Seminário Negócios On-line

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Conectividade.
Advertisements

WiFi Daniel Filippi Gustavo Rodrigues Kassyus de Souza Rafael Fares
Redes e computadores I Prof: Diovani Milhorim.
A ANATEL E O WIMAX Redes comunitárias e redes competitivas
A EMPRESA Fundada em 1966 Matriz no Rio Grande do Sul
Internet NOÇOES BASÍCAS DE INTERNET Carlos Roberto das Virgens.
Placas de Rede Wireless
Redes.
Redes de computadores: Meios de Transmissão
1 Acesso Rádio em Banda Larga Broadband Wireless Access Apresentação.
AGENDA 7 1.A Empresa e a sua história 2.Contexto do mercado de Telecomunicações e Entretenimento em Portugal 3.Oferta de produtos e serviços ZON 4.Novos.
Evolução e Inclusão Digital
CTBC Companhia de Telecomunicações do Brasil Central Audiência Pública
Camila Moure Ezequiel Fernandes Julian Mayer
USB Wireless e Tecnologias 3G
Meios sem fio Prof. Vital P. Santos Jr..
Lucas Augusto Scotta Merlo
Regulamentação SCM e o Futuro do Provedor de Acesso à Internet
Estágio Supervisionado
Advanced Wireless Networks Overview
Thiago Barroso Ferreira
Capítulo 8 Comércio móvel
CIDADES DIGITAIS FÓRUM TI & GOVERNO MUNICÍPIOS 2007
Redes Sem Fio para Telemedição e Telecomando
Conectividade Prof. Elvis Canteri de Andrade
Negócios e Cobertura Doméstica
Internet Bem Público Delimitação das fronteiras entre público e privado deve ser observado, especialmente no que tange à própria definição do termo público.
A Internet em Movimento
Consolidação de Sistemas de GED com SmartPhone
Serviços de telefonia celular
Ultra Wideband Termo em inglês para banda ultra-larga.
Por: Gabriel Leite B. da Silva & Miguel Lanes Fernandes
Redes de Banda Larga sem Fios
Infra-estrutura de TI Redes de Computadores
Introdução a REDES Prof. Kelly E. Medeiros.
AMMB Associação de Marketing Móvel do Brasil
PROF. PAULO ANDRÉ ZAPPAROLI
Banda Larga no Brasil 18º Seminário de Capacitação e Inovação (SCI) Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) Eduardo Tude Outubro/ 2012.
WiMax Worldwide Interoperability for Microwave Access ou Interoperabilidade Mundial para Acesso por Microonda.
Câmara dos Deputados Comissão da Amazônia, Integração Nacional e Desenvolvimento Regional Audiência Pública “ A SITUAÇÃO DA TELEFONIA CELULAR NA AMAZÔNIA.
RUPinho Qualidade de Software César Delmas, Daniel Penaforte, Guilherme Carvalho, Hector Paulo, Thiago Cavalcanti {cadcn, dap4, ggc, hplo,
Detalhes Técnicos WiMax vem de Worldwide Interoperability for Microwave Access (Interoperabilidade mundial para acesso de microondas) O nome é a "máscara"
Apresentação Qualidade e Tecnologia a Serviço de sua Empresa ! !
Introdução a redes Wireless
TRABALHO DE GESTÃO DE INOVAÇÃO TECNOLÓGICA
Redes Sem Fio Introdução e Ameaças
SECOP - Utilização de Redes Privadas, Públicas e Híbridas no âmbito de Governo. Rafael Kremer Gerente de Tecnologia e Infraestrutura
TRANSMISSÃO DE DADOS NA TECNOLOGIA WiMAX
Cidades Digitais Educação Continuada PUCRS. Cidades Digitais Cidade Digital é aquela que apresenta, em toda sua área geográfica, infra-estrutura de telecomunicações.
Julio Cesar Dal Bello TECNOLOGIAS MODERNAS DE TELECOMUNICAÇÕES.
Acesso público e gratuito de internet Roberto Petry Presidente da SUCESU NACIONAL e SUCESU-RS
Tópicos Avançados de Redes de Computadores
Guilherme Caldeira De Lello UFRJ/POLI/DEL Junho de 2005
ADRIANA DANIELE DEIVIDIANE FÁBIO ROMERITO LEANDRO
Aula 05.
Redes Sem fio de banda larga
Redes geograficamente distribuídas (WAN)
Santander Banespa 5ª Conferência Anual Brasil Junho, 2004 Santander Banespa 5ª Conferência Anual Brasil Junho,
Redes Wireless Prof. Deivson de Freitas Objetivos Apresentar características e funcionalidades de redes wireless e pontos de acesso (Access Point)
Trabalho Final de TD Alunos: Alex Oliveira – 06/30403 Danilo Trindade - 06/82039 Pedro Rogério – 06/93472.
Trabalho Final de TD Alunos: Alex Oliveira – 06/30403 Danilo Trindade - 06/82039 Pedro Rogério – 06/93472.
CCNA Exploration Camada Física OSI
Quem somos | No-Break| Central de Monitoramento | Solução | Produtos | Principais Clientes |
DSL Fonte:
CCNA Exploration Camada Física OSI.
Integrated Services Digital Network
O Financiamento da Infraestrutura de Telecomunicações no Brasil - Novos Paradigmas 44o. Painel Telebrasil Natal, 31 de maio de 2002 José Roberto Campos.
ANATEL Brasília – 21 de junho de 2007 Anatel - Conselheiro Diretor PEDRO JAIME ZILLER DE ARAÚJO I Encontro Nacional de Comunicações Conjuntura Nacional.
A UDIÊNCIA P ÚBLICA – S ENADO F EDERAL EDUARDO LEVY B RASÍLIA, 09 DE J ULHO DE 2013 D ESTINAÇÃO E L ICITAÇÃO DA F AIXA DE 700 MH Z.
44º Painel Telebrasil – Mesa Redonda do Painel IV Tele Nordeste Celular Sergio Bartoletti.
Transcrição da apresentação:

