Análise do Ciclo de Vida da Soja

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Biodiesel: Agricultura Familiar e Estrutura Industrial
Advertisements

Curso sobre concorrência em transmissão, 10/2007
As conseqüências do avanço da cana
ARROZ IRRIGADO PARA O DESENVOLVIMENTO DA ZONA SUL Pesq
IMPORTÂNCIA DAS FLORESTAS NO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
EVOLUÇÃO E DESAFIOS DAS EXPORTAÇÕES DE CARNES DE AVES E SUÍNOS
AQUECEDORES DE ÁGUA POR ENERGIA SOLAR
Programa de Produção e Uso do Biodiesel no Brasil
Centro de Energias Renováveis CERBIO
Desenvolvimento Sustentável
Brasil: a Arábia Saudita do Biodiesel
CUSTO DE PRODUÇÃO E METODOLOGIA DE FIXAÇÃO DE PREÇOS MÍNIMOS Audiência Pública Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvovimento Rural.
Ciclos Biogeoquímicos
Prof. Gilberto De Martino Jannuzzi
Valoração da flexibilidade dos insumos na produção do Biodiesel
Ambiente e sociedade.
ENERGIA & SUSTENTABILIDADE.
Inventário de ciclo de vida do Diesel
A visão da Petrobras no Etanol, H-Bio e Biodiesel
Estimativa de Emissões de GEE
Análise emergética da mini-usina “MUAI ou GERIPA”: um sistema integrado com produção de etanol, eletricidade e alimentos. Dr. Enrique Ortega FEA Forum.
Símbolos usados nos Diagramas de Sistemas para Modelagem e Simulação.
Rotterdam Climate Initiative visiting Brazil
André Oliveira.
USO DE ANÁLISE EMERGÉTICA E SISTEMA DE INFORMAÇÕES GEO-REFERENCIADAS NO ESTUDO DE PEQUENAS PROPRIEDADES AGRÍCOLAS FENI DALANO ROOSEVELT AGOSTINHO Engenheiro.
Bruno Boni Guilherme Madalosso Renan Rodrigues Vitor Trigueirinho
A certificação de sistemas e produtos rurais usando emergia
TA542 Economia Agroalimentar Janeiro de 2013
Otávio Cavalett Enrique Ortega Rodríguez
implementados e propostos no Brasil.
Universidade Estadual do Rio Grande do Sul Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental Componente curricular: SUSTENTABILIDADE E DESENVOLVIMENTO.
Enrique Ortega DEA/FEA/Unicamp Versão inicial: 13 de outubro de 2013
Potencial redução das emissões de GEE devido ao uso de Biodiesel de soja no transporte rodoviário Carlos Cerri CENA/USP Piracicaba • 14/04/2014.
2003 – Ano Internacional da Água Doce Projeto Amigo do Lago da Serra da Mesa URUAÇU – GOIÁS - BRASIL.
A CERTIFICAÇÃO DE SISTEMAS E PRODUTOS RURAIS USANDO EMERGIA. ESTUDO DE CASO: ANÁLISE DO SÍTIO “DUAS CACHOEIRAS”. Dr. Enrique Ortega Professor, FEA, Unicamp,
TA 159A Tópicos Especiais em Engenharia de Alimentos Ari Nelson Rodrigues Costa 23/07/2006 Odum, H. T. Odum, E. C. University Press.
Análise Emergética de um Assentamento de Reforma Agrária
Impactos ambientais da produção de biodiesel de soja
Semana do Meio Ambiente – SEMEIA 2007
Símbolos usados nos Diagramas de Sistemas da Metodologia Emergética.
AVALIAÇÃO EMERGÉTICA Laboratório Engenharia Ecológica.
Álcool Etanol Combustível
Segunda parte: Análise sistêmica
UNICAMP - FEA - DEA - LEIA ANÁLISE EMERGÉTICA METODOLOGIA EMERGÉTICA Discutir a interação entre a economia e os ecossistemas Mostrar a dependência do.
Símbolos usados nos Diagramas de Sistemas da Metodologia Emergética.
Sistemas Agrosilvopastoris de alta produtividade.
Environmental Accounting Emergy and Environmental Decision Making
1 Serviços e produtos das florestas Março 2005 Enrique Ortega Departamento de Engenharia de Alimentos Laboratório de Engenharia Ecológica e Informática.
AM 020 A crise do sistema global, os desafios sociais e a universidade necessária Enrique Ortega FEA, Unicamp, Agosto-novembro de 2013.
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
Marcos Djun Barbosa Watanabe , Prof. Dr
Luz Selene Buller Orientação: Prof. Dr. Enrique Ortega
Rio de Janeiro Pólo do Agronegócio Sustentável do Brasil.
Carmen LimaAMBIURBE, Lisboa, 11 de Novembro 2006 Apostar no Biodiesel, Preservar o Ambiente.
Aula 1. Introdução a Biotecnologia Ambiental
BIODIESEL.
MUDANÇAS NO CLIMA DO MUNDO
Ciclo de Seminários: TRANSFORMAÇÕES ESTRUTURAIS, CRISE MUNDIAL E O BRASIL Coordenação Prof. Dr. Luiz Gonzaga de Mello Belluzzo Seminário de 7 de Novembro.
Meio Ambiente e Relações Internacionais 4°RI Bruno Juliana S. Maila Natalia A. Víktor Wilson.
Projeto de extensão Capim Limão
3 Analisar perturbações ambientais Habilidades
TEXTO: Água virtual, escassez e gestão: O Brasil como grande “exportador” de água.
Energia das Biomassas.
Parte III Gestão Ambiental.
Será que temos um aparato regulatório para o futuro do biodiesel? Guilherme Leite da Silva Dias IEA-Bioenergia, 9 de Novembro de 2006.
FACENS – FACULDADE DE ENGENHARIA DE SOROCABA
Cresce o número de casais sem filhos no país, mostra IBGE Chamados de "dincs", sigla para Double Income and No Children (duplo rendimento e sem filhos,
Alimentação,Ambiente e Sustentabilidade Exploração das potencialidades da BIOSFERA 1.
Universidade Federal de Pernambuco Centro Acadêmico de Vitória Programa de Pós Graduação em Saúde Humana e Meio Ambiente Maria Luiza Marinho Julyanne Goes.
Transcrição da apresentação:

