Biotecnologia (I).

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O Núcleo Celular.
Advertisements

O Dogma Central da Biologia Molecular:
Estrutura e função do RNA
O DNA e a Estrutura Molecular do Cromossomo
Genetica Forense Introdução.
BIOTECNOLOGIA Professora: IVAnéa.
Biotecnologia.
Genética Molecular: o que vamos estudar?
BIOTECNOLOGIA E ENGENHARIA GENÉTICA
Seleção Genética – Um pouco de história
O que você deve saber sobre
Introdução à expressão gênica
DNA e RNA.
DNA, GENES E CROMOSSOMAS
VÍRUS Prof.: Gilmar Marques.
Southern, Northern e Western Blot
REVISÃO CAP 7 E 8 Profª Emanuelle Grace.
Utilização de Polimorfismos em Análises Forenses
Biologia A.
O segredo da individualidade
BIOTECNOLOGIA 1ª PARTE: OGM´s e Testes de DNA
Transcription and Translation
O núcleo celular.
BIOTECNOLOGIA.
ÁCIDO DESOXIRRIBONUCLEICO
Alex Silva da Cruz, Msc Aula 4 Ácidos Nucleicos DNA
A ORGANIZAÇÃO DO MATERIAL GENÉTICO
PROF. ALEXANDRE S. OSÓRIO
AFLP (Amplified Fragment Length Polymorphism)
Melhoramento Genético e Transgênicos
Professora: Alexsandra Ribeiro
CITOGENÉTICA - os ácidos nucleicos -
ENGENHARIA GENÉTICA.
PCR Genética Molecular.
Os genes Juliana Zimmermmann.
Biologia volume único 3.ª edição Armênio Uzunian Ernesto Birner.
Engenharia Genética.
Profa. Ana Paula Miranda Guimarães
Fundamentos de Engenharia Genética
twitter.com/profmagrao
Agentes responsáveis pela transmissão genética
A genética e os genes.
Vocabulário Genético Primeira Fase.
1 2 Engenharia Genética e Saúde
Biologia Molecular Professora Ana Carolina.
Manipulação Genética.
As “mutações” No Código Genético.
E.E.E.M. ADOLFO FETTER Ácidos Nucleicos.
Matriz de Referência de Ciências da Natureza
Hereditariedade.
GENÉTICA Aula 7: Fundamentos das Tecnologias do DNA Recombinante
Unidade 1 capítulo 2 Estudo das células
ESTRUTURA; Replicação; Transcrição;
IDENTIFICAÇÃO DE PESSOAS Impressão Digital Genética DNA fingerprint
GENÉTICA CROMOSSOMOS.
VÍRUS Profª Adriana Braz Moreira Vírus, um grupo a parte.
Sequenciamento de Genomas
Prof. Alan Alencar Biotecnologia.
ÁCIDOS NUCLÉICOS.
Ação Gênica.
Ácidos Nucléicos Molécula de DNA e RNA.
Profª. Drª Narlize Silva Lira
GENÉTICA NO ENEM BIOLOGIA PROF. VANESCA
Genética Profa. Debora 2015.
Transferência da Informação Biológica
DNA / RNA Ácido Desoxirribonucleico Ácido Ribonucleico
NÚCLEO E DIVISÃO CELULAR Desenvolvimento dos seres vivos
11 CRESCIMENTO E RENOVAÇÃO CELULAR SÍNTESE PROTEICA.
biotecnologia Fingerprint – impressão digital genética
PCR Polymerase Chain Reaction
Transcrição da apresentação:

Biotecnologia (I)

Projeto Genoma Humano Genoma Conjunto de todo o material genético presente em cada célula do organismo.

Projeto Gemona Humano Objetivos Determinar a sequência de todos os nucleotídeos do DNA humano, identificar e localizar os genes.

Projeto Genoma Humano Materiais DNA contido em 24 cromossomos ( 22 autossomos e os cromossomos sexuais X e Y ).

