OBJETOS DE APRENDIZAGEM - OA RIVED

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
SITE ANALISADO.
Advertisements

Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional
PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
Orientação – acesso ambiente virtual
Portal do Professor SEED/MEC

Tutor: Profº Carlos Roberto das Virgens
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
APLICAÇÃO DE TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA BIBLIOTECA E SALA DE AULA POR: Ana Rita de Césaro, Daiane de Souza Waltrick, Andréa Oliveira e Carla.
INTRODUÇÃO A EDUCAÇÃO DIGITAL
O COMPUTADOR COMO MEIO E COMO FIM
A INFLUÊNCIA DO LAYOUT NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM
DICIONÁRIOS PARA O FUTURO TRADUTOR Susana de Azeredo (Mestre em Letras pela UFRGS – colaboradora voluntária) Siane Simioni (Bolsista FAPERGS – acadêmica.
Reorientação curricular
Objetos de aprendizagem
Universidade – Tecnologias – Articulação
Portal de Periódicos CAPES Agosto O que é? A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) é uma agência de fomento à pesquisa.
RELATO DE EXPERIÊNCIAS
TECNOLOGIA EDUCACIONAL I Curso de Pedagogia – 3º Período Aula 01
TECNOLOGIA EDUCACIONAL Curso de Pedagogia – 3º Período Aula 15
Tutorial de utilização do
Tutorial de utilização do
ESTADO DO PARANÁ NÚCLEO REGIONAL DE EDUCAÇÃO DE GUARAPUAVA.
ESCOLA MODELO Um projeto de inclusão digital do Grupo Abril, Fundação Bradesco e Intel.
Escola Municipal Efantina de Quadros Sólidos Geométricos
Correio eletrônico como recurso didático no ensino superior
Professores da STE : Edilson/Luciene Orientação NTE : Luciana Catarino
Eu, professor/professora preciso de TICs? Encontros do grupo GEPETE 3º encontro: Eu, professor/professora, preciso de TICs? 18 de junho de 2008.
PRÊMIO MERCOSUL PARA CIÊNCIA E TECNOLOGIA – Edição 2013 Tema: Educação para a Ciência Proposta Brasileira de Linhas de Pesquisa XLVIII RECyT - Reunião.
Componentes: Jessica Rodrigues Carla Mattos Giovanna Dutra
Colégio Cruzeiro do Sul Informática Básica Profª.Michele
Propostas de layout Modelo 1
Softwares Softwares são conjuntos de instruções (programas de computador) que ao serem executadas desempenham uma função desejada.
PROGRAMA NOVAS TECNOLOGIAS – NOVAS POSSIBILIDADES
03/03/2007. CONVÊNIO INTERINSTITUCIONAL Universidade Federal do Ceará Universidade Norte do Paraná.
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
CURSO DE PEDAGOGIA - GESTÃO E TECNOLOGIA EDUCACIONAL
Software Educativo União Educacional Minas Gerais
União Educacional Minas Gerais Curso de Pedagogia: Gestão e Tecnologia Educacional Aluna: Débora Luzia da Silveira Professoras: Gilca Vilarinho Gilca Vilarinho.
Projeto Inclusão Digital
CURRICULO +.
O TelEduc: É um ambiente para a criação, participação e administração de cursos na Web. Foi concebido tendo como alvo a formação de professores para informática.