Seminário Negócios On-line WiMAX

Agenda Equipe Tecnologias sem fio WiMAX WiMAX no mundo WiMAX no Brasil Tecnologias Concorrentes Duvidas Referencias

Equipe Andre Schaffer Bruno Lins David Levy Filipe Andrade Henrique Seabra Rafael Aschoff Thiago Lacerda Viviane Souza

Tecnologias sem Fio

Potência máxima permitida Especificação industrial para redes sem fio pessoais. Classe Potência máxima permitida Alcance 1 100 mW (20 dBm) 100m 2 2.5 mW (4 dBm) 10m 3 1 mW (0 dBm) 1m Versão Transferência 1.2 1 Mbit/s 2.0 3 Mbit/s

Padrão de comunicação sem fio para redes locais Freqüência Operante 2,4 ou 5 GHz Taxa de Transferência 11 a 54 Mbps

Redes Celulares 1G Sistemas analógicos como o AMPS. 2G Sistemas digitais como o GSM, CDMA (IS-95-A) ou TDMA IS-136. 2,5G É um passo intermediário na evolução para 3G. Os principais sistemas são o GPRS e extensões do CDMA. 3G Sistemas celulares que oferecem serviços de dados por pacotes e taxas de até 2 Mbps.

Alcançar os pontos mais remotos, onde o investimento em infra-estrutura de cabeamento não compensaria. Colaborar com a convergência digital..(VOIP, Banda Larga..)

WiMAX: evolução do Wi-Fi Preço Acessibilidade Raio de Atuação Disponibilidade

Wi-Fi WiMAX Alcance 100m 50km Velocidade 11Mbps 75Mbps Velocidade dividida Dependência Geográfica

Quem é "dono" do WiMAX? Padrão aberto de conexão sem fio, certificado pelo IEEE - Institute of Electrical and Electronics Engineers

WiMAX Forum Intel, Airspan Networks, Alvarion, AT&T, Aperto Networks, British Telecom, Fujitsu, KT Corp, Samsung, Sprint Nextel, Wi-LAN e ZTE Corporation

Etapas do WiMAX Antena no alto de estruturas físicas Sítios, fazendas, ... Antena dentro de casa Maior interesse dos usuários Total mobilidade Maior interesse das operadoras e provedores de serviço

Aplicações comerciais do WiMAX Complementar de Cabo e DSL Inclusão digital Locais remotos

Custo Segredo das operadoras Igual ou menor que as tecnologias presentes Custo de instalação menor Concorrência

Preço “Agora, o WiMax é caro. O preço do modem que faz atendimento residencial sai entre 400 e 500 dólares”, estima o consultor de telecomunicação, Eduardo Prado.