Projeto Genoma Humano Resultados Encontrados aproximadamente 30 mil genes.

Projeto Genoma Humano Aplicações Considerações importantes Produção de medicamentos específicos. Diagnóstico genético pré- implantacional . Diagnóstico precoce de doenças genéticas. Terapia gênica. Manipulações gênicas de embriões. Eugenia.

TESTE DE DNA (DNA fingerprinting)

O que é um teste de DNA? É uma técnica usada por cientistas para distinguir entre indivíduos da mesma espécie usando somente amostras de seus DNAs.

Identificação de informações Impressa Genética Biblioteca Livro Capítulo Número da página Linha na página Palavra Letra Corpo Célula Núcleo Cromossomo Lócus Curta sequência de DNA Nucleotídeo

Materiais biológicos usados para o teste Sangue; Cabelos; Saliva; Sêmen; Demais células em geral.

Estágios do Teste de DNA Passo 1: Células são lisadas para liberar o DNA. Se houver uma pequena quantidade de DNA: -O DNA pode ser amplificado pela técnica “polymerase chain reaction (PCR)”

Estágios do Teste de DNA Passo 2: O DNA é cortado em fragmentos usando enzimas de restrição. Cada enzima de restrição corta o DNA em uma sequências de bases específica.

Estágios do teste de DNA Passo 3: Fragmentos são separados usando a técnica de eletroforese em gel.

Estágios do Teste de DNA Um material é adicionado e combina com os fragmentos de DNA fazendo-os brilhar sob luz U.V. Uma fotografia das bandas de DNA é obtida.

Estágios do Teste de DNA Passo 4: O padrão da ditribuição dos fragmentos é analisado.

Usos do teste de DNA Crimes e Problemas médicos

O suspeito estava na cena do crime? Sangue da cena do crime vítima

Teste de Paternidade Mãe Criança Homem 1 Homem 2

(FUVEST – 97) Enzimas de restrição são fundamentais à Engenharia Genética porque permitem A) a passagem de DNA através da membrana celular. B) inibir a síntese de RNA a partir de DNA. C) inibir a síntese de DNA a partir de RNA. D) cortar DNA onde ocorrem seqüências específicas de bases. E) modificar seqüências de bases do DNA.

(UNIFESP - 2003) Nos exames para teste de paternidade, o DNA, quando extraído do sangue, é obtido. A) das hemácias e dos leucócitos, mas não do plasma. B) das hemácias, dos leucócitos e do plasma. C) das hemácias, o principal componente do sangue. D) dos leucócitos, principais células de defesa do sangue. E) dos leucócitos e das globulinas, mas não das hemácias.

(Unifesp 2004) Em abril de 2003, a finalização do Projeto Genoma Humano foi noticiada por vários meios de comunicação como sendo a “decifração do código genético humano”. A informação, da maneira como foi veiculada, está a) correta, porque agora se sabe toda a seqüência de nucleotídeos dos cromossomos humanos. b) correta, porque agora se sabe toda a seqüência de genes dos cromossomos humanos. c) errada, porque o código genético diz respeito à correspondência entre os códons do DNA e os aminoácidos nas proteínas. d) errada, porque o Projeto decifrou os genes dos cromossomos humanos, não as proteínas que eles codificam. e) errada, porque não é possível decifrar todo o código genético, existem regiões cromossômicas com alta taxa de mutação.

(FUVEST-2001) O anúncio do seqüenciamento do genoma humano, em 21 de junho de 2000, significa que os cientistas determinaram: A) a seqüência de nucleotídeos dos cromossomos humanos. B) todos os tipos de proteínas codificados pelos genes humanos. C) a seqüência de aminoácidos do DNA humano. D) a seqüência de aminoácidos de todas as proteínas humanas. E) o número correto de cromossomos da espécie humana.