Contornos arquitetônicos Maria Helena Pereira Dias.
República Federativa do Brasil Governo Federal Ministério da Educação Chamada Pública para Seleção de Pólos Municipais de Apoio Presencial e de Cursos.
GOVERNO DO ESTADO DO PARÁ SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO COODENAÇÃO DE TECNOLOGIA APLICADA A EDUCAÇÃO PACTO PELA EDUCAÇÃO DO PARÁ Coordenador Professor:
Treinamento para Professores
Laboratório de Aulas Práticas Inovadoras de Realidade Virtual para as disciplinas dos Cursos de Graduação da ESALQ – LAPI/RV (Ciências Florestais) Projeto.
Modelo e desenho pedagógico UnisulVirtual
MEIOS ELETRÔNICOS INTERNET PROFESSOR ENZO OLIVEIRA MOREIRA CURSO DE LETRAS 2002.
Curso - Aprenda a Criar Sites com domínio próprio
OBJETIVOS Apresentar a metodologia de ensino das disciplinas on-line. Fornecer informações acadêmicas referente as disciplinas on-line.
RIVED Red Internacional Virtual de Educación Brasília março de 2004 Américo Bernardes Anna Christina Nascimento Wellington Maciel.
Os Objetos de Aprendizagem: Tecnologias a favor da educação
ATIVIDADE PEDAGÓGICA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL
Docentes y Tecnologías de Información y Comunicación.
DISCIPLINA: Os recursos tecnológicos e a Psicopedagogia
Ministério da Educação Secretaria de Educação a Distância Departamento de Política em EAD- DPEAD Programas do DPEAD.
Aluna: Fernanda Gomes Fonseca Bevilaqua Curso : Pedagogia: Gestão e Tecnologia educacional Professora: Gilca Vilarinho 5 de outubro
Ensinando e Aprendendo com as TIC
Integração de tecnologias de comunicação no ensino de ciências e saúde: construção e aplicação de um modelo de análise de materiais educativos baseados.
Pacto pelo Fortalecimento REM/Ensino Médio
PIBID – CIÊNCIAS BIOLÓGICAS – UNIUBE
PÁTIO INTERNO OS OBJETOS EDUCACIONAIS E A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DE CIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA PIBID – CIÊNCIAS BIOLÓGICAS – UNIUBE - MG Escola Municipal.
Aluna: Tatiane Paula Moraes Profª: Gilca Vilarinho Setembro/2005 UNIMINAS Curso de Pedagogia Gestão e Tecnologia Educacional.
P ORTAL DO P ROFESSOR Tutorial para inscrição e pesquisa no Portal do Professor. 29/08/2011.
Pedagogia: Gestão e Tecnologia Educacional Alunas: Renatha Dias Reis Rosana Guedes Professoras: Gilca Juliene Zeila Turma: 5° G1.
Escola Nacional de Serviços Urbanos Programa de Capacitação 2016 Guia do Participante EAD.
Projeto Aluno Integrado Ministério da Educação Universidade Federal de Ouro Preto-UFOP Laboratório de Tecnologia da Informação e Mídias Educacionais Curso.
Sites COEP. SITES COEP Os sites da Rede Mobilizadores COEP, da COEP Tevê e do Sistema de Mídias e Educação (SIME), desenvolvidos pelo Comitê de Entidades.
Transcrição da apresentação:

