNCIA PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA
PLANEJAMENTO ESCOLAR Importância e significado do planejamento escolar
Experiência, aprendizagem e formação para a Saúde: algumas questões
ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL.
Metodologia Ensino e Estágio de Língua Portuguesa III
Perguntas de Modelação
Escola e Família Ambas são responsáveis pela transmissão e construção do conhecimento culturalmente organizado, modificando as formas de funcionamento.
PENSANDO O LIVRO DIDÁTICO E SUAS IMPLICAÇÕES NO ENSINO DE HISTÓRIA
POR QUE INCLUSÃO? Maristella Abdala.
Antoni Zabala – Capitulo 1,2 e 3
A PRÁTICA EDUCATIVA Antoni Zabala.
Mecanismos de motivação dos profissionais da educação para o uso das tecnologias   BLOG:
Saúde do Adolescente Conceito segundo a OMS Adolescência
UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO
Ambientes e Programas de Aprendizagem a Distância Avaliação
PARCERIA FAMÍLIA E ESCOLA REDE DE PROTEÇÃO PARA OS JOVENS
PEI – Programa Educacional Individualizado
OTTAWA CARTA DE INTENÇÕES - SAÚDE PARA TODOS NO ANO 2000 E APÓS.
VIGILÂNCIA EM SAÚDE.
DIDÁTICA A inter-relação da Educação com a Licenciatura, a Pedagogia e a Didática Objetivos: Estabelecer relações entre Educação, Licenciatura e Pedagogia.
O PAPEL DO PSICÓLOGO NA EDUCAÇÃO
A Didática e as tarefas do professor (LIBÂNEO, 2012, pp )
Proposta de implantação de um Projeto Piloto na comunidade com elevado índice de uso de drogas, criminalidade.
Tendências atuais ou pós LDB: interacionistas/ cognitivistas
Uma contribuição à teoria do desenvolvimento infantil Aléxis N. Leontiev Uma contribuição à teoria do desenvolvimento infantil Aléxis N. Leontiev.
twitter.com/funasa.
A criança é um grande pesquisador Pedro Demo. “Se a criança é levada a buscar seu material, a fazer sua elaboração, a se expressar argumentando, a buscar.
Transcrição da apresentação:

Luciana Tolstenko Nogueira Educação em Saúde Luciana Tolstenko Nogueira

EDUCAÇÃO - Conceitos Educar é humanizar Educar é o ponto de partida para nossas reflexões A educação é um instrumento de equalização social, portanto de superação da marginalidade Educar é aprender a sermos humanos

EDUCAÇÃO - Conceitos Educação é a ação exercida pelas gerações adultas sobre as gerações jovens para adaptá-las à vida social É o conjunto de todos os processos através dos quais a pessoa desenvolve capacidade, atividades, e outras formas de comportamento positivo na sociedade onde vive.

EDUCAÇÃO - Conceitos A prática educacional tem como objetivo central fazer avançar a capacidade de compreender e intervir na realidade para além do estágio presente, gerando autonomia e humanização.

EDUCAÇÃO - Conceitos A educação está atrelada aos processos de ensinar e aprender, assim a educação está associada à atividades de aprendizagem.

EDUCAÇÃO - Conceitos “É um processo vital de troca, baseada nas ações conscientes do educador e pela vontade livre do educando”

“Educar não é informar, educar é pensar com seus pensamentos e dos outros como mudar a trajetória da vida .” ( Pereira, 2001)

Educação População e ação

EDUCAÇÃO EM SAÚDE

“Os objetivos da educação em saúde são de desenvolver nas pessoas o senso de responsabilidade pela sua própria saúde e pela saúde da comunidade a qual pertençam e a capacidade de participar da vida comunitária de uma maneira construtiva”. ( Grupo Científico sobre Pesquisa em Educação em Saúde)

Saúde Ter ou não estas condições implica em saúde ou adoecimento; Condições de vida + acesso ao trabalho + escola + moradia + alimentação. Saúde Ter ou não estas condições implica em saúde ou adoecimento; Saúde => “direito de todos” e uma “conquista social”.

Educação em Saúde Trabalho dirigido sobre o conhecimento das pessoas

AÇÕES EDUCATIVAS “Práticas de ensino-aprendizagem desenvolvidas junto com a população com a finalidade de debater e promover a tomada de decisão em relação a atitudes e práticas de saúde, através da reflexão crítica de ambos os atores.”

Ao realizar uma atividade educativa, devemos considerar: Para quem se destina a educação; Conteúdos, objetivos e metodologia; Participação ativa, crítica e reflexiva dos atores envolvidos no processos educativo.

A informação de saúde a ser transmitida à população deve estar alicerçada em bases epidemiológicas sólidas e critérios técnicos consistentes. As pessoas devem ter acesso fácil, oportuno e compreensível;

As informações devem ser transmitidas de maneira adequada, através de sistemas visuais e auditivos que mobilizem a atenção e motivem sua utilização; Assim como o indivíduo tem direito à informação o cidadão tem o dever de se informar.

Trabalho a ser desenvolvido na área de educação em saúde está voltado para a auto-educação; Exprime a tomada de consciência por parte do indivíduo acerca da importância do processo educativo para sua formação e desenvolvimento.