(FMItajuba 2001) Em 1987, foi oficialmente fundado o Projeto Genoma, que visa decifrar e mapear o código genético humano. Indique a alternativa errada relativa ao código genético e à síntese de proteínas: a) Os genes são formados por ácido desoxirribonucleico e controlam a produção de proteínas da célula, determinando as características de um ser vivo. b) Todas as células do corpo têm a mesma coleção de genes, mas, apesar disto, encontramos células com formas e funções diferentes. c) A mutação é uma alteração do código genético de um organismo e pode ser provocada por radiações ou substâncias químicas. d) As mudanças na programação genética de um organismo não alteram a produção de proteínas, nem as suas características. e) A Engenharia Genética, que é uma técnica de manipulação dos genes, pode corrigir defeitos no código genético de um organismo.

(FUVEST – 2008) Teste de DNA confirma paternidade de bebê perdido no tsunami Um casal do Sri Lanka que alegava ser os pais de um bebê encontrado após o tsunami que atingiu a Ásia, em dezembro, obteve a confirmação do fato através de um exame de DNA. O menino, que ficou conhecido como "Bebê 81" por ser o 81º sobrevivente a dar entrada no hospital de Kalmunai, era reivindicado por nove casais diferentes. Folhaonline, 14/02/2005 (adaptado). Algumas regiões do DNA são seqüências curtas de bases nitrogenadas que se repetem no genoma, e o número de repetições dessas regiões varia entre as pessoas. Existem procedimentos que permitem visualizar essa variabilidade, revelando padrões de fragmentos de DNA que são “uma impressão digital molecular”.

Não existem duas pessoas com o mesmo padrão de fragmentos com exceção dos gêmeos monozigóticos. Metade dos fragmentos de DNA de uma pessoa é herdada de sua mãe e metade, de seu pai. Com base nos padrões de fragmentos de DNA representados abaixo, qual dos casais pode ser considerado como pais biológicos do Bebê 81?

(UNIFOR-2003.2) Ultimamente têm sido anunciados uma série de “Projetos Genoma”, com o objetivo de seqüenciar o genoma de espécies de importância econômica, como o eucalipto e o café. Seqüenciar o genoma de um organismo significa descobrir A) o seu código genético. B) a seqüência de bases do seu DNA. C) as relações de parentesco do organismo. D) os genes importantes na produtividade. E) os seus genes de resistência a pragas e doenças.

(UNIFOR-2001.1) O Projeto Genoma visa a descobrir a seqüência total de bases nitrogenadas das moléculas de DNA dos cromossomos humanos, para que seja possível localizar os genes. Sobre as conseqüências desse Projeto para a Medicina, fizeram-se as seguintes previsões para as próximas décadas. I. Todas as doenças passarão a ter cura. II. Doenças hereditárias poderão ser diagnosticadas precocemente. III. Genes envolvidos em doenças serão identificados. IV. Métodos preventivos eficazes contra doenças hereditárias serão criados. São corretas SOMENTE as previsões A) I e II. B) II e III. C) I, II e IV. D) I, III e IV. E) II, III e IV.

(UFPI-2001) O Projeto genoma humano tem como objetivo determinar a seqüência de bases de todos os genes de nossa espécie. Isto pode ser feito graças ao instrumental bioquímico da engenharia genética disponível nos dias de hoje, como as enzimas bacterianas, conhecidas como enzimas de restrição. Assinale a alternativa que apresenta, corretamente, a forma de atuação dessas enzimas. A) As enzimas de restrição cortam o DNA apenas nos locais onde existem certas seqüências de bases nitrogenadas. B) As enzimas de restrição cortam o DNA nos locais onde reconhecem o açúcar desoxirribose. C) A utilização das enzimas de restrição permite separar moléculas de DNA de acordo com seu tamanho e carga elétrica. D) A utilização de enzimas de restrição permite cortar o DNA nos locais onde reconhecem o ácido fosfórico. E) As enzimas de restrição quebram o DNA, separando-o sempre em nucleotídeos individuais.