Brasília Novembro de 2013 BELO HORIZONTE P ROGRESSO DO P ROJETO Brazil ROAD SAFETY IN TEN COUNTRIES RS-10
Belo Horizonte, MG Breve perfil da Cidade POPULAÇÃO (2012) ( )* FROTA (EM 25/11/2013): (1/1,52 hab) ( 69,1%, 12,4%) FATORES DE RISCO LOCAIS E GRUPOS VULNERÁVEIS: Velocidade Beber e dirigir Pedestres Motociclistas PRINCIPAIS CARACTERÍSTIC AS DA CIDADE EM RELAÇÃO À SEGURANÇA VIÁRIA Crescimento exponencial da frota circulante de motos nas última década elevou o número de vítimas, graves/fatais particularmente entre motociclistas e pedestres idosos. *Região Metropolitana
Indicadores gerais locais Fontes: DETRAN-MG,IBGE.
UnidadesRealizadoMeta % de alcance da meta Ações de Fiscalização Sou pela vida, dirijo sem bebida (Blitz Lei Seca) Operação /ano66% Fiscalização de área - BaresRegião2/semana 100% Requalificação do efetivo operacional para fiscalização da Lei Seca Efetivo BPTRAN 100% Aquisição e distribuição Kit Lei Seca (Secretaria de Estado de Defesa Social – SEDS) Kit (*)33100% Ações relacionadas ao fator de risco álcool (*) Base móvel, motocicleta, etilômetro, bocais, notebook
UnidadesRealizadoMeta % de alcance da meta Ações de Educação O jovem e a mobilidade Alunos (*) % Palestra em empresas (BHTRANS)Participantes3.194 (*) % Mobiliza SUS – Academias da CidadeIdosos530/ano 100% Ações relacionadas ao fator de risco álcool (*) até outubro/2013
UnidadesRealizadoMeta % de alcance da meta Engenharia Sinalização horizontal – Revitalização faixa de pedestres na área central (*) Travessia % Sinalização vertical - ImplantaçãoPlacas % Tratamento de locais críticosLocal tratado010100% Projeto MobicentroRegiões21(**)50% Lombadas físicas (Redutores de Velocidade) Lombada implantada % Rota Segura para Escolas Escolas63020% Desenvolvimento do Plano de Intervenção para Segurança no Trânsito – todas as regionais Plano99100% Ações relacionadas ao fator de velocidade Continua (*) 70% das faixas de pedestres da Área Central com visibilidade “A” (80% de visibilidade identificadas por levantamento e registro fotográfico) (**)região BRT centro implantada / região hospitalar em implantação – não implantada a revisão do ciclo semafórico
UnidadeRealizadoMeta % de alcance da meta Fiscalização Revisão do Plano Estratégico Operacional Integrado – UIT (BHTRANS/BPTran/GMBH) Plano revisado11100% Controle Eletrônico de Velocidade Radar fixo e estatico 53(*)6779% Fiscalização de velocidade para motos (radar laser/tipo pistola) Equipamento0 (**)10% Detectores de Avanço de SemáforoInfra estrutura0(***) % Pesquisa velocidade a 200 m do radar 6 Locais pesquisados 3 /ano 100% Ações relacionadas ao fator de velocidade (*) Ordem de serviço emitida para 14 novos equipamentos – em implantação (**) Em licitação (***) Ordem de serviço emitida para mais 9 equipamentos completos e 10 infra estruturas para rodízio – em implantação
Fator de Risco Álcool Ano Motoristas abordados InfraçãoCrime Recusa de teste Total Índice Motorista s Positivos na Lei Seca 2011 (jul- dez) , , (jan- out) ,17 Blitz LEI SECA SEDS-MG
Fator de Risco Velocidade
Número absoluto de óbitos por ATT ocorridos na capital e integrados (bases da saúde e dos órgãos de trânsito), º Sem2º Sem1º Sem2º Sem1º Sem2º Sem Belo Horizonte * Resultados * Resultados Preliminares – problemas com banco de dados? Problemas com linkage? 2o. Semestre 2012 Residentes em BH - 63* (70%) Não residentes em BH – 27* (30%) Óbitos
Resultados * Resultados Preliminares – problemas com banco de dados? Problemas com linkage? Número absoluto de Feridos Graves por ATT por semestre, ocorridos na área urbana do município e integrados (bases da saúde e dos órgãos de trânsito), º Sem2º Sem1º Sem2º Sem1º Sem2º Sem Belo Horizonte * Residentes em BH 226* Não residentes em BH 418* 2o. Semestre 2012 Residentes em BH - 226* (35%) Não residentes em BH – 418* (65%) Feridos graves