Análise do Ciclo de Vida da Soja Otávio Cavalett Orientador: Prof. Dr. Enrique Ortega Laboratório de Engenharia Ecológica e Informática Aplicada

Introdução Nos últimos trinta anos a soja tornou-se um dos principais produtos agrícolas do país. O Brasil é o segundo maior produtor mundial de soja e segundo maior exportador de soja e farelo. Enquanto a área plantada com feijão, arroz e milho reduziu-se e a área com soja mais que triplicou. O crescimento exponencial da produção, processamento e exportação de soja tornou-se motivo de preocupação sócio-ambiental.

Causas da expansão da soja Aumento da demanda de farelo de soja na Europa; Variedades adaptadas para o cultivo na região norte do país; Apoio governamental; Incentivo por parte de empresas multinacionais de insumos agrícolas; Produção de biodiesel. A produção mundial de soja deve atingir na safra 2001/02 175,54 milhões de toneladas. Os principais países Produtores são os Estados Unidos, com 75 milhões, seguido pelo Brasil, com 31 milhões e a Argentina, com mais 18.5 milhões de toneladas

Conseqüências: externalidades Erosão do solo; Perda de fertilidade do solo; Poluição da água por pesticidas e fertilizantes; Intoxicação de pessoas e animais; Redução da biodiversidade; Modificações no clima regional; Expulsão de pequenos agricultores de suas terras; Destruição de grandes áreas de Cerrado e floresta Amazônica. A soja produzida em larga escala no Brasil é exportada para os países da União Européia.

Produção de biodiesel A produção de biocombustíveis tem se tornado um tópico extremamente importante na discussão mundial em recursos energéticos. O biodiesel de soja ocupa um papel central na discussão sobre biocombustíveis no Brasil. É apresentado como uma opção adequada para substituir uma parte da demanda de petróleo.

Avaliação do impacto ambiental Com uma visão mais criteriosa de todas as etapas do ciclo de vida da soja os benefícios não parecem ser tão claros. Necessita de uma grande quantidade de materiais e energia fóssil nas etapas agrícola, industrial e de transporte. Os benefícios econômicos, sociais e ambientais da produção vão depender da escala e do modo de produção adotados.

Objetivo Calcular e discutir indicadores quantitativos do desempenho ambiental, social e econômico de cada etapa do ciclo de vida da soja.

