O impacto dos MMORPGs na sociedade

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Transcrição da apresentação:

O impacto dos MMORPGs na sociedade Lucas Aranha 06/06/2008

Roteiro Introdução O que é MMORPG? Histórico Impacto dos MMORPGs Por que esse tipo de jogo é tão atraente? Conclusão

Introdução Os MMORPGs vêm ganhando grande espaço no mercado de jogos nos últimos 10 anos Algumas características especiais desse tipo de jogo são a razão para seu sucesso Mas apesar de os MMORPGs serem jogos extremamente interativos e interessantes, eles trazem alguns problemas

O que é MMORPG? MMORPG é a sigla usada para representar Massive Multiplayer Online Role-Playing Game Esse tipo de jogo é jogado pela internet, permitindo que milhares de pessoas tenham personagens em um mundo virtual Esse mundo virtual é compartilhado por todos os jogadores e é persistente

O que é MMORPG? Nesse tipo de jogo não existe necessariamente um vencedor, nem um objetivo específico a ser alcançado A principal meta de cada participante é “viver” no mundo virtual O mundo virtual vai sendo alterado constantemente pelas ações dos jogadores

Histórico Apesar de os MMORPGs terem ancestrais que surgiram na década de 70, foi na década de 90 que surgiram os primeiros MMORPGs Em 1997 foi lançado “Ultima Online”, seu criador, Richard Garriott, foi quem criou o termo MMORPG Em 1998 surgiram “Lineage” e “Everquest”, que alcançaram a marca de milhões de jogadores

Histórico

Impacto dos MMORGPs Os MMORPGs podem causar problemas em vários setores Veremos o impacto nos jogadores e na economia Também veremos as razões para os MMORPGs atraírem tantos usuários

Impacto nos jogadores A característica mais interessante e atrativa dos MMORPGs também é a mais perigosa, que é a existência de uma forte sociedade interna Os usuários jogam com seus personagens em um local onde podem criar suas próprias interações sociais e fazer inúmeras atividades

Exemplo

Exemplo

Impacto nos jogadores O relacionamento dentro desses grupos reflete o comportamento de pessoas no mundo real Atitudes como preconceito, conflitos internos e disputas entre grupos diferentes são possíveis Amizades que são formadas dentro do jogo podem se tornar reais entre os jogadores

Impacto nos jogadores Várias pessoas que jogam MMORPGs tendem a se afastar da realidade e jogar por muitas horas Além de terem vários atrativos, os MMORPGs são feitos de modo que os jogadores precisem jogar constantemente para obter sucesso O mundo virtual não pára, deixando para trás aqueles que param de jogar por um tempo

Impacto nos jogadores Os principais sintomas que indicam o uso exagerado desse tipo de jogo são: Preocupação com o jogo Mentir sobre as horas de uso do jogo Desobediência de limites de horário Perda de interesse em outras atividades Afastamento da família e dos amigos Continuar a jogar mesmo cansado ou com fome

Impacto nos jogadores Alguns jogadores se envolvem tanto na vida virtual que cometem crimes na vida real É evidente que os MMORPGs não são os únicos culpados, porém as pessoas devem ter um cuidado a mais quando se trata desse tipo de jogo

Impacto nos jogadores Qui Chengwei foi sentenciado à morte por apunhalar e matar seu amigo, Zhu Caoyuan. O motivo é que Caoyuan vendeu a espada virtual de Chengwei Na Coréia do Sul uma criança de 4 meses de idade morreu após ser deixada sozinha por horas. Os pais disseram que foram a uma lan-house perto de casa para jogar “World of Warcraft”, e quando voltaram encontraram a criança morta por sufocamento

Impacto na economia Para jogar um MMORPG o usuário tem que obter o software e geralmente pagar uma mensalidade Esse software pode ser gratuito ou não Existem MMORPGs totalmente gratuitos, mas não são muito comuns

Impacto na economia No mundo virtual uma das principais atividades dos jogadores é a busca de itens Os itens são o principal fator de sucesso para um personagem Muitas horas de jogo são necessárias para se conseguir os melhores itens

Impacto na economia Existe a alternativa de comprar esses itens de outros jogadores, mas eles custam muito “dinheiro” virtual Esse fato gerou a prática de vendas de objetos virtuais por dinheiro real Jogadores de alto nível aproveitam suas habilidades para encontrar itens valiosos e os vendem por dinheiro real

Impacto na economia Existem até sites que relacionam a moeda real com a virtual O mercado clandestino de objetos virtuais movimenta cerca de 900 milhões de dólares por ano aproximadamente Isso é impressionante dado que esse mercado foi criado pelos próprios usuários

Por que esse tipo de jogo é tão atraente? Uma das características mais impressionantes dos MMORPGs é o perfil extremamente variado dos jogadores Esse tipo de jogo consegue atrair pessoas de todos os tipos, pois oferece muitos atrativos diferentes

Por que esse tipo de jogo é tão atraente?

Por que esse tipo de jogo é tão atraente? As principais atividades dos jogadores podem ser divididas em: Desenvolvimento do personagem Conhecimento técnico do jogo Competição Socialização Exploração Representação de um papel Fuga da realidade

Por que esse tipo de jogo é tão atraente? Existem inúmeras motivações para o usuário jogar este tipo de jogo Essas motivações estão dentro de três grandes áreas: conquista, sociedade e imersão Essa tríade é a principal razão do sucesso dos MMORPGs.

Conclusão Nos MMORPGs o jogador é envolvido pelo mundo virtual, vivendo quase que uma vida paralela O fato de serem pessoas reais representando os personagens do jogo que faz os MMORPGs serem tão interessantes Deve se ter cuidado com o poder de atração desse tipo de jogo, pois algumas pessoas confundem o mundo real com o virtual

Conclusão A economia também é afetada pelos MMORPGs Existe um comércio de itens virtuais com dinheiro real, movimentando cerca de 900 milhões de dólares anualmente Esse mercado está crescendo muito rapidamente, pois o perfil dos usuários é extremamente variado

Perguntas?