Resultados Informação de óbitos - 50% (em média) Informação de feridos graves Total de v í timas linkageTotal de V í timas DETRAN-BHTRANS FataisGravesTotalFatais Não fatais Sem ferimen tos NITotal 3 º trimestre º trimestre º trimestre º trimestre º trimestre º trimestre º trimestre Qualificação da informação
Variação Percentual dos Óbitos Ocorridos por Semestre, * Sem. 1/2011Sem.1/ * -26,82 Resultados * Estão apresentados somente os semestres comparáveis
Resultados Variação Percentual dos Feridos Graves Ocorridos por Semestre, * Sem. 1/2011Sem.1/ * 8,18 * Estão apresentados somente os semestres comparáveis
Planejamento 2014 GESTÃO DA SEGURANÇA VIÁRIA Acompanhar o Projeto Vida no Trânsito como projeto sustentador pela Secretaria Municipal de Metas e Resultados; Instalar o Centro Integrado de Controle e Operação Municipal na BHTRANS (BHTRANS, PMMG, Guarda Municipal, Corpo de Bombeiros); Rever o formulário usado para o Boletim de Ocorrência (BO), criando um específico para o trânsito. Capacitar policiais civis, militares e bombeiros para o preenchimento correto dos BOs. Fazer convênio com a Secretaria Estadual de Defesa Social para que a Bhtrans tenha acesso direto ao REDS de forma a obter os BOs de acidente de trânsito diretamente no armazém de dados. Desenvolver aplicativo para transferência de informações dos BOs para o Banco de Dados de Acidentes da Bhtrans (BH-10). Desenvolver aplicativo para tabulação das perícias efetuadas pela EVAT / Bhtrans. Monitorar 3 vezes ao ano os indicadores culturais do PVT.
Planejamento 2014 EDUCAÇÃO DE TRÂNSITO Ampliar o Programa de Educação de Trânsito para o Ensino Médio, visando atender 70% dos alunos matriculados no 2º ano das escolas estaduais, federais e particulares. Criar nova proposta de trabalho e produzir material padagógico para os alunos de 8º e 9º anos do ensino fundamental. Dar continuidade ao programa de formação de professores; reuniões com pais e palestras em empresas. Dar continuidade ao Programa Pedestre. Eu Respeito. Criar, produzir e veicular campanha educativa voltada para motociclistas. Fazer ação para segurança do pedestre ao longo dos corredores de BRT. Desenvolver ações educativas voltadas para transportadores escolares. Organizar o 4º Seminário Municipal de Educação de Trânsito e Cidadania Treinar os condutores dos ônibus do BRT em direção defensiva e procedimentos de contingência.
Planejamento 2014 ENGENHARIA Implantar projeto Mobicentro no hipercentro de BH de forma a reduzir o tempo de espera do pedestre nos semáforos e destinar mais tempo para travessia do pedestre. Implantar focos de pedestres em 50% das aproximações onde não existirem. Desenvolver projetos para os locais selecionados nos Planos de Intervenção das gerências regionais, elaborados utilizando metodologia Gistran. Implantar tratamento em 10 pontos críticos de acidentes selecionados no Plano de Intervenção / Gistran. Implantar bolsões para motociclista junto às faixas de retenção da Av. Cristiano Machado. Periciar 300 acidentes no ano, avaliar os fatores contribuintes e emitir relatórios parciais e final. Implantação de lombadas físicas – (aproximadamente 300)
Planejamento 2014 FISCALIZAÇÃO Implementar fiscalização específica de velocidade para motociclistas por radares tipo pistola. Implementar controle de velocidade e avanço de sinal nos corredores de BRT (951 faixas controladas). Ampliar a fiscalização eletrônica com detector de avanço de sinal. Apoiar blitz de alcoolemia. PROJETOS ESPECIAIS Implementar “Sistemas Dinâmicos de Melhoria Contínua” – ESCOLAS SEGURAS Educação de segurança no trânsito no PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA e nas ACADEMIAS DA CIDADE