OBJETOS DE APRENDIZAGEM - OA RIVED Adriana Sousa Vitória da Conquista – BA Agosto / 2006

RIVED O que é? Quais objetivos? Quem faz? Objetos de Aprendizagem

O que é o RIVED? O RIVED - Rede Interativa Virtual de Educação é um programa da Secretaria de Educação a Distância - SEED, que tem por objetivo a produção de conteúdos pedagógicos digitais, na forma de objetos de aprendizagem (atividades multimídia interativas ).

Objetivos do RIVED Produzir conteúdos pedagógicos digitais, na forma de objetos de aprendizagem; Estimular o raciocínio e o pensamento crítico dos estudantes, associando o potencial da informática às novas abordagens pedagógicas; Melhorar a aprendizagem das disciplinas da educação básica e a formação cidadã do aluno; Promover a produção e publicar na Internet os conteúdos digitais para acesso gratuito; Produzir e utilizar os objetos de aprendizagem nas instituições de ensino superior e na rede pública de ensino. 

Quem faz o RIVED? O Projeto RIVED/ Fábrica Virtual foi criado em 2004 e tem como propósitos intensificar e transferir o processo de desenvolvimento e produção de recursos educacionais digitais (na forma de objetos de aprendizagem) da SEED para as Instituições de Ensino Superior e inserir novas abordagens pedagógicas que utilizem a informática nas licenciaturas das nossas universidades por meio da promoção de um trabalho colaborativo e interdisciplinar dentro da academia. Cada equipe de produção de um objeto de aprendizagem é composta por: · um professor de Licenciatura; · um professor de Informática; · cinco estudantes graduandos, sendo três em cursos de Licenciatura na área escolhida para a produção dos conteúdos educacionais digitais e dois na área de Informática. Equipes parceiras do RIVED/ Fábrica Virtual: UFRGS, UFRJ, UENF,USP, UNESP, UFU, UFC, UFPB,UEMA,UFSM, UNIFRA, UFAL, UnB, UNED, UNIJUI, UFOP

Objetos de Aprendizagem - OA Qualquer material eletrônico que provém informações para a construção de conhecimento pode ser considerado um objeto de aprendizagem, seja essa informação em forma de uma imagem, uma página HTM (da Internet), uma animação ou simulação. Os objetos de aprendizagem produzidos pelo RIVED são atividades multimídia, interativas, na forma de animações e simulações

Os OA são atividades interativas que oferecem oportunidades de exploração de fenômenos científicos e conceitos muitas vezes inviáveis ou inexistentes nas escolas por questões econômicas e de segurança, como por exemplo: experiências em laboratório com substâncias químicas ou envolvendo conceitos de genética, velocidade, grandeza, medidas, força, dentre outras. Objetos de Aprendizagem envolvendo simulações e experimentações em Química e Física Objetos de Aprendizagem envolvendo Matemática e Biologia Objetos de Aprendizagem envolvendo Matemática

Como adquirir os OA? Os OA produzidos pelo RIVED são públicos e estão disponíveis no site: http://rived.proinfo.mec.gov.br. Para fazer a instalação dos programas é necessário verificar se o seu computador tem as ferramentas necessárias para o funcionamento dos OA. Acessando o site http://rived.proinfo.mec.gov.br, clique no link indicado para verificar os programas necessários para a execução dos OA.

Quais áreas de conhecimento atendidas pelo RIVED? Ciências, Biologia, Matemática, Física, Química, História, Artes Geografia

Como localizar um OA? Acessando o site http://rived.proinfo.mec.gov.br, clique no link indicado para pesquisar o OA desejado. Para localizar um OA, digite no campo de pesquisa uma palavra ou área de conhecimento e clique em Pesquisar. Ao digitar a área de conhecimento o sistema listará todos os conteúdos publicados naquela área.

Como escolher um OA para usar em minhas aulas? A Pesquisa dos OA possibilita uma lista de atividades disponíveis na área de conhecimento solicitada. Cada OA disponibiliza itens que podemos analisar para uma escolha adequada como série indicada, categorias e subcategorias relacionadas além de: Objetivos Detalhes Guia do Professor Download Visualização Comentários

Objetivos Cada OA lista o(s) objetivo(s) que deverão ser alcançados pelos estudantes na atividade proposta.

Detalhes Algumas atividades, oferecem sugestão de vídeo da TV Escola para complementar o conteúdo desenvolvido no OA. Clicando em “Detalhar”, o professor poderá ter acesso a informações técnicas detalhadas e pedagógicas sobre o conteúdo do AO e os comentários já existentes sobre a atividade.

Guia do Professor O Guia traz para o professor dicas, atividades complementares e sugestões de uso do conteúdo do OA.

Download Na opção “Download”, o professor pode “baixar”, gravar e arquivar o OA para usá-lo posteriormente, independente da conexão com a Internet.

Visualização O botão “Visualizar” permite que os OA sejam executados diretamente da Internet (não precisa realizar a instalação).

Comentários Após a utilização do OA, o professor pode compartilhar sua opinião, crítica, experiência e sugestões a respeito do mesmo com outros usuários.

“Na transformação do casulo em borboleta, há todo um processo de destruição da larva, à exceção de seu sistema nervoso. Este trabalho de autodestruição é, ao mesmo tempo, um trabalho de autocriação que emerge um novo ser, outro, e entretanto, com a mesma identidade”. Edgard Morin

Fonte de Pesquisa http://rived.proinfo.mec.gov.br