WiMAX no Mundo Sprint Nextel, terceira maior operadora de telefonia móvel dos EUA, decidiu investir US$ 5 bilhões até o fim de 2010 em uma rede WiMAX que cobrirá boa parte do país. ClearWire e Sprint Nextel esperam alcançar 100 milhões de pessoas

WiMAX no Mundo No mundo, de acordo com pesquisa da Rethink Research, os gastos mundiais com WiMax pularão dos estimados 655 milhões de dólares em 2006 para cerca de 7,36 bilhões de dólares em 2009.

WiMAX no Mundo

WiMAX no Mundo

WiMAX no Brasil O mercado brasileiro deverá ter 768 mil assinantes de WiMax até 2010, de acordo com estudo da consultoria Maravedis.

WiMAX no Brasil Atraso do governo em promover o novo leilão das faixas de freqüência de 3,5 GHz a serem utilizadas para o WiMAX impede ganho de escala, que reduzirá os preços dos equipamentos. Freqüências disponíveis para o WiMAx no Brasil 2,6 GHz , 3,5GHZ, 5GHZ(não precisa de licença)

WiMAX no Brasil NeoVia em São Paulo já atende seus clientes utilizando WiMax na Região Metropolitana. Diferentemente do Wi-Fi convencional, o WiMAX pode usar freqüências licenciadas pela Anatel ou não. No caso das licenciadas, há segurança e diretrizes a seguir, como ocorre na freqüência dos telefones móveis.

WiMAX no Brasil Em parceria com universidades, instituições e governos, a Intel liderou testes de WiMAX no Brasil, desde 2004, nas cidades de Brasília (DF), Ouro Preto (MG), Mangaratiba (RJ) e, Belo Horizonte (MG).

WiMAX no Brasil Adoção em larga escala do WiMax no Brasil, acontecerá apenas a partir de 2009, quando o preço do modem de acesso deverá cair para até 75 dólares, sem taxações das operadoras, Segundo Prado.

WiMAX vs 3G Velocidade de até 2 Mbps Não tem qualidade de serviço (QoS) Custos / funcionalidade de tecnologia WiMAX pode entregar quatro vezes mais rendimento a um décimo do custo da 3G

WiMAX vs 3G 3G está disponível antes do WiMAX Móvel O custo barato do espectro de banda larga pode trazer excelentes vantagens ao WiMAX Vodafone (maior operadora do mundo e 3G de "carteirinha") já avisou que não investirá mais 100% em 3G. Desde que a tecnologia 3G está disponível antes do WiMAX Móvel é provável que as Operadoras de Telefonia Móvel de alguns países escolham o 3G como solução de mobilidade completa. O HSPA, cujo lançamento comercial foi realizado no final de 2005, está pelo menos dois anos à frente. É uma diferença significativa, porque a tecnologia que chega primeiro ganha em volume, fator que normalmente decide quem ganhará a corrida.

WiMAX vs 4G Tem QoS Mobilidade Banda larga A velocidade pode chegar a 100 Mbps. O WiMAX se assemelha muito à 4G porque tem mobilidade, banda larga e QoS.

WiMAX vs 4G haverá uma concorrência forte entre as tecnologias. Mas, há quem diga que, na prática, 4G e WiMAX serão complementares. 

WiMAX vs 4G A tendência : a telefonia fixa use o WiMAX para expandir banda larga aonde o cabo não chega com ADSL. Por sua vez, a telefonia móvel deverá fazer a sua evolução em 3G, 3,5G ou 4G.

$ Substituição de redes wifi compostas por varios hotspots Vantagens: Cobrir os gaps entre hotspots Largura de banda

$ Com a melhoria da largura de banda e QoS uma nova gama de aplicações poderão surgir para dispositivos moveis

Dúvidas ?

Referências http://www.wimaxforum.org/home/ www.teleco.com.br http://www.e-thesis.inf.br/ http://www.revistafatorbrasil.com.br/ver_noticia.php?not=21622 http://tecnologia.uol.com.br/especiais/ultnot/2005/12/29/ult2888u131.jhtm#As%20aplica%E7%F5es%20comerciais%20do%20WiMAX

Referências http://www.convergenciadigital.com.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?from_info_index=15&infoid=6259&sid=44 http://idgnow.uol.com.br/telecom/2006/09/28/idgnoticia.2006-09-27.4667622808/

Seminário Negócios On-line WiMAX