Metodologias usadas Análise de Energia Incorporada Energia comercial usada (Slesser, 1974 Herendeen, 1998) Análise de Intensidade de Materiais Massa indireta degradada no processo (“Ecological back-pack” Hinterberger and Schiller, 1998) Análise Emergética Contribuições diretas e indiretas em energia solar equivalente (Odum, 1983; 1996)

Análise de energia incorporada Fluxos de Entrada Petróleo equivalente (kg petróleo/kg input) Demanda Global de petróleo 41860000 J/kg petróleo 3,18 kg CO2/kg petróleo Demanda Global de energia (J/kg produto) Emissões globais de CO2 (kg CO2/kg produto) X = X = = A produção mundial de soja deve atingir na safra 2001/02 175,54 milhões de toneladas. Os principais países Produtores são os Estados Unidos, com 75 milhões, seguido pelo Brasil, com 31 milhões e a Argentina, com mais 18.5 milhões de toneladas

(kg abiótico/kg input) Fluxos de Entrada Análise de intensidade de materiais X X MIF biótico (kg biótico/kg input) MIF abiótico (kg abiótico/kg input) MIF água (kg água/kg input) X X MIF ar (kg ar/kg input) = = = = IF biótico (kg biótico/kg prod.) IF abiótico (kg abiótico/kg prod.) IF água (kg água/kg prod.) IF ar (kg ar/kg prod.) A produção mundial de soja deve atingir na safra 2001/02 175,54 milhões de toneladas. Os principais países Produtores são os Estados Unidos, com 75 milhões, seguido pelo Brasil, com 31 milhões e a Argentina, com mais 18.5 milhões de toneladas

Transformidade ou Emergia específica (seJ/kg ou J de produto) Fluxos de Entrada Análise de emergia Transformidade ou Emergia específica (SeJ/unidade input) X Emergia Total (seJ/kg ou J de produto) = A produção mundial de soja deve atingir na safra 2001/02 175,54 milhões de toneladas. Os principais países Produtores são os Estados Unidos, com 75 milhões, seguido pelo Brasil, com 31 milhões e a Argentina, com mais 18.5 milhões de toneladas

Ciclo de vida da soja Farelo de soja exportado Óleo de soja refinado Biodiesel

Diagrama sistêmico Figura 2: Diagrama sistêmico resumido do ciclo de vida da soja

Contabilizar entradas e saídas Combustível Água Aço Eletricidade Fertilizante Pesticidas Trabalho Serviços ….. Saída Produto principal Co-produtos CO2 Efluentes industriais Solo Resíduos …..

Produzir 1 kg de soja: Requer: Energia Emergia Libera: 4,6 kg material abiótico 6,1 ton de água 0,14 kg fertilizante 3,5 m2 superfície cultivada 0,07 kg petróleo equivalente Energia Output/Input = 7,24 Libera: 238 g CO2 6,0 kg solo Emergia Tr = 1,01E+05 seJ/J EYR = 1,80 %R = 35,6%

Produzir 1 litro de biodiesel: Requer: 7,3 kg material abiótico 8,9 ton de água 0,21 kg fertilizante 5,22 m2 superfície cultivada 0,27 kg petróleo equivalente Energia Output/Input = 2,48 Libera: 864 g CO2 8,9 kg solo 1,26 kg efluentes Emergia Tr = 3,9E+05 seJ/J EYR = 1,62 %R = 30,7%

Relação de energia Figura 3: Comparação da produção de biodiesel de soja com o uso de combustíveis fosseis no processo (a) e sem o uso de combustíveis fosseis no processo (b).

Ciclo de vida do biodiesel

Importância da emergia

Cenário futuro B2: 777 milhões litros B5: 1,94 bilhões litros Lei 11097 de 14 jan 2005 +1,1 milhões de ha de soja +7 bilhões de m3 de água +160 milhões de kg de NKP +3,2 milhões de kg de pesticidas -1,41 milhões de toneladas de CO2 B2: 777 milhões litros B5: 1,94 bilhões litros +2,85 milhões de ha de soja +17,4 bilhões de m3 de água +400 milhões de kg de NPK +8,1 milhões de kg de pesticidas -3,52 milhões de toneladas de CO2

Aspectos econômicos O Diesel é vendido no Brasil a 0,87 USD/l. Cerca de 70% desta valor são custos de transporte, margem de lucro e impostos, restando 0,26 USD/l que é o custo de produção do diesel. O custo de produção do biodiesel foi de 0,45 USD/l. Custo 73% maior que o diesel.

Diagrama sistêmico ampliado do biodiesel Figura 4: Diagrama sistêmico da produção de biodiesel de soja.

Estimativa da capacidade de suporte Pode ser expressa como área necessária para sustentar uma atividade econômica somente com base em recursos renováveis. Este valor pode ser obtido: Total de recursos não renováveis Densidade de potencia emergética de uma floresta da região onde o sistema está localizado SANPP =

Área para absorver o impacto 2,5 ha de floresta para cada 1 ha de soja para biodiesel. Figura 5: Esquema do modelo convencional de monocultura agrícola no Cerrado (a) e do modelo de produção de soja para biodiesel considerando uma área de suporte para absorver os impactos ambientais devido ao uso de recursos não renováveis no processo (b).