AÇÕES EDUCATIVAS Funções educativas => 5 atividades: Estimulativa; Exercitativa; Orientadora; Didática; Terapêutica.

AÇÕES EDUCATIVAS Profissional de Saúde = defensor-facilitador; Fazer com que os indivíduos resgatem sua cidadania, colocando-a em evidência na promoção de saúde.

Barreiras para uma boa atividade educativa Falta ou desconhecimento de uma metodologia adequada; Visão equivocada de profissionais de saúde que se vêem como “donos do saber”.

MEIOS DE VEICULAÇÃO TV, rádio, jornais, revistas, livros, vídeos, cinema, folders, cartazes, teatro, música; Duas formas de transmissão(Aberta e Fechada); Projeto / Programa / Atividade  Mensagem a ser trabalhada;

MEIOS DE VEICULAÇÃO Comunicação entre os Órgãos Responsáveis e a População; Necessidade de um Sistema Simbólico; O Comunicado deve ser direto e realista;

FATORES IMPORTANTES Público – Alvo; Peculiaridades e Realidade Social da Região;

FATORES IMPORTANTES Impacto do Conteúdo; Criatividade e entendimento na Mensagem;

OBJETIVOS DA DIVULGAÇÃO O impacto do conteúdo pode ou não modificar a forma de comportamento do receptor; Orientar o receptor dos benefícios da mensagem; Conteúdo da mensagem deve levar a reflexão de valores já existentes;

Exemplos de Propagação de Ideais de Saúde

Áreas de Trabalho Saúde na Escola Educação em Saúde para o Trabalhador Canal Futura - TV do Conhecimento Movimentos Comunitários Humanização do Atendimento DST/AIDS PACS e PSF Telemedicina Comunicação Social, para atividade de suporte aos programas e atividades do órgãos técnicos do Ministério da Saúde e da política de saúde. IEC

Facilidades para a Educação em Saúde Disponibilidade de dados epidemiológicos; Decisão política de priorizar o Programa; Poder convocatório do MS em relação a instituições públicas e privadas; Existência de material produzido; Potencial para financiamento, inclusive com acordos internacionais existentes.

Áreas de Responsabilidade Diretoria de Programas em Educação em Saúde; I –     Disseminação de informações de saúde através de meios eletrônicos. II –    Projetos de capacitação de pessoal para ações específicas.

Educação em Saúde na Escola Formação de atitudes e valores que levam os alunos a práticas as quais irão conduzir à saúde; Deve estar presente em todos os aspectos da vida do escolar; Ser integrada à educação global.

Escola Brasil: grande percentual de crianças e adolescentes frequentando a escola com alguma regularidade; Depois do âmbito familiar é o principal local p/ o desenvolvimento de ações informativas e educativas em saúde.

Papel da Escola Desenvolver estilos de vida saudáveis, Condutas de baixo risco Compreensão de que saúde não é só ausência de doenças condições adequadas de saneamento habitação educação cultura, lazer, dentre outros.

Projetos MS e MEC: veiculação de conteúdos básicos na área de saúde aos professores e alunos através da TV Escola; Idéia central: propagar informações de saúde entre os alunos da rede pública de ensino em todo o território nacional, para o desenvolvimento de ações de promoção à saúde

Objetivos Formação de hábitos saudáveis de vida; Adoção de comportamentos de baixo risco à saúde; Contribuir para formação de espírito crítico; Promover, distribuir e veicular material através da TV Escola, dentre outros.

Tarefa que depende de profissionais com habilidades e competências para orientar as pessoas: Promover à saúde; Evitar riscos à saúde; Restaurar a saúde; Prevenir doenças. Não é de competência exclusiva de uma única categoria = multiprofissional.

Desafios: Orientar as pessoas para a tomada de decisões em suas vidas no sentido da promoção de saúde; Conseguir que as pessoas possam ter uma melhor qualidade de vida.

Como trabalhar com um grupo O profissional da área de saúde, no processo educativo deverá ter firmeza, segurança e entusiasmo. Deverá saber que uma população será mais saudável a medida que seu nível de conhecimeto das informações referentes à saúde porventura existentes sejam assimiladas.

Pode-se recorrer ao uso de tarefas que estimulem o potencial individual Prática de atividades criativas Desenhos - Dramatização Cartazes - Esculturas Certificar-se de que os ouvintes possam aprender sozinhos Estimular o interesse

Como motivar um grupo Utilizar forças motivadoras Capacidade de persuadir Saber definir o problema Resultado visado Adequação do conteúdo ao nível da população e dos meios utilizados

Motivação É um processo pessoal interno que determina a direção e a intensidade do comportamento humano. A aprendizagem só se realiza a partir do desenvolvimento de forças motivadoras.

Como motivar um grupo Analisar a frequencia e os cuidados recebidos em casa Observar se ocorreu algum bloqueio à comunicação Estimular o ouvinte a se cuidar e alterar e corrigir os problemas Avaliar

Áreas de Domínio Domínio cognitivo Afetivo Psicomotor

Temas Abordados Hábitos Alimentares Técnicas de prevenção Doenças – esclarecer sobre fatores de risco Meios de promoção de saúde

Obrigado!!