Produzir 1 litro de óleo de soja Requer: 4,4 kg material abiótico 5,5 t de água 0,13 kg fertilizante 0,11 kg óleo equivalente 3,18 m2 superfície cultivada Energia Output/Input = 7,87 Libera: 337 g CO2 5,4 kg solo 1,39 kg efluentes Emergia Tr = 3,5E+05 seJ/J EYR = 1,71 %R = 33,1%

Produzir 1 kg de farelo de soja Requer: 6,1 kg material abiótico 6,1 t de água 0,14 kg fertilizante 0,24 kg óleo equivalente 3,53 m2 superfície cultivada Energia Output/Input = 1,57 Libera: 755 g CO2 6,0 kg solo 1,39 kg efluentes Emergia Tr = 2,5E+05 seJ/J EYR = 1,49 %R = 26,1%

Ciclo de vida farelo

Impactos do fluxo internacional de soja Custo energético: 1,43 E+17 J/ano 14,2 dias de extração de petróleo Erosão: 143 milhões de t Área: 8,4 milhões de ha (2x a Holanda) Agrotóxicos: 67232 t Nutrientes: 1,49 milhões de t de N e 0,16 milhões de t de P Custo emergético: É equivalente a 3,4 vezes toda a emergia usada pelo setor agrícola da Suécia ou 3,2 a emergia usada pela agricultura da Dinamarca 13,7 milhões de t de soja e 10,2 milhões de t de farelo de soja Soja A produção mundial de soja deve atingir na safra 2001/02 175,54 milhões de toneladas. Os principais países Produtores são os Estados Unidos, com 75 milhões, seguido pelo Brasil, com 31 milhões e a Argentina, com mais 18.5 milhões de toneladas

Produzir 1 kg de carne necessita em média 1,6 kg soja mais 6,4 kg de forragem Esta soja utilizada: Requer: 7,5 kg material abiótico 7,4 ton de água 0,17 kg fertilizante 4,33 m2 superfície cultivada 0,29 kg petróleo equivalente Libera: 924 g CO2 7,4 kg solo 0,88 kg efluentes

Alternativas mais sustentáveis Os indicadores da a produção e processamento da soja convencional apresentados indicam que: Não é sustentável Produz grandes impactos ambientais A soja pode ser produzida em sistemas alternativos mais sustentáveis de forma a reduzir estes impactos negativos no meio ambiente e na sociedade.

Sistema Cooperbio Figura 6: Diagrama sistêmico do sistema proposto pela Cooperbio.

Indicadores emergéticos Mais sustentável Menor impacto ambiental Maior rendimento líquido de emergia

Conclusões 1/5 Os métodos de avaliação foram eficientes para descrever o desempenho econômico, social e principalmente ambiental do ciclo de vida da soja. Os resultados mostram que a produção de biodiesel de soja convencional é uma alternativa pouco viável levando-se em consideração os resultados obtidos nas avaliações econômicas, de materiais, energéticas, emergéticas e de emissões de CO2.

Conclusões 2/5 A fração da emergia renovável no biodiesel é baixa. A diminuição das emissões de CO2 com o emprego das misturas B2 e B5 são inexpressivas quando comparadas com as queimadas. Se uma fração do biodiesel produzido é usada para realimentar o processo, os impactos aumentam correspondentemente em mais de 68%. O uso de biodiesel irá competir com a produção de alimentos e ampliará a demanda de terra e água.

Conclusões 3/5 O biodiesel pode ser uma opção para um futuro de diminuição na disponibilidade de combustíveis fosseis. A futura viabilidade do biodiesel está ligada a integração da produção de biocombustíveis com a produção diversificada de alimentos, tirando-se proveito dos co-produtos e aumentando-se a reciclagem interna de materiais e energia.

Conclusões 4/5 A avaliação de um sistema alternativo mais sustentável mostra a possibilidade de se produzir agroenergia baseado em uma lógica mais racional e sustentável. Permite a descentralização da produção, a inserção e autonomia do agricultor familiar, a implantação de práticas agroecológicas e a redução de deslocamentos entre as áreas produtoras e centros consumidores.

Conclusões 5/5 A avaliação quantitativa da produção, processamento e exportação de soja do Brasil para a Europa mostrou que os impactos ambientais são muito grandes. A produção agrícola foi a etapa mais importante no ciclo de vida da soja. Os resultados mostraram quantitativamente a relação entre a produção de soja no Brasil e o consumo de carne na Europa. Estas informação são importantes para visualizar o impacto global do mercado de commodities e ajudar na discussão de sistemas de mercado de produtos agrícolas mais sustentáveis.

Obrigado! otavio@fea.unicamp.br ortega@fea.unicamp.br www.unicamp.br/fea/ortega